Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

Você gosta de esportes e está pensando em fazer Educação Física por conta disso? Antes de optar pelo curso é importante ficar atento às habilidades necessárias para o exercício da profissão. Algo que vai muito além de apenas se identificar com o esporte.

Desse modo, continue com a gente que vamos detalhar as principais características que um profissional de Educação Física precisa ter.

Habilidades do profissional em Educação Física

Veja agora as principais habilidades de um profissional de Educação Física.

1. Ser bom com relacionamentos interpessoais

Seja trabalhando como professor de Educação Física ou Preparador físico, você sempre vai estar em contato com pessoas. Assim, é preciso saber se comunicar, ouvir e entender as necessidades do outro.

Se você é do tipo que não gosta de interação, talvez essa não seja a sua melhor escolha profissional.

2. Ter paciência

A função do educador físico é ajudar as pessoas a realizarem alguma atividade e para isso ele precisa passar instruções.

Desse modo, seu cotidiano inclui: explicar o que cada um deve ou não fazer, mostrar como se realiza um movimento da forma correta ou incentivar alguém a atingir um objetivo.

Para conseguir desempenhar essas atividades de maneira eficaz você precisa ser paciente e entender o ritmo e as necessidades do aluno.

3. Ser atento

As atividades físicas geram vários benefícios, mas também podem causar problemas se forem feitas de maneira inadequada.

É por isso que o educador físico precisa estar atento aos seus alunos, verificando se cada exercício está sendo desempenhado de forma correta.

É importante ainda que você esteja disposto a motivar as pessoas. Incentivar aquelas que estão com alguma dificuldade ou sugerir uma nova forma de treino para alguém que não está vendo resultados. Tudo isso requer do profissional um olhar atento a todos que estão ao seu redor.

4. Ter conhecimento técnico

Trabalhando na área de Educação Física você vai lidar com o corpo humano, seus músculos e sua forma de funcionamento.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Assim sendo, é importante ter conhecimentos de anatomia e saber em profundidade sobre as práticas esportivas.

Só assim será possível indicar o melhor exercício para cada tipo de pessoa, levando em conta idade, peso, gênero e outras características individuais.

5. Ter facilidade com esportes

Essa característica remete ao começo deste post. Gostar ou ter facilidade com esportes não é a única habilidade necessária ao educador físico, mas é algo muito importante.

Sendo assim, o ideal é que você se interesse por práticas esportivas variadas e goste de estudar as técnicas por trás de cada modalidade. Ter disposição física e trabalhar o próprio corpo vão ser habilidades bastante úteis durante a faculdade e na vida profissional.

6. Gostar de ajudar

De modo geral, qualquer atividade de quem faz Educação Física, seja bacharel ou licenciado, envolve a ajuda ao próximo.

Pode ser ensinar um novo assunto, incentivar alguém a perder peso ou trabalhar a alta rentabilidade de um atleta.

Por esse motivo, se você gosta de ajudar, provavelmente, se dedicará com muito mais afinco à sua profissão.

Depois de todos esses pontos, fica claro que para cursar Educação Física é interessante ter habilidades corporais, mas também desenvoltura social e conhecimento técnico.

| Se você está a procura de oportunizardes, descubras as melhores vagas para Educação Física aqui no site da Catho.

E então, será que essa vai ser sua carreira profissional? Comente aqui embaixo o que você acha de trabalhar como educador físico.

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;
Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;
A compet�ncia profissional e o professor de Educa��o F�sica

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

 

Centro Universit�rio Fieo � UNIFIEO

Curso de Educa��o F�sica Osasco - SP

(Brasil)

�rika Magalh�es

Profa. Dra. Ana Cristina Arantes

 

Resumo

          A compet�ncia profissional envolve a capacidade que o professor tem para articular o conhecimento te�rico � sua pr�tica profissional. Partindo desse pressuposto, este estudo tem por objetivo discutir se os futuros profissionais possuem as compet�ncias indicadas pela literatura consultada. A metodologia empregada foi a descritiva, na qual a amostra constitui � se por dez futuros professores de Educa��o F�sica do UNIFIEO aleatoriamente escolhidos. O instrumento de pesquisa foi composto por um question�rio com quatro perguntas abertas; a coleta de dados foi realizada no UNIFIEO, onde os futuros professores concluir�o a gradua��o. Verificou � se que, dentre outros resultados, 31% define compet�ncia profissional por meio do preparo profissional e 54% relataram que a Disciplina Pr�tica de Ensino na gradua��o ofereceu situa��es de desenvolvimento da compet�ncia profissional. Desta forma, vimos que, desde a forma��o, o professor tinha predisposi��o � compet�ncia e as rela��es interpessoais. A partir desta an�lise, considero que n�o basta levar em conta o saber te�rico e desenvolver as habilidades �pr�ticas�. � preciso tamb�m querer aprender, disp�s � se a �correr riscos� e desejar estabelecer di�logos afetivos. � necess�rio ter percep��o e cr�tica pertinente; o �saber que sabe� de forma reflexiva. O bom docente conhece a dimens�o e o alcance do seu saber, conhece as suas implica��es e o rumo que o mesmo pode tomar. Conhecendo � se, pode estabelecer contato com os demais e, com alguma certeza, ensinar e aprender de maneira dial�tica.

