Como a indústria pode ajudar o meio ambiente?

Como a indústria pode ajudar o meio ambiente?

Entenda como o reaproveitamento de materiais pode ser um caminho importante para suprir os desafios do setor industrial e reduzir o prejuízo causado à natureza

Os desafios do setor industrial para minimizar o impacto causado ao meio ambiente são enormes e urgentes.

Isso porque todos os anos, aproximadamente, 100 bilhões de toneladas de matérias-primas são extraídas, a partir de recursos naturais, para serem usadas na indústria, segundo publicação da BBC.

Nesse sentido, cerca de metade dos recursos naturais extraídos vai para o setor de construção, que gera um terço de todos os resíduos do planeta e pelo menos 40% das emissões mundiais de dióxido de carbono.

Ou seja, a indústria da construção causa muito mais poluição do que a aviação, que é responsável apenas por 3% das emissões de carbono.

E, apesar de algumas ações para minimizar o impacto causado ao meio ambiente, as indústrias ainda não devolvem à natureza os recursos na mesma proporção em que são utilizados.

Diante deste cenário, confira neste artigo quais são os principais desafios do setor industrial para reduzir os impactos na natureza.

Leia também: O que é e como funciona a compensação ambiental?

Conheça os desafios do setor industrial para reduzir os prejuízos causados ao meio ambiente

Além da utilização demasiada de recursos naturais, o setor industrial também é responsável por grande parte do descarte de resíduos sólidos, que também causam prejuízos ao meio ambiente.

Por isso, além de adotar uma política sólida e estruturada sobre o descarte desses resíduos, entre os desafios do setor industrial, um que tem ganhado destaque nos últimos anos é a possibilidade de reutilização de materiais.

Segundo a mesma publicação da BBC, especula-se que uma tonelada de telefones celulares tenha 300 vezes mais ouro que uma tonelada de minério de ouro da melhor qualidade, além de quantidades significativas de prata, platina, paládio e metais raros.

Ou seja, se as indústrias investirem nessa reutilização de materiais, talvez, a mineração possa ser reduzida em larga escala.

Além disso, bilhões de cabos são descartados todos os anos e o cobre não é reaproveitado.

A partir disso, arquitetos e empresas de construção já estudam como reutilizar esses materiais que descartamos diariamente, com o objetivo de obter diversos tipos de recursos que vão desde concreto e madeira, até riquezas metálicas vindas do lixo eletrônico.

Você pode se interessar também por: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Saiba como a Tema Meio Ambiente pode ajudar sua empresa!

Agora que você já sabe quais são os desafios do setor industrial no que diz respeito à natureza, chegou o momento de contar com uma parceira para que sua empresa minimize os prejuízos causados ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para sua indústria!

O meio ambiente e seus recursos naturais são nosso bem mais preciso, e é partir deles que conseguimos insumos para a fabricação dos mais diferentes produtos.

Por saber muito bem disso, a indústria tem procurado cada vez mais maneiras melhores de proteger o meio ambiente, afinal, é dele que vem quase tudo que a indústria precisa para produzir.

A poluição provocada pelas indústrias de antigamente causaram diversos impactos negativos, por causa disso, equipamentos e técnicas foram desenvolvidos para proteger o ecossistema da ação das indústrias.

Neste artigo vamos falar sobre o que pode ser utilizado e procedimentos que precisam ser adotados. Confira.

A importância da engenharia do meio ambiente

Com certeza você já ouviu falar sobre engenharia ambiental, mas você sabe para quê ela serve?

Trata-se de uma ciência voltada para o desenvolvimento sustentável, que integra sociedade, ecologia, tecnologia e economia do ambiente.

O principal objetivos dos engenheiros ambientais é desenvolver maneiras de preservar o meio ambiente, como do ar, da água e do solo.

As empresas engenheiras ambientais desenvolvem maneiras de projetar, desenvolver e construir sistemas de esgoto e água, respeitando os limites ambientais em cada local. Esta ciência é importante porque:

  • Protege o meio ambiente;
  • Oferece soluções de preservação;
  • Protege o futuro da água, ar e solo;
  • Oferece maneiras de preservação para indústrias.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a engenharia do meio ambiente e sua importância, no próximo tópico vamos falar um pouco mais sobre alguns procedimentos e equipamentos utilizados pela indústria para a preservação ambiental.

