Como o clima influencia no nosso cotidiano dê três exemplos?

Os fatores que influenciam o clima dividem-se em vários elementos naturais, além da ação humana.

O Clima é uma palavra comum no cotidiano das pessoas. Sua definição, no entanto, não. É comum a confusão entre clima e tempo, mas são expressões bem diferentes. De um lado, o Tempo é o estado da atmosfera em um dado momento, por exemplo: está chovendo, está frio, está calor, está nublado. De outro lado, o clima é o conjunto de variações no tempo em uma determinada região em um período maior, por exemplo: o clima no Nordeste é seco, o clima na minha casa costuma não ser muito quente.

Dessa forma, quais são os fatores que influenciam as variações do clima?

Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana.

A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima. Geralmente, em regiões de baixas latitudes, isto é, localizadas próximas à Linha do Equador, as temperaturas costumam ser mais elevadas. Isso ocorre porque, nessas regiões, os raios solares possuem uma maior incidência que nas demais regiões. Dessa forma, nas regiões de altas latitudes (mais próximas aos polos), a temperatura tende a diminuir.

Além da latitude, as altitudes, associadas às variações de pressão atmosférica, também formam um fator determinante nas variações do clima. Quanto mais alta em relação ao nível do mar uma região se encontra, menores suas temperaturas tendem a ficar. Isso ocorre porque nessas regiões a quantidade de moléculas de ar também é menor, reduzindo a pressão atmosférica e sua capacidade de resguardar o calor.

As massas de ar também formam um importante fator climático, pois suas movimentações são capazes de alterar os climas de diferentes regiões, levando umidade onde está seco e proporcionando estiagem onde antes chovia. Elas ocorrem em virtude das diferenças da pressão atmosférica, deslocando-se das zonas de maior pressão para as de menor pressão.

As correntes marinhas costumam transformar as características das condições climáticas. As correntes quentes, graças às influências da latitude, quando se aquecem mais, levam mais umidade e geram temperaturas mais elevadas nas zonas litorâneas. Já as correntes frias provocam a queda da umidade e da temperatura nessas mesmas zonas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Isso ocorre porque os oceanos são grandes armazenadores da energia solar. Como eles compõem a maior parte da superfície da Terra, suas variações de temperatura irão influenciar diretamente o clima na planeta. Assim, os fenômenos climáticos alteram-se conforme os níveis de aquecimento dos oceanos aumentam ou diminuem.

No entanto, a influência deles será mais decisiva nas regiões mais litorâneas do que nas zonas continentais. Essas variações são chamadas, respectivamente, de maritimidade e continentalidade. Além disso, há diferenças entre o calor específico da água e da terra. Nos continentes, o aquecimento é mais rápido e a conservação de calor é mais efetiva, já a água demora mais para variar a sua temperatura, levando mais tempo para provocar alterações no clima.

Além de todos esses elementos, existem também as ações humanas que também interferem no clima. Esse é, com certeza, o mais problemático dentre todos os elementos aqui citados. Isso porque ele não é natural e de difícil previsão. Sua influência é mais nítida nos chamados microclimas, como as ilhas de calor que se formam nas regiões com grandes quantidades de prédios e elevados edifícios. Além disso, existem também as inversões térmicas, que se agravam com o excesso de poluição atmosférica.

Assim, existem também indícios de que o homem não altere somente os microclimas, mas também as temperaturas em nível mundial, na teoria do Aquecimento Global. No entanto, como existem inúmeros elementos que variam sobre as oscilações climáticas, essa proposição ainda não é consensual na comunidade científica. De toda forma, é extremamente importante a adoção de medidas que visem à conservação do ambiente e da atmosfera.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Como o clima influencia no nosso cotidiano dê três exemplos?

Como o tempo e o clima influenciam no nosso Dia-a-dia?

