Como potencializar o efeito da criolipólise

A criolipólise é um tipo de tratamento estético que pode ser realizado para eliminar o acúmulo de gordura localizada em várias partes do corpo, como coxas, abdômen, tórax, quadril e braços, por exemplo.

Esta técnica é baseada na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas, rompendo-se quando estimuladas pelo equipamento. A criolipólise garante a eliminação de cerca de 44% da gordura localizada em apenas 1 sessão de tratamento.

Na criolipólise é utilizado um equipamento que congela as células de gordura e, por isso, para que seja eficaz e seguro, o tratamento deve ser realizado por um profissional qualificado, com um aparelho certificado e com a manutenção em dia. Quando isso não acontece, existe o risco de complicações graves, principalmente o aparecimento de queimaduras de 2º ou 3º grau.

Como é feito o tratamento

A criolipólise é um procedimento simples, sendo que, para fazer a técnica, o profissional passa um gel protetor na pele e depois posiciona o equipamento na região a ser tratada.

O aparelho irá sugar e resfriar a área até cerca de -7/ -10ºC por 1 hora, que é o tempo necessário para que haja congelamento das células de gordura. Após o congelamento, as células de gordura rompem-se e são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.

Cuidados após o tratamento

Após a criolipólise é indicado realizar uma sessão de massagem local para uniformizar a área tratada. Além disso, é recomendado que seja realizada pelo menos 1 sessão de drenagem linfática ou pressoterapia para facilitar a eliminação de gordura e agilizar os resultados.

Não é necessário associar nenhum outro tipo de procedimento estético ao protocolo da criolipólise pois não existem provas científicas de que sejam eficazes. Dessa forma, basta realizar a criolipólise e realizar drenagem linfática regularmente para ter o resultado desejado.

Antes e depois da criolipólise

Os resultados da criolipólise começam a surgir em cerca de 15 dias mas são progressivos e vão acontecendo em cerca de 8 semanas após o tratamento, que é o tempo que o organismo necessita para eliminar completamente a gordura que foi congelada.

Após este período deve-se voltar à clínica para avaliar a quantidade de gordura eliminada e então verificar a necessidade de se realizar uma outra sessão.

O intervalo mínimo entre sessões é de 2 meses e cada sessão elimina aproximadamente 4 cm de gordura localizada.

A criolipólise dói?

A criolipólise pode causar dor no momento em que o aparelho suga a pele, dando a sensação de um beliscão forte, mas que logo depois passa devido à anestesia causada pela baixa temperatura do aparelho.

Após o tratamento, a pele normalmente fica vermelha e inchada, por isso, é indicado realizar uma massagem local para aliviar o desconforto e melhorar a aparência. A região tratada pode ficar dolorida durante as primeiras horas, mas geralmente não causa grande desconforto.

Possíveis riscos para a saúde

A criolipólise é um procedimento seguro, desde que realizado por um profissional capacitado e que o aparelho esteja devidamente calibrado e com a temperatura ajustada. Caso essas condições não sejam respeitadas, há risco de queimaduras de 2º a 3º grau, tanto por causa da desregulação da temperatura, quanto por causa da manta que é colocada entre a pele e o aparelho, que deve estar íntegra.

Além disso, para diminuir os riscos, é indicado que o intervalo entre sessões seja de mais ou menos 90 dias, pois caso contrário pode haver uma resposta inflamatória muito exagerada do organismo.

Apesar de não serem descritos muitos riscos associados à criolipólise, o procedimento não é recomendado para pessoas que foram diagnosticadas com doenças causadas pelo frio, como crioglobulinemias, que possuem alergia ao frio, hemoglobinúria paroxística noturna ou que sofrem do fenômeno de Raynaud, além de também não ser indicado para pessoas com hérnia na região a ser tratada, grávidas ou que possuem cicatrizes no local.

Quem não pode fazer a criolipólise

O procedimento não é recomendado para pessoas que foram diagnosticadas com doenças causadas pelo frio, como crioglobulinemias ou alergia ao frio. Também deve ser evitada em casos de hemoglobinúria paroxística noturna, síndrome de Raynaud, além de também ser contraindicado para grávidas e pessoas com hérnia na região a ser tratada ou com cicatrizes.

