Colágeno hidrolisado é não hidrolisado diferença

Colágeno hidrolisado é não hidrolisado diferença

A maioria das proteínas podem ser desnaturadas (processo de quebra da proteína em peptídeos) pelo calor, que afeta as interações fracas em uma proteína (principalmente as ligações de hidrogênio) de forma complexa. Se a temperatura se eleva lentamente, uma conformação proteica geralmente permanece intacta até que haja uma perda abrupta de estrutura em uma faixa estreita de temperaturas. Essa alteração repentina sugere que o desenovelamento é um processo cooperativo: a perda de estrutura em uma parte da proteína desestabiliza outras partes.

Entretanto, as proteínas podem ser desnaturadas não apenas pelo calor, mas por extremos de pH, por certos solventes orgânicos miscíveis com a água, como o álcool ou a acetona, por certos solutos como uréia e cloridrato de guanidínio, por detergentes ou enzimas. Cada um desses agentes desnaturantes representa um tratamento relativamente brando e tecnificado no sentido de que nenhuma ligação covalente na cadeia polipeptídica é rompida.

As enzimas, os solventes orgânicos, a uréia e os detergentes atuam principalmente promovendo o rompimento das interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas globulares. Os extremos de pH alteram a carga líquida da proteína, provocando repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de hidrogênio. Os estados desnaturados obtidos por esses diversos tratamentos não são necessariamente equivalentes.

Algumas proteínas desnaturadas podem se renaturar espontaneamente para formar uma proteína biologicamente ativa.

Para evitar a perda da atividade biológica e assegurar a eficácia, o COLÁGENO Univittá é produzido usando um processo muito específico e altamente sensível, que testa a presença de epítopos no colágeno não desnaturado. Outras formas de colágeno tipo II vendidos como suplementos alimentares são desnaturados. A sua configuração molecular foi alterada, quer através da química ou de alta temperatura de processamento. Não existem estudos na literatura científica mostrando que colágeno tipo II desnaturado (mesmo que extraído de frango) fornece benefício significante para saúde das articulações. Há, no entanto, um estudo que relata que “colágeno tipo II desnaturado não tem nenhum efeito significativo sobre a incidência e gravidade da doença (artrite)".

Colágeno hidrolisado é não hidrolisado diferença

Muitas pessoas conhecem a importância do colágeno tipo 1 (ou Colágeno Hidrolisado) para a nossa pele. Porém, nem todos sabem sobre o colágeno tipo 2 e sua importância para os nossos ossos, inclusive no tratamento da osteoartrite e artrite reumatóide. 

Neste artigo você irá conhecer as diferenças entre o colágeno tipo 1 (Hidrolisado) e o colágeno tipo 2, e como eles podem auxiliar nossa saúde e beleza por completo.


Mas afinal, o que é COLÁGENO?
O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Ajuda ainda a manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. O colágeno pode ser encontrado em alimentos como carne e em alguns tipos de gelatina, é também muito comum em suplementos, consumidos através de cápsulas ou sachês. O colágeno pode ainda fazer parte da composição de alguns cosméticos com fins estéticos, para ajudar a manter a pele jovem por mais tempo.


Existem diferentes tipos de suplementos de colágeno, os mais conhecidos são o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2. Cada um deles possui diferentes indicações, sendo considerados suplementos diferentes.


Para que serve o colágeno tipo 1?
O colágeno tipo 1, também chamado colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno é melhor absorvido no intestino e é usado para:


⦁ Melhorar a firmeza da pele;
⦁ Fortalecer as unhas e o cabelo; 
⦁ Prevenir úlceras gástricas.


A dose indicada é de aproximadamente de 10 g por dia, e deve ser administrada junto com as refeições. O mais indicado é que seja associado à vitamina C, pois esta vitamina melhora os efeitos do colágeno no organismo. Você pode escolher tomar seu colágeno com suco de limão ou laranja, aumentando sua atuação. Alguns suplementos de colágeno já incluem vitamina C na sua formulação, como os da NatVita, que temos aqui na CERTA Farmácia. Também é indicado fazer uma alimentação rica em colágeno, com
 carnes vermelhas, brancas ou gelatina. 


