Como e chamado o conjunto de fatores bióticos e abióticos?

Índice

Introdução

Entende-se por ecossistema o conjunto de fatores bióticos e abióticos que se interagem em uma determinada localidade ou região.

Pode ser entendido também como o conjunto de comunidades existentes em uma região junto com os fatores ambientais e climáticos disponíveis.

Desde o século XIX, o estudo da unidade de todos os seres vivos e sua relação com demais fatores na natureza busca nomear essa unidade ou esse sistema, mas apenas em 1935 o termo ecossistema foi proposto pelo ecologista Arthur Tansley.

Conceito de Ecossistema

O conceito inicial de ecossistema foi definido como um conjunto de elementos funcional básico, formado pelos componentes bióticos e abióticos, sendo considerado a unidade básica ao redor da qual se pode organizar, analisar e estudar a ecologia e seus mais variados aspectos.

Dessa forma, por se tratar do conjunto de fatores bióticos e abióticos de um determinado lugar, o ecossistema pode abranger desde imensas florestas (macrossistemas), como locais pequenos como alguns centímetros de serapilheira ou uma simples poça d'água (microssistema).

Portanto, independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos.

Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos. Com isso, nem todo sistema biológico pode ser chamado de ecossistema caso não seja autossuficiente e não possua autorregulação.

Um exemplo disso é um aquário fechado que, uma vez que é esquecido e não tenha uma ação antropogênica para ajustar as condições e características. Ele entra em colapso com o tempo.

Todos os componentes de um ecossistema podem ser agrupados em dois grandes grupos, formando os fatores:

Bióticos

Compreende todos os seres vivos e organismos que sobrevivem no ecossistema, como plantas, fungos, bactérias, protozoários e animais.

Abióticos

Todos os demais fatores não vivos que são fundamentais para a sobrevivência dos fatores bióticos. Compreende as características ambientais do ecossistema, como clima, recursos hídricos, nutrientes, umidade, composição do solo, temperatura, pH e composição atmosférica, etc.

O ecossistema pode ser classificado em:

  • Ecossistema aquático: Quando localizado em rios, lagos e oceanos;
  • Ecossistema terrestre: Quando localizado no solo como florestas, desertos e pastagens.

Componentes de um Ecossistema

Um Ecossistema deve apresentar um conjunto de fatores que garantem a sua estabilidade, autossuficiência e autopreservação.

Clima

O regime climático determina temperatura, umidade, luminosidade, incidência de chuvas e outras características físicas do ambiente.

Substâncias inorgânicas

Compostos que mesmo encontrados em pequenas quantidades são fundamentais para diversos processos tanto ambientais quanto metabólicos para os organismos que compõem o fator biótico do ecossistema, como cálcio, magnésio, ferro, entre outros.

Compostos Orgânicos

Substâncias constituídas predominantemente de carbono e que ligam os fatores bióticos e abióticos no ciclo de matéria e energia dentro do ecossistema;

Produtores

Organismos que produzem o próprio alimento e armazenam a maior quantidade de energia dentro do ecossistema. São considerados a base do ecossistema tanto em nível energético quanto de biomassa.

Fagótrofos

Organismos chamados heterótrofos que se alimentam de outros organismos (produtores ou outros fagótrofos).

Sapropélicos

Organismos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição, chamados assim de decompositores.

A união dos produtores, fagótrofos e sapropélicos constituem a biomassa do ecossistema.

Tipos de Ecossistema (Principais Biomas)

Um conceito que costuma ser confundido com ecossistema dentro da ecologia é o termo bioma. Enquanto que ecossistema é uma comunidade formada pelo conjunto de fatores bióticos e abióticos de uma determinada localidade ou região, bioma é a maior unidade geográfica com um tipo de vegetação característica, podendo ser um conjunto de ecossistemas relacionados e semelhantes.

Como o termo ecossistema está relacionado ao conjunto de fatores vivos e não-vivos presentes em um local, ele pode ser atribuído a uma região pequena como uma poça d'água ou a água de uma bromélia, já o bioma é sempre caracterizado como uma grande extensão de terra possuindo características climáticas e de vegetação.

Em termos comparativos, todo bioma é um ecossistema (ou um conjunto de ecossistemas), mas nem todo ecossistema é um bioma.

Como e chamado o conjunto de fatores bióticos e abióticos?
Ecossistemas Terrestres.

Deserto

Região de pouca precipitação pluviométrica. São geralmente quentes e áridos, com solo composto predominantemente por areia e devido a pouca umidade, os vegetais encontrados são adaptados para sobreviverem com pouca água como as cactáceas.  

Deserto do Saara.

Floresta Temperada

Localizadas em regiões de clima temperado, as florestas temperadas possuem estações do ano bem definidas (primavera e verão quentes e úmidos, outono e inverno secos e frios; vegetação é composta predominantemente por carvalhos e nogueiras; solo rico em nutrientes).

Floresta Temperada em Oregon, EUA.

Floresta Tropical

Ecossistema de temperatura média e quantidade significativa de chuva. São caracterizadas por serem quentes e úmidas. Apresenta alto nível de biodiversidade. A Floresta Amazônica é um tipo de Floresta Tropical.