          Unitermos

: Educa��o F�sica. Compet�ncia profissional. Doc�ncia.  
Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - A�o 13 - N� 128 - Enero de 2009

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

1 / 1

Introdu��o

    Este estudo tem por objetivo discutir quais s�o as compet�ncias inerentes a doc�ncia desej�vel de modo a favorecer um ensino significativo �queles sob responsabilidade de um bom professor em Educa��o F�sica. Somado a este item buscou � se especular quais seriam as estrat�gias que possibilitariam ao futuro docente adquirir conhecimentos e t�cnicas diversificadas para ministrar aulas com sucesso.

    Para Arantes (1997), a compet�ncia profissional envolve a capacidade de que o professor tem para articular o conhecimento te�rico � sua pr�tica profissional. Para tanto, parece ser prudente considerar as experi�ncias pessoais que o mesmo �carrega� desde a tenra idade, as viv�ncias acad�micas pelas quais passou, as situa��es que o sensibilizaram e que se iniciam no primeiro ano da licenciatura. Estas experi�ncias ser�o, por certo, ampliadas com sua inser��o no mercado de trabalho e no importante exerc�cio da forma��o continuada.

    A compet�ncia profissional envolve a capacidade do educador em articular os conhecimentos te�ricos � sua pr�tica profissional, levando em conta as suas experi�ncias profissionais e pessoais. Essa capacidade tem origem na forma��o inicial, sendo, posteriormente, ampliada com a forma��o continuada (MALACO, 2007).

Problema de pesquisa

    Os cursos de gradua��o �Licenciatura� t�m favorecido o desenvolvimento das compet�ncias profissionais � doc�ncia?

Justificativa

    O que se espera de um licenciado no t�rmino da gradua��o em Educa��o F�sica, � que o mesmo esteja apto e suficientemente c�nscio da responsabilidade profissional que a doc�ncia exigir�. Em se tratando das aulas de Educa��o F�sica, o professor, mesmo em in�cio de carreira, deve planejar e disseminar conhecimentos te�ricos e pr�ticos, inerentes � �rea qual seja; a constru��o de um saber ligado � motricidade humana. No entanto, cabe ressaltar , que mesmo sendo um especialista em movimento, ao elaborar seu plano do curso de Educa��o F�sica na escola, � imprescind�vel que se observe outras dimens�es humanas dentre outras os aspectos cognitivo e psicol�gico. Ent�o, para que as aulas tenham, a adequa��o e o sucesso esperado, parece ser interessante que se estude al�m do aspecto motor, itens tais como a rela��o interpessoal, a lideran�a e a comunica��o por exemplo (ARANTES, 1997).

    Desde a forma��o, espera � se que o futuro professor tenha predisposi��o � compet�ncia das rela��es interpessoais, quero dizer, que n�o basta levar em conta apenas o saber te�rico e desenvolver as habilidades �pr�ticas�. � preciso tamb�m querer, dispor � se a �correr riscos� e desejar estabelecer di�logos afetivos. Somado a estes, � necess�rio ter percep��o e cr�tica pertinente; o �saber que sabe� de forma reflexiva (MASSA, 2002).

    O bom docente deve conhecer a dimens�o e o alcance do seu saber, conhece as suas implica��es e o rumo que o mesmo pode tomar. Conhecendo � se, pode estabelecer contato com os demais e, com alguma certeza, ensinar e aprender de maneira dial�tica (GALV�O, 2002).

Objetivo do estudo

    O objetivo desta pesquisa � o de discutir se os futuros profissionais possuem a compet�ncia indicada pela literatura consultada para o exerc�cio da doc�ncia.

Revis�o de literatura

    Educa��o F�sica : defini��o

    �Consiste em formar h�bitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, mediante instru��o sobre higiene corporal e mental, sob v�rios e sistem�ticos exerc�cios, esportes e jogos� (MICHAELIS, 2001, p. 251).

