Como criar um website passo a passo PDF

1 E APOSTILA DE DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES UNIDADE I -FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES 1) Padrões Web e xHTML Os documentos HTML são arquivos que utilizam tags para marcar elementos do HTML. Estas tag são interpretadas pelo navegador que por sua vez, exibe ao usuário o documento legível. As marcações das tags e a exibição do navegador devem estar em conformidade aos padrões definidos pelo World WideWeb Consortium (W3C), organização que normatiza muitas das tecnologias utilizadas na web. O HTML por si só, não possui regras rígidas e rápidas em relação a tags, podendo contar tags maiúsculas, minúsculas, tag não fechadas ou uma mistura de tudo isto. Então surge o xHTML, abreviatura de Extensible Hipertext Markup Language, mais rigoroso e com regras adicionais, surgiu com a premissa de melhor organizar e tornar mais legíveis os arquivos HTML. GRANNEL (2009), acredita que esta rigorosidade do xHTML o torna mais fácil de aprender, "porque você não tem que se preocupar com...

100% found this document useful (1 vote)

302 views

61 pages

Original Title

Manual criação de sites web.pdf

Copyright

© © All Rights Reserved

Available Formats

PDF, TXT or read online from Scribd

Share this document

Did you find this document useful?

100% found this document useful (1 vote)

302 views61 pages

Manual Criação de Sites Web PDF

Original Title:

Manual criação de sites web.pdf

Jump to Page

You are on page 1of 61

You're Reading a Free Preview
Pages 7 to 13 are not shown in this preview.

You're Reading a Free Preview
Pages 18 to 34 are not shown in this preview.

You're Reading a Free Preview
Pages 38 to 39 are not shown in this preview.

You're Reading a Free Preview
Pages 46 to 49 are not shown in this preview.

You're Reading a Free Preview
Pages 53 to 59 are not shown in this preview.

Reward Your Curiosity

Everything you want to read.

Anytime. Anywhere. Any device.

No Commitment. Cancel anytime.

Como criar um website passo a passo PDF

dez 02, 2022

Andrei L.

34min de leitura

Como criar um website passo a passo PDF

Como criar um site é uma pergunta muito recorrente para quem quer começar um negócio na internet. Por conta disso, é crucial fazer um planejamento sólido, estudar o cenário digital e analisar quais são as melhores ferramentas para conquistar seus objetivos. Então…

Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis

  • Como Criar um Site?
  • Tutorial em Vídeo
  • Por Que Seu Negócio Precisa de Um Site? 
  • 1. Defina o Objetivo do seu Site
  • 2. Registre Um Nome de Domínio
  • 3. Escolha o Serviço de Hospedagem
  • 4. Instale e Configure a Plataforma do Seu Site
  • 10 Dicas de Como Fazer Seu Site Crescer
  • Como Criar um Site – Perguntas Frequentes

Como Criar um Site?

Em termos gerais, você precisa seguir 6 passos básicos para criar um site. São eles:

  1. Defina o objetivo do seu site
  2. Registre um domínio
  3. Escolha o serviço de hospedagem
  4. Instale e configure a plataforma do seu site
  5. Produza o conteúdo
  6. Otimize e promova seu site

Neste guia, você mesmo vai fazer um site de sucesso. Vamos mostrar como criar um site usando 2 métodos:

  • Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, como WordPress);
  • Criador de Sites.

Cada um desses meios é único e tem seus próprios pontos positivos e negativos. É por isso que vamos destacar os aspectos mais importantes na criação de sites para facilitar o processo para você.

Você não terá problemas em colocar seu site online hoje mesmo. Vamos começar!

Tutorial em Vídeo

Por Que Seu Negócio Precisa de Um Site? 

O Brasil tem mais de 130 milhões de usuários na internet. Não seria interessante que um site sobre o seu negócio, mostrando os produtos e serviços que você oferece, esteja disponível para todos esses clientes em potencial?

É muito provável que a maioria desses usuários use a internet diariamente para buscar informações sobre produtos, serviços, preços e comparativos entre marcas. Eles simplesmente digitam o que procuram nos buscadores e começam a filtras as opções mais atraentes.

Ter um site garante que você esteja não apenas entre as opções de ofertas de produtos e serviços de qualidade, como também ajuda a construir um relacionamento de confiabilidade e credibilidade da sua marca com os usuários. E isso é essencial para ter sucesso online.

Abaixo está o passo a passo para você mesmo criar um site do zero.

1. Defina o Objetivo do seu Site

Como criar um website passo a passo PDF

Pergunte-se a si mesmo, sobre o que será o meu site? O que eu quero abordar e mostrar com ele?

Existem diversas ideias de site por aí. E com o plano certo, todas as ideias podem inclusive se tornar um negócio para ganhar dinheiro.

Comece definindo claramente qual o propósito do seu site e o que você espera deste seu projeto. Alguns dos tipos de sites são:

  1. Loja Virtual. eCommerces são alguns dos sites mais visitados hoje em dia. Com a popularidades dos serviços de dropshipping, todo mundo tem a oportunidade de começar um negócio online. Você pode vender tanto produtos digitais quando físicos para clientes de qualquer lugar do mundo (o que não seria tão fácil caso você abra uma loja física).
  2. Blogs. Muitos sites de sucesso começaram sua jornada com uma pesquisa bem simples: como criar um blog. Aqui você pode abordar uma variedade gigantesca de tópicos, de negócios (por exemplo, afiliados ou análises de produtos) a hobbies (viagem, culinária, música, livros ou games).
  3. Educational. Domina alguma habilidade específica? Você pode criar cursos online ou um site com algum tipo de assinatura para membros. Se você é fã de algum hobby ou é especialista em algum campo, criar um site educacional pode ajudar você a se estabelecer como uma referência no seu nicho de atuação.
  4. Notícias. Numa era de gigantesca troca de informações pela internet, começar um site de notícias é mais fácil do que nunca. Se publicar histórias interessantes e quem chamem a atenção das pessoas é sua paixão, ter um site de notícias vai facilitar a sua vida em ter um negócio online.
  5. Comunidades Online. O número absurdo e crescente de comunidades online é uma mensagem bem clara de que a coisa mais importante é começar. Como ter uma audiência gigantesca leva algum tempo, quanto mais cedo você começar nessa jornada melhor.
  6. Portfólios. Exibir suas habilidades e capacidades pode melhorar sua visibilidade e presença online. Além disso, portfólios online podem dar vantagens em entrevistas, competições e negociações nos eu nicho.

Diferença entre site e blog

Um site e um blog são parecidos, mas possuem suas particularidades de criação, layout e na finalidade de uso pelo usuário. Entenda quais são as diferenças entre eles e saiba qual o modelo de página mais indicado para seu negócio.

.

2. Registre Um Nome de Domínio

Como criar um website passo a passo PDF

Antes de criar um site, você vai precisar de um nome de domínio bastante atraente.

Para conseguir um domínio, você precisa:

  1. Fazer um brainstorm de ideias;
  2. Acessar uma ferramenta de registro de domínio;
  3. Fazer uma pesquisa de nome de domínios na própria ferramenta;
  4. Escolher a melhor opção;
  5. Finalizar o pedido e prosseguir com o registro de domínio.

Como criar um website passo a passo PDF

Encontrar o nome de domínio ideal pode ser bem desafiante. Abaixo estão algumas dicas básicas para ajudar na sua escolha:

  1. Dê preferência para a extensão .com.br: Por ser a TLD mais popular no Brasil, com domínio .com.br vai ser mais fácil os visitantes lembrarem do seu site. Mas você também pode escolher qualquer outra extensão de domínio.
  2. Verifique nomes parecidos com o seu. Ao escolher um nome, avalie quais erros as pessoas cometeriam ao pesquisar pelo seu domínio e quais outras alternativas similares existem, para garantir que todo o tráfego seja mesmo para você e não para outro site.
  3. Faça um nome curto. Quanto mais curto e marcante o nome do seu site for, melhor para o seu negócio. Nomes muito longos são difíceis de memorizar.
  4. Evite hifens e números. Só os use em caso de extrema necessidade, pois eles aumentam as chances de pesquisarem o seu site de forma errada e não te encontrarem.

Para um passo a passo mais detalhado sobre isso, acesse o guia completo de como como criar e registrar um domínio.

3. Escolha o Serviço de Hospedagem

Há diversos tipos de hospedagem de sites, mas tudo depende do tamanho do seu site e de quanto você quer investir agora.

