Como se chama as duas válvulas que fica no lado esquerdo do coração?

O CORAÇÃO é um órgão formado principalmente por músculo, além de VÁLVULAS e pelo SISTEMA DE CONDUÇAO elétrica, para exercer a sua função de bombear sangue para todo o corpo através no sistema circulatório, que também é formado por vasos: artérias que levam sangue com alta pressão e alta concentração de oxigênio para os diversos órgãos, e veias que retornam o sangue para o próprio CORAÇÃO sob-baixa pressão, e baixo conteúdo de oxigênio.

Alterações do músculo cardíaco podem causar diminuição da quantidade de sangue em cada batimento cardíaco, tornando o coração cada vez menos eficiente, num grupo de doenças chamadas MIOCARDIOPATIAS.

MIOCARDIOPATIAS podem ocorrer em consequência de várias doenças como: doenças do próprio músculo, doenças das válvulas, doenças das artérias coronárias, infecções, ações de tóxicos (inclusive medicamentos) e outras causas.

A ineficiência do coração em consequência das miocardiopatias podem levar a necessidade de uso contínuo de medicamentos, cirurgias cardíacas, transplante cardíaco e implante de coração artificial.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CÂMARAS CARDÍACAS

O CORAÇÃO formado por quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) que recebem e dois ventrículos (direito e esquerdo).

O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen. Do ÁTRIO DIREITO o sangue passa para o VENTÍCULO DIREITO através de uma válvula chamada TRICÚSPIDE.

O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas. Após chegar ao átrio o sangue passa ao VENTRICULO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL.

O VENTRÍCULO DIREITO recebe sangue do ÁTRIO DIREITO, através da VÁLVULA TRICÚSPIDE, bombeando o sangue em seguida para os PULMÕES, através da VÁLVULA PULMONAR na saída do ventrículo e em seguida passando pela ARTÉRIA PULMONAR e seus ramos, para eliminar o gás carbônico e oxigenação nos pulmões direito e esquerdo.

O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA.

Algumas doenças podem fazer crescer o CORAÇÃO e suas câmaras, podendo comprometer sua eficiência.

VÁLVULAS CARDÍACAS

Entre os átrios e os ventrículos de cada lado, existem válvulas, VÁLVULA MITRAL entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e VÁLVULA TRICÚSPIDE à direita. A função dessas válvulas é permitir a passagem de sangue dos átrios para os ventrículos quando o coração está relaxado (diástole), permanecendo abertas, e quando o coração se contrai (sístole) as válvulas se fecham para não permitir o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios.

Temos também duas válvulas nas saídas do sangue do coração. Na saída do ventrículo esquerdo a válvula aórtica, se abre quando o coração contrai e permite que o sangue passe para a aorta e seja distribuído para todo o organismo, e se fecha quando o coração se relaxa, impedindo que o sangue injetado na aorta retorne ao coração, e ao mesmo tempo a válvula mitral se abre, permitindo que o sangue do átrio esquerdo passe para o ventrículo esquerdo e um novo ciclo de contração aconteça com o ventrículo novamente cheio de sangue.

Na saída do VENTRÍCULO DIREITO temos a VÁLVULA PULMONAR, que permite a passagem do sangue do ventrículo direito para ARTÉRIA PULMONAR, durante a contração do coração (sístole), mantendo-se aberta nessa fase, e fechar quando o ventrículo direito está relaxado, impedindo o retorno do sangue no sentido contrário.

Problemas nas válvulas cardíacas causadas por doenças como a FEBRE REUMÁTICA podem levar a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou através de cateterismo cardíaco, como plástica das válvulas ou a sua substituição por PRÓTESES VALVARES ARTIFICIAIS.

Outro grupo de doenças das VÁLVULAS são as infecções, conhecidas como ENDOCARDITE, que podem ser causadas por bactérias, vírus ou fungos.

VEJA TAMBÉM DOENÇAS E CIRURGIAS DAS VÁLVULAS CARDÍACAS.

CORAÇÃO CONTRAINDO – VÁLVULAS ATRIO-VENTRICULARES (MITRAL E TRICÚSPIDE) FECHADAS E VÁLVULAS DE SAÍDA DOS VENTRÍCULOS (AÓRTICA E PULMONAR) ABERTAS

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

No lado direito do coração o mesmo ciclo ocorre simultaneamente, com a válvula pulmonar posicionada na saída o ventrículo direito, e participando do mesmo sincronismo com a abertura da válvula pulmonar e fechamento da válvula tricúspide quando o ventrículo se contrai e no relaxamento (diástole), fechasse a válvula pulmonar e abrisse a válvula tricúspide para passagem do sangue do átrio direito para o ventrículo direito.