Para que serve o colágeno tipo 2?
O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente que está em maior quantidade nas cartilagens. É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, isso garante a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1.
Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:
⦁ Osteoartrite de origem autoimune
⦁ Artrite reumatóide
⦁ Prevenção de danos articulares


A Artrite reumatóide e Osteoartrite de origem autoimune são doenças autoimunes, uma vez que o próprio organismo considera o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e, dessa forma, produz enzimas que destroem a cartilagem, desencadeando os sintomas associados a estas doenças.


Uma das maneiras de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é usando o colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune e reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo , melhorando a saúde das articulações. A dose diária indicada para o colágeno tipo 2 é de aproximadamente 40 mg, uma vez por dia, em jejum.

Estudos já comprovam a eficácia superior do colágeno tipo 2 para o tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide, chegando a ser até mais potente que a condroitina + glucosamina. Além de facilitar a adesão ao tratamento com resultados excelentes. 


O colágeno tipo 2 é a estrutura da proteína intacta, "NÃO DESNATURADA" (alto peso molecular), onde contém substâncias que atuam no sistema imune. Ainda é muito confundido com o colágeno hidrolisado (tipo 1) que é "desnaturado" e possui baixo peso molecular e é utilizado para melhorar as condições que atuam na sustentação da pele. Por sofrer a desnaturação é menos absorvido pelo organismo. Dentre as principais diferenças entre eles, destacam-se o peso e estrutura molecular e a dosagem usual. 


Se quiser se beneficiar dos dois tipos de colágeno em um só produto, já existem boas opções no mercado, como o ArtroVita, que temos aqui na CERTA Farmácia. Há também a opção de manipular este suplemento, de acordo com as orientações de um profissional.


Agora que você já sabe sobre as diferenças e indicações do colágeno tipo 1 e tipo 2, não deixe de solicitar ao seu médico ou nutricionista a suplementação e uma dieta rica nesta proteína importante.


Vem pra CERTA!

Newsletter

Cadastre-se e receba nossa newsletter

  • Magnésio Treonato
  • Magnésio Cloreto
  • Magnésio Glicil Glutamina
  • Magnésio Glicinato
  • Magnésio Dimalato
  • D-Chiro atua no tratamento de diabetes, síndrome dos ovários policísticos e obesidade!
  • Keranat - Auxilia no tratamento da queda de cabelo e beleza dos fios
  • Nutricosméticos, nutracêuticos ou polivitamínicos?
  • Probióticos = “Pró-Vida”
  • Suplementação Trifásica
  • Suplementação oral eficaz para pele e articulações
  • Óleo de peixe pode afastar risco de câncer de pele
  • Nova abordagem terapêutica para a Vitamina D
  • Goji Berry: Potente ação antienvelhecimento
  • Cranberry e prevenção do trato urinário
  • Conheça os flavonoides
  • Colágeno Tipo II e o Colágeno Hidrolisado
  • Benefícios do Ácido Ferúlico
  • Antioxidantes para fortalecer a proteção solar nesse verão!
  • A importância de vitaminas e minerais para o funcionamento do organismo.

Ver mais notícias

É melhor colágeno hidrolisado ou não hidrolisado?

Na realidade, a resposta é bem simples e depende de qual o seu objetivo com o suplemento. Em suma: Para quem quer benefícios estéticos, como cabelos mais bonitos, pele mais jovem e unhas mais fortes, o colágeno ideal é o hidrolisado, pois é absorvido mais rapidamente e possui indicação para esse tipo de uso.

Qual são os benefícios do colágeno não hidrolisado?

O colágeno não hidrolisado é indicado como auxiliar no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite, já que atua nas cartilagens e articulações melhorando a mobilidade e reduzindo a dor.

O que quer dizer colágeno não hidrolisado tipo 2?

Já o colágeno tipo II (UC-II) ou colágeno não hidrolisado é a molécula inteira de colágeno tipo II, geralmente obtida de cartilagem de frango. Este tipo de colágeno também vai ser digerido pelo estômago e intestino antes de ser absorvido.

Qual é o melhor colágeno para as articulações?

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.