Como a ética afeta o nosso dia a dia?

Ética é um comportamento baseado em crenças e valores. No Brasil, foi comum por muito tempo que as circunstâncias tornassem os limites da ética mais flexíveis. […]

7 de novembro de 2016

Ética é um comportamento baseado em crenças e valores. No Brasil, foi comum por muito tempo que as circunstâncias tornassem os limites da ética mais flexíveis. Por questões principalmente culturais, o famoso jeitinho brasileiro tornou-se corrente.  Driblar as leis de trânsito dirigindo ao celular, tirar algumas cópias da faculdade na copiadora da empresa e outros pequenos deslizes acabaram tornando-se corriqueiros. Isso não deveria ser norma, e sim, exceção.  A impunidade, que a meu ver levou a essa situação, parece estar com os dias contados. Algo está mudando no Brasil e acredito que irá afetar a todos.

Mais que um conceito, a ética se refere ao caráter. Ela se diferencia da moral, porque busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão, enquanto a moral se baseia em obediência a costumes e hábitos que variam de acordo com a cultura.

Na vida profissional,  mesmo num mercado competitivo, é preciso manter um comportamento ético. Isso quer dizer agir com honestidade em todas as situações. Falar sempre a verdade, não culpar colegas por erros seus e assumir falhas próprias são atitudes honestas e de valor. Além disso, ser leal com sua empresa e seus colegas, tendo respeito pela hierarquia, sem fofocas ou brincadeiras que ofendam. Estar comprometido com os objetivos da organização. Lembrar que seu salário é pago para que traga resultados ao seu empregador.  Também é fundamental manter o sigilo quanto a dados confidenciais da empresa , mesmo depois que sair desse emprego. Isso denota um profissional confiável e honesto.

No papel do líder, cabe ao gestor não permitir deslizes éticos e puni-los de acordo com a gravidade.   Empresas intransigentes com situações desse tipo são tão competitivas quanto as outras, e ainda passam ao mercado uma imagem de transparência que impõe respeito.

Por fim, mais que nas relações comerciais, devo lembrar que a ética começa e se aprende no núcleo familiar. Então, vamos ficar atentos também ao que se faz fora da empresa. É impossível ter uma conduta exemplar em casa e no trabalho não, e vice-versa.  O ser humano é um só.  Pense nisso quando for avaliar a si e aos outros.

Por Bernt Entschev

Como a ética afeta o nosso dia a dia?

Como a ética afeta o nosso dia a dia?

Como podemos usar a ética no dia a dia?

Veja alguns exemplos de ética e moral:

  1. Ajudar a quem precisa. Quando alguém lhe pede alguma ajuda financeira na rua ou algum idoso lhe pede auxílio para atravessar a rua, você tem a opção de ajudar ou não. ...
  2. Cometer atos ilícitos. ...
  3. Jogar lixo na rua. ...
  4. Furar fila. ...
  5. Maltratar animais. ...
  6. Prejudicar algum colega de trabalho.

Qual a importância da ética nas relações pessoais e profissionais?

A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.

Qual a importância da ética nas relações pessoais?

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.

Quais os tipos de ética que encontramos na sociedade no nosso Dia-a-dia?

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Como podemos usar a ética na vida?

A Ética leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Logo, para ser ético é preciso aprender a ser cidadão, aprender a agir com respeito, honestidade, responsabilidade, lealdade, solidariedade, justiça e não violência.

Como a ética pode ser aplicada nos dias de hoje?

A ética diz respeito ao código de princípios e valores morais que norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de um grupo. A ética procura prezar aos princípios individuais de cada pessoa, na qual cada grupo tem seus próprios valores, crenças e culturas. ...

O que é ética nas relações humanas?

A ética ética nas relações humanas é uma reflexão crítica sobre a moralidade. O principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade tem sido mantido através das atitudes éticas. ... Ética implica em assumirmos a responsabilidade da escolha por nós mesmos independente da moral.

Qual a diferença entre a ética pessoal e profissional?

A diferença básica entre um termo e outro está bem claro quando falamos de ética profissional e pessoal; Significa basicamente que respectivamente uma refere-se a sua conduta no trabalho e a outro sobre sua conduta na sua rotina habitual, no seu cotidiano.

Qual é a importância da ética nas relações interculturais?

Dessa forma, a ética intercultural entende que o dinamismo e a reconstrução dos valores que orientam a ação é uma marca da ética. É preciso, pois, conviver com a mudança, com a releitura das formas de convívio humano a partir das atividades práticas de cada grupo social.

O que é ética e exemplos?

Ele pontua que a ética diz respeito ao conjunto de valores e princípios a partir dos quais um determinado indivíduo determina sua conduta social. Por exemplo: se os princípios éticos para a vida em sociedade estipulam que roubar é errado, uma pessoa que os segue, naturalmente, não deve roubar nada.

Qual é a ética no dia a dia das pessoas?

  • Ética no dia a dia das pessoas. Confira 10 dicas de atitudes éticas e antiéticas Ética no dia a dia das pessoas. Confira 10 dicas de atitudes éticas e antiéticas

Qual é o Dia Nacional da ética?

  • Dia Nacional da Ética: O dia 2 de maio, é considerado o Dia Nacional da Ética. O conceito envolve um conjunto de regras e preceitos que norteiam um indivíduo ou grupo social dentro da sociedade.

Qual a ética que se desenrola no dia a dia?

  • A ética que se desenrola na prática do dia a dia anda junto com a moral, originária do latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. Por isso, à medida que as sociedades se modificam, a ética e a moral acompanham esse processo. Moral é algo que você tem em seu interior e orienta suas ações, sem preocupação com olhar do outro.

Será que a ética é parte da nossa vida?

  • Mas a ética não existe apenas nas relações profissionais ou comerciais. É preciso ter claro que a ética é parte do nosso dia a dia, de forma que, se não formos éticos conosco, não conseguiremos ser com os demais, e não seremos éticos na sociedade em que vivemos. A ética cabe em qualquer situação da nossa vida.

Como a ética afeta o cotidiano?

A ética pode ser considerada como a arte de construir a nossa própria vida, por isso, sem ética o nosso dia-a-dia seria um caos axiológico, pois teríamos em mente o que nos prejudica e o que nos beneficia. De igual modo, as nossas ações não teriam argumentos nem justificações que as fundamentassem.

Como a ética afeta a nossa sociedade?

Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade.

Como a ética está presente no nosso dia a dia?

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

Quais são as consequências da ética?

A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade.