Como saber se a travessa de vidro e temperado?

Como saber se a travessa de vidro e temperado?
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Muita gente tem medo de cozinhar com assadeiras de vidro porque acha que elas podem quebrar. Embora essa quebra possa ocorrer, ela é bem rara, principalmente se você seguir as instruções do fabricante, que vêm na etiqueta do produto. Evite também arranhar ou rachar os vidros e cozinhe, limpe e guarde-os da maneira correta.

  1. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    1

    Leia todas as instruções antes de usar. É importante ler com cuidado as instruções e dicas de segurança que vierem com o produto antes de usá-lo. Elas dirão claramente como usar a assadeira da maneira certa. Siga-as para evitar quebrar o vidro com o mau uso.[1]

  2. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    2

    Use apenas assadeiras de vidro que possam ir ao forno ou ao micro-ondas. Elas foram criadas especificamente para o uso nesses eletrodomésticos. Se não forem usadas da maneira correta, podem se quebrar e fazer bagunça ou machucar quem estiver por perto.

    • Não as use para cozinhar no fogão ou em uma churrasqueira, forno elétrico ou grelha.

  3. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    3

    Preaqueça o forno antes de usar as assadeiras de vidro. Quando for cozinhar no forno, espere até que ele tenha preaquecido antes de colocar a comida dentro dele. Assim, você ajuda a garantir a precisão do tempo de cozimento.[2]

    • Não asse em temperaturas maiores do que 218 graus Celsius.

  4. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    4

    Evite causar choques térmicos às assadeiras de vidro. Esse choque ocorre quando a assadeira passa por uma mudança de temperatura grande e repentina, e pode fazer com que o recipiente se quebre ou rache. Ao usar assadeiras de vidro para forno, lembre-se do seguinte:

    • Não coloque líquidos gelados em um recipiente quente.
    • Não ponha a assadeira quente na lava-louças.
    • Não coloque o recipiente aquecido diretamente sobre o balcão. Em vez disso, forre com uma luva de forno, um pegador de panelas ou uma toalha.
    • Não tire a assadeira de vidro do congelador e coloque direto no forno.

  5. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    5

    Evite usar assadeiras lascadas, rachadas, arranhadas ou quebradas. Se o lascado ou arranhão for grande, pode se expandir e quebrar o recipiente. Jogue fora todos os itens que estiverem rachados. Evite também usar aqueles que caíram ou que foram atingidos com força por utensílios de cozinha. Eles podem estar enfraquecidos pelo uso inadequado e mais propensos a se quebrar.

  6. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    6

    Coloque líquido na assadeira de vidro ao preparar verduras e legumes. Se for cozinhar esses alimentos na assadeira, use algum líquido, como água ou caldo, para que eles não grudem no fundo do recipiente.[3]

    • Coloque o líquido antes de aquecer, pois acrescentá-lo depois pode causar choque térmico.

    Publicidade

  1. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    1

    Guarde os alimentos nesse recipiente. Ele pode ser usado tanto para armazenar alimentos quanto para cozinhá-los. O prato pode ser colocado na geladeira ou no congelador. Por exemplo, se fizer uma lasanha usando a assadeira de vidro e quiser congelá-la para mais tarde, você pode deixá-la na assadeira e fechá-la com a tampa de plástico ou com filme plástico antes de colocá-la no congelador.

  2. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    2

    Deixe o prato descongelar antes de colocá-lo no forno. Se decidir usar a assadeira de vidro para guardar alimentos no congelador, você precisa descongelar completamente o prato antes de reaquecê-lo no forno ou no micro-ondas. Caso contrário, o choque térmico pode rachar ou quebrar o recipiente.

  3. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    3

    As tampas de plástico só devem ser usadas para o armazenamento ou para o aquecimento no micro-ondas. Algumas assadeiras de vidro vêm com uma tampa plástica, que não deve ser usada no forno convencional. Em vez disso, podem ser utilizadas para guardar a comida na geladeira ou no congelador, ou ainda para aquecer alimentos no micro-ondas. Leia as instruções antes de colocar tampas de plástico no micro-ondas ou na lava-louças.

    • Se precisar cobrir a comida enquanto ela é preparada no forno, use papel-alumínio.

    Publicidade

  1. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    1

    Limpe-as usando esponjas não abrasivas. Com o tempo, os riscos no vidro podem causar rachaduras e quebras. Lave esses recipientes com esponjas não abrasivas para evitar arranhões.

    • Para tirar os alimentos que estão grudados, encha a assadeira de água morna antes de esfregar. A água vai ajudar a soltar o alimento e tornar a limpeza mais fácil.

  2. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    2

    Experimente limpar com detergente e bicarbonato de sódio. Para remover as manchas de gordura da assadeira de vidro, polvilhe bicarbonato de sódio no fundo dela e misture com um pouco de detergente. Deixe de molho na água morna por 15 minutos antes de esfregar com uma esponja não abrasiva.[4]

  3. Como saber se a travessa de vidro e temperado?

    3

    Tome cuidado ao manusear os itens de vidro. Ao limpá-los, guardá-los ou cozinhar com eles, manuseie o produto com cuidado. Evite arranhá-lo usando utensílios de metal, deixá-lo cair ou deixar que ele bata contra outros potes e panelas. O vidro pode rachar com o tempo, portanto, cuide bem dele. Assim, ele vai durar anos.

    Publicidade

Avisos

  • As instruções do fabricante são mais importantes do que aquelas dadas neste artigo. É sua responsabilidade lê-las antes de usar qualquer produto, incluindo assadeiras de vidro.

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 71 133 vezes.

Como saber se a travessa é de vidro temperado?

Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles: Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.

Como saber se a travessa de vidro e refratário?

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

Qual a diferença de vidro temperado e não temperado?

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum mesmo com espessuras semelhantes. Não à toa é considerado um vidro de segurança e muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, que tornam desnecessário o uso de caixilhos.

Como saber se uma travessa de vidro pode ir ao forno?

A travessa de vidro pode ir ao forno desde que seja refratária, pois com ela você prepara pratos como lasanhas e assados e leva direto à mesa, porque, além de práticas, essas travessas são superbonitas.