A temperatura e as condições ao ar livre exercem efeito direto sobre como nos sentimos física e mentalmente, revela um conjunto crescente de pesquisas. À medida que padrões climáticos de calor muito forte vão ficando mais frequentes – a realidade das mudanças climáticas -, nosso bem-estar pode sentir os efeitos disso.

Qual é a influência do clima na vida do ser humano?

A temperatura por exemplo, pode ser uma barreira para algumas espécies, desta forma, existirão espécies endêmicas típicas de regiões com temperaturas baixas e rígidas, que automaticamente não sobreviveriam em condições climáticas diferentes daquelas, ou ao contrário, poderíamos encontrar uma espécie endêmica que pode ...

Qual a importância da temperatura para a vida?

Temperatura é a medida da agitação das partículas e está relacionada a energia cinética média dessas. A vida só é possível em certa faixa de temperatura. A elevação da temperatura do planeta permitiu o surgimento e a permanência dos seres vivos no planeta.

Qual a importância do clima e da vegetação para a vida na Terra?

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. ... Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.

Qual a importância da energia para os seres humanos?

A energia é que dá movimento às coisas, ao vento, às ondas do mar, às marés. A energia é que nos permite viver, respirar, sentir, amar. A energia é que permite a realização de tarefas, de plantar, de fabricar, de transportar. A energia é que permite que nós possamos sentir a vida, as sensações, as emoções.

Qual a importância da vegetação para o nosso planeta?

- Abrigo da avifauna (muitas aves, além de belas, são insetívoras); - Filtragem do ar através da retenção de partículas sólidas; - Redução da poluição sonora; - Captura de gás carbônico e liberação de oxigênio.

Qual a importância de se beber água?

Regula a temperatura do corpo; Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes; Ajuda nosso metabolismo; Protege e hidrata nossas articulações e células.

Qual a sua influência sobre o clima?

  • Essa ampla variação está ligada à grande quantidade de fatores que influenciam o clima, como as altitudes, as latitudes, a continentalidade, as correntes marinhas, as massas de ar, entre outros. Assim, cada tipo climático possui características específicas de temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar. Não pare agora...

Como compreender o clima?

  • Conhecer o clima ajuda-nos a compreender melhor as condições naturais dos lugares e regiões do mundo. Tweet O clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos.

Como representar as condições climáticas ao longo do ano?

  • Uma das maneiras mais eficazes de representar as condições climáticas de um determinado lugar ao longo do ano é através do climograma — um tipo de gráfico que traz, em suas abscissas (coordenadas horizontais), a sucessão dos meses e, em suas ordenadas (coordenadas verticais), as temperaturas médias mensais à direita e as temperaturas à esquerda.

Qual o clima e as condições climáticas?

  • O clima e as condições climáticas. O clima é o comportamento e a dinâmica das condições da atmosfera em um dado local, composto por um conjunto de condições meteorológicas que se sucedem e repetem-se ciclicamente ao longo de alguns meses ou anos. Trata-se, portanto, de feições mais ou menos permanentes, diferentemente do tempo atmosférico, ...

Como o clima influencia no cotidiano das pessoas?

O tempo mais frio nos ajuda a dormir melhor. Quando a temperatura do corpo abaixa, nosso cérebro se prepara para dormir. Inversamente, o clima mais quente e úmido pode dificultar o sono tranquilo. Tempestades fortes também podem prejudicar a qualidade do sono, devido ao barulho e às luzes.

Qual a influência do clima na sociedade humana?

Nas sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas diferentes estações do ano. Os vegetais também são influenciados pelo clima de um lugar.

Qual é a influência do clima?

Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana. A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima.

Como o clima pode influenciar as atividades humanas no cotidiano da nossa cidade?

Resposta. Por sua vez, temperaturas muito elevadas associadas à baixa pluviosidade (pouca chuva) podem afetar o florescimento e o crescimento de frutos jovens. Dessa forma, os excessos ou a baixa incidência desses fatores podem facilmente representar quedas na produção agrícola.