Qual a diferença da cúrcuma para curcumina?

A curcumina está presente há milênios pela ayurvédica, a tradicional medicina indiana, como fonte de saúde e bem-estar. Mais recentemente, diversos estudos científicos comprovaram seu potencial como antioxidante e anti-inflamatório, duas funções importantes para a manutenção da saúde. Descubra neste texto quais são os benefícios da curcumina para o nosso corpo e como ela pode ser incorporada na dieta ou ingerida via medicamentos manipulados.

O que é a curcumina

A curcumina é a substância ativa da cúrcuma, uma planta muito utilizada na culinária indiana, sendo famosa por sua cor amarelo-ouro e seu sabor picante. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, turmérico, raiz-de-sol e gengibre amarelo. 

Funções da curcumina

A curcumina pertence à categoria dos curcuminoides, que são substâncias com propriedades importantes para a saúde do corpo. Talvez sua mais conhecida propriedade seja atuar como antioxidante, ou seja, “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuar estável. Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, dificultando o aparecimento de uma série de doenças. 

A curcumina também tem propriedades medicamentosas. Estudo mostrou que ela é efetiva para combater as inflamações causadas por vírus no trato respiratório. Além disso, auxilia no combate à inflamação crônica, que é causada por fatores como obesidade, estresse e envelhecimento e está ligada a doenças cardíacas, vasculares, câncer e outras. Outra pesquisa mostrou que a curcumina tem efeito anestésico comparável ao paracetamol e à nimesulida, sem causar desconfortos gastrointestinais. 

Estudos mostram ainda que a curcumina pode ser uma importante aliada para a perda de peso, já que favorece a produção da gordura “escura”, considerada saudável, enquanto auxilia na queima da gordura “branca”, que se acumula no tecido adiposo.

Além disso, pesquisas sugerem que a curcumina pode ajudar no tratamento de:

  • síndrome metabólica;
  • artrite;
  • ansiedade.

Como incluir a curcumina na dieta

É possível consumir a curcumina sem mudar muito a dieta. É preciso, no entanto, se atentar à sua concentração e forma de preparo. Isso porque a cúrcuma comprada em mercados e feiras, composta pelo rizoma seco e moído da planta, apresenta aproximadamente 3% de curcumina em sua composição, quantidade não suficiente para benefícios significativos.

No entanto, já é possível encontrar o extrato de cúrcuma padronizado com 95% de concentração de curcumina. 

Como a curcumina é rapidamente metabolizada e eliminada pelo fígado, ela acaba sendo pouco aproveitada pelo organismo. A dica é incluir nas receitas a pimenta-preta e alguma fonte de gordura saudável, como a do coco, já que esses elementos ampliam sua absorção pelo organismo. Confira abaixo outras dicas para incorporar a curcumina nos seus alimentos.

Associe com manteiga

Do ponto de vista ayurvédico (milenar prática medicinal indiana), aquecer o açafrão em manteiga ghee aumenta suas propriedades saudáveis. Essa combinação pode ser armazenada em um pequeno frasco na geladeira, ficando à disposição para o preparo de alimentos como arroz ou sopa.

Prepare o golden milk

Receita da medicina ayurvédica, o golden milk mistura leite vegetal, cúrcuma, açafrão, pimentas, canela e outras especiarias que oferecem benefícios ao corpo e à mente. Para fazer esse elixir, combine cúrcuma com ghee aquecida para formar uma pasta. Adicione pimenta-do-reino (preta) à mistura para otimizar suas propriedades. Pode-se adicionar outras especiarias, como gengibre fresco, canela, cardamomo e um pouco de mel. Para beber, misture uma colher de chá da pasta com uma xícara de leite (lácteo ou vegetal) morno. Se preferir, é possível optar por versões prontas de golden milk.

Prepare um chá

Quem quer alívio para os sintomas da dor de garganta e resfriado já sabe que um chá de limão com mel é uma boa opção. Isso porque o limão tem efeito antisséptico e é fonte de vitamina C, enquanto o mel tem efeitos cicatrizante e antibactericida. No entanto, ao se acrescentar cúrcuma e gengibre, se amplificam os efeitos anti-inflamatórios.

Ingredientes

  • 1 pedaço de 3cm de gengibre fresco, cortado em rodelas;
  • 1 colher (de chá) de cúrcuma moída;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • ½ litro de água fervendo.

Preparo: coloque a água fervida em um bule de chá com todos os ingredientes e misture bem. Cubra e deixe repousar por 5 minutos. Como essa receita rende duas porções, guarde a segunda para antes de dormir. Por outro lado, quem quiser usar esse chá para ajudar com os seus problemas de pele deve beber tanto no período matutino quanto vespertino, diariamente.

Utilize como tempero

A cúrcuma pode ser adicionado a uma grande variedade de pratos quentes, influenciando o sabor e a cor enquanto fornece suas propriedades saudáveis. Pode ser utilizado no preparo de molhos, arroz, peixe, frango, legumes, verduras e carne vermelha. Confira dicas para adicionar a cúrcuma e outras especiarias nas suas receitas

Curcumina em manipulados

Para as pessoas em tratamento, a curcumina manipulada é uma forma segura e eficaz para ingerir as dosagens prescritas pelos médicos. Recentemente, os curcuminoides foram reconhecidos pela US Food and Drug Administration (FDA), que relatou boa tolerabilidade e perfil de segurança adequados para consumo humano. Normalmente, a curcumina é prescrita com dosagem de 500mg, de 1 a 3 vezes ao dia, de preferência com sua formulação contendo pimenta-do-reino e/ou lipossomas, que ajudam a sua absorção no intestino.

Micro-SR™

A tecnologia Micro-SR™ potencializa a biodisponibilidade da curcumina, pois possui um sistema no qual a substância é micronizada e microencapsulada, melhorando sua absorção e protegendo a curcumina durante a digestão. Estudos indicaram absorção de Micro-SR™ Curcumina 10 vezes superior à curcumina comum, com liberação prolongada de 12 horas.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a curcumina manipulada, consulte seu médico e entre em contato com a equipe técnica da Essentia Pharma.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”

Qual a diferença entre cúrcuma e curcumina?

A curcumina é a substância ativa da cúrcuma, uma planta muito utilizada na culinária indiana, sendo famosa por sua cor amarelo-ouro e seu sabor picante. A cúrcuma também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, turmérico, raiz-de-sol e gengibre amarelo.

Para que é indicado a curcumina?

1.3 A curcumina é um fitoterápico, extraído do açafrão-da-terra, possui ação antiinflamatória e pode ser utilizada no tratamento da osteoartrite, artrite reumatóide, entre outros.

Qual a diferença da curcumina é do açafrão?

Um aspecto do açafrão utilizado tradicionalmente na cozinha brasileira é justamente sua baixa biodisponibilidade, apesar de suas diversas vantagens. Isso quer dizer que a curcumina, o composto que confere o tom amarelo à cúrcuma (ou açafrão), tem uma baixa taxa de absorção pelo organismo.

Qual a porcentagem de curcumina na cúrcuma?

PEREIRA (1998) cita uma concentração média de curcumina de 2,5%. As atividades biológicas da cúrcuma foi objeto de uma revisão conduzida por ARAUJO & LEON (2001).