Para esclarecer sobre o plano de hospedagem de sites, vamos mostrar três serviços de da Hostinger que se encaixam com projetos iniciantes, de médio até grande porte.

Hospedagem Compartilhada

Como criar um website passo a passo PDF

A ideia da hospedagem compartilhada é como se tivesse diversos sites dividindo o mesmo espaço. 

Essa é a opção ideal sites em fase inicial e de médio porte. É como um servidor que guarda sites de vários usuários ao mesmo tempo. Pense nele como um transporte público, como um ônibus ou uma linha de metrô.

Neste tipo de hospedagem, todos os sites usam da mesma fonte de recursos de um servidor físico. Isso permite que o serviço seja mais barato que os outros tipos, embora também tenha algumas limitações.

O Que Você Recebe? 

A hospedagem compartilhada oferece uma variedade de ferramentas que vão ajudar você  fazer um site. Entre elas:

  • Instalador de um clique. Esse recurso facilita sua vida na hora de configurar e instalar sua loja virtual, a plataforma de site que você escolher, blog, fóruns, ou qualquer que seja o objetivo do seu site.
  • Gerenciador de acesso. Quando for trabalhar em um projeto com múltiplas pessoas, dividir uma conta pessoa pode ser um pouco arriscado. Ter o gerenciador de acesso resolve esse problema delimitando as permissões de usuário.
  • Gerenciador de arquivo e FTP. Ajudará a editar seus arquivos e diretórios em gerenciadores de arquivos ou você também pode usar um cliente FTP da sua preferência, como o FileZilla.
  • Backups semanais. Atente-se para os backups, isso vai garantir a segurança dos seus arquivos e banco de dados com backups semanais automáticos.
  • Gerenciador de cache. O cache faz com que o seu site carregue as páginas mais rapidamente. Site mais rápido, visitantes mais felizes, resultados melhores!
  • Registro de domínio grátis. Alguns provedores oferecem domínio grátis e isso te ajuda a começar economizando.
  • Painel de controle. Busque um painel personalizado que vai ajudar você a gerenciar tudo com a máxima eficiência.

Quais tipos de sites precisam de hospedagem compartilhada?

De forma geral, a hospedagem compartilhada é ideal para um ponto de partida para projetos do zero, que não vão receber muito tráfego inicialmente.

Hospedagem Cloud

Como criar um website passo a passo PDF

Um dos nossos mais recentes lançamentos, a hospedagem de um servidor cloud preza pela simplicidade da hospedagem compartilhada ao mesmo tempo em que entrega um servidor potente.

Com a ajuda da computação na nuvem, essa solução oferece o uptime mais confiável, pois ela mantém uma cópia do seu site em diferentes servidores físicos que trabalham em conjunto. Caso algum servidor deixe de funcionar, os servidores restantes garantem que tudo fique bem e seu site não saia do ar.

O Que Você Recebe? 

  • Endereço de IP dedicado. O IP dedicado ao seu servidor será único e somente dado a você.
  • Recursos exclusivos. Os recursos que você tem aqui serão inteiramente dedicados a você. Ninguém mais terá acesso ao que você tem, algo que garante a plenitude do serviço a todo momento.
  • Certificado SSL. Mantenha os dados e as informações dos seus visitantes em segurança. Os usuários (e o Google) amam um ambiente seguro.
  • Integração com CloudFlare. Serve como uma camada extra de proteção contra ataques DDoS, WAF, ferramentas de monitoramento e outros recursos avançados.

Quais tipos de sites precisam de hospedagem cloud?

Negócios que dependem de grande estabilidade e disponibilidade online. Se você espera receber uma muito tráfego, a hospedagem cloud é a escolha certa.

Se você procura por muito poder sem se preocupar com questões técnicas, essa opção de hospedagem é a sua melhor companhia.

Hospedagem VPS

Como criar um website passo a passo PDF

VPS significa Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual) e oferece mais controle e liberdade ao usuário. Mas para essa, você precisa ter conhecimentos técnicos sobre comandos SSH.

De uma maneira geral, um servidor VPS oferece a maior gama de personalizações dentre todas as soluções. Desde o gerenciamento de sistemas operacionaisaté complementos de softwares que vão estar dentro das opções de controle do acesso root pelo usuário.

O Que Você Recebe?

  • IP dedicado. Cada VPS exige um IP único e você não compartilha com mais ninguém.
  • Instalação OS com 1 clique. Procure pela simplicidade, ou seja, autoinstalador de um clique. Você pode usar o sistema operacional da sua preferência, dentro das opções de distribuição do Linux.
  • Backups de servidor. Esse benefício ajuda a manter seus arquivos salvos com funções de backup e restauração.
  • Recursos isolados. Recursos exclusivos para o usuário. Ou seja, nada do seu projeto é compartilhado com outros usuários da internet ou do serviço de VPS.
  • Liberdade de construir seu próprio ambiente de trabalho. Acesso root permite você configurar e personalizar o servidor de uso como quiser.

Quais tipos de site precisam de hospedagem VPS?

Negócios que dependem de grande estabilidade e disponibilidade online. Se você espera receber uma muito tráfego, a hospedagem cloud é a escolha certa.

Se você procura por muito poder sem se preocupar com questões técnicas, essa opção de hospedagem é a sua melhor companhia.

Você sempre pode começar seu projeto numa hospedagem grátis. Os recursos são suficientes para experimentar o serviço de hospedagem e ainda fazer uma primeira versão do seu site. Com o tempo, precisando de mais recursos, você pode usar um cupom Hostinger para migrar para um plano de hospedagem melhor economizando no processo

4. Instale e Configure a Plataforma do Seu Site

Agora você começa a construção do seu site. Tudo o que você escolher vai impactar nos resultados finais.

Você precisará escolher entre as plataformas para criar seu site, são elas:

  1. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Indicados para blogs e sites que publicam muitos conteúdos e artigos multimídia. Alguns exemplos que se destacam são o WordPress, Joomla e o Drupal.
  2. Plataforma de loja virtual. Se você quer fazer uma loja online, esse é o software que você vai usar. Alguns exemplos notáveis são o WooCommerce, Magento e PrestaShop.
  3. Criador de Sites. Um jeito fácil de saber como criar um site sem precisar entender de programação. Basta arrastar e soltar elementos de página e usar muitos elementos de personalização.
  4. Sites que você mesmo desenvolve. Se programação é algo que você domina, fazer um site usando seus conhecimentos com desenvolvimento e linguagens de programação é uma ótima ideia. Você pode implementar qualquer função que seja crucial para o sucesso do seu projeto.

Se você já sabe qual será o seu CMS, você pode optar por continuar a leitura já no CMS da sua escolha.

1. Como Criar Um Site Com WordPress

Como criar um website passo a passo PDF

O WordPress tem a fama de ser o CMS mais popular do mundo para fazer qualquer tipo de site.

Muitas pessoas pensam que a a plataforma serve só para blogs, mas isso é um equívoco. Entre vários exemplos, você pode fazer desde uma loja virtual, um portfólio online e um site de entretenimento com o uso de plugins.

Os principais benefícios de usar o WordPress para criar seu site são:

  1. Não exige conhecimento em programação. Mas se você souber como programar e codificar, pode ser muito útil.
  2. É barato. Com diversos plugins e temas gratuitos, o WordPress se torna bem acessível em termos de custos. Você consegue um design bem atrativo e recursos complexos sem gastar nada com isso.
  3. Muitos tutoriais e comunidade de ajuda. Se tiver alguma dúvida ou não souber como fazer algo, você encontra a resposta rápida em minutos. O WordPress tem uma comunidade ativa muito grande, o que facilita encontrar respostas rapidamente.

Instalar o WordPress

Instalar o WordPress é tão simples. Vamos imaginar que você escolher a Hostinger, e vamos instalar o WordPress usando nosso painle de controle, ok? Vamos lá.

Instalar WordPress pelo AutoInstalador

Como criar um website passo a passo PDF

  1. Faça o login em sua conta de hospedagem.
  2. Na seção AutoInstalador, pesquise por WordPress.
  3. Clique para instalar.
  4. Selecione o domínio onde a aplicação será instalada, então clique em próximo para definir outras configurações, como: nome de usuário, senha, email, idioma e título do site. Para concluir é só clicar em Instalar.

Como criar um website passo a passo PDF

É Isso! O WordPress já está instalado.

Agora você precisa criar seu nome de usuário e senha, e definir outras configurações básicas.

Admin Area

Assim que terminar a configuração, digite seunomedesite.com.br/wp-admin e acesse o Painel de Controle do WordPress.

