Como funcionam os cadernos do Enem?

Você está se preparando para o Enem 2022? O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, é uma avaliação nacional que funciona como principal porta de entrada para estudantes em universidades públicas e privadas. O Exame é aplicado uma vez ao ano e recebe milhões de candidatos de todo o país.

Por ser uma prova tão importante, surgem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e aplicação. Por isso, preparamos este guia completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem 2022. Confira!

Índice

O que é o Enem?
Como funciona o Enem?
Como é a prova do Enem?
Por que o Enem é importante?
Quem pode participar do Enem?
Como se inscrever para o Enem?
Qual é o cronograma do Enem?
O que estudar para o Enem?
Onde estudar para o Enem?
Onde vou fazer a prova do Enem?
O que levar no Enem?
O que não levar no Enem?
O Enem é difícil?
Como ir bem no Enem?
Como a nota do Enem é calculada?
Quando sai o resultado do Enem?
Onde usar a nota do Enem?

O que é o Enem?

O Enem é um Exame de âmbito nacional preparado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). As provas são aplicadas em 2 domingos, 1 vez ao ano, e abrangem conteúdos abordados na educação básica (ensino fundamental e médio) dentro de 4 grandes áreas de conhecimento.

Desde quando foi criado, o Exame passou por diversas transformações até chegar ao significado que tem na vida de milhares de estudantes atualmente: ser a porta de entrada para o ensino superior.

Hoje em dia, a matriz do Enem é, sem sombra de dúvidas, a prova mais importante para quem deseja ingressar em uma universidade pública ou privada com oportunidades de bolsa e financiamento.

Quem criou o Enem?

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação em 1998. Apesar de ter sido um trabalho realizado em conjunto pela equipe do MEC, é importante ressaltar que ele foi bastante influenciado pelo então Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Qual é o objetivo do Enem?

Atualmente, um dos principais objetivos do Enem é avaliar estudantes que desejam ingressar no ensino superior por meio de programas como o Sisu, o ProUni e o Fies. Esses programas governamentais classificam e selecionam os candidatos para milhares de cursos de acordo com a nota obtida no Exame.

Porém, não foi sempre assim. Em 1998, quando foi criado, o Enem tinha o simples objetivo de avaliar individualmente o desempenho dos estudantes no ciclo de educação básica, além de analisar a qualidade do ensino médio no Brasil, principalmente das escolas públicas. Sendo assim, seria possível criar políticas públicas para atender melhor os estudantes.

Ao longo dos anos, o Exame foi se desenvolvendo e crescendo até ganhar o seu status atual, substituindo o vestibular tradicional em universidades públicas e privadas e adquirindo a associação de diversos programas governamentais que possibilitam o ingresso de estudantes no ensino superior.

Enem x vestibular tradicional

Os vestibulares são as provas realizadas pelas universidades públicas e privadas para selecionar os estudantes que irão ingressar em seus cursos. Então, tecnicamente, podemos dizer que o Enem é um tipo de vestibular, já que ele adquiriu essa função nos últimos anos.

A grande diferença entre o Enem e o vestibular tradicional é a de que o Exame Nacional funciona como um processo seletivo unificado. Ou seja, você realiza apenas uma prova que te possibilita a entrada em centenas de universidades em todo o país. 

Já o vestibular tradicional permite o ingresso apenas para a universidade para a qual ele é preparado. É o caso de grandes instituições, como:

  • USP;
  • Unicamp;
  • Unesp;
  • UEM;
  • UFSC;
  • UnB, dentre outras.

Por isso, o ideal é que você pesquise se a universidade que você deseja entrar aceita a nota do Exame ou aplica um vestibular próprio.

O que é treineiro do Enem?

Os treineiros são os estudantes que não concluíram e nem vão concluir o ensino médio no ano de realização do Enem, mas ainda assim desejam fazê-lo para conhecer e treinar para quando forem fazer o Exame oficialmente. 

Esses candidatos estão submetidos às mesmas regras do Enem válidas aos outros participantes — inclusive ao pagamento da taxa de inscrição. Porém, recebem os resultados individuais um pouco depois que os demais estudantes.