    Definir Educa��o F�sica vai al�m da mera pr�tica regular e peri�dica de se fazer exerc�cios (ou esportes). A cada dia surgem conceitos ou vis�es mais amplas desta disciplina / componente curricular assumindo outros termos tais como educa��o postural, equil�brio das massas musculares, manuten��o das fun��es fisiol�gicas a favor do estado saud�vel do corpo, controle do peso corporal e da rela��o de for�a e resist�ncia muscular com percentuais de gordura, dentre outros... expandindo � se ou articulando � se, por exemplo, aos estudos s�cio � culturais, originando as abordagens cr�tico superadoras; da cultura corporal, a construtivista, s�cio construtivista.

    O c�digo de �tica da categoria profissional, elaborado e difundido pelo CONFEF / CREF citado por Feliciano e Lima (2006) explica:

    �A filosofia da Educa��o F�sica tamb�m refor�a a dimens�o �tica, discute seus valores, significados, leva a busca de um desempenho profissional competente, indicando a necessidade de um saber ou um saber fazer, que venha a efetivar � se como o saber ou um saber fazer, que torne o ideal sublime dessa profiss�o prestar sempre o melhor servi�o a um n�mero cada vez maior de pessoas, destacando n�o s� a dimens�o t�cnica mas, tamb�m a dimens�o pol�tica, como � desej�vel� (2006, p. 11).

    Tendo por base esse par�grafo, infere - se e refor�a � se a id�ia da �completude�, entendendo que um profissional / docente precisa reunir compet�ncias que n�o se restrinjam �s habilidades no caso motoras. Ao contr�rio faz � se necess�rio assimilar e praticar outras tantas compet�ncias.

O que � compet�ncia docente?

    O conceito de compet�ncia � multidimensional, dependendo do professor, dos alunos, da situa��o educacional e dos valores sociais que servem como base ao ajuizamento desta compet�ncia. Nessa vis�o a compet�ncia � vista como algo abrangente e dependente de v�rios fatores. N�o se pode, pois, dogmatizar um conceito de compet�ncia, por�m � poss�vel definir elementos componentes que fazem parte deste conceito.

    � importante, perceber que a compet�ncia � resultante de v�rios elementos da pr�tica pedag�gica, que envolvem os sujeitos nela presentes, hist�ria de vida, forma��o, por exemplo, como afirma Arantes (1997). Ainda segundo o importante autor franc�s Philippe Perrenoud (2000), cujo trabalho tem oferecido novos questionamentos acerca da compet�ncia docente, o processo ensino aprendizagem possui dez novas compet�ncias, a saber:

  1. Conhecer e dirigir situa��es de aprendizagem; conhecer a disciplina e seus conte�dos.

  2. Administrar a progress�o das atividades; conceber e administrar situa��es problemas.

  3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferencia��o; administrar a heterogeneidade da turma e fornecer apoio aos alunos com dificuldade.

  4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e trabalho; suscitar o desejo de aprender, desenvolver a capacidade de auto � avalia��o.

  5. Trabalhar em equipe; elaborar projetos em equipe e formar e renovar a equipe pedag�gica favorecendo situa��es para o estabelecimento das rela��es �teis pessoais mais estreitas.

  6. Participar da administra��o da escola; elaborar e negociar um projeto da institui��o; administrar recursos da escola; envolver os alunos (participa��o).

  7. Informar e envolver os pais; dirigir reuni�es informa��es de debate; fazer entrevistas; envolver os pais na constru��o do saber.

  8. Utilizar recursos tecnol�gicos; utilizar editores de textos e utilizar � se da multim�dia.

  9. Enfrentar os deveres e dilemas �ticos; prevenir a viol�ncia na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discrimina��es sexuais, g�nero, �tnicas e sociais.

  10. Administrar sua pr�pria forma��o cont�nua; saber explicitar as pr�prias pr�ticas; projeto de forma��o comum com os colegas.

A forma��o do professor de Educa��o F�sica

    O papel do professor de Educa��o F�sica tradicionalmente � visto como o papel de treinador. Ele seleciona e organiza os conte�dos, a metodologia e a avalia��o, ele � disciplinador, ou seja, ele � �um treinador que vigia, dirige, aconselha, corrige� Ch�teau (apud GALV�O, 2002). Al�m disso, ele mant�m rela��es impessoais com os alunos, com o objetivo de garantir a sua autoridade.