Você já ouviu falar da criolipólise? Este procedimento profissional tem despertado a curiosidade de quem quer reduzir a gordura corporal com um tratamento não invasivo. 

Saiba mais sobre a criolipólise e conheça um produto da ADCOS que irá te ajudar a reduzir medidas corporais, celulite e gordura localizada por meio do resfriamento!

O que é a criolipólise?

A criolipólise é um método não invasivo, realizado em clínicas de estética por um profissional capacitado, que age na redução da gordura corporal através do congelamento controlado a vácuo Assim, sua aplicação é, capaz de destruir as células de gordura e eliminar as gorduras que estão em seu interior. 

O tratamento da criolipólise é feito com o uso de um aparelho que promove uma espécie de sucção na pele e congela as células de gordura a -7º C. Desta forma, após o procedimento, a gordura congelada é induzida à eliminação de forma natural e controlada.

Para que serve a criolipólise?

O procedimento, que só deve ser realizado por um profissional de estética, pode  ser aplicado em coxas, abdômen, flancos, tórax posterior e nos braços. Os resultados definitivos da perda de medidas obtidas pela criolipólise podem demorar até três meses para aparecer após o procedimento. 

De acordo com dados do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), quem realiza o tratamento pode perder cerca de 25% de gordura na área tratada em apenas uma sessão, o que corresponde a cerca de quatro a seis centímetros nas medidas corporais.

A ADCOS Profissional, linha de dermocosméticos ADCOS exclusivamente desenvolvidos para uso profissional em procedimentos realizados nas clínicas de estética, conta com produtos desenvolvidos para resfriar a pele e potencializar a redução de medidas no tratamento de criolipólise

Quais os cuidados antes e após o tratamento da criolipólise?

Uma das vantagens da criolipólise é que você não precisa alterar a sua rotina de exercícios ou a alimentação antes do tratamento. No entanto, evite bebidas alcoólicas e medicações com ação anticoagulante, como o ácido acetilsalicílico. 

Já depois da criolipólise, evite saunas, banhos quentes, massagens e piscinas por um período de 24h. Também é importante se poupar de atividades físicas e de bebidas com álcool por 48h.

O tratamento de criolipólise não é indicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea, doenças relacionadas ao frio ou que são sistêmicas, como o lúpus eritematoso. 

Além disso, quem sofre com dermatomiosite, diabetes não controlada, pacientes que fizeram cirurgias recentemente nas áreas que serão tratadas e pacientes de câncer não devem realizar a criolipólise.

Por que resfriar a pele durante a criolipólise?

Quando induzimos o corpo ao resfriamento, para que ele possa voltar a sua temperatura normal e manter o equilíbrio, geramos uma maior energia sobre as células, utilizando como reserva energética a gordura estocada nos adipócitos. 

Assim, ao diminuir essa gordura, as células adiposas diminuem seu tamanho e consequentemente as medidas são reduzidas. 

Além disso, o processo de resfriamento da criolipólise possibilita a descongestão dos vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando o aspecto da celulite e há também o restabelecimento das fibras de colágeno e elastina, recuperando a firmeza da pele.

Como acelerar os resultados da criolipólise?

Para que os resultados da criolipólise sejam percebidos mais rapidamente, é importante passar por algumas sessões de drenagem linfática. Com a drenagem, a retenção de líquido é reduzida, bem como as toxinas. Além disso, melhora consideravelmente a circulação sanguínea do local.

O que corta o efeito da criolipólise?

Por conta disso, as pessoas que se submetem ao procedimento podem ter dúvidas a respeito de o que comer depois da criolipólise. Pois bem, para auxiliar o tratamento, recomenda-se beber bastante água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não consumir carboidratos de maneira excessiva.

O que não pode fazer após a criolipólise?

Após a aplicação do procedimento da criolipólise, a pele geralmente tende a ficar vermelha e inchada..
O principal ponto é evitar o uso de anti-inflamatório após 30 dias, pelo menos. ... .
É recomendado que seja evitado o consumo de bebida alcoólica por, pelo menos, 3 dias..

É preciso usar cinta após a criolipólise?

Após o procedimento o uso da cinta, ou shorts de compressão, além de hábitos saudáveis é extremamente benéfico para a manutenção dos resultados da criolipólise. A peça é utilizada para a modelagem do corpo, ela realoca as células de gordura e distribui pela silhueta.