Como os artistas viajantes descreveram as paisagens do Brasil?

399 palavras 2 páginas

O BRASIL DOS VIAJANTES
O livro "Brasil do Viajantes", de Ana Maria de Moraes Belluzo oferece ao leitor o ponto de vista europeu do "Novo Mundo", salientando mais do que a fauna e a flora brasileiras, demonstrando as diferentes representações e versões destas. Era como os viajantes europeus enxergavam o país, não necessariamente a representação da realidade.

A obra é imensamente ilustrada, um catálogo de imagens cuja produção está limitada entre o período da "descoberta"e o romantismo do séc XIX. É separada em três volumes, sendo este volume o primeiro, de subtítulo "Imaginário do Novo Mundo", tratando da construção dos sentidos europeus sobre o país.

As obras são em diversas técnicas e estilos, pinturas, gravuras, nanquin, aguadas etc. Relatam um mundo que a Europa não conhecia, sempre carregados de imaginação e idealizações. Não que fossem falsas representações, mas leituras imaginárias.

Os índios, na maioria das figuras, possuem traços europeus; alguns animais eram representados como monstros exóticos; há presença de animais não pertencentes à nossa fauna, como por exemplo leões, camelos e até mesmo elefantes; uma forma pictórica da visão do desconhecido, resultante dos primeiros contatos do estrangeiro nas terras do ocidente.

O homem europeu demonstrava um forte interesse por culturas desconhecidas. Os hábitos cotidianos dos índios são bastante representados, seus rituais, vestimentas, jóias. Algumas cenas possuem caráter extremamente poético, cenas teatrais, com idealização do corpo e comportamento dos índios.

A visão idealizada de paraíso é notada através das diversas paisagens como matas, cachoeiras, rios, ou ainda frutas exóticas desconhecidas na Europa, grandes portos e pequenos vilarejos. Foram produzidos diversos mapas que traziam em si a presença de índios, frutas e paisagens típicas.

O livro possui textos explicativos que, além de citar alguns dos principais artistas estrangeiros e sua trajetória pelo país, tentam construir uma


Relacionados

  • Os viajantes no brasil

    1033 palavras | 5 páginas

    HISTÓRIA DO BRASIL II, HISTÓRIA DA AMÉRICA II, POVO CULTURA E RELIGIÃO, HISTÓRIA MODERNA II, SEMINARIO IV. durcieny vitor ribeiro OS VIAJANTES NO BRASIL Barra de São Francisco 2013 DURCIENY VITOR RIBEIRO MOVIMENTOS DE INDEPENDENCIA DA AMÉRICA Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de história. Barra de são Francisco 2013 SUMÁRIO 1. Introdução ..................….

  • Viajantes que Passaram no Brasil Durante a Era Colonial

    874 palavras | 4 páginas

    Os viajantes eram pessoas de ambos os sexos, de classes sociais variadas, profissão e formação intelectual diversificada, que descreveram aspectos do Brasil, através de crônicas, relatos de viagem, correspondência, memórias, diários, álbuns de desenhos. O conjunto de obras deixadas por eles integra a chamada literatura de viagem e se constitui numa literatura de testemunhos, cujos registros e observações ajudam a conhecer a realidade do Brasil da época. A presença de viajantes estrangeiros….

  • As linhas em que caminham os viajantes: brasil redesenhado pelo visitante.

    836 palavras | 4 páginas

    As linhas em que caminhavam os viajantes: Brasil redesenhado pelo visitante. O artigo da professora Ângela Domingues, publicado pela Revista Brasilenã em História, tem como propósito relatar a trajetória dos viajantes ingleses no Brasil em meados do século XVIII. Nesse sentido a autora procura destacar os relatos dos viajantes, os diários de viagens e principalmente o conhecimento científico. Alguns autores contemporâneos afirmam que só após 1808 teria iniciado um reconhecimento científico sistemático….

  • A fauna de vertebrados nativos na literatura dos viajantes do Brasil, por Debret

    1161 palavras | 5 páginas

    A fauna de vertebrados nativos na literatura dos viajantes do Brasil Jean Baptiste Debret Um breve histórico: Jean Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768, e era um artista francês protegido de Napoleão (como a maioria dos artistas franceses neoclássicos da época). Em 1815, com a derrota de Napoleão, esta arte na França perdeu seu principal suporte financeiro e ideológico. Foi então, nesta época e contexto, que várias missões partindo da França começaram a ser organizadas….