Como criar um website passo a passo PDF

Para acessar, insira os dados que você registrou enquanto fez o processo de instalação.

Como criar um website passo a passo PDF

Com este painel de controle, você poderá controlar tudo que está relacionado ao seu site WordPress.

Extra: Instalando via FTP

  1. Baixe a versão mais recente do WordPress no site oficial.
  2. Utilize um cliente FTP para fazer o upload do arquivo baixado para sua conta de hospedagem. Recomendamos o FileZilla, mas você pode usar qualquer outro cliente. Caso necessite ajuda com qualquer coisa relacionada a FTP, confira este tutorial. Após subir via FTP, descompacte o arquivo e certifique que todos os diretórios e arquivos do WordPress estão na pasta public_html.
  3. Faça o login no painel de controle da Hostinger e vá para seção de Bases de Dados MySQL.
  4. Escolha um nome para o banco de dados, usuário e senha, depois clique em Criar! Pronto, seu banco de dados está criado.
    Como criar um website passo a passo PDF

Agora, vamos instalar o WordPress!

  1. Acesse o seu domínio.
  2. Você verá a mensagem de configuração do WordPress. Clique no botão Vamos lá!.
  3. Agora você deve informar os detalhes do banco de dados que criamos no passo 3. Depois de informar todos os dados corretamente, clique em Enviar. NOTA: o servidor do banco de dados é mysql para as hospedagens compartilhadas hPanel, para cPanel deixe como localhost.
    Como criar um website passo a passo PDF
  4. Prossiga com a instalação até encontrar a tela solicitando algumas informações do seu site, como: título do site, nome de usuário, senha e email. Preencha todos os campos corretamente, e, para concluir, clique em Instalar WordPress.
  5. Sucesso na instalação. Pronto, seu WordPress foi instalado manualmente com sucesso!

E por fim, veja como instalar WordPress no cPanel assistindo o vídeo abaixo.

Temas e Designs

Um das grandes vantagens ao criar um site no WordPress é a variedade de temas que ele oferece. Seja qual for sua ideia de design, você vai encontrar no WordPress.

O repositório oficial de Temas do WordPress tem mais de 6 mil opções e você pode encontrá-las na opção Aparências > Tema no painel de controle.

Como criar um website passo a passo PDF

Ao clicar em Adicionar Novo, você poderá ter uma prévia de como ficará o seu site e fazer a instalação de qualquer um dos temas disponíveis no repositório.

Como criar um website passo a passo PDF
Vai ser fácil encontrar o tema que se encaixa com a sua ideia.

Se você deseja fazer alterações, clique em Aparência > Personalizar.

Como criar um website passo a passo PDF
Edite o menu, widgets e tudo o que precisar no seu site.

Se não consegue escolher o tema certo para seu site, confira nossa lista dos melhores temas gratuitos do WordPress.

Criar Páginas e Conteúdo no WordPress

No WordPress você pode criar três tipos de conteúdo:

  1. Páginas – são a base de qualquer site. Você pode optar por páginas estáticas, como “Sobre Nós”, “Fale Conosco” ou “Início”.
    Como criar um website passo a passo PDF
  2. Posts – crie conteúdos dinâmicos como posts de blogs, guestposts e artigos em geral.
    Como criar um website passo a passo PDF
  3. Mídia – Imagens, vídeos e arquivos de música. Ao fazer upload desses arquivos, você poderá adicioná-los ao seus posts e páginas.
    Como criar um website passo a passo PDF

Plugins e Extensões WordPress

Para aproveitar a biblioteca de plugins e extensões para ter mais recursos e funcionalidades no seu site, clique na seção Plugins, escolher Adicionar Novo e instale novos plugins. Os plugins já instalados podem ser encontrados na seção Plugins Instalados.

Como criar um website passo a passo PDF

Melhores Plugins Para Seu Site WordPress

Aqui está uma lista de 6 ótimos plugins WordPress que vão resolver sua vida na hora de criar um site.

1. Yoast SEO

Este plugin atende todos os requisitos básicos que um site precisa para os mecanimos de busca.

Como criar um website passo a passo PDF

Esse plugin permite:

  • Adicionar meta título e meta descrição aos seus posts e páginas;
  • Visualizar a quantidade de palavras chave inserida no seu artigo;
  • Visualizar a legilibilidade do seu texto;
  • Acesso a dicas de como melhorar o SEO do seu site.
2. All-in-One WP Migration

Essa é uma ferramenta de confiança se você quer fazer a transferência de um site WordPress.

Como criar um website passo a passo PDF

Com este plugin é possível:

  • Fazer backups completos de um site;
  • Restaurar qualquer backup criado com o plugin;
  • Encontrar todos os backups em uma seção;
  • Escolher qual conteúdo/ elemento deve ser importado ou exportado.
3. WooCommerce

Um plugin poderoso que pode fazer um site comum se tornar uma loja virtual.

Como criar um website passo a passo PDF

Com ele você pode:

  • Criar produtos e categorias;
  • Adicionar carrinho de compras;
  • Configurar diversas formas de pagamento;
  • Configurar taxas de entrega e frete.

Para mais detalhes em como usar o plugin e configurá-lo, acesse o tutorial WooCommerce completo.

4. Really Simple SSL

HTTPS, aos poucos, se tornou um padrão para todos os sites. Aqui na Hostinger, você pode comprar um SSL vitalício em apenas um clique. Mas se você quiser usar HTTPS no WordPress, você precisa de um trabalho extra.

Como criar um website passo a passo PDF

A melhor parte é que o Really Simple SSL pode fazer isso por você. O que ele faz:

  • Redireciona todas as solicitações de HTTP para HTTPS;
  • Atualiza as URL’s e Home do seu site;
  • Corrige avisos de conteúdos inseguros.
5. Jetpack

Este plugin tem diversos recursos reunidos e foi criado por desenvolvedores WordPress.

Como criar um website passo a passo PDF

Com este plugin você pode:

  • Ativar compartilhamento em mídias sociais;
  • Receber notificações caso seu site caia;
  • Destacar os posts relacionados com cada artigo;
  • Melhorar imagens (tempo de carregamento e carrossel).
6. Contact Form 7

Dá aos visitantes a oportunidade de entrar em contato com você através de um formulário.

Como criar um website passo a passo PDF

O plugin permite:

  • Criar um formulário de contato personalizado;
  • Gerar shortcode;
  • Ativar reCAPTCHA ou Akismet.
7. Wordfence

Uma extensão desenvolvida para aumentar a segurança do WordPress.

Como criar um website passo a passo PDF

Com a ajuda do Wordfence, você poderá:

  • Realizar verificações de malware/ vírus;
  • Ativar um firewall de aplicativo da web;
  • Configurar proteção de força bruta;
  • Bloquear determinados países ou endereços IP.
8. Easy Table of Contents

Melhore a navegação de páginas e posts fornecendo uma seção de sumário.

Como criar um website passo a passo PDF

Embora o plugin pareça simples, ele possui uma variedade de opções de configuração. Você pode:

  • Escolher os títulos que você deseja incluir;
  • Excluir tabela de geração de conteúdo para determinados posts;
  • Definir um tema e esquema de cores;
  • Adicionar rótulos, hierarquias e muito mais!
9. TinyPNG

Imagens bem otimizadas podem acelerar bastante o seu site. É também uma das tarefas mais simples de otimização do WP.

Como criar um website passo a passo PDF

O plugin  permitirá:

  • Comprimir novas imagens após o upload;
  • Otimizar a mídia existente;
  • Ver estatísticas de economia;
  • Redimensionar imagens com base na largura e altura.
10. bbPress

Dependendo do seu projeto, a criação de um fórum pode ser uma ótima ideia. E existe um plugin perfeito para esta ocasião.

Como criar um website passo a passo PDF

Usando a extensão bbPress, você pode:

  • Integrar uma diretoria do fórum;
  • Atribuir funções aos usuários do fórum;
  • Criar tópicos e tópicos;
  • Enviar e-mails após o registro do usuário.

Se isso é algo que você planeja fazer, nosso guia sobre como configurar um fórum com o WordPress pode ser útil.

11. Beaver Builder

Tem horas que, para adicionar um toque extra a uma página, o editor padrão do WordPress não é suficiente.

Como criar um website passo a passo PDF

O Beaver Builder permite uma interface adicional que permite projetar cada página da maneira que você quiser. Altere facilmente as posições da caixa de texto, aplique CSS/JS e muito mais.

Porém, o WordPress está se atualizando para um novo editor, o Gutenberg.