Por que fazer Enem no segundo ano?

Mas se as pessoas fazem o Enem para conseguir uma vaga na universidade, por que fazer o Exame no segundo ou até mesmo primeiro ano? A resposta é simples: para você conhecer, se preparar e treinar.

As provas do Enem são extensas e, além do conhecimento, exigem certa resistência física e capacidade de concentração para serem realizadas no tempo hábil. 

Por isso, os estudantes que vêm se preparando ao longo de todo o ensino médio já sabem o que esperar e o que devem fazer para alcançarem uma boa pontuação quando forem fazer o Exame oficialmente!

Como funciona o Enem?

O Enem é um Exame extenso dividido em 4 grandes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Além disso, ele conta com uma prova de redação. Mas calma! Você não terá que fazer tudo em apenas um dia.

Apesar de ser uma longa jornada, que exige preparo físico, mental e emocional, o Enem é extremamente possível de ser realizado. Basta que você entenda tudo sobre o seu funcionamento e como se dar bem! Vamos lá?

São quantos dias de prova?

Justamente por ser uma prova extensa, o Enem é dividido em 2 dias de aplicação. São 2 domingos seguidos:

1º dia: os estudantes resolvem as provas de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;

2º dia: são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

São quantas horas de prova?

No primeiro dia, em que o Exame é mais extenso por conter a redação, são 5h30 de prova. Já no segundo dia você terá 5 horas para responder todas as questões e assinalar o gabarito.

Os horários para entrada variam de acordo com o fuso horário do município. Verifique qual é o seu caso para não correr o risco de ficar de fora!

São quantas questões por assunto?

Cada uma das 4 áreas de conhecimento conta com 45 questões objetivas, totalizando 180 questões ao todo mais a prova de redação. Porém, como a prova é dividida em 2 dias, fica assim:

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias + Redação;
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias + 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Enem Digital

Em 2020, ocorreu a aplicação piloto do Enem Digital. Isso quer dizer que parte dos candidatos fizeram a opção de fazer o Exame pelo computador (mas não de casa, tá? A prova foi realizada em um local específico).

Isso possibilitou que o Exame abordasse questões mais interativas, trabalhando diferentes habilidades dos candidatos com infográficos e vídeos, por exemplo.

O Enem 2022 não será diferente. Os candidatos poderão optar por fazer a prova regular ou digital no momento da inscrição. As provas digitais também serão aplicadas em dois dias e contarão com a redação.

Como é a prova do Enem?

O Enem é dividido em 4 provas de questões de múltipla escolha, que abordam conhecimentos das grandes áreas do Exame (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias), e 1 de redação.

Cada prova objetiva tem 45 questões. Cada questão tem 5 alternativas de resposta, representadas pelas letras A, B, C, D e E. Apenas uma das alternativas é correta. Portanto, se você assinalar duas alternativas de uma mesma questão no gabarito, essa questão será anulada em sua prova.

Por que o Enem tem vários cadernos?

O Enem tem 4 cadernos (amarelo, azul, branco e rosa), que são versões diferentes do mesmo Exame. Isso quer dizer que as questões estão organizadas de forma diferente ao longo da prova ou seja, elas são apresentadas em ordem diferente em cada uma das versões para evitar que os candidatos colem dos participantes próximos.

Por que o Enem é importante?

O Enem é importante para você entrar no curso dos seus sonhos na faculdade! Se você deseja ingressar em uma universidade pública, é importante saber que a maior parte dessas instituições já aderiram ao Enem como único vestibular por meio do Sisu. Agora, se você deseja entrar em uma universidade privada, mas precisa de bolsa ou financiamento estudantil, o Enem também oferece essa possibilidade por meio de programas como o ProUni e o Fies.

Também existem outras universidades que não fazem parte de nenhum desses programas mas aceitam a pontuação do Enem como substituição do vestibular tradicional ou complemento dele, facilitando a sua entrada.

A oportunidade de ingressar em um curso do ensino superior representa a possibilidade de expandir seus conhecimentos, criar o seu futuro e até mesmo transformar a sua vida e a das pessoas ao seu redor. Por isso, se isso for o seu sonho, não deixe de correr atrás! O Enem é a porta de entrada para isso.

