Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

As organizações não estão sozinhas ou isoladas no mundo. Elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho. E, para serem bem-sucedidas, as organizações obtêm, deste mesmo ambiente, seus insumos e recursos, isto é, as suas entradas que lhes proporcionam talentos, energia, materiais e informação. Neste ambiente, também são colocados os produtos ou serviços, isto é, as saídas do sistema organizacional.


Clique AQUI para acessar a lista com todas as publicações da Série 'ADMINISTRAR BEM, LUCRAR SEMPRE'


Sistema Organizacional

Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente que retornam a ele como produtos ou serviços através da atividade organizacional. Nesse sentido, as organizações funcionam como sistemas, isto é, como conjuntos integrados de atividades que agregam valor e criam riqueza. Mais do que isso, elas servem à sociedade e satisfazem necessidades variadas convertendo insumos em resultados como produtos e serviços.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.1: A organização como um sistema aberto em um meio ambiente. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Ambientes Organizacionais

Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização. Como o ambiente é vasto, amplo, difuso e complexo, sua análise exige uma separação entre o ambiente geral (macroambiente) e o ambiente mais específico de cada organização, que é o seu ambiente de tarefa (microambiente).

- O ambiente geral é constituído de fatores econômicos, sociais, tecnológicos, legais, culturais, demográficos e ecológicos que influenciam todas as organizações.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.2: O ambiente geral como um campo dinâmico de forças. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

- O ambiente de tarefa é constituído pelos fornecedores (entradas), clientes (saídas), concorrentes e agências reguladoras. Em termos de constituição, o ambiente de tarefa pode ser homogêneo (componentes com as mesmas características de entorno) ou heterogêneo (componentes com diferentes características). Em termos de dinâmica, o ambiente de tarefa pode ser estável e previsível, ou instável e mutável.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.3: O ambiente específico da organização. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Dinamismo do Ambiente

O ambiente é uma fonte de recursos e oportunidades de onde a organização extrai os insumos necessários ao seu funcionamento e subsistência. Mas é também uma fonte de restrições, limitações, coações, problemas, ameaças e contingências para a sua sobrevivência.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.4: O macroambiente e o microambiente da organização. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

A resposta empresarial às diversas forças ambientais realimenta o processo de uma maneira positiva ou negativa, fazendo com que a organização identifique e aprenda a comportar-se diante de uma multiplicidade de forças ambientais diferentes, de modo a saber aproveitar o embalo das forças favoráveis e evitar o impacto das forças desfavoráveis para manter sua sobrevivência e seu crescimento. Por essa razão, o mapeamento ambiental ganhou muita importância para as organizações que desejam ser bem-sucedidas no aproveitamento de oportunidades e vantagens e no jogo de cintura para se livrar ou escapar das ameaças e restrições ambientais.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.5: Mapeamento do ambiente de tarefa. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Quando os fatores ambientais são poucos e relativamente estáveis, os administradores experimentam baixo grau de incerteza e dedicam menor atenção aos assuntos ambientais. Mas, quando os fatores ambientais mudam rapidamente, as organizações experimentam alto grau de incerteza. E, para lidar com a incerteza, elas procuram agir através de duas formas de comportamento: adaptar-se ao ambiente ou influenciá-lo.

Como a mudança ambiental provoca diferenças na forma de administrar

Fig.6: Respostas organizacionais às mudanças ambientais. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Análise

O ambiente funciona como um campo dinâmico de forças que interagem entre si provocando mudanças e influências diretas e indiretas sobre as organizações. Essas procuram aproveitar as influências positivas, embarcando nas oportunidades que surgem, e procuram amortecer e absorver as influências negativas ou simplesmente adaptar-se a elas. Para que as organizações possam ser bem-sucedidas, é mister que elas se ajustem e se adaptem aos seus ambientes. Para tanto, elas utilizam certas estratégias para adaptar-se ou influenciar as demandas ambientais.

Conceitos-chave

- AGÊNCIAS REGULADORAS: São os elementos do microambiente que regulam, normatizam, monitoram, avaliam ou fiscalizam ações.

- CONDIÇÕES CULTURAIS: É o segmento ambiental que contém os elementos relacionados com os valores sociais e culturais que prevalecem na sociedade.

- CONDIÇÕES DEMOGRÁFICAS: É o segmento ambiental que descreve as características estatísticas de uma população.

- CONDIÇÕES ECOLÓGICAS: Representam o estado geral da natureza e condições do ambiente físico e natural, bem como a preocupação da sociedade com o meio ambiente.

- CONDIÇÕES ECONÔMICAS: É o segmento ambiental que define como os recursos estão sendo distribuídos e utilizados dentro do ambiente. Envolvem o estado geral da economia e outros indicadores relacionados com fenômenos econômicos.

- CONDIÇÕES LEGAIS: É o segmento ambiental que contém os elementos relacionados com assuntos governamentais.

- CONDIÇÕES SOCIAIS: É o segmento ambiental que define as características da sociedade na qual a organização existe.

- CONDIÇÕES TECNOLÓGICAS: É o segmento ambiental que inclui o desenvolvimento e aplicações da tecnologia na produção de bens e serviços.

- HETEROGENEIDADE AMBIENTAL: Ocorre quando componentes do ambiente de tarefa apresentam características diferentes.

- HOMOGENEIDADE AMBIENTAL: Ocorre quando os componentes do ambiente de tarefa apresentam características semelhantes.

- MAPEAMENTO AMBIENTAL: É o levantamento das condições e componentes do ambiente que são relevantes para a organização.

- SISTEMA ABERTO: É o sistema que interage intensamente com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele.


Referência

Chiavenato, I. (2004). Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier.


Como o ambiente exerce influência sobre a gestão da empresa?

O ambiente organizacional é o conjunto de forças, tendências e instituições – externas e internas – de uma organização. Ele é capaz de influenciar o desempenho da empresa como um todo. Uma organização consiste em um conjunto de pessoas reunidas que trabalham em prol de um objetivo comum.

Qual a importância da gestão ambiental na administração?

As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima. O SGA é uma forma de organizar as ações ambientais na organização.

Como as influências do ambiente podem ajudar ou dificultar as organizações?

Portanto, pode ajudar na identificação de oportunidades, as suas forças, um tratamento dinâmico com fornecedores, das necessidades dos clientes, das leis e interação com aliados potenciais. Pode dificultar as organizações se algum desses pontos não for evitado, podem se torna ameaças ou fraquezas.

Como a análise do ambiente interfere na formulação das estratégias organizacionais?

A análise e classificação do ambiente é fundamental para a tomada de decisões da organização, nesse contexto, o significado da análise do ambiente é um conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente os fatores competitivos que afetam a performance da empresa.