Como é feita uma usina hidrelétrica?

Os engenheiros levam em consideração o comportamento da água quando planejam as usinas hidrelétricas.

Essas usinas aproveitam o potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.

Nelas, a força das águas represadas dos rios é utilizada para a produção de energia elétrica. Essas usinas são responsáveis por mais de 70% de toda a energia elétrica gerada no país e cerca de 20% da eletricidade mundial. Alem disso não é poluente, é renovável, e permite controlar a vazão dos rios através das barragens, minimizando os efeitos das enchentes.

Você sabe como funciona uma hidrelétrica?

Inicialmente represa-se uma grande quantidade de água em um imenso tanque, cuja base é bem mais larga que a parte de cima. As usinas são construídas abaixo do nível das represas, já que, quanto maior for a profundidade, maior será a pressão exercida pela água. Quando as comportas são abertas, a água sai sob grande pressão. Sob as comportas são colocadas as turbinas, grandes máquinas cuja parte principal é uma roda imensa. A queda da água faz com que as rodas girem, esse movimento gera energia elétrica que é distribuída para as cidades.

Quais são as desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica?

Como é feita uma usina hidrelétrica?

As desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica são:
- Desapropriação de terras produtivas pela inundação;
- impactos ambientais (fauna e flora) - perda de vegetação e da fauna terrestres;
- impactos sociais (realocação e desapropriação de moradores);
- interferência na migração dos peixes;
- alterações na fauna do rio; e
- perdas de heranças históricas e culturais, alterações em atividades econômicas e usos tradicionais da terra.

Quais são os impactos ambientais na construção de uma usina?

Para construir represas e usinas é preciso alagar uma área enorme para formar o lago, e muitas vezes mexer no caminho que o rio faz. O lago, também chamado de reservatório, é formado pelo represamento das águas do rio, através da construção de uma barragem. Essa alteração do meio ambiente atrapalha a vida dos bichos e das plantas da região, além de mudar radicalmente a paisagem, muitas vezes destruindo belezas naturais. Também saem prejudicadas as pessoas que moram por perto e têm que se mudar por causa da inundação.

Como é feita uma usina hidrelétrica?

Usina Hidroelétrica de Itaipu

Como é feita uma usina hidrelétrica?
  
Como é feita uma usina hidrelétrica?

Como é feita uma usina hidrelétrica?

Como é feita uma usina hidrelétrica?

Como referenciar: "Usinas Hidrelétricas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 25/12/2022 às 01:16. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua3_2.php

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS

Atendendo à sua funcionalidade, as usinas hidrelétricas são classificadas em:

  • Usinas a fio d'água:

O funcionamento da usina se adapta totalmente e a todo o momento ao regime de caudais que corre pelo rio, sem alterá-lo. Essas usinas não possuem, portanto, uma capacidade significativa de armazenamento e têm um funcionamento contínuo, embora variável ao longo do ano. A energia produzida não pode se adaptar às necessidades de cobertura da demanda elétrica.

  • Usinas com reservatório:

Nesse caso específico, sim é possível armazenar água e regular seu funcionamento para atender às necessidades de gestão da demanda. A capacidade de armazenamento é obtida por meio de uma represa situada a montante da usina e dependendo de sua capacidade se fala de regulação sazonal, anual e, inclusive, hiperanual.

  • Usinas reversíveis ou de bombeamento:

Essas instalações, além de gerarem energia, são capazes de acumular energia elétrica bombeando água para uma represa superior.

VANTAGENS DA ENERGIA HIDRELÉTRICA

As usinas hidrelétricas têm várias vantagens e aspectos positivos:

 Reutilização:
Trata-se de um recurso proveniente da água da chuva, e, além disso, a água utilizada no processo pode voltar a ser utilizada.

 Duração:
As instalações hidrelétricas têm uma longa vida útil.

 Sustentável:
A energia hidrelétrica ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

 Flexibilidade:
Os recursos hidráulicos facilitam a gestão dos picos de demanda energética uma vez que podem utilizar a água represada de forma flexível.

 Controle:
As represas são especialmente úteis no momento de regular o caudal de um rio para evitar, por exemplo, cheias perigosas.

 Custos:
Embora o investimento necessário para pôr em funcionamento uma usina hidrelétrica seja alto — seu desenvolvimento envolve a construção de pântanos, barragens, canais, etc.—, os custos operacionais são baixos.

 Apoio:
Sua flexibilidade operacional representa um complemento e um apoio essencial para o desenvolvimento de outras tecnologias renováveis de geração intermitente como a energia solar fotovoltaica e a eólica.

A aposta da Iberdrola na tecnologia hidrelétrica remonta às suas origens e faz parte de seu compromisso com a geração de uma energia 100% renovável, sem emissões contaminantes na atmosfera, que reduz a dependência energética do exterior, além de ser capaz de responder às necessidades da demanda em tempo real, representando, dessa forma, uma ferramenta fundamental para aumentar a segurança e garantir o fornecimento elétrico.

O grupo planeja ter 14 GW de capacidade hidrelétrica instalada até 2025, incluindo as usinas hidrelétricas tradicionais e o sistema de bombeamento.


 Usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu

 Projeto Tâmega

 Usinas de bombeamento hidrelétrico(*)

Como é feito usina hidrelétrica?

A água ativa as turbinas, gerando energia mecânica, e sai dela, terminando em um canal de descarga, através do qual é devolvida ao fluxo. Diretamente conectado à turbina, está o gerador elétrico rotativo (alternador), que transforma em energia elétrica a energia mecânica recebida pela turbina.

O que é necessário para gerar energia em uma hidrelétrica?

A energia hidrelétrica é aquela que é gerada ao transformar a força da água em energia elétrica. Para aproveitar tal força, são construídas grandes infraestruturas hidráulicas capazes de extrair o máximo potencial desse recurso renovável, livre de emissões e que se origina na própria área.

Quais são os processos de transformação de energia na usina hidrelétrica?

Energia Cinética Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.

Como é feita a produção de energia?

A eletricidade é obtida por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor). Exemplos da geração de energia são a energia hídrica, que movimenta turbinas para gerar energia, e a energia fotovoltaica, que utiliza o sol como fonte de energia.