Quais são os locais de lazer mais importantes de São Pedro da Aldeia?

Atrativos Tur�sticos

.

Publicado em 26/11/2021 16:31 - Atualizado em 11/01/2022 19:08

Quais são os locais de lazer mais importantes de São Pedro da Aldeia?

Litoral de Mata de São João 
É um dos lugares de maiores riquezas natural e cultural do Brasil

Você já imaginou um destino turístico que oferece praias exuberantes, natureza abundante, patrimônio histórico, projetos de referência em conservação ambiental, farta gastronomia, diversidade cultural e uma população que exala hospitalidade? Esse lugar é o Litoral de Mata de São João, que fica a apenas 55 quilômetros do Aeroporto de Salvador, pela Linha Verde, e onde estão as famosas Praia do Forte, Imbassaí, Vila Sauípe e Vila do Santo Antônio. 

Em aproximados 30 quilômetros de extensão, estão concentrados uma das melhores infraestruturas hoteleira e de condomínios de luxo e do Brasil e uma vasta oferta de serviços turísticos. É lá que estão o Tivolí Ecoresort Praia do Forte, os complexos Iberostar Hotel & Resorts e Costa do Sauípe Resorts, além do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa. Isso sem falar na vasta oferta de hotéis de médio porte e de pousadas, de bares e restaurantes e de parques ambientais.

O Litoral de Mata de São João começa, ao Norte, na Praia do Forte. Mais precisamente na barra do Rio Pojuca, na fronteira com o município Camaçari. Ao Sul, vai até o Costa do Sauípe, no limite com Entre Rios. São lindas praias de águas azuis e areias amarelinhas, beiradas por vasto coqueiral, por condomínios de luxo, por resorts, pela Praça da Igreja São Francisco e pelo Centro de Visitação do Projeto Tamar, da Praia do Forte. O encontro dos rios Pojuca, Timeantube e Imbassaí com o mar, são locais especiais para contemplar e para usufruir.

Ao longo da extensão litorânea existem duas baías. A da Praia do Portinho (na praça da Igreja São Francisco) e o Porto de Baixo (onde fica o Tivoli Resort), ambas na Praia do Forte. Nessas praias ficam embarcações e pode-se nadar e praticar esportes como caiaque, Wind surf, kite surf, stand up, mergulho, entre outros. A maioria das praias de Mata de São João é de mar aberto e praias largas, excelentes para caminhada.

Na Praia do Forte, entre a Barrinha do Rio Timeantube e a Praia da Casinha, próxima ao Iberostar, tem uma extensa bancada de recifes de coral, onde estão as deliciosas piscinas naturais, que aparecem na maré baixa. O trecho é propício para pesca, mergulho de observação de peixes e caminhadas pelos arrecifes. Em alguns pontos os surfistas fazem a festa, com as boas ondas. Destaque para as badaladas praias do Lorde e do Papagente.

Entre o Ibero Star e o Costa do Sauípe, as praias são de mar aberto. Cada uma com as sua particularidade e seus encantos. Há trechos de mangue, como a da barra do Rio Imbassaí, e de dunas. Sempre com muitos coqueiros. É neste percurso que fica a linda Praia do Santo Antônio e as praias dos hotéis Iberostar, Grand Palladium e Costa do Sauípe

Praia do Forte

Quais são os locais de lazer mais importantes de São Pedro da Aldeia?

Praia do Forte é um lugar de beleza única e de diversidade ambiental e cultural

A Praia do Forte é um dos destinos turísticos mais procurados e charmosos do Brasil. Apesar de ser um lugar pequeno, a antiga aldeia de pescadores conta com uma rica oferta de equipamentos e serviços. Tem uma excelente rede hoteleira, com confortáveis hotéis de médio porte e pousadas, além do Tivoli Resorts, um dos mais bem conceituados do Brasil, e o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, um sofisticado complexo, com dois resorts e diversos condomínios de luxo. 

É na Praia do Forte também que estão os centros de visitação do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte e o Castelo Garcia D’Ávila. Na famosa vila, os turistas também dispõem de centenas de bares e restaurantes, que proporcionam uma diversidade gastronômica e uma vida noturna animada. Tudo isso com muita segurança e conforto. A natureza também foi bastante generosa com a Praia do Forte. Além de 10 quilômetros de lindas praias, o local conta com o Parque Klaus Peteres e a Reserva Sapiranga.