Quem pode participar do Enem 2022?

Quem pode fazer o Enem? Qualquer pessoa pode participar do Enem. Porém, se você não concluiu o ensino médio e nem vai concluir no ano de realização do Exame, você não poderá utilizar a sua nota para entrar na Universidade, ainda que o seu desempenho seja positivo. 

As pessoas que realizam a prova sem concluir o ensino médio são comumente chamadas de “treineiros”, o que quer dizer que elas podem fazer o exame, mas apenas para autoavaliação.

Com qual idade posso fazer o Enem?

Não existe uma restrição de idade para a realização do Enem. Como já dissemos, o único ponto ao qual você deve estar atento é a conclusão do ensino médio. Você até pode fazer a prova se não o concluiu e nem concluirá no ano de realização, mas não poderá usar sua nota dessa edição para entrar no ensino superior.

Como se inscrever para o Enem 2022?

Esse é um detalhe importante sobre o que fazer antes do Enem. As inscrições para o Exame são abertas durante um período específico, que você pode verificar no cronograma do Exame, e são totalmente online. No momento de inscrição, você deverá cadastrar uma senha que você usará para acompanhar sua inscrição, consultar local de prova, ver o seu resultado no Enem 2022 e se inscrever para o Sisu, ProUni e Fies.

É no momento de inscrição que você também poderá solicitar atendimento especializado ou específico, direcionado a deficientes físicos, idosos, gestantes e lactantes, além da utilização de nome social, caso seja necessário.

Durante a inscrição, você também deverá indicar a cidade em que deseja fazer as provas e a sua opção de idioma estrangeiro, que pode ser inglês ou espanhol.

Onde se inscrever?

As inscrições para o Enem são realizadas por meio do site do Inep. Você só precisará informar o número do seu CPF, sua data de nascimento, seu e-mail e um telefone (pode ser fixo ou celular) que seja válido.

O Enem é pago?

Sim, para efetivar a sua inscrição no Enem 2022 é necessário pagar uma taxa. O valor varia a cada ano. Em 2021, a taxa para inscrição no Enem é de R$ 85,00.

Porém, se encaixando em alguns critérios você pode solicitar a isenção do pagamento da taxa. Se a sua solicitação for aprovada, a sua inscrição será confirmada logo após o preenchimento dos seus dados.

Como pagar o Enem 2022?

Após finalizar a sua inscrição, o site do Inep emitirá uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para você fazer o pagamento da taxa. Há um prazo para que o pagamento seja feito, então, fique atento!

Você pode pagar o Enem 2022 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência do correio.

Quem tem direito à isenção?

De acordo com o Inep, 3 perfis de pessoas têm direito à isenção da taxa do Enem. Confira se você se encaixa em algum deles:

  • quem está cursando o terceiro ano do ensino médio no ano de realização do Enem em escola pública declarada ao Censo Escolar;
  • quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de uma escola privada e tem renda familiar igual ou menor que 1 salário mínimo e meio por pessoa;
  • quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo de família que tem Número de Identificação Social (NIS) único e válido e renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de até 3 salários mínimos.

Cumprindo esses requisitos, você deverá solicitar a isenção no prazo estipulado pelo cronograma do Exame, que costuma ser anteriormente à realização da inscrição. 

É muito importante ficar atento às datas, pois o Inep irá divulgar, também no prazo estabelecido, se a sua solicitação foi aprovada. Caso contrário, você poderá recorrer à decisão. 

Se a sua solicitação for reprovada novamente, é necessário pagar a taxa para confirmar a sua inscrição.

Como imprimir o boleto do Enem?

Logo após informar os seus dados para inscrição, será gerada a GRU, ou seja, o boleto, para o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022. Basta solicitar a impressão, caso necessário!

Se você tiver perdido a sua GRU e precisar emitir a segunda via, pode fazer isso acessando a Página do Participante e fazendo o seu login.

De acordo com o Inep, o processamento do pagamento pode levar de 3 a 5 dias úteis. Por isso, não se desespere se a sua inscrição não for confirmada exatamente na hora do pagamento, ok? Aguarde o tempo necessário e confira novamente.

