Como o governo português dividiu o território brasileiro para organizar sua exploração?

Questão 3

A partir de 1534, o governo português dividiu toda a costa do território brasileiro em capitanias hereditárias. Cada capitania era governada por um donatário, que recebia da coroa portuguesa uma carta de doação, a qual estabelecia os limites de sua autoridade territorial. Além disso, era estabelecido uma espécie de contrato com cada donatário, estabelecendo as atribuições burocráticos do capitão e os encargos que devia à Coroa, bem como seus direitos, chamado de foral.

Essas atribuições incluíam:

a ) a atualização das leis para melhor adaptá-las à realidade da colônia, tão distante e diferente da metrópole.

b ) a catalogação das qualidades de cana-de-açúcar a serem cultivadas em território nacional.

c ) a repartição das terras em sesmarias e a criação de vilas.

d ) a contratação de mercenários estrangeiros para repelir ataques de piratas.

e ) ordenar bispos e zelar pela fundação de novas reduções.


3 resposta(s)

Laendher Marques

Há mais de um mês

As capitanias hereditárias faixas de terras concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III. Essas poderiam ser passadas de pai pra filho (por isso o nome)
Por isso a alternativa correta é a letra C
As capitanias hereditárias faixas de terras concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III. Essas poderiam ser passadas de pai pra filho (por isso o nome)
Por isso a alternativa correta é a letra C

Maycon Nogueira 7

Há mais de um mês

c ) a repartição das terras em sesmarias e a criação de vilas.

Essa pergunta já foi respondida!

Perguntas recomendadas

Como o Governo português dividiu ao território para organizar sua exploração?

Para garantir o poder sobre as terras ocupadas, explora-las e protege-las da invasão de outros povos, como franceses, holandeses e espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa dividiu o território em capitanias hereditárias, lotes de terras entregues pelo rei de Portugal à administração de nobres ou funcionários de sua ...

Como o governo brasileiro organizou o território para garantir a sua ocupação?

Para garantir o poder sobre as terras ocupadas e protegê-las de outros conquistadores, como franceses e holandeses, além dos próprios espanhóis, em 1534 a Coroa portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias, que eram lotes de terras doados pelo rei de Portugal.

Qual foi a divisão interna estabelecida em 1534 para as terras que hoje compõem o Brasil?

1534 - Capitanias hereditárias Em 1504, os portugueses começaram a dividir as terras que estavam sob seu controle em 14 capitanias hereditárias. Nomes como Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Ceará já eram usados na época.

Qual a importância da exploração econômica para a ocupação do território brasileiro?

A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores. Nas primeiras décadas exploraram o pau-brasil para ser comercializado na Europa. No século XVI começou a ganhar importância a produção da cana-de-açúcar no nordeste do território.