Como calcular a resistência de um condutor

A resistência de um condutor, cujo símbolo é R, consiste na oposição que um material oferece à passagem de uma corrente elétrica, convertendo parte da sua energia em calor. A resistência R de um condutor depende da sua secção A, do seu comprimento L e da resistividade do material de que é formado ρ, fatores que se encontram relacionados pela fórmula R = ρL/A.
A unidade SI de resistência de um condutor é o ohm (Ω) em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854).
Nos circuitos de corrente contínua, a resistência (resistência óhmica) é a soma das resistências dos vários elementos que integram cada circuito. É calculada indiretamente pela aplicação da lei de Ohm: R = U/I, onde R é a resistência óhmica expressa em ohms, U é a diferença de potencial aplicada nos terminais do circuito expressa em volts e I representa a intensidade de corrente que circula ao longo do mesmo circuito em amperes.
Nos circuitos de corrente alternada, a resistência elétrica total recebe o nome de impedância (Z), sendo constituída por uma componente resistiva ®, equivalente à resistência óhmica dos circuitos com corrente contínua e uma componente reativa (X) ou reactância, que se encontram ligadas pela expressão: .

Como calcular resistência de condutores?

É calculada indiretamente pela aplicação da lei de Ohm: R = U/I, onde R é a resistência óhmica expressa em ohms, U é a diferença de potencial.

Qual a fórmula para calcular a resistência?

Desse modo, a resistência elétrica é representada pela fórmula: R = V/I, sendo que: V = tensão elétrica, medida em volts; R = resistência elétrica medida em Ohms “Ω”; I = corrente elétrica, medida em ampere “A”.

O que é a resistência elétrica de um condutor?

Resistência elétrica (medida no SI: ohms) é a capacidade física de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada, capacidade calculada pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.