É princípio estabelecido pela Lei de educação ambiental Lei n 9.795 99 ):?

Questão 01 - EDUCA - 2016 - Prefeitura de Maturéia - PB - A Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, dispõe acerca da educação ambiental e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. A partir dos conhecimentos dessa lei, assinale a alternativa ERRADA: 

A. Cabe ao Poder Público definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. 

B. É de incumbência das instituições educativas colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre o meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental no ensino. 

C. Cabe à sociedade como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais. 

D. É de incumbência das empresas, entidades de classe, instituições públicas e privadas, promover programas destinados à capacitação dos trabalhadores, visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente. 

E. Cabe aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) promover ações de educação ambiental, integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.

Questão 02 - EDUCA - 2016 - Prefeitura de Maturéia - PB - Acerca da Política Nacional de Educação Ambiental, julgue os itens:

I. Entende-se por educação ambiental na educação escolar, desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino, públicas e privadas, englobando as educações básica, superior, especial, profissional e EJA. 

II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. 

III. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas. 

Estão CORRETOS os itens: 

A. Apenas I. 

B. Apenas I e II. 

C. Apenas II e III. 

D. Apenas I e III. 

E. Apenas II.

Questão 03 - FCC - 2016 - SEGEP-MA - A Lei Federal no 9.795/99, em seu Artigo 1o , define a educação ambiental como: 

(A) os caminhos que permitem o debate sobre as formas de combater e superar os danos socioambientais, assim como os próprios modos de vida das sociedades com desenvolvimento industrial e agrícola desordenados. 

(B) os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 

(C) o conjunto de interações e relações entre coletivos sociais e instituições públicas que gerem uma sensibilidade ética em defesa do crescimento econômico, com custo mínimo ao meio ambiente e seus diferentes recursos. 

(D) o processo de interações dialógicas que toma como pressuposto a modernização socioambiental mediante o uso de mecanismos tecnológicos e de indicadores, visando combinar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente. 

(E) as práticas e processos que levam os indivíduos a considerarem os laços existentes entre a identidade, os modos de vida e a natureza, bem como a conscientização de que pela mediação do meio ambiente é possível o reencontro com nossa humanidade e com os seres vivos.

Questão 04 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - De acordo com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências, entende-se por Educação Ambiental os processos: 

a) de aprendizagem social em que o indivíduo e suas comunidades desenvolvem formas de convívio harmonioso com a natureza, garantindo a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental. 

b) de desenvolvimento, formação e aprendizagem por meio dos quais o indivíduo e a coletividade assumem novos comportamentos em relação ao meio ambiente, à sua comunidade e aos valores sociais. 

c) e ações que visam a formação da cidadania para a construção de competências voltadas à conservação do meio ambiente e à promoção da qualidade de vida da população. 

d) pelos quais a escola e as demais instituições educativas sensibilizam a população para a necessidade de convívio harmonioso com a natureza, garantindo a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental. 

e) por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Questão 05 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - No Brasil, depois de promulgada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA, Lei 9.795/99), foram criadas, respectivamente, nos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, as seguintes instâncias com atribuições de execução da PNEA: 

a) Direção de Assuntos Educacionais e Coordenação Nacional de Ações Ambientais. 

b) Coordenação Nacional de Educação Ambiental e Diretoria das Escolas Sustentáveis. 

c) Coordenação Geral de Educação Ambiental e Diretoria de Educação Ambiental. 

d) Diretoria de Educação Ambiental e Coordenação Nacional das Escolas Sustentáveis. 

e) Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e Diretoria de Educação Ambiental.

Questão 06 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - A Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil. Em relação à ação educativo-ambiental no âmbito dos sistemas de ensino, a lei aponta que educação escolar, em instituições de ensino públicas e privadas, engloba: 

a) Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. 

b) Ensino Fundamental, Educação Infantil, Ensino Médio e Educação Profissional. 

c) Educação Básica, Pronatec, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional e Educação de Jovens e Adultos. 

d) Educação Básica, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Pronatec e Educação Infantil e Creches. 

e) Educação Infantil e Creches, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Ensino Médio.

Questão 07 - NC-UFPR - 2015 - ITAIPU BINACIONAL - A ética é um tema relevante no contexto dos debates sobre a Educação Ambiental. Nesse sentido, a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99) no Brasil aponta que a ética ambiental deve ser tratada: 

a) nos currículos dos cursos de Direito e Engenharias, bem como nos cursos técnico-profissionalizantes vinculados ao Ensino Médio. 

b) na formação de professores de todos os níveis de ensino, em especial, na formação de professores da Educação Básica. 

c) em todos os documentos relativos às políticas públicas educacionais de estados e municípios, bem como no sistema de formação de gestores para o meio empresarial. 

d) nos cursos de formação de professores e de magistrados, bem como nas áreas tecnológicas e de meio ambiente. 

e) nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis.