    Mesmo apresentando atitudes de treinador, quando possui forma��o renovada em termos de pesquisa e de conhecimento, o mesmo tenta suprir as falhas detectadas quando a forma��o � tradicional, os resultados da pr�tica n�o se apresentaram muito definidos, � os conhecimentos derivados das ci�ncias � m�es n�o chegaram a influenciar definitivamente a pr�tica�, ou seja, os conhecimentos adquiridos, por exemplo, em disciplinas como fisiologia do exerc�cio, aprendizagem motora ou sociologia n�o s�o utilizados pelos professores em suas aulas, ficando a sua pr�tica pedag�gica atrelada ainda aos esportes tradicionais, ao gesto t�cnico ou � postura acr�tica Lawson (apud GALV�O, 2002).

    N�o h� garantia de que o conhecimento produzido nas sub � �reas de pesquisa, supracitadas, possa ser transportado para os diversos locais onde ocorre a pr�tica profissional, pois suas caracter�sticas podem ser variadas e complexas, ou seja, n�o � poss�vel generalizar esse conhecimento para a pr�tica pedag�gica do professor, pois o contexto da pr�tica n�o pode ser �controlado�. Esta forma de �exibir� conhecimento inicia � se na gradua��o ou ainda quando o futuro professor est� em fase de finaliza��o de curso.

A responsabilidade do professor

    O que se espera de um formando ao final curso de Licenciatura em Educa��o F�sica � que esteja apto e ciente de suas responsabilidades como docente, para disseminar e implementar conhecimentos te�ricos e pr�ticos sobre a motricidade humana por exemplo, que permitam ao ser humano: 

  1. otimizar suas possibilidades e potencialidades para mover � se de forma espec�fica ou gen�rica, harmoniosa e eficaz e 

  2. capacitar � se para, em rela��o � sociedade, adaptar � se, interagir e transform� � la, sempre na busca de uma melhor qualidade de vida.

    A gradua��o deve ser a respons�vel pela a forma��o da responsabilidade e da compet�ncia deste profissional. A Universidade deve estar atenta �s mudan�as e tend�ncias do mercado de trabalho para que os recursos humanos por ela formados tenham capacidade de nele atuar. A atua��o do licenciado deve voltar � se exclusivamente para a educa��o escolarizada, considerando � se a rela��o professor � aluno.

As caracter�sticas do professor bem sucedido em sua interven��o profissional

    O professor � respons�vel por muitas descobertas e experi�ncias que podem ser boas (ou n�o). Como facilitador, deve ter conhecimento suficiente para trabalhar tanto os aspectos f�sicos e motores, como tamb�m os componentes sociais, culturais, cognitivos e psicol�gicos (GALV�O, 2002).

    � tamb�m papel do professor transmitir, de forma consciente (ou n�o), valores, normas, maneiras de pensar e padr�es de comportamento para se viver em sociedade. Fica claro que n�o se pode transmitir esses aspectos descartando o aspecto afetivo, a intera��o professor � aluno.

    Quanto ao comportamento ou caracter�sticas t�cnicas, posso afirmar, que o bom professor conhece seus alunos e adapta o ensino as suas necessidades, incorporando a experi�ncia do aluno ao conte�do e incentivando sua participa��o; reflete e pensa sobre sua pr�tica; domina conte�do e metodologia para ensin� � lo; aproveita o tempo �til, tem poucas faltas e interrup��es; aceita responsabilidade e as exig�ncias dos alunos e do seu trabalho; usa eficientemente o material did�tico, dedicando mais tempo �s pr�ticas que enriquecem o conte�do; fornece feedback constante e apropriado; fundamenta o conte�do na unidade te�rico � pr�tica; comunica aos alunos o que espera deles e o por que (tem objetivos claros); sugere estrat�gias meta - cognitivas para os alunos e as exercita; estabelece objetivo cognitivo tanto de alto quanto de baixo n�vel; integra seu ensino com outras �reas;

Caracter�sticas afetivas

    O docente demonstra interesse, entusiasmo, vibra��o, motiva��o e ou satisfa��o com o ensino. � seu trabalho valorizar seu papel; o ensino � sua profiss�o de f� (professa a f� que acredita); desenvolve la�o afetivo forte com seus alunos; mant�m clima agrad�vel, respeitoso e amistoso com os discentes; � afetivamente maduro.

Caracter�sticas s�cio � pol�ticas

    Conhece a experi�ncia social concreta dos alunos; possui vis�o cr�tica da escola e de seus determinantes sociais; possui vis�o cr�tica dos conte�dos escolares.