2. Como Criar Um Site com Joomla

Como criar um website passo a passo PDF

O Joomla é um outro CMS bastante conhecido, considerado um rival do WordPress por muitos anos. E isso aconteceu por uma boa razão, com Joomla você pode:

  1. Criar qualquer tipo de site. Blog, loja virtual, portfólio ou um site para qualquer tema que você achar relevante.  
  2. Encontrar soluções rapidamente. O Joomla tem uma das maiores comunidades ativas na internet. Qualquer resposta que você precisar pode ser encontrada na internet em questão de minutos. Soluções, correções e dicas estão a apenas alguns cliques de distância.
  3. Implementar novos recursos sem precisar saber de programação. A simplicidade do Joomla garante que até mesmo os iniciantes possam criar um site responsivo e que atraia muitos visitantes.

Instalação

O jeito mais simples de instalar o Joomla é pelo Autoinstalador. Na Hostinger, você encontra essa ferramenta no painel de controle da sua hospedagem de sites.

Como criar um website passo a passo PDF

Preencha os campos necessários para criar um usuário administrador e continue com a instalação.

Como criar um website passo a passo PDF

Isso é tudo o que você precisa para completar esse processo e instalar o Joomla!

Área de Administrador

Para encontrar a área de administrador do seu Joomla agora instalado, navegue pela URL seudominio.com/administrator (em que a parte seudominio é o nome do domínio do seu site).

Como criar um website passo a passo PDF

Coloque as credenciais de acesso (nome de usuário e a senha) para acessar seu painel de controle no Joomla.

Como criar um website passo a passo PDF

Temas e Visual

O Joomla tem dois temas (templates) por padrão, embora eles sejam um pouco simples demais e podem não fornecer alguns recursos essenciais a você.

Ainda que o Joomla não tenha uma uma biblioteca de temas integrada ao seu painel de controle, você pode encontrar vários temas disponíveis pela internet. Alguns dos lugares que você pode visitar são o JoomDev e o ASTemplates.

Para instalar um tema no Joomla, navegue até a seção Install Extensions (Instalar Extensões).  

Como criar um website passo a passo PDF

Aqui, você pode escolher três métodos de instalação. São eles:

  1. Upload Package File (Upload do Pacote de Arquivo). Arraste e solte um tema da sua preferência e o Joomla vai instalar tudo automaticamente.
  2. Install from Folder (Instalar de uma Pasta). Faça upload do arquivo do tema para um local específico dentro da sua conta de hospedagem de sites.
  3. Install from URL (Instalar de uma URL). Se você tiver um link direto de onde o arquivo do seu tema está, basta colocar esse mesmo link no campo indicado.

IMPORTANTE: Tenha cuidado quando for usar temas de fontes terceiras. Recomendamos dar prioridade de temas disponibilizados em comunidades especializadas. Ou, então, de grupos que você confia.

Artigos e Conteúdos

O CMS Joomla permite que você crie 3 tipos de conteúdos instantaneamente. São eles:

  1. Artigos. São as publicações mais básicas que você pode ter no Joomla (equivalem aos posts do WordPress). Você consegue adicionar cada artigo a certas categorias e também tags, que ajudam tudo a ficar mais organizado.
    Como criar um website passo a passo PDF
  2. Categorias. Seções que você pode agrupar seus conteúdos de acordo com os assuntos deles. Isso vai manter seus visitantes mais engajados. E permite que eles encontrem conteúdos relacionados de forma mais rápida.
    Como criar um website passo a passo PDF
  3. Mídia. Aqui você pode fazer upload de fotos, vídeos, áudios, PDFs e qualquer outro tipo de conteúdo visual. Mais tarde, basta adicioná-los aos conteúdos individuais que você quiser.
    Como criar um website passo a passo PDF

Extensões e Módulos

Por último, mas não menos importante, veja como adicionar recursos extras no seu novo site feito no Joomla. Ainda bem que não é difícil. Pelo contrário: é moleza.

O Joomla oferece uma variedade de extensões grátis e pagas que você pode instalar diretamente pelo painel de controle do CMS. Você só precisa instalar um módulo extra que aparece assim que você entra na seção Install Extensions (Instalar Extensões).

Como criar um website passo a passo PDF

Quando fizer isso, você terá acesso a uma grande biblioteca de plugins que vão estar organizados em categorias.

Como criar um website passo a passo PDF

Melhores Extensões Joomla Para Seu Site

Abaixo estão 8 das melhores extensões do Joomla que você pode usar para melhorar a fluidez de uso do CMS.

  1. Akeeba Backup

Uma ferramenta poderosa que cuida de todos os backups e migrações que você precisar. Usando a extensão Akeeba Backup, você pode:

  • Criar um backup inteiro do seu site;
  • Restaurar seu site em qualquer servidor que suporte o Joomla;
  • Excluir certas pastas/arquivos ou tabelas de banco de dados;
  • Escolher certos tipos de formatos de compressão de dados.
  1. Breezing Forms

Dependendo do tipo do seu site, permitir que os visitantes entrem em contato com você é uma ótima maneira de encontrar novas oportunidades. Com o plugin Breezing Forms,  você pode:

  • Criar e inserir um formulário de contato;
  • Proteger contra spams usando o CAPTCHA;
  • Fazer e publicar um formulário para juntar feedbacks;
  • Usar uma variedade de exemplos pré-definidos.
  1. J2Store

Quando começar a ter uma audiência mais fiel, pode ser que você queira monetizar seu site ou começar a vender produtos. Com o plugin J2Store, você pode:

  • Usar a interface dos conteúdos para adicionar produtos e categorias para eles;
  • Configurar vários tipos de pagamentos e uma página de checkout;
  • Configurar cotações de impostos para localidades e para moedas de outros países.
  1. DJ-ImageSlider

Imagens de alta qualidade pode ajudar você a impressionar e a captar a atenção dos seus leitores. Uma ótima forma de fazer isso é com slider e slideshows. Com o plugin DJ-ImageSlider, você ganha:

  • Compatibilidade com os principais navegadores;
  • Uma interface simples de usar, com um sistema do tipo arrasta e solta;
  • Várias opções de personalização de imagens;
  • Colocar imagens e galerias em qualquer seção do seu site.
  1. JHCOptimize

Ter um site rápido é algo que você vai querer ter. Assim, você deixa seus leitores mais felizes e entusiasmados a voltar à sua página. A extensão JCH Optimize vão melhorar o desempenho do seu site por:

  • Combinar arquivos CSS/JS em um só;
  • Aplicar compressão geral de arquivos;
  • Adicionar imagens de fundo em um único painel.
  1. sh404SEF

Uma extensão que vai ajudar você a aproveitar o máximo possível do SEO que um site feito no Joomla pode oferecer. Algumas das funções principais do sh404SEF incluem:

  • Gerenciamento de meta-título e meta-descrição;
  • Integração com Google Analytics e Tag Manager;
  • Redirecionamento automático de páginas com erro 404;
  • Páginas personalizadas para erros comuns (como o 404, o 500 e assim por diante).
  1. EasyBlog

Se fizer um blog, você pode expandir as funções e recursos da plataforma com o plugin EasyBlog. Com ele, você tem:

  • Uma interface nova e melhorada para as páginas de conteúdo;
  • Suporte ao Google AMP e ao Facebook Instant Article;
  • Uma ferramenta de migração que facilita a transferência de arquivos de outras plataformas (ex: WordPress);
  • Integração com mídias sociais (como Facebook, Twitter, Pinterest e Google+).

O EasyBlog não é gratuito para usar. Ele tem apenas uma versão paga.

  1. JFBConnect

As redes sociais são algumas das páginas mais acessadas na internet. Vocẽ não vai querer que seu site fique de fora de todo esse tráfego, não é mesmo? Com a extensão JFBConnect, você vai poder:

  • Criar e configurar contas de usuários usando dados de redes sociais;
  • Habilitar login com um só clique em qualquer rede social;
  • Implementar curtidas, comentários e compartilhamentos pelo Facebook/Twitter/G+;
  • Agendar compartilhamento automático de conteúdos.

O JFBConnect não tem uma versão grátis. Para usá-lo, você terá que

comprá-lo.

3. Como Criar Um Site Com Drupal

Como criar um website passo a passo PDF

O Drupal é também um dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo mais famosos e usados no mundo. Contudo, ele é um pouco diferente.

Enquanto o WordPress e o Joomla dispensam a necessidade de conhecimento em programação para saber como criar um site, o Drupal é o oposto. Ou seja, você precisa entender de linguagens de programação para fazer um site com o Drupal.