A papel da indústria na preservação do meio ambiente

A indústria pode e deve ajudar a preservar o meio ambiente de diversas maneiras. Uma delas é por meio da obtenção de licenciamento ambiental, um importante instrumento de administração pública.

Este instrumento controla atividades humanas que possam interferir no meio ambiente, além de conciliar o desenvolvimento econômico por meio do uso de recursos naturais.

Mas, essa conciliação tem como prioridade a sustentabilidade em todos os seus aspectos, como socioculturais, econômicos e físicos.

Além de obter esse licenciamento, as empresas do setor industrial também precisam do auxílio de empresas de consultoria ambiental SP, pois essas empresas estudam e analisam diversas situações provocadas pelas atividades de determinada empresa.

Essas situações podem ser os impactos ou até mesmo estragos ambientais que as empresas podem trazer para o meio ambiente, analisando a estrutura da empresa, quais recursos são utilizados e onde são depositados os insumos.

Além de contar com consultoria e obter o licenciamento industrial, as empresas industriais responsáveis contam com a instalação de uma estação de tratamento de efluentes industriais compacta.

Pelo fato de a água ser um componente fundamental para os mais variados processos produtivos, a indústria precisa ter uma estação de tratamento para os seus efluentes.

Uma estação compacta evita o descarte de efluentes contaminados no meio ambiente, o que pode causar diversos danos. Ela pode ser instalada nos mais variados segmentos industriais, sendo uma maneira responsável de evitar os impactos.

O tratamento de água de caldeira, por exemplo, garante que esses equipamentos tenham acesso a uma água de qualidade, o que influencia diretamente no processo de produção.

Mas, para evitar o desperdícios de consumo de água para as caldeiras, as indústrias possuem sistemas de tratamento de água que fornecem uma água de qualidade que pode ser usada nos mais variados processos industriais.

Imagine se todas as fábricas usassem apenas a água fornecida pelo abastecimento público. Com certeza, este recurso já tão escasso estaria esgotado.

A água tratada por esses sistemas evita o desperdício, ao mesmo tempo em que fornece uma água de qualidade, conforme é necessário.

O tratamento da agua é importante para a indústria porque é um componente básico em diversos processos industriais. No entanto, não é ecologicamente viável fazer uso de água vinda de rios e abastecimentos públicos.

O sistema próprio de tratamento de água fornece às indústrias o material que ela precisa, com muito mais economia e sustentabilidade.

Como você pôde ver, existem diversas maneiras para que as indústrias seja ecologicamente responsáveis. Dessa maneira, elas podem continuar garantindo os processos de produção de diversos produtos, de maneira consciente.

Além disso, é importante que cada vez mais se invista em maneiras de preservação e valorização dos recursos naturais.

Como as indústrias podem contribuir com o meio ambiente?

Incentivar a todos os funcionários e colaboradores a economizar água e energia no processo de produção. Implementar programas de conscientização é uma boa ferramenta para divulgar o posicionamento da empresa. Investir no uso consciente de matéria-prima também é uma maneira de reduzir possíveis danos ao meio ambiente.

Qual o papel da indústria na preservação do meio ambiente?

A papel da indústria na preservação do meio ambiente Este instrumento controla atividades humanas que possam interferir no meio ambiente, além de conciliar o desenvolvimento econômico por meio do uso de recursos naturais.

O que as indústrias podem fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente?

Algumas formas de se alcançar essa redução podem ser:.
Mapear a geração de resíduos por fonte geradora;.
Entender o tipo de resíduo que é gerado;.
Reciclar os resíduos;.
Destiná-los a um aterro sanitário legalizado;.
Reduzir a geração de resíduos;.
Contratar empresas especializadas em gestão de resíduos;.

O que as empresas podem fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?

Confira alguns exemplos:.
Gestão de resíduos sólidos;.
Reciclagem;.
Investimento em ações de responsabilidade social;.
Reuso da água;.
Adoção de processos de produção mais limpos;.
Consumo consciente de energia;.
Definição de metas para redução de emissão de carbono;.