Como saber o número do meu nis?

Saiba como consultar NIS pelo CPF e confira seu saldo e outras informações de benefícios sociais ou trabalhistas!

Se você recebe algum benefício social, como o FGTS, seguro-desemprego, Bolsa Família ou Auxílio Brasil, entre outros programas existentes, provavelmente já precisou saber como consultar o NIS pelo CPF.

O NIS (Número de Identificação Social) é uma numeração criada pelo Governo Federal, e a principal forma de identificação dos recebedores dos benefícios administrados pela Caixa.

Já para os cidadãos, ele serve para que eles possam ter acessos aos benefícios sociais e trabalhistas, como alguns citados anteriormente, seja consulta ou saldo.

Dessa forma, se você quer saber o seu Número de Identificação Social, saiba a seguir como consultar o NIS pelo CPF de forma simples e prática.

Boa leitura!

Como Consultar Número do NIS pelo CPF?

Confira a seguir algumas formas de fazer a consulta do NIS pelo CPF de forma simples, para que você veja seu saldo ou possa fazer saques.

Cartão Cidadão

Primeiramente, é válido destacar que o número do NIS é encontrado de maneira simples na parte frontal do Cartão Cidadão.

A numeração que está impressa é a mesma que compõe o número do NIS.

Meu INSS

Pelo site Meu INSS é possível também consultar o número do NIS pelo CPF. Para isso, caso você tenha o cadastro, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial Meu INSS;
  2. Em seguida, entre com o seu login e senha;
  3. Caso não possua cadastro, clique em “Entrar” e preencha seus dados cadastrais;
  4. Após o preenchimento, autorize o uso dos seus dados pessoais;
  5. Confirme seus dados respondendo algumas perguntas feitas pelo sistema;
  6. Faça login novamente e acesse a opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo;
  7. E pronto! Nessa opção, você encontra os seus dados cadastrados, incluindo o número do NIS.

VEJA TAMBÉM: Como Consultar o PIS pelo CPF? Veja Como Fazer Online!

Meu CadÚnico

Outra forma de consultar NIS pelo CPF é através do site Meu CadÚnico, e também do aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

Para isso, basta identificar-se no gov.br com login (CPF) e senha e, após isso, seguir o passo a passo.

Outras formas de Consultar o Número do NIS

  • Através da Carteira de Trabalho;
  • Ligando para o número 0800-726-0207, da Caixa Econômica Federal;
  • No cartão do Bolsa Família ou Auxílio Brasil;
  • Em alguns modelos de Carteira de Identidade, caso tenha a informação do PIS/PASEP, que é o mesmo número do NIS.

Afinal, o número do NIS é o mesmo do PIS?

O número do PIS e do NIS são, de certa forma, o mesmo número.

No entanto, a diferença é que o NIS (Número de Identificação Social) é gerado pelo Cadastro Nacional de Informações sociais (CNIS), como dito anteriormente.

Já o número do PIS (Programa de Integração Social) é gerado para as pessoas que trabalham de carteira assinada em empresas privadas.

Dessa forma, caso você tenha o número do NIS e seja contratado com carteira assinada, a inscrição do NIS é cadastrada no PIS, o que faz com que as numerações se tornem correspondentes.

Nesse caso, a inscrição do PIS passa a ter mais detalhes sobre o portador da numeração.


Compartilhe este conteúdo

Iniciar

  • O que é?

    Quem está  inscrito no Cadastro Único  poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web,  no endereço cadunico.cidadania.gov.br. Além disso, também serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.

    Na Consulta Simples, o usuário não precisa realizar o login Gov.br, mas precisa informar dados de identificação como Nome Completo, Data de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.

    No acesso sem login, o cidadão poderá ter acesso à consulta simplificada de seu cadastro, à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único. 

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Podem acessar os serviços de consulta aqueles cidadãos inscritos no Cadastro Único. Existem duas opções de consulta aos dados cadastrais: a Consulta Simples e a Consulta Completa.

  • Etapas para a realização deste serviço

    1. Acessar Identificação Positiva

      A Consulta Simples pode ser acessada por meio de uma identificação positiva. Na versão simplificada, o cidadão poderá ter acesso à emissão e validação de Comprovante de Cadastro e à Busca por Postos de Atendimento do Cadastro Único.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda

    2. Acessar Consulta Simples

      Sendo identificado o cadastro, o usuário poderá visualizar na Consulta Simples o código familiar e sua situação cadastral, bem como a data da última atualização e a data limite para uma nova atualização cadastral. Além disso, também serão exibidos os dados de identificação do Responsável pela Unidade Familiar, os dados da família e de seus membros.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos

        • É necessário informar os dados de identificação como Nome CompletoData de NascimentoNome da Mãe e UF/Município onde está cadastrado, da forma como estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda

    3. Acessar Consulta Completa - Login Gov BR

      É necessário que o usuário realize uma autenticação por meio do seu login Gov.BR para ter acesso à Consulta Completa. Você poderá criar sua conta no portal Gov BR e, por meio de uma única senha, conseguirá acessar vários serviços digitais do Governo Federal, inclusive os do Cadastro Único. Saiba como criar a sua conta aqui.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda

    4. Acessar Consulta Completa

      Por meio da Consulta Completa, o usuário poderá verificar  os seus dados cadastrais (informações de código familiar, situação cadastral, data da última atualização, data limite para nova atualização) e os blocos de informação de Endereço da Família, Dados do Domicílio, Despesas, Integrantes da Família e Responsável pela Unidade Familiar.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos

        • Para consulta simples, o cidadão irá informar os dados de identificação como Nome CompletoData de Nascimento, Nome da Mãe e UF/Município, da forma que estão registrados no Cadastro Único, para que o cadastro seja encontrado na base de dados do Governo Federal.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda

  • Outras Informações

    Quanto tempo leva?

    Não estimado ainda


    Informações adicionais ao tempo estimado


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, reclamações e sugestões, acesse o site da Ouvidoria do Ministério da Cidadania ou ligue no telefone 121 da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. A ligação é de graça e pode ser realizada por telefone fixo ou celular.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Ouvidoria

  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço

Como ver o número do NIS pelo CPF?

Outra forma de consultar NIS pelo CPF é através do site Meu CadÚnico, e também do aplicativo, que está disponível para Android e iOS. Para isso, basta identificar-se no gov.br com login (CPF) e senha e, após isso, seguir o passo a passo.

Como descobrir o número do meu NIS?

Quem está inscrito no Cadastro Único poderá consultar seu Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral por meio do aplicativo do Cadastro Único e também na versão web, no endereço cadunico.cidadania.gov.br.

O que é o meu NIS?

O NIS permite que o cidadão tenha acesso aos benefícios sociais e trabalhistas. O Número de Identificação Social (NIS) é um cadastro criado pelo Governo Federal para identificar se o cidadão recebe benefícios sociais.