Com isso, ele é uma sugestão de CMS bem mais indicada a desenvolvedores com certa experiência.

Algumas das características que fazem o Drupal se destacar são:

  1. Alta flexibilidade e escalabilidade. A plataforma ideal tanto para projetos iniciantes quanto gigantes da web. Se programar e desenvolver sites fazem sentido para você, o Drupal é a escolha mais segura para você.
  2. Gigantesca variedade de templates grátis. Qualquer recurso que você precisar, é certeza que você consegue encontrá-lo.  
  3. Foco em criação e publicação de conteúdo. Você tem liberdade de criação, publicação e gerenciamento de conteúdo. Tudo é acessível no painel de controle do CMS.

Instalação

Na Hostinger, você instala o Drupal pelo seu próprio painel de hospedagem de sites. Basta clicar no ícone do CMS e usar o AutoInstalador para começar o processo de instalação.

Como criar um website passo a passo PDF

Preencha as informações básicas pedidas e crie um usuário administrador. Logo em seguida, você terá acesso ao painel de controle do Drupal, também chamada de área do administrador.

Área do Administrador

Para acessar o painel de controle do Drupal, acesse a URL seusite.com/user/login (substitua seusite pelo domínio do seu site).

Como criar um website passo a passo PDF

Dentro do painel, você consegue controlar tudo o que é referente ao seu site Drupal.

Como criar um website passo a passo PDF

Aparência e Visual

Primeiro de tudo, seu site precisa de um visual bonito. Com o Drupal, você nem vai precisar procurar muito ou passar trabalho para fazer isso. O CMS tem uma biblioteca com cerca de 2500 opções de temas para você usar. E a maioria deles é gratuita.

Como criar um website passo a passo PDF

Para instalar temas no Drupal, você deve:

  1. Navegar até a seção Appearance (Aparência) no menu superior.
  2. Selecionar o botão Install New Theme (Instalar Novo Tema).
  3. Cole um tema ou selecione um do seu computador local.
  4. Clique em Install(Instalar) e finalize a configuração.
Como criar um website passo a passo PDF

Conteúdo e Páginas

Adicionar postagens, escrever artigos e publicar landing pages: você pode fazer tudo isso com o Drupal de uma maneira relativamente fácil. Tudo pela seção Content(Conteúdo).

Como criar um website passo a passo PDF

Logo de cara, você pode criar:

  1. Conteúdo. Seção em que você escrever os artigos ou páginas básicas (como uma do tipo “Sobre Nós”).
  2. Comentários. Seção em que você pode moderar as mensagens deixadas pelos seus leitores.
  3. Arquivos. Seção em que você encontra todas as imagens e mídias que usa no seu site.

De uma maneira geral, o Drupal tem um pacote bem impressionante de funções. Essa é uma das razões do porquê ele se destaca como uma das melhores plataformas de criação e publicação de conteúdo.

Módulos e Funcionalidades

Por último, vamos falar sobre os módulos do Drupal e como você pode adicionar funcionalidades ao seu novo site.

Navegue até a seção Extend (Extensões) pelo menu superior. É de lá que você vai conseguir instalar novos recursos ao seu site.

Como criar um website passo a passo PDF

Existe uma penca de módulos que você pode usar já a partir da instalação do Drupal. Mas, além disso, existem outros 40 mil módulos extras no repositório oficial.   

Para implementar um módulo no Drupal, você deve:

  1. Clique no botão Install New Module (Instalar Novo Módulo).
  2. Colar uma URL com o módulo que você quer ou selecionar o arquivo do seu computador pessoal.
  3. Clique em Install(Instalar) e complete a configuração do módulo no Drupal.  
Como criar um website passo a passo PDF

4. Como Criar um Site com o Criador de Sites da Hostinger

Usar um construtor de sites faz todo o processo ser ainda mais simples e direto. O nosso criador de sites oferece uma interface de usuário amigável para criar o seu próprio conteúdo com um layout único. Além disso, confira abaixo alguns benefícios de usá-lo:

  • Hospedagem cloud – desempenho mais confiável e menos chance de downtime.
  • Segurança – está em conformidade com os padrões PCI para as informações privadas dos visitantes.
  • Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) – ajuda com branding, marketing e na otimização do site.
  • Configuração rápida – interface intuitiva para editar e criar o seu próprio conteúdo.

Nosso construtor de sites tem foco pesado no visual, melhor para portfólios online, blogs de fotografia e para sites de mídia. Aqui estão os passos para usar este construtor de sites:

1. Escolha seu Template

Escolher um template é um primeiro passo essencial, já que isso afeta como o seu site exibe o conteúdo. O Criador de Sites da Hostinger tem um recurso único chamado Gerador de sites de IA. Com esta ferramenta, o construtor de sites vai fazer algumas perguntas depois que você selecionar a opção Gerar Site — não importa se você deseja vender produtos online ou até mesmo o tipo de site que você quer construir.

Adicionalmente, você poderá escolher as seguintes opções:

  • Estilo de botão.
  • Paleta de cores.
  • Estilo de fonte.
  • Recursos adicionais para o seu site – loja online, blog, galeria, slideshow, formulário de contato, formulário de assinatura, feed do Instagram, mapas e vídeo.

Alternativamente, clique em Escolha um Template para ver a galeria de temas. Siga estes passos para continuar:

  1. Escolha dentre os templates feitos por designers. Eles são divididos em categorias, como Loja Virtual, Serviços, Fotografia, Restaurantes, Portfólio, Currículo, Eventos e Site.
  2. Para ajudar você a decidir que template usar, passe o mouse por cima do tema desejado e clique em Prévia. O construtor de sites vai mostrar como o template ficaria num site de verdade.
  3. Se você escolheu usar o template, clique no botão Começar a Criar. Do contrário, clique em Todos os Templates para voltar para a galeria.
  4. Selecione o ícone Estilo do site no lado esquerdo para customizar as Cores, o Texto e os Botões.
  5. Use a ferramenta de arrastar e soltar para mudar o layout da página, basta clicar num elemento e movê-lo para outra área.
  6. Para testar o design e a navegação, clique em Visualizar. Então, otimize a sua responsividade para dispositivos móveis ao clicar no ícone mobile no canto superior direito. Faça as mudanças diretamente na página para alterar o design para dispositivos móveis.

Se você escolher mudar o tema, será necessário refazer a customização.

2. Crie a Página Principal

A primeira página que os visitantes veem quando acessam um site é a homepage, então faça com que ela seja informativa e atraente. Ao garantir isso, as pessoas vão ficar mais tempo no seu site.

Uma página inicial eficaz pode levar os visitantes a tomarem as atitudes que você deseja, como fazer uma compra ou reservar um horário. Para alcançar esse objetivo, considere esses elementos na hora de criar sua homepage:

  • SEO. Inclua meta títulos e descrições para ter um ranking melhor nos resultados de busca e receber mais tráfego orgânico.
  • Mídia. Adicione uma imagem de alta qualidade ou um vídeo para tornar a página mais atraente e envolvente.
  • Menu. Exiba as diferentes seções do seu site, como a página sobre ou a de contato, convidando seus visitantes a aprenderem mais.
  • Layout. Considere onde irá incluir informações importantes que os visitantes verão primeiro, como o local onde ficará o seu botão de call to action.

Com nosso criador de sites, cada tema vem com uma página inicial. Você pode customizar essa homepage do próprio tema ou fazer com que outra página seja a principal. Para fazer isso, clique no ícone Páginas e navegação no canto superior esquerdo.

Selecione a página que você deseja tornar a homepage, clique no ícone de engrenagem e então em Tornar Página Inicial.

3. Adicione Mais Páginas e Seções

Os temas vêm com páginas e seções padrões, mas você deve personalizar seu site e torná-lo mais autêntico ao criar suas próprias páginas. Se você está construindo um site de página única, adicione novas seções em branco ou use opções pré-projetadas.

Sites de múltiplas páginas geralmente têm seções Sobre Nós, Blog e Contato para fornecer mais informações. Na hora de adicionar mais páginas, preste atenção em:

  • Páginas em destaque. Considere quais páginas incluir no menu.
  • Hierarquia de páginas. Separe as páginas principais com sub-páginas para estabelecer uma hierarquia clara as páginas e ajudar os mecanismos de busca a pesquisarem e rastrearem melhor o seu site.
  • Tendências. Dê uma olhada em outros sites para conferir que páginas atraem visitantes.