  • Exportação

    2853 palavras | 12 páginas

    II ALEX DE SOUZA SILVA Saiba o que você pode e o que não pode trazer de viagens ao exterior Aos viajantes que vêm do exterior, uma câmera fotográfica, um celular e um relógio de uso pessoal estão liberados. Veja mais regras e dicas! No ano passado, a Receita Federal bateu um recorde. Nunca antes na história teve tanta apreensão de mercadorias no desembarque de passageiros. Aos viajantes que vêm do exterior, uma câmera fotográfica, um celular e um relógio de uso pessoal estão liberados….

  • As Características dos negros, segundo Debret e Rugendas.

    10287 palavras | 42 páginas

    Sumário 1.Introdução. 2 2.Literatura de Viajante no século XIX. 4 2.1.Literatura de Viajantes: algumas notas. 4 2.2.Rugendas e Debret na Literatura de Viajante. 8 3.Negros no Rio de Janeiro do século XIX. 13 3.1. Escravidão. 13 3.2. Nações Africanas 14 4.Negros vistos pelos viajantes do século XIX. 17 4.1-ONegro visto pelos viajantes. 17 4.2-O Negro visto por Rugendas e Debret. 19 4.3- As Nações Africanas, por Rugendas e Debret. 25 4.3.1 – Características Corporais e Fisionômicas das….

  • Antropologia da viagem

    1360 palavras | 6 páginas

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Departamento de Serviço Social Serviço Social 2011.1 3º COMENTÁRIO: Antropologia da Viagem Formação Social do Brasil: Vias Interpretativas Maria Tamires Sabino Recife, 27 de outubro de 2011 Ficou evidente para mim, após a leitura do segundo capítulo, que a escassez de pesquisas dobre o Brasil do século XV ao XVIII dá-se ao receio que Portugal tinha em despertar a curiosidade dos demais países, e atrair expedições estrangeiras em busca de riqueza….

  • 1427406445 ARQUIVO ArtigoANPUHBRASIL

    3984 palavras | 16 páginas

    Botocudos do Espírito Santo sob o olhar de Paul Ehrenreich no final do século XIX bem como analisar a visão de Paul Ehrenreich sobre os índios botocudos do Espírito Santo, dentro do contexto das impressões dos viajantes estrangeiros ao Brasil.1 Palavras-chave: Índios Botocudos; viajantes estrangeiros; representação. ABSTRACT This article aims to analyze the Botocudos the Espírito Snto under the gaze of Paul Ehrenreich in the late nineteenth century and analyze the Paul Ehrenreich's view of the….

  • Texto para análise historiográfica

    4564 palavras | 19 páginas

    Relatos de Viajantes: de meras histórias de aventura ao saber voltado à instrução política Luis Fernando Tosta Barbato No decorrer de nossa história, os viajantes chegaram ao Brasil com interesses bastante diversos entre si – como, por exemplo, abrir casas comercias, fazer negócios, explorar riquezas, tentar fundar colônias, ou simplesmente descrever o país – e acabaram por construir uma ampla e variada interpretação do Brasil e seus relatos viriam a ser uma das principais fontes para a construção….

  • PIM Importa O E Exporta O

    1119 palavras | 5 páginas

    excederem a cota de isenção, cujo valor varia conforme o meio de transporte do viajante; Dos bens que excederem o limite de isenção estabelecido para aquisição em lojas francas de chegada no Brasil (US$ 500.00); e Das roupas e objetos de uso pessoal novos (os usados são isentos), integrantes de bagagem desacompanhada, que chegarem ao País dentro do prazo de três meses anteriores ou até seis meses posteriores à chegada do viajante e que forem provenientes dos países de sua estada ou procedência. No caso….

Outros Trabalhos Populares

Como os artistas viajantes descreviam o Brasil?

Os artistas viajantes integraram as expedições artísticas e científicas nas Américas a partir de sua descoberta no século XVI. Suas produções estão ligadas ao ato de viajar, eles documentaram a fauna, a flora e os povos através de relatos, desenhos e pinturas.

Como os viajantes portugueses descreviam o Brasil?

“Descrever exuberâncias e exotizar a natureza brasileira era uma forma de animar os sonhos imperialistas dos monarcas demonstrando a extensão e a variedade de seus territórios ultramarinos, assim como dar indícios de riqueza das novas terras aos financiadores das viagens.

Qual a principal características dos artistas viajantes?

Artistas viajantes são aqueles cuja produção encontra-se inexoravelmente ligada ao ato de viajar; os desenhos e pinturas que realizam, de franca vocação documental, acompanham deslocamentos no espaço, descobertas de paisagens e tipos humanos.

Qual era a função do artista viajante no Brasil?

Os artistas viajantes que trabalhavam em expedições científicas tinham a função de produzir um material a ser utilizado como material de pesquisa e estudo, principalmente quando o tema era científico-natural — por exemplo, desenhos da flora e da fauna.