Como preservar a camada de ozônio

Como preservar a camada de ozônio
Buraco na camada de ozônio Wikimedia

Nesta quarta-feira (16), Dia Internacional para a Prevenção da Camada de Ozônio, a cooperação com a cobertura que protege o planeta e que, ao longo dos anos, vem sendo danificada por substâncias produzidas pelos seres humanos, entra em pauta.

Essa proteção fica situada em cerca de 28km acima do nível do mar e trata-se de uma concentração de moléculas de gás ozônio (O3) na atmosfera, importante para a manutenção de vida na terra, pois garante proteção contra a maior parte da radiação ultravioleta emitida pelo sol. "Especialmente a do tipo B (UV-B), que pode gerar danos à visão, envelhecimento precoce, a supressão do sistema imunológico e desenvolvimento do câncer de pele", explica Igor Rodrigues, professor de astronomia do Centro Educacional Anísio Teixeira.

Um estudo publicado pela Nasa em 2018, na revista Geophysical Reaserch Letters, indicou que, pela primeira vez, os níveis de gás ozônio presentes na atmosfera terrestre estavam diminuindo. As substâncias que corrompem a proteção podem durar de 50 a 100 anos. "Assim, boa parte dos compostos lançados no passado irão persistir por um longo tempo ainda", afirma Rodrigues. "Os cientistas esperam que, se os protocolos forem mantidos, o buraco na camada de ozônio desapareça entre 2060 e 2080", complementa.

As substâncias nocivas ao ozônio são aquelas emitidas por atividades humanas, que contêm átomos de cloro (Cl), flúor (F) ou bromo (Br). "Um único radical livre de cloro é capaz de destruir 100 mil moléculas de ozônio, o que provoca a diminuição da camada de ozônio e aumenta os raios UV", alerta Rodrigues.

Muitos dos compostos, como os Clorofluorcarbonetos (CFCs), são utilizados nas indústrias dos setores de refrigeração, ar condicionado, geladeiras e frigoríficos. "Desde 1987, muitos países têm criado legislações que proíbem a produção ou importação de equipamento que utilizam substâncias que destroem a camada de ozônio. O Brasil tem planos de eliminar totalmente os CFCs até 2040", aponta.

Embora a atmosfera e parte do meio ambiente pareçam estar se beneficiando com a pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), pois em isolamento o homem parece ter poluído menos, o impacto na camada de ozônio ainda é pequeno, já que os CFCs e outras substâncias não são removidas pela chuva ou pela neve de maneira rápida. Esses átomos permanecem na parte baixa da atmosfera por muitos anos. "Porém, qualquer redução da produção de poluentes ou melhora nas camadas da atmosfera, mesmo devido a pandemia, precisa ser comemorado. O planeta agradece", finaliza Rodrigues.

Link:

Como preservar a camada de ozônio

20/11/2020 camada de ozonio, csl, laboratório, meio ambiente, sustentabilidade

O que você tem feito para preservar a camada de gás ozônio (O3)?

Afinal, ela importa muito, porque a camada de ozônio protege todos nós, seres vivos.

Isso porque o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UVB) do Sol. Sem ela, os raios UVB podem acabar com várias formas de vida.

E o alto nível de radiação causa câncer de pele e graves problemas ao sistema imunológico.

Além disso, a lista de prejuízos inclui problemas de visão e envelhecimento precoce.

E a radiação também diminui a produção agrícola, fora os danos do aquecimento global.

Ajude a preservar a camada de ozônio

Desde os anos 1970, a ciência acompanha a destruição da camada de ozônio, que só aumenta ano a ano.

Devido ao constante uso de substâncias químicas agressivas, ela está cada vez mais fina.

Entre estas substâncias, estão os óxidos nítricos e nitrosos, o CO2, além dos CFCs, gases clorofluorcarbonos, os grandes vilões desta história.

Então, faça a sua parte! Ajude a preservar a camada de ozônio com nossas dicas. Salve o planeta!

  • Evite produtos com CFC, como eletrodomésticos, cosméticos aerossóis e ar-condicionado.
  • Use o transporte com consciência e evite a queima do combustível.
  • Faça a separação correta do lixo e colabore com a reutilização de materiais. Isso ajuda a reduzir a emissão de poluentes gerados nas fabricações.
  • Se puder, plante árvores: elas realizam a fotossíntese, transformando o CO2 em O2.
  • Conscientize as pessoas ao seu redor sobre a preservação da camada de ozônio.

Nós, do Laboratório CSL, atendemos aos negócios que querem reduzir impactos à natureza.

Para isso, realizamos análises ambientais precisas, que aprimoram a gestão.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar os negócios a preservar a camada de ozônio e a natureza.

FONTE: WWF, “O que é a camada de ozônio?”.

O que se pode fazer para preservar a camada de ozônio?

Confira dicas de como preservar a Camada de Ozônio: Evite a compra de aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba ao invés de frascos pressurizados; Utilize transportes públicos com mais frequência e, quando a pandemia passar, monte um sistema de caronas para pessoas que morem próximas.

O que pode ser feito para evitar a destruição da camada de ozônio?

Entre as principais medidas sugeridas para evitar os efeitos da radiação ultravioleta para os seres humanos, estão: Evitar a exposição ao Sol no período entre 10 e 16 horas, horário em que a quantidade de raios ultravioleta é maior; Utilizar protetor solar durante todo o dia; Fazer uso de óculos, chapéus e guarda-sóis.

Como podemos preservar a camada de ozônio Brainly?

Além das ações macros, a sociedade também pode contribuir com ações menores, como: Não comprar produtos eletrônicos e eletrodomésticos que contenham CFC (clorofluorcarbono); evitar o uso de extintores de incêndio com hidrocarboneto halogenados (extremamente nocivo a camada de ozônio); economizar energia; reduzir a ...

Por que devemos preservar a camada de ozônio?

O nosso planeta é envolto por uma camada protetora formada por gás ozônio (O3), responsável por absorver 95% da radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), proveniente do sol. Essa radiação é nociva aos seres vivos, provoca danos à visão, atua no envelhecimento precoce e auxilia no desenvolvimento de câncer de pele.