    Somado a estes t�picos � poss�vel, ainda refletir a respeito do professor considerado bem � sucedido a sua pr�tica pedag�gica sob a perspectiva da dimens�o dos conte�dos, apresentada nos Par�metros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998 apud GALV�O, 2002). No referido documento os conte�dos escolares s�o abordados em tr�s dimens�es.

    A dimens�o conceitual

;refere � se a abordagem das regras t�cnicas, dados hist�ricos das modalidades e ainda reflex�es a respeito da �tica, est�tica, desempenho, satisfa��o, efici�ncia.

    A dimens�o procedimental

;esfera �do fazer� tem por base respeito ao conte�do ensinado pelo professor, que n�o deve girar apenas em torno das habilidades motoras e do esporte, mas tamb�m da organiza��o, sistematiza��o de informa��es e aperfei�oamento.

    A dimens�o atitudinal

;Inclui � se neste aspecto as normas, valores e atitudes. Esta dimens�o est� intimamente ligada n�o somente o aspecto te�rico, mas tamb�m o aspecto pr�tico; viv�ncia os conceitos.

    Estas compet�ncias, ao que tudo indica, fazem parte do �mundo virtual�, s�o fundamentos que �antecedem� a pr�tica docente. Para que a mesma se efetue os conceitos citados dever�o ser organizados em dimens�es: conceitual, procedimental e atitudinal.

Metodologia do estudo

    Esta coleta te�rica de informa��es possibilitou a constru��o de um instrumento de pesquisa no qual a amostra foi constitu�da com dez futuros professores de Educa��o F�sica do Centro Universit�rio Fieo � UNIFIEO. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um question�rio com perguntas abertas pr� � estabelecidas. A coleta de dados foi realizada no UNIFIEO, onde que o futuro professor ir� concluir a gradua��o. Ap�s a coleta os dados obtidos, foram confrontados, comparados �queles levantados na revis�o de literatura.

Apresenta��o e discuss�o dos dados

    Os respondentes e suas caracter�sticas gerais

    Participaram desta pesquisa dez futuros professores de Educa��o F�sica do Centro Universit�rio FIEO.

    Os respondentes t�m em m�dia 27 anos de idade com desvio padr�o de 6,4 anos sendo que todos j� trabalham na �rea de Educa��o F�sica na condi��o de estagi�rios.

    Os dados referentes � compet�ncia profissional foram obtidos por interm�dio dos question�rios constando caracter�sticas pessoais (idade, sexo, estado civil e endere�o), tendo assinando o termo de consentimento informado.

Resultados e discuss�o

    A defini��o dos respondentes sobre � compet�ncia profissional, foi identificada no quadro 1.

    A metade dos futuros professores atuantes na �rea da Educa��o F�sica, destaca o item �preparo profissional� como sendo muito importante, isto �, o docente no entender do grupo, deve ter o conhecimento suficiente referente � profiss�o. Logo ap�s os respondentes, apontam a �sele��o de conte�dos� como outro aspecto significativo.

    Para Sobrinho (2007), o conceito sobre a compet�ncia profissional � multidimensional, pois pode depender de v�rios fatores relacionados com o professor, os alunos, a escola, os valores, a sociedade, buscar a desburocratiza��o do ensino, procurando um fazer pedag�gico contextualizado reflexivo e comprometido com as mudan�as do dia � a dia, fazendo com que a compet�ncia seja um caminho percorrido ao longo do processo educacional. Enfim, n�s seres humanos somos diferentes e nos colocamos diferentemente em situa��es diferentes. Talvez, para mim compet�ncia seja sin�nimo de estar presente nas aulas atuando como uma boa professora, mas, para outro, pode significar que compet�ncia seja tamb�m ensinar conceitos.

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

Quadro 1. Defini��o de compet�ncia profissional, no ponto de vista dos avaliados.

Legenda

  1. A forma que o professor se coloca frente ao aluno

  2. Sele��o dos conte�dos

  3. Preparo profissional

  4. Conhecimentos te�ricos e pr�ticos

  5. Boa did�tica

  6. Amor � profiss�o

  7. Fazer adapta��es

  8. Boa comunica��o

  9. Manter atualizado sobre a �rea

  10. Cumprir os hor�rios

  11. Sanar d�vidas

  12. Ter a a��o do feedback para os alunos

  13. Ter �tica

  14. Garantir diversos conhecimentos

  15. Respeitar o conhecimento pr�vio do aluno

  16. Promover atividades que envolve os aspectos f�sicos/motor, afetivo - social e cognitivo

    De acordo com Arantes (1997), a compet�ncia profissional � resultante de v�rios elementos da pr�tica pedag�gica, que envolvem os sujeitos nela presentes, hist�ria de vida, forma��o dentre outros, por�m nessa vis�o a compet�ncia � vista como algo abrangente e dependente fatores intr�nsecos.