Como saber se estou inscrito?

Se você tiver solicitado a isenção da taxa de inscrição e a sua solicitação tiver sido aprovada, você receberá a mensagem “Inscrição concluída com sucesso” logo após finalizar a sua inscrição.

Porém, se você precisar pagar a taxa, poderá saber se a sua inscrição está confirmada após o pagamento na Página do Participante. Caso você tiver feito o pagamento e a sua inscrição não tiver sido confirmada após o período de processamento, ligue para o Inep pelo telefone 0800 616161.

Qual é cronograma do Enem?

O calendário do Enem 2022 é extenso e repleto de atividades ao longo de todo o ano até o semestre seguinte à aplicação da prova. Ele inclui desde a publicação do edital, que costuma ocorrer no início do ano, solicitação de isenção da taxa de inscrição, justificativa de ausência no Exame do ano anterior e inscrição, passando pelas solicitações de recursos especiais, até a realização da prova e divulgação dos resultados.

Cronograma Enem 2022

Justificativa de ausência no Enem 2022/ Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem

Justificativa e solicitação de isenção 04 a 15/04/2022
Resultado 22/04/2022
Recurso 25 a 29/04/2022
Resultado do recurso 06/05/2022
Inscrições 10/05 a 21/05/2022
Pagamento da taxa de inscrição 10/05 a 27/05/2022

Atendimento especializado

Solicitação 10 de maio a 21 de maio
Resultado 07/06/2022
Recurso 07 a 12/06/2022
Resultado do recurso 22/06/2022

Tratamento pelo nome social

Solicitação 23 a 28/06/2022
Resultado 05/07/2022
Recurso 05 a 10/07/2022
Resultado do recurso 15/07/2022
Enem Impresso 13 e 20/11/2022
Enem Digital 13 e 20/11/2022

Como são muitas etapas e nem todo mundo sabe o que fazer em cada uma delas, nós preparamos um artigo específico sobre o cronograma para você aqui!

Quando começa a inscrição para o Enem?

As inscrições para o Enem desse ano se iniciam no dia 10 de maio e vão até 21 de maio de 2022.

Qual é a data do Enem 2022?

Confira as datas do Enem 2022 digital e impresso:

Enem Regular: 13 e 20 de novembro de 2022.
Enem Digital: 13 e 20 de novembro de 2022.

O que estudar para o Enem?

O Enem cobra os conhecimentos aprendidos ao longo do ensino médio. Porém, é claro que não é tudo o que você estudou que vai cair!

Alguns temas costumam aparecer com mais frequência nas provas. Por isso, é importante que você fique atento a eles.

Separamos alguns assuntos que você saber o que estudar para o Enem para elaborar seu plano de estudo e dar mais atenção em cada área de conhecimento abaixo. Confira!

Como funcionam os cadernos do Enem?

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, você responderá questões sobre português e literatura, a língua estrangeira que você optou no momento da inscrição (inglês ou espanhol), tecnologias da informação e comunicação, educação física e artes.

Alguns pontos importantes para você focar são:

  • interpretação de texto;
  • gêneros textuais (quais são eles e suas características);
  • figuras de linguagem;
  • obras literárias clássicas no Brasil;
  • movimentos literários e artísticos (quais são e suas características);
  • esportes;
  • música.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias são cobrados conhecimentos relacionados às áreas de história, geografia, sociologia e filosofia.

Não deixe de focar em:

  • períodos importante para a história do Brasil (colônia, república, Era Vargas, ditadura militar, era populista) e geral (Idade Média e Moderna, Revolução Industrial, I e II Guerra Mundial, Nazismo e Fascismo, Liberalismo e Guerra Fria);
  • geopolítica;
  • agricultura brasileira;
  • meio ambiente;
  • migrações;
  • globalização;
  • iluminismo;
  • relações de trabalho;
  • pensadores da Grécia Antiga.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Já em Ciências da Natureza e suas Tecnologias você será cobrado acerca das disciplinas de biologia, química e física.