Questão 08 - VUNESP - 2015 - Câmara Municipal de Itatiba - SP - É princípio estabelecido pela Lei de Educação Ambiental (Lei no 9.795/99): 

(A) o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos. 

(B) a garantia de democratização das informações ambientais. 

(C) o estímulo e fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. 

(D) o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania. 

(E) a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.

Questão 09 - CEPERJ - 2012 - CEDAE-RJ - A Lei 9.795/99 define como um dos objetivos fundamentais da educação ambiental: 

A) o estabelecimento de vínculo entre ética, educação, trabalho e práticas sociais 

B) a garantia de continuidade e permanência do processo educativo 

C) o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social 

D) o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural 

E) a permanente avaliação crítica do processo educativo

Questão 10 - FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - A Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências como 

(A) a educação ambiental ministrada em disciplinas universitárias. 

(B) a educação ambiental na educação escolar, desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. 

(C) a instalação de centros universitários de ensino e pesquisa e de núcleos multidisciplinares de ensino permanente e à distância, destinados à pesquisa. 

(D) ações de extensão e capacitação de recursos humanos, com vistas no gerenciamento e na execução de atividades de proteção. 

(E) as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Questão 11 - FUNRIO - 2015 - UFRB - A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.” Isso é um avanço para a educação brasileira na medida em que a educação ambiental passa a ser, EXCETO: 

A) um componente curricular. 

B) uma disciplina escolar. 

C) tema transversal em diferentes áreas. 

D) um conhecimento interdisciplinar.

E) uma ação educativa do planejamento curricular.

Questão 12 - VUNESP - 2015 - PC-CE - Assinale a alternativa correta, no que tange à Educação Ambiental no Ensino Formal, em conformidade com o estabelecido pela Lei no 9.795/99. 

(A) Nos cursos de formação e especialização técnico- -profissional, em todos os níveis, é facultada a incorporação de conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas. 

(B) A dimensão ambiental poderá constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas. 

(C) A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. 

(D) Aos professores em atividade é facultado receberem formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atender adequadamente os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Ambiental. 

(E) Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, é obrigatória a criação de disciplina específica.

Questão 13 - FUNCAB - 2013 - SEE-AC - De acordo o Inciso I do art. 4° da Lei nº 9.795/1999, a Educação Ambiental terá enfoque em alguns princípios básicos. São alguns desses princípios: 

A) humanista e holístico. 

B) participativo e exclusivo. 

C) democrático e individualizado. 

D) conformista e reprodutor. 

E) operatório e determinista.

Questão 14 - AMEOSC - 2016 - Prefeitura de Palma Sola - SC - Assinale a alternativa incorreta. Segundo o disposto na Lei nº 9.795/1999, são princípios básicos da educação ambiental: 

A) O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. 

B) A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais. 

C) A concepção do meio ambiente em sua totalidade, desconsiderando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade. 

D) A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.

Questão 15 - FGV - 2016 - CODEBA - A Lei nº 9.795/99 dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Como parte do processo educativo mais amplo, esse instrumento legal declara que todos têm direito à educação ambiental, e define incumbências de seus diversos atores. Relacione esses atores às incumbências definidas na PNEA. 

1. Empresas privadas 

2. Meios de comunicação de massa 

3. Órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama 

4. Poder Público 

( ) Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. 

( ) Promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. 

( ) Disseminar informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação. 

( ) Promover programas destinados à avaliação e ao controle efetivo das repercussões do processo produtivo no meio ambiente. 

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

(A) 4 – 3 – 2 – 1. 

(B) 4 – 2 – 3 – 1. 

(C) 2 – 4 – 3 – 1. 

(D) 1 – 3 – 2 – 4. 

(E) 1 – 4 – 2 – 3.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - B
04 - E
05 - C
06 - A
07 - E
08 - E
09 - C
10 - E
11 - B
12 - D
13 - A
14 - C
15 - A

É princípio estabelecido pela Lei de educação ambiental Lei nº 9795 99?

A Lei 9795/99 dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e trás consigo diretrizes e instrumentos que visam à melhoria e o controle sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre os impactos do processo produtivo no meio ambiente, através da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes ...

Quais são os princípios da educação ambiental?

São princípios básicos da Educação Ambiental: I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Qual o objetivo é finalidade da Lei nº 9.795 99 Política Nacional de Educação Ambiental?

A Lei n. 9.795/1999 prescreve que a Educação Ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino”. Desta feita, compreende-se que o meio ambiente deve estar alocado em um contexto interdisciplinar, e não constituir uma disciplina específica.

Qual a principal meta da Lei de educação ambiental?

Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos espaços formais e não formais, a partir da aprovação até o final da vigência deste plano.