    O preparo profissional foi � caracter�stica mais destacada pelos avaliados na defini��o sobre a compet�ncia profissional. Para Perrenoud (2000), esta caracter�stica baseia � se em conhecer e dirigir situa��es de aprendizagem, isto �, conhecer a disciplina e seus conte�dos, planejar situa��es did�ticas, levando em conta os conhecimentos pr�vios dos alunos, envolve - los em projetos de pesquisa e conhecimento, mas, o grupo de avaliados considera esses fatores, por�m em quantidade menor, sem a relev�ncia atribu�da a outro item ou como seria idealmente pretendida.

    Partindo da defini��o sobre compet�ncia apontada no quadro 1, observa � se algumas outras caracter�sticas complementares no quadro 2.

Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

Quadro 2. Caracter�sticas que qualificam o bom professor.

Legenda

  1. Ser coerente

  2. Ter �tica

  3. Gostar do que faz

  4. Ser respons�vel

  5. Ter �atitude�

  6. Compet�ncia

  7. Ter car�ter

  8. �sede� de conhecimentos

  9. Ser organizado

  10. Ser disciplinado

  11. Ser culto

  12. Conhecimento sobre a �rea

  13. Boa comunica��o

  14. Ser pontual

  15. Ter boa did�tica

  16. Respeitar limita��es dos alunos

  17. Favorecer a constru��o do conhecimento

  18. Boa rela��o interpessoal

  19. Incluir temas transversais

  20.     Os aspectos �ser respons�vel�, ter �conhecimento sobre a �rea� e �respeitar limita��es dos alunos�, representam a resposta para a metade do grupo de entrevistados.

        Galv�o (2002), sugere como caracter�sticas docente o conhecimento sobre os alunos; a adequa��o do ensino �s suas necessidades incorporando a experi�ncia do mesmo ao conte�do, incentivando sua participa��o e aceitando as responsabilidades e as exig�ncias discentes e do seu trabalho.

        Quando o futuro docente conclui a gradua��o espera � se que o mesmo esteja apto a exercer a fun��o de professor, sendo respons�vel em suas atitudes e palavras, implementando conhecimentos te�ricos e pr�ticos e que conhe�am seus os alunos bem como possuam informa��es sobre o ambiente a que pertencem.

        O professor deve ser uma pessoa que atua com responsabilidade. Quando assume uma classe, deve atuar totalmente voltado para educa��o escolarizada, considerando sempre a rela��o professor � aluno.

        O docente deve atuar de forma a atender todos os discentes adequando a aula ao n�vel de maturidade apresentada por eles; de forma subjacente, questiona � se as oportunidades, experi�ncias, viv�ncias que favoreceram o conceito daquilo que possa representar o ideal de �bom professor�.

        Na amostra pesquisada, a caracter�stica �bom docente� representa um fator de suma import�ncia quanto �s oportunidades, viv�ncias, experi�ncias ou disciplinas na faculdade, pelas quais passaram que tenham desenvolvido a compet�ncia profissional adequada. Estes dados est�o no quadro 3.

    Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

    Quadro 3. Disciplinas, atividades ou experi�ncias que ofereceram situa��es para o 

    desenvolvimento da compet�ncia profissional adequada, na vis�o dos respondentes.

    Legenda

    1. Disciplina de Did�tica

    2. Disciplina de pr�tica de ensino

    3. Disciplinas da �rea de bacharelado

    4. Todas as disciplinas do curso

    5. Cursos de capacita��o

    6. Aulas pr�ticas na faculdade

    7. Est�gios de observa��o

    8. Ministrando aulas (est�gio remunerado)

    9. Disciplina de estrutura e funcionamento de ensino fundamental e m�dio

    10. Trabalhos em grupo

    11. Experi�ncias contadas por professores nas aulas

        A grande maioria apontou a Disciplina �Pr�tica de Ensino� como uma situa��o espec�fica na qual desenvolveu � se efetivamente a pr�tica da compet�ncia profissional.

        Para Arantes (1997), � na aula de Pr�tica de Ensino que o futuro professor dar� os primeiros passos no sentido de alcan�ar, perceber � se com seguran�a, se possui (ou n�o) capacidade de s�ntese, discernimento, lideran�a e aumentar� a t�cnica de ampliar o repert�rio e o acervo motor do aluno, sob a sua responsabilidade. � interessante que os futuros docentes no per�odo de forma��o, tenham acesso as informa��es sobre estas caracter�sticas.