Imbassaí
Imbassaí tem o encontro do rio com o mar, infraestrutura e muito encanto

Imbassaí é um dos lugares mais bonitos e aprazíveis do litoral Norte da Bahia e está localizada a 12 quilômetros da Praia do Forte. O lugarejo também possui estrutura urbanística e diversas opções de hospedagem, com destaque para o Grand Palladium Resort. Pelas suas ruas tranquilas e arborizadas estão bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, entre outros comércios, com excelentes pratos e serviços. 

O encontro do Rio Imbassaí com o mar é um cenário perfeito para quem procura beleza, paz e lazer. Na beira do rio é possível comer os melhores pratos da gastronomia baiana, a exemplo do acarajé, das deliciosas moquecas de peixe, de camarão e de polvo, e do peixe vermelho inteiro, na brasa, com legumes.

O acesso da vila para a praia pode ser caminhando, após atravessar uma charmosa ponte de madeira, ou nas tradicionais jangadas. Entre as opções de lazer no rio, vale a pena os passeios de caiaque e de stand up paddle.


Praia de Santo Antônio
Tranquilidade e beleza entre as dunas e o mar no Santo Antônio 

Cercada por uma linda praia de vasto coqueiral e por dunas, a bucólica Vila de Santo Antônio é um dos lugares mais especiais do Litoral de Mata de São João. É uma comunidade gostosa, pacata, onde as poucas famílias vivem da pesca, do artesanato e de pequenos comércios voltados para atender o turista. A praia, que possui quiosques rústicos, mas com excelentes serviços e pratos, é separada da vila por dunas. 

O acesso pela linha verde é por uma estrada de chão, que corta a fazenda Santo Antônio. Pela Vila do Diogo, tem uma linda trilha que corta as dunas. Na saída do percurso, pelo Diogo, tem uma ponte de madeira sobre o Rio Imbassaí, onde vale muito a pena a parada para um banho.

Tanto no Santo Antônio quanto no Diogo, há excelentes opções gastronômicas. São restaurantes simples, aconchegantes com qualidades extraordinárias. Destaques para as moquecas de frutos do mar.


Vila Sauípe
O melhor artesanato de palha da região está na Vila Sauípe

Pequena comunidade do lado esquerdo da Linha Verde, sentido Aracaju, a Vila Sauípe fica no limite da divisa com o município de Entre Rios. O local é conhecido pela produção artesanal de produtos de palha. Uma tradição ancestral, herdada pelos índios tupinambás. O trabalho das mulheres artesãs da localidade, pode ser conferido em todo o litoral, nas feirinhas, nas lojas e no Centro de Artesanato da Praia do Forte.

No Eco Parque Sauípe está concentrado o trabalho das artesãs. Através de uma parceria entre a Associação Mãos Nativas (de mulheres artesãs da Vila do Sauípe) e a iniciativa privada, foi inaugurada em 2020 a Casa Tupinambá. Trata-se de um espaço onde as artesãs confeccionam e comercializaram produtos de moda e de decoração, feitos à mão, com palha de sisal.

A parceria proporcionou às mulheres consultorias de capacitação na produção e na gestão de negócio, em finanças, em marketing, em e-commerce e em secretariado. O resultado, são produtos com designes mais arrojados e a confecções de diversos outros produtos, além dos tradicionais chapéus e bolsas e bolsas. 


Castelo Garcia D’Ávila
Um dos mais importantes parques históricos e culturais do Brasil, o Castelo Garcia D’ávila, a primeira grande edificação medieval brasileira, abriga a história da Casa da Torre de Garcia D’Ávila e uma importante parte da história do país. 

Localizado na Praia do Forte, o equipamento conta com o Parque Arqueológico, composto por ruínas da edificação medieval e pela capela de São Pedro dos Rates, e com um museu que conta toda a história da Casa da Torre e parte da História do Brasil. 

O Museu do Castelo, inaugurado do início do ano, é composto de peças arqueológicas e utensílios e de equipamentos com tecnologias de última geração, que projetam e emitem, conteúdo multimídia de alta resolução, experiências únicas que fazem viajar no tempo do apogeu dos D’Ávila.

No local, também é possível contemplar, às noites, a história através de imagens e sons projetadas por maps, nas paredes da edificação. É um rico espetáculo de cores, movimentos e sons.