Floresta Tropical na Austrália.

Estepe e Pradaria

Caracterizado por ser um ecossistema de planície vasta e aberta, com poucas ou nenhumas árvores, as que são encontradas, geralmente, estão na forma de arbustos. Composto predominantemente por gramíneas e capins que servem de pastagem natural para animais de pastoreio.

Pradaria.

Savana

Também chamada de Cerrado, é uma região de vegetação composta predominantemente por gramíneas com árvores espaçadas e arbustos isolados. Possui temperatura elevada e animais herbívoros que se alimentam de gramíneas e os consumidores naturais desses herbívoros.

Savana localizada na Tanzânia.

Tundra

Bioma de baixas temperaturas, dias longos e estações curtas de desenvolvimento de árvores. Por isso, a vegetação é composta por plantas de pequeno porte como arbustos, algumas gramíneas, musgos e liquens.

A fauna geralmente é composta por animais migratórios, que se alojam na Tundra apenas durante o curto verão e no restante do ano migram para lugares mais quentes. Também é possível encontrar alguns anfíbios e répteis.

Tundra do Alasca. 

Ecossistemas Aquáticos

Água Doce

Engloba desde pequenos córregos e lagos até grandes geleiras e rios. Apresentam características dependentes do reservatório, lagos com água parada, rios com correnteza e vegetação composta por algas e plantas aquáticas

Água Salgada

Ecossistema presente nos mares e oceanos que formam 71% da superfície da Terra. Apresentam variação de acordo com a profundidade como Zonas Litorâneas, Oceânicas entre outras. Vegetação característica: algas, além de outros organismos que formam os corais.

Biomas Brasileiros

Caatinga

Bioma presente no Nordeste brasileiro. Apresenta temperaturas elevadas, solo arenoso e clima seco, com vegetação adaptada à escassez de água.

Queimadas,Paraíba.

Cerrado

Savana brasileira e segundo maior bioma do país indo do Norte (Amapá) até parte do Sudeste (São Paulo). Possui clima tropical, com temperaturas elevadas e períodos chuvosos e de seca. A vegetação conta com árvores baixas e espaçadas, gramíneas e arbustos.

Parque Nacional das Emas, Goiás.

Floresta Amazônica

Bioma presente em muitos países da América do Sul. No Brasil está na região Norte. É considerada a maior floresta tropical do mundo. Com clima tropical e úmido.

Manaus (AM).

Mangue

Bioma de regiões alagadiças, presente em toda costa litorânea do Brasil.

Planta Mangue característica desse bioma presente na Bahia.

Mata Atlântica

Corresponde a cerca de 20% do território brasileiro. Tem como característica a formação de uma floresta densa e fechada e possui a maior biodiversidade dos biomas brasileiros. Está presente na região nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do país.

Mata Atlântica da Serra do Mar, Paraná.

Mata das Araucárias

Presente na região sul do país, com temperaturas mais baixas. Também chamada de Mata dos Pinhais, tem como característica principal a presença de gimnospermas conhecidas como araucárias.

Almirante Tamandaré, Paraná.

Mata dos Cocais

Localizado no Nordeste brasileiro. A principal característica desse bioma considerado de "transição" é a presença de cocais de onde são retiradas cera, glicerina, óleo e alcoóis que servem como fonte de renda para a população local.

Buritis localizados no Maranhão.

Pampa

Também chamado de Campanha Gaúcha. Ocupa apenas o Estado do Rio Grande do Sul, além do Uruguai e da Argentina. Possui clima subtropical e sua principal característica é a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e poucas árvores apenas de pequeno porte. Esse tipo de bioma é considerado Estepe ou Pradaria do Brasil.

Província Argentina de La Pampa, Argentina.

Pantanal

É o menor bioma brasileiro, está localizado na região centro-oeste do país. Possui clima tropical, grande índice pluviométrico, verão quente e chuvoso e inverno frio seco. Na época de chuva fica praticamente todo alagado. Nos períodos de seca os rios secam, dando uma característica barrenta e pantanosa no bioma.

Pantanal localizado no Mato Grosso do Sul.

Exercício de fixação

ENEM/2012

Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

A Cascas finas e sem sulcos ou fendas.

B Caules estreitos e retilíneos.

C Folhas estreitas e membranosas.

D Gemas apicais com densa pilosidade.

E Raízes superficiais, em geral, aéreas.

O que é um conjunto de ecossistemas?

Ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos. O termo ecossistema é originado a união das palavras "oikos" e "sistema", ou seja, tem como significado, sistema da casa. Ele representa o conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço.

São classificados como fatores bióticos e abióticos nesse bioma?

Bióticos – Está relacionado aos seres vivos das comunidades como plantas, animais e bactérias, que por sua vez desempenham papeis diferentes no ecossistema. AbióticosSão fatores externos fundamentais para a sobrevivência das espécies como água, sol, solo, gelo, vento etc.

O que é o conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si formando um sistema equilibrado?

O termo bioma pode ser conceituado como: a) O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.

Como é chamado o conjunto de fatores bióticos e abióticos?

Entende-se por ecossistema o conjunto de fatores bióticos e abióticos que se interagem em uma determinada localidade ou região.