        � por meio da gradua��o que os futuros docentes t�m oportunidade de aprender e usufruir a compet�ncia profissional. Para tanto, � necess�rio saber se os mesmos est�o aptos a exercer essa compet�ncia profissional ap�s a sua forma��o. Este assunto est� evidenciado no quadro 4.

    Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

    Quadro 4. Estar apto ou n�o ao exerc�cio profissional, na vis�o dos futuros docentes da �rea de Educa��o F�sica.

    Legenda

    1. Sim

    2. � necess�rio uma especializa��o ou cursos

    3. Adquiriu uma base te�rica

    4. Falta a experi�ncia do dia � a � dia

    5. Em algumas �reas

    6. Totalmente n�o

    7. Tem muito que aprender

    8. Necess�rio tempo para adquirir experi�ncia

    9. Na �rea escolar

    10.     No quadro acima, a totalidade da amostra se julga apta para exercer a compet�ncia profissional logo ap�s a gradua��o.

          Entretanto, h� os que ressaltam que � bom fazer especializa��o, pois falta a experi�ncia do dia � a � dia. Outros est�o aptos para a �rea escolar, mas ainda t�m muito que aprender.

          Se pensarmos quanto � capacita��o profissional, o graduando no decorrer dos quatro anos do curso, convive com o exerc�cio profissional desde o primeiro dia de aula, pois � o momento em que se conhece os mestres que ir�o realizar o conte�do da disciplina contida na grade curricular da Universidade.

          Pode ser que essas pessoas que responderam sim as quest�es, ainda n�o estejam totalmente aptos, mas o m�nimo de conhecimento sobre o assunto eles tem, entretanto precisam refletir um pouco mais.

          Arantes (1997), ressalva que na forma��o profissional em Educa��o F�sica, o aluno dever� compreender a import�ncia e o significado do movimento, entender o processo de crescimento e desenvolvimento aplicado a atividade f�sica como meio de �express�o� pessoal e de integra��o com seus semelhantes.

          � de suma responsabilidade da Institui��o de ensino providenciar curr�culo e programas que abordassem estes t�picos acima, possibilitando a an�lise cr�tica, a viv�ncia e a experi�ncia, combinando � as com os aspectos individuais de personalidade necessidade, matura��o e motiva��o, al�m de respeitar a heran�a cultural e as peculiaridades regionais (ARANTES, 1997).

          A quest�o de estar apto (ou n�o) para exercer a compet�ncia profissional adv�m de v�rios fatores como: pessoais, profissionais, cultural, personalidade..., dentre outros. Cada pessoa transmite o que sente e o que � capaz de fazer. Se a pessoa se julga apta e na pr�tica isso n�o � revelado, seria aconselh�vel que se buscasse mais conhecimento e / ou experi�ncias para que pudesse exercer a profiss�o de forma adequada.

      Conclus�o

          Pode � se concluir que o conceito de compet�ncia � multidimensional e, nesta pesquisa, os futuros docentes apontaram in�meros pontos importantes para exerce � la durante a carreira profissional. A partir desta an�lise, considero que n�o basta levar em conta o saber te�rico e desenvolver as habilidades �pr�ticas�. � preciso tamb�m querer aprender, disp�s � se a �correr riscos� e desejar estabelecer di�logos afetivos. � necess�rio ter percep��o e cr�tica pertinente; o �saber que sabe� de forma reflexiva. Penso que se a maioria dos futuros docentes adquire ambos os conhecimentos que os autores destacam sobre a compet�ncia, estar�o no caminho correto para implementar os conte�dos e aprimorar a sua compet�ncia, ao mesmo tempo se aprofundar neste conceito em forma de pr�tica. No entanto, a Disciplina de Pr�tica de Ensino na gradua��o auxilia o futuro professor a ter bons conhecimentos e algumas experi�ncias quanto a pr�tica docente pretendida.

          O professor de Educa��o F�sica deve estar ciente de suas responsabilidades como docente perante seus alunos, a dire��o da escola, aos conte�dos a serem trabalhados e, principalmente no ambiente em que est� inserido, isto �, o bom docente conhece a dimens�o e o alcance do seu saber, conhece as suas implica��es e o rumo que o mesmo pode tomar. Conhecendo � se, pode estabelecer contato com os demais e, com alguma certeza, ensinar e aprender de maneira dial�tica. Para uma melhor perspectiva profissional, o futuro docente deve gostar do que faz e se envolver por inteiro, transmitindo seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, deve estar apto para aprender junto com os alunos, sempre buscando renovar seu aprendizado e, sem d�vida, o professor deve apresentar tra�os de lideran�a, sendo uma caracter�stica fundamental para ministrar aulas de Educa��o F�sica Escolar.