Para deletar ou reordenar as diferentes páginas, vá para as configurações de Páginas e navegação. Para adicionar uma nova página, siga este guia:

  1. Em Páginas e navegação, clique no botão Adicionar Página.
  2. Escolha um layout do tema ou adicione uma página em branco. De modo alternativo, clique na caixa Adicionar página em branco para criar seu próprio design.
  3. Se você selecionar Adicionar página em branco, escolha quais elementos você irá adicionar à sua página. Os elementos disponíveis incluem Texto, Botão, Imagem, Vídeo, Feed do Instagram e Formulário de Contato.
  4. Além dos elementos, também há seções que servem para dividir melhor a página. Quando você clica em Adicionar Seção, o construtor de sites vai dar a opção de Adicionar seção em branco ou escolher uma predefinida. Existem diferentes categorias para as seções, incluindo Sobre e Títulos.
  5. Depois de finalizar a página, vá até Páginas e navegação para otimizá-la. Clique no ícone de engrenagem próximo da sua Nova página e selecione Configurações de Página.
  6. Na configuração Geral, mude o Nome na barra de navegação e a URL da página para descrever sua página. Então, na configuração SEO, adicione o Título da Página e a Descrição da Página para convidar os visitantes a clicarem no seu site nos SERPs. Pressione o botão Salvar para finalizar o processo.

4. Otimize a Estrutura de Navegação do seu Site

Na hora de criar o seu próprio site, leve em consideração a experiência de usuário. Os visitantes devem conseguir navegar e encontrar todas as informações sem o menor problema.

Para atingir esse objetivo, organize o seu menu para ajudar os visitantes a navegarem pelas páginas. Além disso, escolha as páginas mais importantes e coloque-as no menu. Tenha em mente que a navegação do site também afeta as conversões.

Aqui estão maneiras de melhorar a navegação:

  • Limite os itens do menu. Inclua até no máximo sete páginas no seu menu principal para evitar confusão e superpopular a sua página.
  • Analise as respostas. Se você ver uma página que não recebe visitantes suficientes, mova as informações para outra página e tire aquela outra do menu principal.
  • Responsividade para dispositivos móveis. Os menus costumam ter um visual diferente em dispositivos móveis, então garanta que eles são fáceis de se navegar.

Além da ordem dos itens menu principal, a sua localização numa página da internet é essencial para a navegação dos usuários. Para ajudar os visitantes a navegarem pelas suas páginas de maneira mais eficiente, customize o seu cabeçalho e o seu rodapé.

Cabeçalho

O cabeçalho fica no topo de uma página, e frequentemente consiste num logo, no nome do site e numa barra de menu. Com um cabeçalho fácil de navegar, você convida seus usuários a explorarem mais o seu site.

Customize o cabeçalho ao passar o mouse por cima da seção de menu no editor de arrastar e soltar e clique no ícone de engrenagem.

Em Configurações do cabeçalho, promova mudanças para os seguintes recursos:

  • Posição do ícone. Existe uma opção para Fixar o cabeçalho para mantê-lo no topo da página, mesmo quando o visitante rola para baixo. Além disso, mude a Posição do menu, o Espaçamento entre itens e a Margem de acordo com as suas preferências.
  • Logo. Escolha se você quer incluir um logo, e então ajuste a Largura do logo, a sua posição e o Espaçamento entre itens do menu.
  • Carrinho de compras. Apenas habilite esse ícone se você tiver uma loja virtual.
  • Estilo. Mude o Fundo do Cabeçalho, seja usando uma cor sólida ou adicionando uma imagem. Adicionalmente, selecione as cores do Site, do Texto do cabeçalho e Menu flutuante.

Como criar um website passo a passo PDF

Rodapé

De maneira similar, um rodapé de qualidade convida os visitantes a continuar no seu site e explorar mais páginas. Para alcançar esse objetivo, adicione links de navegação e informações essenciais para a parte inferior do seu site. A maioria dos rodapés inclui informações de contato, ícones de redes sociais, copyright e links para outras páginas.

Quando um usuário chega ao rodapé, isso significa que ele atingiu o fundo da página. Os links num rodapé geralmente levam às páginas mais pesadas em texto. Por exemplo, a maioria das lojas online inclui termos e condições, assim como políticas de reembolso.

O tema vai gerar automaticamente um rodapé. Para editar elementos predefinidos, clique no elemento e selecione o botão Editar encontrado em seu topo.

Para customizar o rodapé, clique na seção correspondente e selecione o ícone de engrenagem.

O construtor de sites então vai mostrar um layout em grid para ajudar você a mover os elementos pela tela. Enquanto isso, as Configurações da seção vão ajudar você a promover as seguintes mudanças:

  • Posição do ícone. Customize a Margem das partes superior e inferior do seu rodapé.
  • Plano de fundo. Use uma imagem ou uma cor sólida como o plano de fundo do rodapé.
  • Texto âncora. Crie uma URL única e completa especialmente para o rodapé.

5. Melhore o seu Site com Elementos Visuais

Elementos visuais, como imagens, vídeos, logos e favicons encorajam os visitantes a aprender mais sobre o seu site. Os visitantes ficam 88% mais tempo em páginas com vídeos. Isso ajuda a transmitir sobre o que é o seu site e retém a atenção dos visitantes.

Note que elementos os visuais precisam ser relevantes para o site. Do contrário, eles só vão distrair e confundir os usuários. O editor de arrastar e soltar do construtor de sites faz com que seja mais fácil customizar os elementos visuais dos layouts.

Para adicionar qualquer elemento visual, clique no ícone Adicionar elemento no canto esquerdo do editor.

Imagens

Em Adicionar elementos, clique em Imagem e arraste o ícone para a sua página. Posicione o elemento na área desejada da página.

O criador de sites vai exibir uma imagem padrão na sua página. Clique nela e selecione Trocar imagem para acessar as Configurações de imagem.

A seguir, clique no botão Substituir imagem para fazer o upload da sua foto ou selecione uma imagem diretamente da biblioteca de stock photos gratuitas do nosso criador de sites, que possui um milhão de imagens. Em Configurações de imagem, lembre-se de incluir o Alt text, que descreve a imagem.

Adicionalmente, escolha a Posição da imagem e o Raio da borda.

Em Ação, escolha o que vai acontecer quando um visitante clicar na imagem:

  • Nada. Nenhuma ação acontece quando o visitante clica na imagem.
  • Abrir prévia em tela cheia. A imagem será mostrada em tamanho completo.
  • Abrir link. Clicar na imagem vai direcionar os visitantes para um link adicionado anteriormente. Também existe uma opção de abri-la numa nova aba ou redirecionar a página.

Selecione o elemento Galeria e arraste-o para a página para inserir múltiplas imagens de uma só vez.

Novamente, o construtor de sites vai adicionar imagens padrão primeiro. Para modificá-las, clique no elemento e selecione Gerenciar galeria.

Clique em Adicionar imagens para incluir suas imagens. Então, selecione as imagens padrão e clique no ícone de lixeira para deletá-las.

Uma vez que você tiver adicionado suas imagens, clique novamente no elemento e selecione o ícone de engrenagem. Em configurações da galeria, modifique o Layout, os Itens por linha, o Espaço entre as fotos e a ação Ao clicar.

Vídeo

Adicionar vídeos é diferente de inserir imagens. Com nosso criador de sites, você precisa fazer upload do vídeo no YouTube ou no Vimeo primeiro.

Depois que você arrastar o elemento Vídeo para a página, clique nele e então em Editar Vídeo.

Em Configurações de vídeo, modifique o Link do vídeo para a URL do seu vídeo. Então, decida se você quer que o conteúdo seja reproduzido imediatamente assim que os visitantes acessarem a página. Contudo, note que o recurso de Reprodução automática não funciona em dispositivos móveis.

Adicionalmente, existe uma opção de reproduzir o vídeo em Loop por padrão. Já em relação ao layout, você pode controlar a Margem entre o vídeo e os outros elementos. Para evitar distrair seus visitantes, desative a opção Mostrar controles de vídeo, que vai esconder os botões de reproduzir, pausar e de volume.

Logo e favicon

Se você tem uma empresa online, use um logotipo no seu site. Contudo, um logo também pode ser benéfico para um site pessoal. Ele pode dar uma sensação de legitimidade para o seu site, ajudando você a criar uma marca profissional no futuro.

Se você ainda não criou um logo para o seu site, nosso construtor tem uma ferramenta de Criador de Logos com IA para ajudar você.