Fique atento a pontos como:

  • óptica;
  • eletricidade;
  • instalações residenciais;
  • mecânica;
  • estequiometria;
  • soluções
  • oxidações;
  • eletroquímica
  • sustentabilidade;
  • evolução;
  • genética;
  • citologia.

Matemática e suas Tecnologias

Ufa! Chegamos em matemática. Aqui, você pode focar em matérias como:

  • regra de três;
  • razões e proporções;
  • interpretação de gráficos;
  • porcentagem;
  • geometria.

Redação

Na prova de redação do Exame, você precisará produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema apresentado na proposta, que só é revelado no momento da prova.

A sua redação deve conter os seguintes elementos:

  • 1 parágrafo de introdução, no qual você apresentará o tema discutido e apontará a sua tese, ou seja, ponto de vista;
  • 2 parágrafos de argumentação, nos quais você deverá defender a sua tese com argumentos consistentes;
  • 1 parágrafo de conclusão, no qual você deverá finalizar o texto e apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Apesar de não ter a devida atenção de grande parte das pessoas, a redação tem um peso importante para a nota final do Enem, podendo até mesmo ser um fator de decisão para a aprovação no curso dos sonhos.

Por isso, não deixe se dedicar para essa etapa. E como fazer isso? Lendo e praticando bastante!

Atualmente, existem plataformas que te ajudam com essa etapa do Enem. Funciona assim: a plataforma disponibiliza uma série de temas atuais sobre os quais você pode escrever. Você seleciona qual deseja, escreve e envia para a correção. Um corretor especializado devolve a sua redação com a correção baseada nos critérios do Enem e com comentários.

Assim, você consegue ir praticando ao longo do ano e acompanhando o seu desenvolvimento. Muito bom, né? Dá para treinar até ficar craque para o dia da prova oficial!

Como funcionam os cadernos do Enem?

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Onde estudar para o Enem?

Muitas pessoas acreditam que a única maneira de estudar para o Enem é da forma tradicional: pegando os livros e se debruçando em leituras longas. Porém, atualmente, existem formas mais práticas e divertidas de estudar para o Exame!

É evidente que é importante ter uma rotina de estudos consistente, misturando formas tradicionais e outras nem tanto de aprender.

Além do conhecimento dos livros, sabia que para passar no Enem você também pode aprender pela internet? Existem dezenas de aplicativos, filmes, documentários e sites, como o próprio Blog da Imaginie, que te ajudam a se preparar para o Enem com conteúdos diários produzidos por especialistas.

Você também pode começar a estudar para o Enem pelo YouTube! No canal da Imaginie, você encontrará vídeos semanais sobre os mais diversos assuntos para aumentar o seu repertório sociocultural, fazer uma excelente redação e ir bem nas outras provas.

Outra forma de aprender é ouvindo podcasts! Esse é um formato de conteúdo que vem crescendo cada vez mais, e te ajuda a aprender enquanto você está fazendo outras atividades: indo para a escola, fazendo exercícios na academia, viajando, dentre outros. Quer um exemplo? Confira os episódios do Dá Ideia!

Por fim, existem plataformas online para você treinar a sua redação e fazer simulados. Você recebe os seus resultados mais rápido, consegue acompanhar a melhora do seu desempenho em gráficos e ainda se prepara para as próximas edições do Exame, que serão online!

Onde vou fazer a prova do Enem?

Para conferir o seu local de prova, você deve acessar o seu cartão de confirmação de inscrição do Enem. Ele está disponível na Página do Participante, e você deve acessá-la com o seu CPF e senha. Assim, você terá em mãos todas as informações que precisa sobre o endereço e o horário da sua prova.

O que levar no Enem?

Passada a fase de relaxamento antes do Enem, é importante separar alguns itens que são indispensáveis para você levar para o Enem 2022. São eles:

  • caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
  • um documento oficial de identificação, que deve ser original e com foto;
  • Em 2020, também é obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca.

Nós também aconselhamos que você leve alguns outros itens importantes:

  • o Cartão de Confirmação da Inscrição, para você chegar no endereço e no horário certo;
  • um lanche para se alimentar durante a prova (são 5h30!), que precisa estar com a embalagem fechada;
  • uma garrafa de água, que precisa ser transparente e estar sem rótulos.

