As plantas podem ser classificadas em (1) e vasculares

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas nesse post.

Briófitas

São plantas de pequeno porte. Elas não possuem caule, folhas nem raízes. Elas são constituídas pelo cauloide, eles lembram os caules das plantas vasculares, os filoides, que lembram as folhas e os rizoides que possuem a mesma função das raízes. Elas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Por precisarem de água para se reproduzirem, elas são facilmente encontradas em ambientes úmidos. Os musgos são representantes desse grupo.

Pteridófitas

São plantas vasculares, ou seja, possuem vasos condutores de seiva. Elas não produzem flores, sementes ou frutos, mas possuem raízes, caule e folhas. As pteridófitas podem atingir vários metros de altura e dependem da água para se reproduzirem. As plantas representantes desse grupo que são mais conhecidos são as samambaias e avencas.

Gimnospermas

Também são plantas vasculares. Elas possuem raízes, caule, folhas e sementes. As sementes não possuem um fruto que as envolvem, sendo essas sementes as responsáveis pela reprodução dessas plantas, por esse motivo, não precisam de água para se reproduzirem. Como representantes desse grupo, podemos citar os pinheiros e as araucárias.

Angiospermas

Também são vasculares. Possuem raízes, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Assim como as gimnospermas, não precisam de água se reproduzirem. Seu tamanho pode variar de pequenas ervas até grandes árvores. É o grupo com maior número de representantes do planeta, mais da metade das plantas da Terra pertencem a esse grupo. Como representantes desse grupo podemos citar as orquídeas, o limoeiro, o abacateiro.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

A Botânica compreende a parte da Biologia que estuda os integrantes do Reino Plantae, ou seja, todos os vegetais do nosso planeta.

A Botânica é a área da biologia que estuda o Reino Plantae, onde estão incluídos todos os vegetais. Nesse grupo encontramos seres autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, seres que produzem seu próprio alimento, apresentam células com núcleo delimitado pela carioteca e possuem mais de uma célula.

O Reino Plantae é extremamente variado, com espécies simples que não apresentam folhas, caule e raízes verdadeiras até espécies com frutos carnosos e flores deslumbrantes. Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.

As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz. Essas plantas também estabelecem forte dependência com a água no que diz respeito à reprodução. Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas.

As gimnospermas são plantas mais complexas, quando comparadas às briófitas e pteridófitas, e surgiram com uma importante novidade evolutiva: as sementes. Estas são extremamente importantes porque garantem a proteção do embrião e fornecem-lhe alimento. Nesse grupo de plantas, a característica mais marcante é a semente nua, ou seja, a semente sem estar envolvida por um fruto. Como exemplo de gimnospermas, podemos citar os pinheiros e araucárias.

Por fim, temos o grupo mais diversificado e dominante de plantas: as angiospermas. Essas plantas apresentam flores e frutos que atuam, respectivamente, atraindo polinizadores e dispersores. Sem dúvidas, essa característica favoreceu a grande quantidade de espécies desse grupo. Como exemplo, podemos citar as roseiras, os coqueiros e os cactos.

Além de estudar mais profundamente esses quatro grupos de planta, daremos ênfase também à ecologia, à anatomia e a fisiologia vegetal. Sendo assim, nesta seção vocês encontrarão uma ampla variedade de temas que suprirão todas as dúvidas a respeito das plantas.

Boa leitura e divirta-se conhecendo um pouco mais sobre os vegetais!

Atenção: Alguns organismos autotróficos, tais como algas e cianobactérias, são retratados na Botânica juntamente às plantas. Apesar de serem seres completamente diferentes, esses grupos estão tradicionalmente incluídos aqui.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Como se classificam as plantas vasculares?

As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Em que as plantas podem ser classificadas?

No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Qual o primeiro grupo de plantas vascular?

As pteridófitas formam o grupo de vegetais que evoluíram a partir das briófitas. São criptógamas, não possuindo sementes, e formam o primeiro grupo contendo vasos condutores de seiva, conhecidos como xilema e floema.

Por que as plantas são classificadas?

Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.