CORAÇÃO RELAXANDO – VÁLVULAS ATRIO-VENTRICULARES (MITRAL E TRICÚSPIDEABERTAS E VÁLVULAS DE SAÍDA DOS VENTRÍCULOS (AÓRTICA E PULMONAR) FECHADAS

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ARTÉRIAS CORONÁRIAS

Por ser um órgão que mantem atividade 24 horas, o coração necessita, como todo o órgão, um fornecimento de sangue que é feito através das artérias CORONÁRIAS, que irrigam todas as suas partes, levando oxigênio e nutrientes.

Na maioria dos humanos essa irrigação é realizada pela CORONÁRIA ESQUERDA e DIREITA, Que são os primeiros ramos da maior artéria do corpo, a AORTA, que começa logo após a saída do ventrículo esquerdo, sendo a distribuição realizada por ramos cada vez menores, semelhantes aos troncos de uma árvore.

As ARTÉRIAS CORONÁRIAS podem apresentar acúmulo de placas de gordura em suas paredes, tornado cada vez menor o diâmetro interno, prejudicando a circulação do sangue, chamada de isquemia.

Placas que causam obstruções maiores do que 50-60 %, podem produzir sintomas como dor no peito(angina) e cansaço. Obstruções de 100% impedindo a passagem de sangue nas ARTÉRIAS CORONÁRIAS, podem causar morte do músculo que irrigava, tendo como consequência um INFARTO DO MIOCÁRDIO.

VEJA TAMBÉM DOENÇA CORONARIANA

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SISTEMA DE CONDUÇÃO (SISTEMA ELÉTRICO)

Existe uma necessidade que a contração e o relaxamento do coração acontecem numa sequência e frequência, para que os batimentos cardíacos tenham maior eficiência no bombeamento de sangue para todo o corpo, pelo ventrículo esquerdo e para ser oxigenado no pulmãoi, realizada pelo ventrículo direito.

Esse sistema é conhecido como SISTEMA DE CONDUÇAO do CORAÇÃO, e ele gera e conduz o impulso elétrico primeiro nos átrios e depois nos ventrículos.

Normalmente o impulso se inicia na junção da VEIA CAVA SUPERIOR para o ÁTRIO DIREITO , que é uma grande veia que trás o sangue da cabeça e dos braços para o coração na parte superior do átrio, num local chamado de NÓ SINUSAL. Após a geração do impulso ele segue pelo sistema de condução, equivalente a fios elétricos, pelos átrios direiro e esquerdo.

Em seguida o impulso passará para os ventrículos, mas antes passam por um outro nódulo, o NÓDULO ÁTRIO-VENTRICULAR, onde sofre um atraso para em seguida passar para os ventrículos.

O atraso na passagem do impulso dos átrios para os ventrículos é fisiológica, e permite que o átrios se contraiam antes, e através das válvulas átrio-ventriculares (MIRAL E TERICÚSPIDE), encham de maior quantidade de sangue os ventrículos, tonando mais eficiente o batimento cardíaco, com maior quantidade de sangue saindo do coração a cada batida.

Alterações no início ou na transmissão do impulso elétrico pelo SISTEMA DE CONDUÇÃO do coração, ocorrem bloqueios que podem fazer diminuir ou atrasar os batimentos cardíacos, podendo ser necessário o implante de equipamentos chamados de MARCAPASSOS CARDÍACOS ARTIFICIAIS.

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Fonte de pesquisa: Site www.auladeanatomia.com

Qual o nome da válvula do lado esquerdo do coração?

A válvula AV no lado esquerdo do coração é chamada de valva mitral; a valva mitral controla o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Ela possui duas membranas. As outras duas válvulas cardíacas, isto é, as válvulas aórtica e pulmonar, cada uma tem três membranas.

O que a pessoa sente com problema na válvula mitral?

Os sinais e sintomas do prolapso da válvula mitral podem variar muito de uma pessoa para outra, mas é possível notar arritmia, tonturas ou vertigens, dificuldade na respiração, falta de ar e fadiga, normalmente só aparecem em grandes prolapsos da válvula mitral.

Qual o nome da válvula entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo?

VÁLVULAS CARDÍACAS Entre os átrios e os ventrículos de cada lado, existem válvulas, VÁLVULA MITRAL entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e VÁLVULA TRICÚSPIDE à direita.

Quem tem duas válvulas no coração?

A válvula aórtica bicúspide é uma doença congênita do coração, que surge quando a valva aórtica apresenta 2 folhetos, ao invés de 3, como deveria, situação que é relativamente comum, pois está presente em cerca de 1 a 2% da população.