      Refer�ncias

      • ARANTES, A. C. Compet�ncias b�sicas para ser um professor. Ministrando aulas de Educa��o f�sica infantil em um curso profissionalizante. Col�gio Brasileiro de ci�ncias do esporte. Renova��es, modismos e interesses. X Congresso Brasileiro de ci�ncias do esporte. Goi�nia � Goi�s. Anais � vol. 1. 25 � 25 de Out. 1997. p. 786 � 790.

      • ______ Educa��o f�sica infantil nos cursos de habilita��o espec�fica de 2� grau para o magist�rio em S�o Paulo. Disserta��o (mestrado), Escola de Educa��o F�sica USP. 1990. p. 34 � 40.

      • CERVO, A.L. , BERVIAN, P.A. Metodologia cient�fica. 5� edi��o. Afiliada. 2002. p. 66 - 68.

      • FELICIANO, M. , LIMA, M. V. O perfil profissional do professor de Educa��o f�sica e o treinamento t�cnico aliado � evolu��o humana nas diversas fun��es exercidas no ambiente de trabalho em academia. Disserta��o (p�s � gradua��o) Universidade Veiga de Almeida UVA. 2006. p. 10 - 30.

      • GALV�O, Z. Educa��o f�sica escolar. A pr�tica do bom professor. Revista Mackenzie de Educa��o F�sica e Esporte. 2002. p. 65 � 71.

      • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4� edi��o. Atlas. 2002. p. 42.

      • MALACO, L. H. Forma��o de educadores: educa��o, curr�culo e compet�ncia profissional, Revista Unifieo, ano V, n. 9, Jul./Dez., 2006. p. 57-60.

      • MASSA. M. Caracteriza��o acad�mica e profissional da Educa��o F�sica. Revista Mackenzie de Educa��o F�sica e Esporte. 2002. p. 29 � 38.

      • MICHAELIS Moderno Dicion�rio da L�ngua Portuguesa � Melhoramentos, 2001. p. 251.

      • PERRENOUD, P. Dez novas compet�ncias para ensinar, Porto Alegre, Artes M�dicas, 2000.

      • SAMULSKI, D. M. Psicologia do esporte, 1� edi��o, Manole, 2002 p. 221 - 226.

      • S�o Paulo (ESTADO). Resolu��o SE 1, de 6-1-2004 � Di�rio Oficial do Estado de S�o Paulo, vol. 114 n.� 3, 7/01/2004.

      • SOBRINHO, G. B. Semin�rio teol�gico batista equatorial � palavra do professor. pesquisado em: http://www.stbe.org.br, acessado no dia 10/04/2007. p. 1 � 4.

      • WEINBERG, R. S. , GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exerc�cio. 2� edi��o. 2001. p. 212 - 234.

      Outros artigos em Portugu�s

       
      Cite 3 competências e atribuições do profissional de educação física;

      revista digital � A�o 13 � N� 128 | Buenos Aires,Enero de 2009  
      © 1997-2009 Derechos reservados

      Quais são as competências do profissional de educação física?

      Quais são as habilidades essenciais para ser um educador físico?.
      Competência técnica. ... .
      Didática. ... .
      Bom relacionamento. ... .
      Ótima comunicação. ... .
      Ética e conduta profissional. ... .
      Criatividade e inovação..

      Quais competências e habilidades para o profissional de Educação Física Bacharelado?

      5 habilidades para um profissional de educação física.
      #1 Relacionamento interpessoal. ... .
      #2 Qualidade técnica e pedagógica. ... .
      #3 Excelência na comunicação. ... .
      #4 Apresentação pessoal. ... .
      #5 Formação universitária e pesquisa..

      O que são competências físicas?

      A competência Mobilidade Física avalia o nível de disposição física e a estratégia no uso da energia vital. Mensura a capacidade da pessoa para atuar em atividades que exijam concentração, movimentação ou deslocamentos. Define o tônus e a resistência ao trabalho.

      Qual é o papel do profissional de educação física?

      O profissional da área de Educação Física é responsável por contribuir para a saúde das pessoas por meio das atividades corporais. Sendo assim, deve acompanhar e orientar os indivíduos durante os exercícios.