Dica Pro

Na hora de criar ou fazer upload de um logo, lembre-se de deixar um fundo transparente para garantir que ele vai combinar com quaisquer cores que você escolher.

Para criar um novo logo, clique em Ferramentas de IA -> Criador de logos.

Então, escolha como você quer criar o seu logo:

  • Crise eu próprio logo. Insira o novo do seu logo, para que ele serve e onde você quer usá-lo. Então, escolha um logo para customizar a cor, o formato e o layout.
  • Use o criador de logos com IA. Escolha a partir de uma galeria de logos já criados e selecione as cores e o formato.

Enquanto isso ,os favicons representam um site nas abas do navegador. Portanto, eles ajudam a torná-lo memorável para os visitantes, além de dar um ar de profissionalismo e confiança.

Também oferecemos um Gerador de Favicon gratuito. Com essa ferramenta, você pode mudar o que está escrito no favicon, a cor de fundo e o layout. Ademais, você pode decidir se quer usar uma imagem ou um formato como base. Então clique em Download para salvar seu favicon customizado.

Para fazer upload do item para o seu site, vá até Configurações do site no canto inferior esquerdo do seu editor. Então, selecione Configurações gerais para continuar.

Na seção Favicon, clique em Adicionar imagem e faça upload do seu favicon customizado. Clique em Editar Site para finalizar o processo.

6. Salve e Publique seu Site

Nosso criador de sites vai automaticamente salvar todas as mudanças feitas, então você não precisa se preocupar em perder edições que não foram salvas manualmente. Apenhas confira cada página e cada link depois de customizar o conteúdo. Assim que você estiver pronto para colocar seu site no ar, clique no botão Publicar site no canto superior direito.

Este botão vai levar você para a tela de escolha de domínio:

  • Conecte seu próprio domínio. Selecione essa opção se você já comprou um domínio. Insira-o na tela seguinte. Alternativamente, você pode comprar um domínio diretamente do nosso construtor de sites.

10 Dicas de Como Fazer Seu Site Crescer

Você já sabe como criar um site e usar as ferramentas certas para desenvolver seu projeto na internet. Se você quer escalar seu negócio e levar seu site ao topo, confira 8 dicas para melhorar seu site e destacá-lo entre tantos outros.

1. Estude Seu Segmento

Talvez uma das coisas mais importantes que você deva fazer sobre o seu site é decidir qual será o seu nicho de atuação. Isso vai definir a direção que você vai dar a ele. Sem um planejamento apropriado, as coisas podem sair do controle bem rapidamente.

Um bom modo de começar é:

  • Faça o que ama. Você sempre vai conseguir resultados melhores se você gostar do que faz. Além disso, suas chances de ter sucesso com seu site vão aumentar. Por exemplo, se você for um grande fã de games, fazer um site de jogos eletrônicos pode ser o começo.
  • Avalie o mercado. Saber o que as pessoas estão procurando pode dar a você uma noção de que tipo de site desenvolver. Use ferramentas como o Google Trends, KWFinder e AnswerThePublic prometem ajudar.
  • Estude os concorrentes. Os competidores são uma ótima fonte de inspiração, sobretudo os melhores deles. Você pode conseguir algumas ideias novas e até visualizar como poderia ser o design do seu site. Além disso, muitos deles têm programas de afiliados, onde você pode ganhar dinheiro trazendo novos usuários às plataformas deles.
  • Tenha ideias originais. Criar um plano perfeito vai levar bastante tempo e dedicação. Mas, não desista, pois cada passo pequeno que você der conta. Anote todas as ideias malucas que tiver e na hora certa tudo fará sentido.

De modo geral, você vai conquistar o melhor resultado se você criar um site sobre um assunto ou segmento que você realmente gostar. Essa é a chance que você vai ter para produzir conteúdos sensacionais e garantir que esteja sempre disposto a criar coisas novas.

2. Implemente o Google Analytics

Pode ser difícil tomar decisões importantes sem ter qualquer tipo de dado para visualizar como seu site está se desenvolvendo. É por isso que ter estatísticas sobre o seu projeto é tão importante.

Assim, uma das melhores coisas que você pode fazer é vincular o seu site com o Google Analytics. Este tutorial ensina como fazer.

Se você nunca usou o Google Analytics, não se preocupe. A própria ferramenta tem uma série de guias e cursos que ajudam você a entender como tudo funciona. Comece com:

  • Curso Iniciante do Google Analytics
  • Curso Avançado do Google Analytics

Essas são excelente fontes de informação para você usar o Google Analytics de forma assertiva. Você aprenderá o básico, truques e dicas de como aproveitar os recursos mais importantes.

3. Monitore o Consumo de Recursos

Cuidar do bem-estar do seu seu site evita que você tenha problemas com quedas e lentidão desnecessária. Sendo assim, é essencial que você verifique como está o consumo de recursos pelo seu site.

Com a Hostinger, você encontra essa informação diretamente no seu painel de controle de hospedagem. Tudo o que você precisa acessar é a seção Serviços > Histórico de Utilização > CPU.

Como criar um website passo a passo PDF

Se mais pessoas visitarem seu site e você perceber que existem picos incomuns de acessos, pode ser um sinal de que sua hospedagem precisa de mais recursos. Além disso, você também pode otimizar o consumo de recursos.

4. Crie Um Ambiente de Desenvolvimento

Um fator de crescimento importante em qualquer site é atualizá-lo de tempos em tempos, além de adicionar novos recursos. Para fazer isso de forma eficiente, você precisa de dois ingredientes principais:

  1. Feeback dos visitantes. Na maioria dos casos, os visitantes do seu site são aquilo que você mais precisa se preocupar. As mudanças que você faz no site devem ter o propósito de melhorar a qualidade do tempo que eles gastam no seu projeto online. Qual outro melhor jeito de descobrir isso senão perguntando a eles mesmos?
  2. Ter um ambiente de desenvolvimento.. Testar coisas novas em um site já publicado não é um método muito eficiente, pois pode ser que você encontre algum erro pelo caminho. Para driblar esse contratempo, você pode criar um ambiente local de testes com o XAMPP e usar nosso recurso de Adicionar Site para criar um subdomínio de testes. vence

Não existe site perfeito no mundo sem um longo processo de tentativa, erro e sucesso. A coisa mais importante é fazer testes, ter conclusões sólidas do que está acontecendo e seguir em frente.

5. Use o Protocolo HTTPS

Se seu site precisa lidar ou guardar informações importantes dos usuários (como senhas e detalhes de pagamento), então isso é extremamente necessário.

Além disso, existem outros benefícios que o SSL/TLS têm. São eles:

  • Melhora o SEO. O Google já anunciou que irá marcar sites sem segurança como “não seguro”. Já dá pra imaginar o quanto isso afeta o ranqueamento do seu site, certo? 
  • Aumenta a confiança. Seus visitantes e usuários vão saber que seu site é seguro para guardar as informações deles. Assim, eles vão ficar bem mais dispostos a se cadastrarem na sua página e até fazer compras.
  • Evitar o aviso de site não seguro. Desde a versão 68 do Chrome, sites que usam HTTP vão ter um aviso “não seguro” na própria URL.

Para usar HTTPS, primeiro você precisar configurar um certificado SSL/TLS. Na Hostinger, você consegue um certificado SSL grátis na contratação anual do plano de hospedagem Business. Tudo está disponível na nossa Loja Power.

Como criar um website passo a passo PDF

6. Reforce a Segurança do Seu Site

Segurança sempre em primeiro lugar. Hoje em dia, quanto mais seguro seu site estiver, melhor para você seus visitantes. Algumas coisas mais específicas que podem afetar seu site são:

  • Ataques DoS/DDoS. Um tipo de ataque cibernético coordenado em que um site recebe uma enxurrada gigantesca de pedidos ao mesmo tempo. Como consequência, a página fica bem mais lenta e, muitas vezes, sai do ar. 
  • Spam. Se seu site permite comentários e conta com formulários de contato, alguns usuários podem abusar e encher seu site com lixos digitais.
  • Tentativas Forçadas de Invasão. Esse tipo de ataque envolve uma pessoa tentar várias combinações de senhas para acessar um determinada página. Geralmente, essa pessoa usa scripts especiais para tentar burlar o sistema.
  • Injeções e vulnerabilidades. Um dos piores tipos de ataques, em que códigos maliciosos e malwares são injetados por uma brecha de segurança do seu site.