Se você precisar comprovar que foi fazer o Enem, não se esqueça de levar a Declaração de Comparecimento impressa, ok? Ah, e não se esqueça de se alimentar bem, sabendo o que comer antes do Enem.

O que não levar no Enem?

Também existem alguns itens proibidos, que você não pode levar de jeito nenhum para as provas do Enem. São eles:

  • borracha, lápis, lapiseira e corretivo;
  • bonés, boinas e chapéus;
  • livros e manuais;
  • régua;
  • chave com alarme;
  • óculos escuros;
  • fones de ouvido;
  • caneta de material que não seja transparente;

Na dúvida, deixe em casa o que você não for precisar!

O Enem é difícil?

Existem diversas questões que tornam o Enem um Exame complexo: o tempo de prova, a quantidade de questões, a disciplina necessária para a realização das provas, dentre outras.

Porém, os conhecimentos exigidos ao longo da prova são aqueles que você deve ter aprendido durante o ensino médio. 

Por isso, podemos dizer que existem alguns segredos do Enem e que a prova não é uma prova fácil, mas também não é impossível. Se você estiver bem preparado fisicamente, mentalmente e emocionalmente, com certeza conseguirá a pontuação que precisa para passar no curso dos seus sonhos.

Não se trata apenas de saber o que vai cair! Trata-se também de ter resiliência para lidar com as 5h30 de provas, estratégia para a organização e resolução das questões e prática para saber o que está por vir.

A principal dica é: esteja preparado. Assim, você irá tirar o Enem de letra!

Como ir bem no Enem?

Não existe uma “receita de bolo” para ir bem no Enem. Porém, você pode adotar algumas boas práticas que, com certeza, impactarão positivamente em seus resultados. Confira quais são elas:

1. Refaça as provas anteriores

Apesar de as provas serem diferentes a cada nova edição, grande parte das matérias abordadas costumam ser comuns. Por isso, refazendo as provas dos anos anteriores, você consegue se preparar para o que vem pela frente!

Além disso, você vai acostumando o seu corpo e a sua mente para a quantidade de questões que precisa resolver e o tempo que terá para isso.

Lembra que falamos sobre a importância de não apenas saber resolver as questões, mas ter resiliência para lidar com a maratona que é o Enem? Então, refazer as provas anteriores é uma forma de treino para isso.

2. Pratique a redação

Não dá para se dedicar apenas às provas objetivas do Enem e deixar a redação de lado! A produção textual é muito importante e grande responsável por diminuir ou aumentar a sua nota final.

Mas como estudar redação? Simples: praticando! Escrevendo várias redações ao longo do ano e analisando o que você precisa melhorar, você consegue perceber uma melhoria enorme no seu desempenho e, consequentemente, fica mais preparado para o grande dia.

Por isso, dê atenção para essa prova e não deixe de inserir a prática de redação em sua rotina de estudos.

Como funcionam os cadernos do Enem?

FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA: modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

Qual e a diferença entre os cadernos do Enem?

Para evitar fraudes (colas indevidas) a prova do Enem é realizada em 4 versões de cores diferentes, são elas: amarela, azul, branca e rosa. Apesar das cores diferentes, as provas possuem as mesmas questões, pois o que difere uma da outra é a ordem que as questões são montadas.

Como funciona o caderno de provas do Enem?

Provas: Os cadernos do Enem são divididos pelas quatro áreas do conhecimento definidas para o exame. Cada prova contém 45 questões. Atenção para a Língua Estrangeira: somente as cinco questões de Língua Estrangeira estão presentes de forma duplicada na prova de Linguagens e Códigos.

Para que serve as cores dos cadernos do Enem?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora as provas do Enem com a capa em cores diferentes para evitar algum tipo de fraude ou que os participantes colem.

Como saber qual a cor do caderno do Enem?

Como saber a cor do caderno do Enem? Pra saber as cores da prova do Enem, você tem que primeiro receber a prova em mãos e depois olhar qual é a cor que está na capa. Ao ver a cor que está na capa, você tem que assinalar na parte que vai ter o gabarito de resposta pra que posteriormente haja o processo de correção.