História - Erguido em 1551, o Castelo se destacou na defesa do Brasil, durante mais de três séculos, no período da colonização portuguesa. A construção foi abandonada em 1835 e em 1938 foi finalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 


Projeto Tamar 
Nascido em 1982 na Praia do Forte, o Tamar é o mais importante projeto de conservação da vida marinha da América Latina. Graças ao trabalho da instituição, cinco espécies de tartarugas são preservadas na costa brasileira ao longo de quase 40 anos. 

Além do trabalho científico de conservação, preservação e observação de tartarugas e outras espécies da fauna e da flora oceânica, o Projeto Tamar é um dos mais importantes propulsores da economia e da cultura do Litoral matense.

A instituição gera emprego e renda para as comunidades locais através das suas atividades, que estendem-se também ao comércio, ao serviço e à produção de confecções, acessórios, artesanatos, souvenirs, alimentos e bebidas, entre outros. 

O Tamar também faz um importante trabalho de educação ambiental e de promoção cultural, através da valorização e da propagação da cultura e das tradições locais e da realização de eventos. 

No palco do Centro de Visitação, acontecem apresentações musicais todos os finais de semana, com artistas locais e de projeção nacional e internacional. Vale destacar que os membros da comunidade da Praia do Forte têm acesso gratuito a todos esses shows.


Instituto Baleia Jubarte  
É outra importante instituição de conservação da vida marinha, com sede nacional na Praia do Forte. O IBJ desenvolve atividades de pesquisa, voltadas para a preservação das baleias jubarte. Mas também tem uma atuação muito importante nas áreas educacional, econômica e cultural de Mata de São João.

O Centro de Visitação, além de expor fósseis, objetos, réplicas, e informações relacionadas às baleias jubarte, tem oficinas de educação ambiental para crianças e jovens, um centro de pesquisa e um centro cultural, com auditório coberto, para abrigar cerca de 200 pessoas sentadas.

O Instituto Baleia Jubarte também realiza, em parceria com operadoras de turismo locais, passeios marítimos para observação de baleias, no período entre julho e novembro, quando os mamíferos gigantes frequentam a costa baiana para acasalar e reproduzir.


Rios e Lagoas
Além das lindas praias, o Litoral de Mata de São João conta com algumas lagoas. As mais famosas são a Timeantube, a Jauara e a Aruá. A Timeantube fica na entrada da Praia do Forte e forma um cenário deslumbrante, principalmente no pôr do sol. 

A Aruá fica do lado direito da Linha Verde, próxima à reserva Sapiranga. É cercada por confortáveis casas, muitas delas com píer. Uma excelente opção para passar o dia é espaço Terroir do Axé, onde tem um restaurante de mesmo nome e se pratica natação, stand up, pedalinho, caiaque, entre outras modalidades esportivas.

Após a entrada do Iberostar, tem o acesso à Lagoa Jauara. Com águas azuis e cristalinas e cercada por dunas e vegetação de restinga, a Jauara fica em um local de difícil acesso de carro a 800 metros da praia. Vale muito apenas conhecer. No Eco Parque Sauípe também tem uma lagoa, onde pode-se praticar atividades esportivas e de lazer. 

  
Parques Ecológicos
Mata de São João é conhecida por ser um destino turístico com apelo ambiental muito grande. A região litorânea é referência no equilíbrio entre os equipamentos urbanos e o meio ambiente. O município é detentor de uma das maiores coberturas de Mata Atlântica do país e possui quatro parques ambientais. 

O Parque Klaus Peters fica na vila da Praia do Forte e é uma unidade de conservação. O corredor ecológico é um importante espaço de observação de espécies animais e vegetais. Lá, moradores e turistas também praticam caminhada, pedalada, pesca, canoagem, entre outras atividades. 

A Reserva Sapiranga, a três quilômetros da Vila da Praia do Forte, é a maior e mais antiga reserva ambiental do município. Com 600 hectares (equivalente a 600 campos de futebol), o equipamento está sendo transformado em uma Unidade de Conservação. A reserva tem uma rica biodiversidade, abriga pequenas comunidades, um centro de visitação e oferece espaços para atividades esportivas e de lazer, como trilhas para as práticas de caminhada, pedalada, quadriciclo e moto, além de rios e cachoeiras.

