Como preparar o cabelo para fazer tranças nagô?

Trança nagô: o que é, como fazer e quanto tempo dura?

A trança nagô tem sido muito popular entre as cacheadas e crespas que querem mudar o visual. O penteado pode ser feito em toda extensão do cabelo ou apenas no topo da cabeça. Quer conhecer um pouco mais sobre as tranças nagô e aprender como cuidar do cabelo cacheado? Confira as dicas do blog Beleza Extraordinária de como cuidar das tranças nagô e diferentes inspirações e modelos para suas tranças.

O que é trança nagô?

A trança nagô também pode ser classificada como trança raiz. As tranças nagô são feitas bem rentes ao couro cabeludo para que fiquem presas, elas podem ser feitas com o cabelo natural ou com cabelo sintético. Além das tranças rente ao couro cabeludo, as tranças nagô também são reconhecidas por desenhos que elas podem formar no couro cabeludo dando ainda mais estilo ao visual. As tranças nagô podem ser utilizadas de diferentes formas, com elas compondo o visual principal, com box braids, ou com o topo da cabeça trançado e o resto do comprimento do cabelo solto. Aposte em diferentes combinações e inclua as tranças nagô na sua rotina de penteados de cabelos cacheados.

Como fazer trança nagô no cabelo cacheado?

O indicado é que você recorra a uma trancista profissional para realizar as tranças nagô, principalmente se você deseja fazer as tranças com fios sintéticos ou em conjunto com as box braids. Mas, se você já tem a prática de fazer tranças nagô, algumas dicas vão te ajudar.

Primeiro, é essencial que o cabelo esteja hidratado e nutrido para garantir melhor maleabilidade para os fios e evitar a quebra. Com o cabelo desembaraçado, divida os fios em diferentes repartições do topo da cabeça até a nuca, a quantidade de cabelo em cada mecha vai determinar a largura das tranças. A partir daí, trance os fios em tranças embutidas na raiz do cabelo e prenda a ponta com elásticos pequenos.

Como preparar o cabelo para fazer tranças nagô?

E aí Brasil! Eu sou a Amanda Mendes, do canal Tô de Crespa.

Sabemos que existem diversos tipos de tranças, com inúmeros significados, designs e formas de fazer, mas hoje vamos falar da trança nagô. Ela é originária de diversas civilizações do continente africano. Dentro das comunidades, essa trança – que é rente ao couro cabeludo, enraizando-se nele – trazia mensagens que diziam quem eram os membros de uma determinada etnia, status social, parentesco, idade e religião.

Com a escravidão, as tranças se tornaram ainda mais necessárias, conduzindo mensagens que apenas os escravizados podiam entender. Assim, literalmente, trançavam os mapas de fuga para os quilombos em suas cabeças.

Após o fim deste período as tranças permaneceram e chegaram até nós, se tornando
símbolo de resistência e também um adereço para nossas cabeças. A beleza das tranças é inquestionável, não é?! E pode ser feita de diversas formas, cores, tamanhos, usando cabelos sintéticos ou não.

Então, se você pretende trançar uma nagô, é importante saber os cuidados para preservá-la por mais tempo. Por isso, antes de tudo, faça uma hidratação em seu cabelo, deixando-o limpo e nutrido para receber as tranças. Importante saber que, por ser enraizada, dura menos que as “box braids” que são soltas, ok?

Como preparar o cabelo para fazer tranças nagô?

Sua duração é de 15 a 20 dias. Mas, existem maneiras de driblar isso, como utilizando toucas de cetim para dormir e lavando da maneira certa, que é primordial. Na hora do banho, não se pode esfregar as tranças, pois o atrito libera mais frizz ao penteado. Após deixar a água correr, o ideal é borrifar shampoo diluído em água, em todas as tranças, massageando levemente os espaços entre elas e suas raízes. Esse processo deve ser feito três vezes e depois é só enxaguar bem! Na hora da secagem, não esfregue as tranças na toalha. Nem pensar, gente! O secador pode ser um bom aliado no processo – mas, lembre-se que a temperatura “fria” é a melhor. Ah! É importante evitar cremes e condicionadores, pois eles deixam resíduos nas tranças.

Além de penteado para o dia a dia, a nagô pode ser utilizada durante o processo de transição – momento cheio de complexidades, que envolve lidar com duas texturas diferentes. Aqui, essas duas texturas ficam quase imperceptíveis. A lavagem é igual, só que você pode usar os tônicos da Salon Line – se não conhecem ainda, aposte: eles são ótimos porque ajudam no crescimento saudável dos cabelos e na limpeza, tudo sem enxágue.

Agora que você já sabe os significados das tranças nagô e como cuidar das suas, está na hora de correr para uma trancista mais próxima e fazer, né?! Essas tranças são práticas, cheias de simbologia, e nos deixam “um nojo!’. Não dá pra perder tempo, vai fazer sua enraizada já e dê um belo de um “close”!

Até mais, amores!

Como preparar o cabelo antes de fazer trança nagô?

No dia que for trançar:.
Lave bem os cabelos com shampoo detox para que não fique resíduos no couro cabeludo;.
Faça uma hidratação power pois, no decorrer de 2 a 3 meses seus cabelos ficarão sem receber esse tipo de tratamento;.
Aproveite a etapa do condicionador para desembaraçar bem os cabelos e tirar todos os nós;.

O que fazer antes de trançar o cabelo?

É importante deixar o cabelo tratado e bem limpo antes de colocar as tranças. Enquanto os fios estão trançados, não é possível fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo.

O que preciso para fazer trança nagô?

As tranças afro no estilo nagô utilizam cabelos sintéticos que são trançados no seu cabelo natural. Para isso, o cabelo precisa ter pelo menos 4 centímetros de raiz, ou cerca de 4 a 6 dedos, para que a fibra possa ser entrelaçada ao fio.

O que passar no cabelo para segurar a trança?

O pente de madeira é o maior aliado para acabar com o frizz no cabelo. Para fazer uma trança ideal, seu cabelo precisa estar bem desembaraçado. Isso facilita na hora de fazer o penteado e também evita que os fios fiquem bagunçados. Por isso, é importante pentear bem com o pente ideal para seu tipo de cabelo.