A importância do passado para a compreensão do presente textos de apoio

-  20 Mar 2020, 14:18 #13337

O período da Ditadura Militar brasileira durou 21 anos, regido por mandatos militares autoritários, responsáveis por diversos delitos em oposição a liberdade e dignidade humana. Dessarte, o cruel regime foi instaurado após o golpe de Estado que derrubou João Goulart, presidente eleito, e foi responsável por milhares de mortes, desaparecimentos inexplicáveis e casos de tortura no país, nos moldes dos experimentos nazistas. Contudo, tal pretérito é esquecido pela maioria dos governantes e a docilidade popular desejada pelos mesmos é garantida, já que a realidade não é exaltada e a utopia é disseminada. Dessa forma, é evidente a necessidade de compreensão do passado pelo povo brasileiro devido a perpetuação de ideologias absolutistas e para acabar com esse quadro a insignificância dada pelo Estado à história no âmbito cultural e social, ideológico deve ser extinguida.
A priori, a obra mais célebre do filósofo francês Michel Foucault: Vigiar e Punir, é tida como uma verdadeira divisão do modo de pensar e fazer política no ocidente, e nele são apresentados características do homem e sua relação com as punições de um criminoso, entre elas, o corpo dócil. Isto é, ele consiste no resultado de anos de sutis manipulações em um corpo ativo, a fim de se tornar a peça fundamental de um sistema que deseja a docilidade política e a utilidade econômica, para realizar suas atrocidades essenciais sem qualquer represálias populares. De forma análoga, no Brasil, o cidadão é moldado desde o seu princípio para esse estágio e na contemporaneidade é extremamente ignorante ao seu pretérito como nação e consequentemente se torna conivente com mazelas atemporais, pois desconhece o registro históricos das mesmas, logo, o desprezo a cultura é disseminado. Desse modo, o acervo intelectual brasileiro é deteriorado, a partir de um Estado inoperante que permite a majoritária destruição do Museu Nacional no Rio de Janeiro, e que mesmo assim não presta os devidos serviços aos prédios remanescentes, já que é mais rentável um corpo social que não compreenda o seu passado do que um devidamente informado, uma necessidade urgente a evolução.
A posteriori, o francês Émile Durkheim, o pai da sociologia, é reconhecido pelo Fato Social, conceito atemporal no Brasil. O clássico, retrata a visão de que existem maneiras de agir e pensar que exercem uma força sobre os indivíduos, e os obrigam, sem perceber, a se adaptar a sociedade que estão inseridos. Contudo, esse preceito deve atender a três características fundamentais: A coercitividade, a generalidade e a exterioridade, para que assim possa ser observado em um corpo social por completo. Similarmente, o brasileiro sofre com essa tríade em seu cotidiano por não ter conhecimento sobre as leis empíricas que o governa, permite a plena atuação desse sistema, mesmo com uma finalidade obscura. Dessa forma, as práticas maléficas dos cidadãos são perpetuadas, a exemplo do racismo, machismo e homofobia, que por uma ignorância em relação ao seus efeitos no Brasil Colonial, se tornaram fatos sociais na sociedade hodierna. Logo, a maioria dos habitantes necessita estudar o passado para que só assim consiga ceifar com tais paradigmas comportamentais e garantir a equidade de direitos.
Infere-se, portanto, que a nação brasileira, necessita entender os fundamentos de sua história para colaborar com o presente. Diante disso, cabe ao Estado, elaborar um Plano Nacional de Recuperação de Museus, com um maior incentivo financeiro a organizações de restauradores pré-existentes e focar em sua recuperação durante um ano. Ademais, é papel do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a partir do ensino fundamental incentivar a disciplina ´´História´´, através de um peso maior para a matéria e um enfoque nos prós e contras do passado do país, para reproduzir corpos ativos e cientes de seus equívocos passados. Além disso, as ONGs devem realizar palestras nas escolas de todo o país, os heróis nacionais e os momentos de glória da terra tupiniquim, durante a educação infantil a fim de redirecionar as futuras gerações para a via da ordem e do progresso.

Título: Conhecimento histórico
* Sugestão: "o conhecimento a partir do passado" (ou pretérito: que foi o termo que você mais usou na redação). Acredito que é bom pegar palavras-chaves da sua redação/tese para montar o título

No filme "Estrelas além do tempo", [vírgula] é possível notar concepções construídas a partir de uma sociedade patriarcal e segregativa por conta da cor. Entretanto, atualmente muitas das atitudes demonstradas no filme já foram extintas e cabe à sociedade continuar extinguindo [poderia utilizar o termo: desconstruir] estes padrões. Logo, é possível entender porque compreender o passado é tão importante, por isso todos têm o dever de auxiliar na criação de um pensamento o qual associe presente e pretérito.
* Mais atenção com a pontuação, o uso de vírgulas

[conectivo de desenvolvimento] É notório a pouca evolução dos negros, que no século 15 eram escravizados e silenciados, e atualmente necessitam lutar pelos seus direitos. [conectivo] Mesmo depois da abolição da escravatura, os brancos ainda acreditavam que eram uma raça superior, observa-se pelo nazismo, um século após a libertação dos escravos e ainda existia a denominação de "raça pura" e a errônea crença de extinguir negros. [conectivo] Resquícios desse racismo ainda existem na sociedade quando os oprimidos ainda não possuem representatividade e direitos que preservem sua vida.
* Faltou arrematação do §
* Trouxe muita contextualização e pouco ponto de vista (tese)

[faltou conectivo] O incêndio do Museu Nacional foi um acontecimento que cabe a reflexão de todo o conhecimento perdido. [conectivo] Não se trata apenas do acervo físico, [vírgula] mas faz-se presente a ironia de que no Brasil, não preserva-se [se preserva] a história de maneira adequada, inclusive está suscetível à manipulação para construir-se uma falsa verdade e disseminá-la como verdade absoluta. Perante isso, observa-se quão leigas as pessoas tornaram-se [se tornaram] diante da história e quanto necessitam de um real aprendizado.
* Aqui já teve uma arrematação no §
* Fazer mais o uso dos conectivos para ligar e organizar as orações e parágrafos
* Mais atenção com o uso do -se (muita repetição é prejudicial em qualquer redação)
* Trouxe a informação do texto motivacional, e tem que tomar cuidado em repetir o que ele já fala, esses textos de ajuda servem para te dar um norte do que você deve argumentar, você poderia trazer a ideia de que o Brasil não valoriza os museus, tanto que aqui não existe um museu exclusivo da escravidão ou da ditadura - igual existe em outros países, por exemplo os campos de concentração nazistas viraram museus

Em suma, o pretérito faz-se presente em tudo. [conectivo] É necessários olhar com clareza para estas questões [generalizou], o mundo tornou-se um lugar injusto por conta de pessoas que não souberam ter esta perspectiva, é dever do cidadão ter consciência de que todos devem ter direitos iguais, para que haja equidade e maior justiça, portanto, se faz tão necessário a compreensão do passado para melhorar o futuro.
* A conclusão ficou superficial, poderia ter responsabilizado o Estado junto com o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania para trazer na disciplina de História a verdadeira história da escravidão e ditadura. E proposto a criação dos museus sobre essas épocas também. Assim a sociedade iria conhecer essa outra perspectiva. As pessoas não tem muito conhecimento e existe uma distorção e até uma romantização dessas épocas.

Espero ter ajudado!

A importância do passado para a compreensão do presente textos de apoio

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público