Nas localidades de Imbassaí e Vila Sauípe estão o Ecoparque Zen e o Ecoparque Sauípe. O Ecoparque Zen é um espaço voltado para lazer, recreação e atividades terapêuticas, holísticas e ecológicas. O local possui trilhas, cachoeira, espaço para evento, local para terapia, mirante, entre outras atrações.

O Eco Parque Sauípe está localizado próximo ao complexo hoteleiro do Costa do Sauípe e fica em uma área de 66 hectares. No local, é possível encontrar diversas espécies de animais nativos, assim como lagoas e nascentes. O parque ecológico abriga também a Estação Ambiental Braskem, a Casa de Farinha, um museu e a Casa Tupinambá, onde artesãs locais produzem e comercializam produtos de palha de moda e decoração.


Aventura
Em todo litoral de Mata de São João, há diversas opções de passeios, comercializados nas operadoras das principais vilas e dos grandes hotéis. São atividades que valem muito à pena. A observação de baleia, ou whalewatching, por exemplo, é uma experiência única. Com saídas das praias do Portinho ou do Tivoli, na Praia do Forte, é possível ver e ouvir, em alto mar, os nados e os cantos dos encantadores mamíferos gigantes, entre os meses de julho e novembro. 

Os passeios para Mangue Seco, de buggy, e para a Reserva Sapiranga, de buggy e de quadriciclo, também são imperdíveis. Há também diversas outras aventuras radicais, como as expedições, de canoa, pela lagoa Timeantube, os saltos de paraquedas e de parapente, os passeios banana bolt, as aulas de surfe, as pescas oceânicas, entre muitas outras.

Mata de São João também tem Paraquedismo. O Skydive - Bahia Paraquedismo, localizado em Olhos D’Água, há cerca de 10 quilômetros de Praia do Forte, oferece cursos e saltos de paraquedas. O equipamento tem toda infraestrutura, com hangar, pista de pouso e segurança, para proporcionar experiências e sensações incríveis nas alturas. 


Passeios
Quadriciclos
Observação de baleia
Parapente
Paraquedismo
Canoagem
Buggy Tour
Jeep Tour
Bike Tour
Expedição em Imbassaí
Pesca oceânica
Passeio de lancha
Passeio de escuna
Tour pelas praias
Passeio de cavalo pelas praias
Mergulho autônimo
Mergulho em apneia
Mergulho nas piscinas naturais

por Ascom

O que tem para fazer em São Pedro da Aldeia?

O que fazer em São Pedro da Aldeia.
Serra da Sapiatiba. Carolina Dom. ... .
Casa da Flor. Ney Martins. ... .
Casa dos Azulejos. Casa dos Azulejos. ... .
Praia Linda. Edésio Moreira Pinto. ... .
Praia da Baleia. Carol Grigori. ... .
Praia do Sol. vejodessejeito. ... .
Praias sem agitação. Livia Castro..
Belezas para se contemplar. Luisa Marques..

Qual a praia mais bonita de São Pedro da Aldeia?

As Melhores Praias de São Pedro da Aldeia.
Ilha de Chico Mendes. A Ilha de Chico Mendes é uma pequena Ilha de fica na região de São Pedro da Aldeia. ... .
Praia de Tereza. ... .
Praia da Baleia. ... .
Praia da Ponta de Areia. ... .
Praia do Boqueirão e Ilha das Pombas. ... .
O que fazer na cidade de São pedro da Aldeia..

São Pedro da Aldeia perigoso?

Ao planejar uma viagem para essa região do estado do Rio de Janeiro, muitas pessoas se questionam se São Pedro da Aldeia é perigoso. A verdade é que o destino, assim como várias outras cidades brasileiras, exige alguns cuidados. A regra ao visitar a região é sempre cuidar da segurança em qualquer situação.

O que fazer à noite em São Pedro da Aldeia?

Confira os 10 lugares que você deve conhecer em São Pedro da Aldeia:.
Praia da Ponta dos Cardeiros (Fazenda Roberto Marinho) ... .
Praia da Salina (Ilha do Boi) ... .
Igreja da Matriz | Centro Histórico. ... .
Casa da Flor. ... .
Museu da Aviação Naval. ... .
Praça do Canhão. ... .
Casa do Artesão. ... .
Casa da Cultura..