Como a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas?

Manter o corpo ativo é fundamental para ter saúde e prevenir problemas desde cedo. As crianças têm contato com a atividade física logo na infância e também nas aulas de Educação Física. Mas você sabia que essas aulas proporcionam diversos benefícios além da recreação?

A Educação Física ajuda no desenvolvimento motor dos estudantes ao proporcionar a oportunidade de se movimentar e desenvolver suas habilidades.

Crianças e jovens devem praticar atividade física de forma lúdica, por meio de brincadeiras, jogos, esportes, tarefas e Educação Física nas escolas.

Ao se manter ativo, a criança e jovem melhora sua aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea, cardiovascular e metabólica.

Apenas 60 minutos por três vezes por semana já fazem a diferença na saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ela ajuda o autista a manter-se fisicamente ativo e ter um estilo de vida saudável. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades e ganhar experiências e aprendizados.

Desenvolvimento motor, autismo e Educação Física

Alguns estudos mostram que as crianças autistas podem ter graus diferentes de dificuldade com habilidades motoras finas e grossas. Essas dificuldades podem ser superadas e a Educação Física pode contribuir para isso.

Alguns autistas apresentam dificuldades de equilíbrio, consciência corporal e controle motor.  O que pode causar problemas para praticar esportes ou andar de bicicleta, por exemplo.

Contribui ao estruturar o meio ambiente adequado para a criança e o adolescente. Quem pratica atividade física regular consegue desenvolver a sua capacidade motora, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. Ela aprimora a motricidade do aluno, aumentando o equilíbrio, a organização temporal e a espacial.

5 benefícios da educação física para autistas

1 – Habilidades sociais – as atividades físicas desenvolvidas para autistas apresentam ganhos significativos em suas habilidades sociais e de comunicação.

A educação física promove brincadeiras em grupos, programas de corrida e jogos que contribuem para melhorar as dificuldades de quem tem o Transtorno do Espectro do Autismo.

2 – Mais força e resistência muscular – a prática de educação física é importante para a saúde física e também para aumentar a forca e resistência muscular dos autistas. Isso inclui esportes recreativos e jogos, além de brincadeiras.

3 – Habilidades de mobilidade – Aumenta o equilíbrio, a coordenação corporal, o controle visual-motor e outras habilidades de mobilidade.

4 Habilidades motoras – Alguns tipos de atividades físicas também contribuem para melhorar significativamente essas habilidades. Entre elas, destacam-se brincadeiras de pular e desviar de objetos.

5 – Controle da ansiedade – Pode contribuir para a diminuição da ansiedade.

Sair do sedentarismo e praticar atividade física regular estimula no organismo a produção de endorfina, que é responsável por causar bem-estar, aliviando a depressão e melhorando o humor.

Como incluir as crianças autistas nas aulas de Educação Física

As aulas de Ed. Física são uma grande oportunidade para diversão, a prática de exercícios, aprendizado e treino de habilidades sociais para todas as crianças, mas quem tem autismo pode ter dificuldades. Porém, a inclusão nas aulas de Educação Física é necessária e fundamental.

Os professores de Ed. Física devem tornar as aulas divertidas e que ofereçam pouco risco para os autistas desenvolver suas habilidades. É importante se concentrar em jogos que exigem cooperação.

Os pais devem participar ativamente e saber como está o desempenho dos filhos nas aulas de Educação Física.

Referências

https://www.autismspeaks.org/expert-opinion/does-physical-activity-have-special-benefits-people-autism

https://www.autismparentingmagazine.com/support-your-asd-child-in-physical-education/

Como a Educação Física contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas?

Como a Educação Física contribui para o desenvolvimento humano?

A Educação Física proporciona o aprimoramento do desenvolvimento motor, principalmente na motricidade do aluno. Habilidades como motricidade global, motricidade fina, esquema corporal, equilíbrio, organização temporal, organização espacial são devidamente trabalhadas.

Qual o papel do professor para facilitar o processo de aquisição de habilidades motoras?

Portanto, o professor tem o papel no âmbito escolar, de ser mediador entre o aluno e o processo de conhecimento, atuando como orientador, facilitador e aconselhador da aprendizagem e deve integrar, no desenvolvimento das atividades, os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.

Qual a importância do treinamento para aprendizagem motora?

O seu treino é uma forma de qualquer pessoa optimizar o seu desempenho motor e o seu desempenho cognitivo e com isso o seu bem-estar, pois, a coordenação está presente em todas as actividades diárias.

Qual a importância dos conhecimentos acerca do desenvolvimento motor para o ensino das lutas?

A riqueza de gestos motores nos vários tipos de lutas, a história por trás de cada luta, as regras a serem seguidas, tudo isso contribui imensamente para que os alunos ampliem seus conhecimentos e adquiram mais cultura por meio da disciplina, assim como melhore cada vez mais sua capacidade motora através da diversidade ...

Como a Educação Física pode ajudar no desenvolvimento do meio social?

É na aula de Educação Física que a criança terá maior convivência social, saberá o que é relacionar-se em grupo, bem como aprenderá a respeitar, além das regras e normas, as diferenças entre as pessoas.

Qual é a importância da coordenação motora na Educação Física?

A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.

Como o movimento pode ser importante para a aquisição de aprendizagens?

Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.

Quais os benefícios das habilidades motoras?

Ocorre o desenvolvimento muscular e a flexibilidade e conseqüentemente melhora suas capacidades corporais. Ele ainda se destaca que com estas ações motoras é possível oferecer ampla oportunidade de aquisição de habilidades, aperfeiçoando suas capacidades físicas.

Quais a importância da capacidade motora?

As capacidades motoras são componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.

Qual a formação dos professores de Educação Física?

  • O artigo em questão volta-se para as considerações sobre a formação dos professores de educação física, discutindo sobre os desafios e perspectivas inerentes do processo de formação docente na atualidade.

Qual a importância do professor de Educação Física?

  • É necessário que o professor de educação física saiba que a sua formação profissional têm uma importância fundamental na sua prática docente, já que a mesma irá dar suporte para as suas atividades pedagógicas no contexto escolar.

Qual a importância de verificar a formação do professor de Educação Física?

  • Partindo deste pressuposto, viu-se assim a importância de verificar de que forma a formação do professor de educação física influenciou essas ações na escola, de tal forma a restringir-se o conteúdo da mesma a uma mera reprodução técnica e esportiva.

Qual a proposta pedagógica da Educação Física?

  • “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”.

Qual a importância da Educação Física para o desenvolvimento cognitivo e motor?

Pode-se dizer que a psicomotricidade através da Educação Física ensina o movimento, e prepara o indivíduo para ter uma vida melhor. O cognitivo é a união do raciocínio critico ao reflexivo do aluno, buscando o aprendizado pela repetição, aumentando assim gradualmente o seu conhecimento.

Qual a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor?

Quem pratica atividade física regular consegue desenvolver a sua capacidade motora, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. Ela aprimora a motricidade do aluno, aumentando o equilíbrio, a organização temporal e a espacial.

Qual a importância da Educação Física no processo de cognição do aprendizado?

A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem. Isso é um fator importante para que haja um ambiente de convívio onde o respeito e tolerância devem ser trabalhados.

Qual e o papel da Educação Física para o Desenvolvimento humano?

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.