Quais adaptações as plantas podem sofrer para sobreviver em lugares com pouca água?

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

O frio é importante para o desenvolvimento de algumas plantas. Durante esse período do ano, algumas passam por uma espécie de hibernação para que possam acumular energia suficiente para brotarem na primavera. Além disso, o inverno fornece “horas de frio”, que são essenciais para o desenvolvimento de frutos como a uva, o kiwi e a maçã, por exemplo. A exposição das plantas ao frio, faz com que os frutos produzam a sacarose, o que deixa a fruta mais doce.

Porém, a bióloga do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Patrícia Buffon, destaca que algumas plantas são mais vulneráveis ao frio e precisam de uma atenção especial. “É importante lembrar que a tolerância de temperatura pode variar muito entre diferentes espécies, logo, as plantas nativas da nossa região são resistentes ao frio”, complementa a bióloga. São típicas da região Sul plantas como Ipê Amarelo e a Bracatinga e Guabirobeira, que também podem ser encontradas em áreas de preservação, como as próximas às bacias de captação do Samae. 

Evoluir para sobreviver

Durante o inverno, com as baixas temperaturas e diminuição das horas de luz acontece com algumas plantas o que os biólogos chamam de “estresse ambiental”, que pode ser considerado uma adaptação necessária para que elas consigam sobreviver.  "Ao contrário do que muita gente pensa, o frio é essencial para o desenvolvimento de algumas espécies", é o que enfatiza a professora doutora em biologia, Luciana Scur.

O gelo, quando atinge vegetais mais frágeis, pode romper as células, levando à morte. Por isso, existem alguns mecanismos estruturais que ajudam nessa proteção. Confira quais são:


Produção de hormônios vegetais: assim como os animais, as plantas também produzem hormônios. Eles são responsáveis por desencadear a produção de substâncias na forma de carboidratos, que são armazenados no caule e raízes para que tenham nutrientes o suficiente para florescerem na primavera. Além disso, são eles que causam a queda de folhas.


Perda de folhas: algumas árvores perdem a folhagem durante o inverno, pois quanto menos folhas, menor a perda de calor e de água. Esse processo é mais frequente em plantas que possuem folhas maiores. Outro comportamento é a perda da coloração em função da transformação da clorofila (substância que deixa as folhas verdes) em nitrogênio. A bióloga explica que as plantas realizam esse processo para o armazenamento de nitrogênio para que seja liberado durante o período de brotação. “O hormônio vegetal induz alguns eventos na planta, como a redução da clorofila. O que fica na folha são pigmentos como os carotenos e as chantofilas, que dão coloração avermelhada às folhas antes de elas caírem”, ressalta.


Pelos nas folhas: o desenvolvimento de pelos em algumas espécies ajuda a manter o gelo longe da planta em si, evitando a entrada do frio na célula da planta, o que poderia ocasionar na morte do vegetal. Esse é o caso da grama, por exemplo.


Proteínas anticongelamento: também devido à evolução, algumas espécies criaram um mecanismo de proteínas anticongelamento, que ajudam a manter a temperatura amena no interior da planta. Esse sistema é acionado principalmente em plantas suculentas (como a babosa, por exemplo), que passam a produzir açúcares para evitar que o líquido interno congele.

A geada é outro fator que pode ser benéfico a algumas plantas, pois criam uma barreira protetora que, por incrível que pareça, ajuda a proteger do frio. Além disso, apesar de a formação de gelo fazer murchar ela dificilmente mata a planta. “A grama, por exemplo, pode até secar, mas ela não morre. A geada forma gelo em torno da planta, o que não é problema, porque ela não congela os tecidos internos, a não ser que seja uma geada negra”, destaca Luciana. A geada negra, citada pela bióloga, é uma geada muito forte que pode destruir as plantas, mas não é um fenômeno comum.

Saiba como manter as plantas saudáveis no inverno:


1.
     Plantas mais sensíveis devem ser cobertas durante a noite para evitar o efeito de geadas, de frio e do vento.


2.
     A necessidade de água diminui no inverno, por isso a necessidade de irrigação diminui nessa época.


3.
     Outra atitude importante para a sobrevivência às baixas temperaturas é manter o solo bem adubado para que a planta consiga absorver mais nutrientes e manter-se forte.


4.
     Adicionar cascalhos, cascas de pinus ou folhagens sobre a terra evita o congelamento, o que poderia afetar na absorção de água pelas raízes.


5.
     Manter plantas em ambientes fechados pode ser benéfico devido às temperaturas mais amenas. Porém, devem estar em locais com iluminação natural para que não murchem.

Conheça o SAMAE

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Entre eles, estão: Prêmio Responsabilidade Ambiental (2007), considerado o Oscar do Meio Ambiente; Prêmio Pró-Universalização dos Serviços de Saneamento, concedido pelo BNDES; Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler 2011, da Revista Ecologia e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

SAMAE, patrimônio da nossa Cidade!

Contatos SAMAE:

Telefone: (54) 3220.8600

Plantão 24h: 115

E-Mail: 


Quais são as adaptações das plantas a falta de água?

Adaptações vegetais para tolerância à seca As plantas podem desenvolver áreas foliares reduzidas e apresentar folhas pequenas ou agulhas. Outras plantas apresentam folhas grandes, mas têm “canaletas” nas folhas para reduzir sua área foliar.

O que acontece com a planta sem água?

A água mantém a turgência das células. Então, com a falta de água, as plantas murcham. Ocorrem mudanças da estrutura, espessura e coloração das folhas com a falta de água. A escassez de água causa o fechamento dos estômatos, locais de passagem de gases e vapor de água, geralmente localizados nas folhas.

Quais são as adaptações das plantas?

As plantas adaptam-se às flutuações sazonais de temperatura ambiente, alterando inúmeros processos no seu desenvolvimento, como o crescimento e o momento de iniciar o florescimento. Essas modificações são conhecidas como plasticidade térmica no desenvolvimento.

Quais são as adaptações da planta para sobreviver em um ambiente desse tipo?

Dentre as principais adaptações, podemos citar como exemplo as folhas reduzidas e os caules repletos de água e fotossintéticos. Além disso, algumas espécies apresentam caule com cutícula espessa e folhas modificadas em espinhos, que diminuem a perda excessiva de água.