Cipó mil homens por quê do nome

Cipó Mil Homens (Aristolochia sp) é nativo do Brasil; conhecido desde os tempos mais remotos na medicina popular, sendo utilizado para cura de vários males. Ele é encontrado em várias espécies, mas todas usadas como remédio caseiro.

Seu nome foi originado da época em que o cipó serviu para cura de vários homens, que trabalhavam na ferrovia e contraíram malária, sendo batizado pelo sanitarista Carlos Chagas.

Ele é conhecido por diversos nomes populares tais como jarrinha, bastarda, papo-de-peru, erva-de-urubu, mata-porco, calunga, patinho, cipó-mata-cobra, urubu-caá, contra-erva, angelicó, aristolóquia, capa-homem, erva-bicha, chaleira-de-judeu, cassiu, cassau, papo-de-galo e jiboinha.

Conheça a planta

É uma trepadeira que se enrosca facilmente em outras árvores. Possui folhas em forma de coração. Suas flores amarelo-claras e grandes são visitadas por insetos. O fruto é constituído por cápsulas de 10 centímetros de comprimento. Propaga-se pela divisão de ramos ou pelas sementes.

Cipó mil homens por quê do nome

Cipó Mil Homens ( foto fonte http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733788736-cipo-mil-homens-aristolochia-40-sementes-_JM)

O cipó apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como diurética, sedativa, tônica, amarga, calmante, estomáquica, antisséptica, diaforética e emenagoga.

Benefícios do Cipó Mil Homens

Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.

Os sertanejos acreditam que a planta espanta cobras peçonhentas e por isso é utilizado amarrado nas pernas para mantê-las distantes. Eles também costumam tomar uma dose diária do cipó com pinga; para prevenção de várias doenças.

A planta é usada também para espantar mau olhado e como amuleto de proteção para espantar problemas e maldições.

Onde encontrar o Cipó-mil-homens?

Ele é encontrado em pastagens, beira de estradas, em feiras livres, mercados municipais e em garrafadas prontas para o consumo; além de ser comercializado em sites que vendem diversas plantas medicinais.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cipó mil homens por quê do nome

Cipó Mil Homens ( foto fonte https://cangucuemcoresii.blogspot.com.br)

Cipó mil homens por quê do nome
 Nota: Para outros significados, veja Mil-homens (desambiguação).

Aristolochia gigantea

Mil-homens ou Cipó-mil-homens é uma designação popular dada a uma ou mais plantas da família das aristoloquiáceas.

Entre as espécies assim chamadas estão a Aristolochia gigantea,[1] a Aristolochia brasiliensis,[2] Aristolochia cymbifera,[3]Aristolochia triangularis.[4] Aristolochia esperanzae,[5] Aristolochia ridícula[5] e Aristolochia arcuata.[5]

Referências

  1. J. Vilaça (2005). Plantas tropicais: guia prático para o novo paisagismo. NBL Editora. p. 284. ISBN 978-85-213-1305-2.
  2. André Rezende (2006). O poder das ervas: vida natural. IBRASA. p. 27. ISBN 978-85-348-0275-8.
  3. Ademir Barbosa Júnior (2005). Guia Prática de Plantas Medicinais. Universo dos Livros Editora. p. 17. ISBN 978-85-99187-11-1.
  4. Cecilia Ballvé Alice et al, Plantas medicinais de uso popular: atlas farmacognóstico. Editora da ULBRA. 1995. p. 22. ISBN 978-85-85692-12-4.
  5. a b c Sérgio Roberto Sigrist, Plantas Medicinais - Cipó-mil-homens Arquivado em 14 de julho de 2014, no Wayback Machine., Seção Técnica de Informática da ESALQ

Porque o nome cipó mil homens?

Não é à toa que a planta possui esse nome: ela foi usada para tratar os milhares de operários contaminados pela malária algumas décadas atrás. Foi aí que o cipó, ao ajudar mais de mil homens, recebeu seu nome icônico.

Para que é bom o cipó mil homens?

Diurético indicado para auxiliar no combate à febre, má digestão, asma, depressão, desconfortos gástricos, cólicas e doenças associadas aos rins e fígado.

Quais os benefícios do milome?

O Chá Mil Homens possui indicações para auxiliar no combate a febre, má digestão, asma, depressão, desconfortos gástricos, flatulências, cólicas, gota e doenças associadas aos rins e fígado.

Para que serve mil homens com cachaça?

Ele é utilizado, na medicina popular, em forma de chá, ou em garrafada preparada com cachaça; sendo utilizado para alívio de tensão pré-menstrual, asma, febres, dispepsias, diarreia, gota, hidropisia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido, males do fígado, estômago e eczemas.