Para proteger seu site contra estes tipos de perigos, algumas medidas de segurança que você pode adotar são:

  • Use captcha. Uma ferramenta simples e eficiente para barrar spams e abusos em formulários de contato.
  • Limite as tentativas de login. Configure entre 5 a 10 minutos de tempo de espera até que uma próxima tentativa de login seja permitida.   
  • Instale um plugin de segurança. Se você usa o WordPress, use plugins de referência como Wordfende ou o Sucuri para adicionar uma camada extra de proteção ao seu site.
  • Mantenha tudo atualizado. Scripts desatualizados podem ter brechas de segurança. A maioria delas é corrigida com atualizações. Então, lembre-se de fazer isso regularmente.
  • Implemente o CloudFlare. Instalar e configurar o CloudFlare protege seu site contra vários tipos de ataques. A ferramenta também acelera o acesso às páginas em várias regiões geográficas.
Como criar um website passo a passo PDF

Por último, é importante que você escolha uma plataforma segura de hospedagem. Por exemplo, a Hostinger é confiável, pois usamos um firewall personalizado e ferramentas de monitoramento em tempo real para bloquear tentativas forçadas de invasão, DDOS, XSS e qualquer outra ameaça online. Inclusive no serviço de email profissional, essas medidas asseguram que todo site está online e funcionando a todo momento.

7. Melhore a Velocidade do Seu Site

Poucos coisas são tão frustrantes quanto visitar um site devagar. A velocidade da página e o tempo de carregamento são dois fatores cruciais na experiência do usuário.

Como resultado, um site mais rápido não apenas tem um SEO melhor, mas os visitantes com certeza também ficarão mais felizes de navegar pela sua página.

Para checar o desempenho do seu site, use ferramentas como GTmetrix ou o PageSpeed Insights, do Google.  

Como criar um website passo a passo PDF

Baseado nos resultados que você obter, considere acessar os conteúdos abaixo para fazer melhorias no seu site.

  • Acelere Seu Site WordPress Com 11 Passos
  • Como Melhorar o Desempenho do Seu Site Com o Cache do Navegador
  • Otimizar Imagens para Melhorar Desempenho do WordPress

8. Faça a Integração Com Redes Sociais

As redes sociais dominam o tráfego na internetmundo afora. Elas são ferramentas poderosas para espalhar a mensagem da sua marca e mostrar seus produtos e serviços para milhões de clientes em potencial. Essa estratégia de marketing é fundamental para fazer seu site crescer.

Você precisa garantir que seu site tenha páginas de negócios nas principais redes sociais. Por exemplo, o Facebook, o Instagram, o Twitter e o YouTube são as mais populares. Nas três primeiras você pode direcionar conteúdos, angariando curtidas e compartilhamentos dos usuários.

Na plataforma de vídeos, publique conteúdos mostrando as especialidades da sua marca. Você também pode explorar as características dos seus produtos e serviços para criar guias de como usá-los com propriedade, além de ajudar a resolver possíveis problemas com tutoriais do tipo passo a passo.

9. Invista em SEO

Se você quer seu site seja encontrado no topo dos resultados do Google, do Google para ser encontrado mais facilmente, então você precisa conhecer e investir em SEO (Otimização para Motores de Busca).

Essa prática visa a otimizar as páginas do seu site para que os buscadores entendam que seu negócio online é de qualidade e merece ser mostrado nas melhores posições. Como consequência, você começa a receber mais tráfego e, em seguida, mais receita.

Resumidamente, SEO funciona com a escolha inicial de palavras-chaves que se relacionam com o seu nicho de atuação. Essas palavras ditam a importância das página dos produtos e serviços que você oferece. E são elas que você vai querer ranquear bem.

É um processo que exige dedicação e paciência. A competição em qualquer segmento é bastante alta e os resultados não aparecem da noite para o dia.  Mas saiba que quanto melhor otimizado e mais natural estiver seu site para os buscadores, melhores serão suas conquistas.

10. Planeje os Próximos Passos

Por último, tente planejar seus passos para o futuro. Se o site que você fizer seja de uma empresa, decida quais páginas você deve incluir. Caso você esteja planejando construir uma loja virtual, pense em como os produtos que você for vender podem converter cada vez mais usuários.  

Tente guardar todas as suas ideias em um único documento. Assim, você conseguirá ver como progrediu com o tempo. Fora isso, você também vai poder apresentar tudo para outras pessoas quando seu projeto crescer bastante. E isso abre portas para novos negócios.

Conclusão

Você ainda está por aqui? Espero que sim. Este tutorial tem ajudado muita gente a criar sites prontos para decolar e transformas a vida das pessoas. Afinal, essa é nossa missão.

Espero ter respondido sua pergunta como criar um site e deixo o convite para você contar pra gente nos comentários como que foi a experiência por aí!

Como Criar um Site – Perguntas Frequentes

Esta seção vai responder algumas das perguntas mais comuns sobre o processo de criação de sites.

Você Precisa de Conhecimento Técnico para Criar um Site?

Não, existem diversas plataformas disponíveis para ajudar a tornar o processo de criação de sites mais fácil, mesmo sem o domínio de linguagens de programação. Por exemplo, construtores de sites oferecem uma interface intuitiva e recursos de arrastar e soltar para ajudar na criação de um web design de alta qualidade.

Como Eu Programo um Site a Partir do Zero?

Primeiro, você precisa de uma hospedagem e de um domínio. Então, instale o Bootstrap para criar seus documentos HTML e CSS. Programar um site por conta própria não é a opção mais amigável para iniciantes, além de ser um processo mais demorado. Você também pode precisar aprender as últimas práticas e tendências aplicadas pelos desenvolvedores web.

Como Criar um Site de Graça?

Construtores de site normalmente oferecem subdomínios de graça. Subdomínios gratuitos são mais adequados para iniciantes que estão começando a experimentar com a criação de sites.

Quanto Custa Criar um Site?

O valor que se gasta na criação de um site depende do seu tipo. Criar um site pode custar desde R$ 500 até dezenas de milhares de reais por ano, se você contratar um desenvolvedor web. Então certifique-se de ajustar seu orçamento para o tipo de site que deseja criar.

Como Posso Criar um Site de Negócios?

Um site de negócios é similar a qualquer outro site. Contudo, você precisa considerar alguns elementos adicionais, como página de produto ou serviço, página de contato e página “sobre nós”. Sites do tipo ajudam a expandir sua base de clientes, aumentar as receitas e melhorar o fluxo de negócios.

Como os Proprietários de Sites Ganham Dinheiro?

A monetização de um site é feita através da exibição de propagandas nas barras laterais, no rodapé e no cabeçalho. O Google AdSense, por exemplo, oferece uma ferramenta de pagamento por clique para monetizar o seu site. Você ainda pode ganhar dinheiro com conteúdo patrocinado, especialmente se tiver um alto volume de tráfego.

Quanto Tempo Leva para Criar um Site?

O tempo que leva para criar um site depende da plataforma e do tipo de site. Com alguns construtores, os usuários podem criar sites dentro de 5 minutos. Contudo, plataformas com uma curva de aprendizado mais íngreme podem demandar semanas para criar um site de alta qualidade.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Como eu faço para criar um website?

Como criar um site do zero: conheça o passo a passo.
Registre um domínio. A 1ª coisa a fazer é registrar o domínio do seu site e garantir que você poderá usá-lo. ... .
Hospede o seu site. ... .
Escolha um construtor de sites. ... .
Defina o seu objetivo. ... .
Liste as seções do seu site. ... .
Escolha um tema. ... .
Produza o conteúdo. ... .
Crie as imagens..

Como criar um site de PDF?

Se você precisar abrir uma URL em um arquivo PDF, você precisa criar um link clicável no arquivo PDF, o que pode ser feito por um editor de PDF como o Wondershare PDFelement. Você pode adicionar links em páginas PDF que apontam para outras páginas PDF, websites ou arquivos de mídia.

Como criar um site a partir do zero?

Abaixo está o passo a passo para você mesmo criar um site do zero..
Defina o Objetivo do seu Site. Pergunte-se a si mesmo, sobre o que será o meu site? ... .
Registre Um Nome de Domínio. ... .
Escolha o Serviço de Hospedagem. ... .
Instale e Configure a Plataforma do Seu Site..

Como criar um site do zero grátis?

Conheça 6 opções para criar site 100% grátis.
Wix – www.wix.com.br. Depois de criar sua conta, o WIX já te leva para o painel de configuração do site. ... .
WordPress.com – www.wordpress.com. ... .
Jimdo – www.jimdo.com. ... .
Webnode – www.webnode.com.br. ... .
Google Sites – sites.google.com..