2 pelos nascendo no mesmo lugar

Muita gente sofre com inflamação dos pelos da barba. E uma das principais causas são pelos encravados. A boa notícia é que, com os cuidados certos, dá pra evitar!

Os fios da sua barba (na verdade todos os seus pelos) são formados basicamente por duas partes:

  • Raiz, que fica na derme (uma camada um pouco mais profunda da sua pele);
  • Haste, que é o que chamamos de pelo, a parte que fica pra fora da pele. 

O pelo encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele. Daí a ponta se curva e ele penetra novamente pelo folículo, ficando por baixo pele.

2 pelos nascendo no mesmo lugar


Como ele é um corpo estranho ali dentro, o seu organismo tenta se livrar dele e produz uma reação inflamatória parecida com espinhas que podem coçar e doer. Taí o famoso pelo encravado! E quando essa inflamação é causada por bactérias ela evolui para o que chamamos de foliculite.

Mas por que o pelo encrava?

A causa varia bastante. Desde roupas muito justas até acúmulo de células mortas sobre a pele que atrapalham o pelo crescer livremente.

Nos homens, a região da barba - rosto, pescoço - costuma ser a que mais sofre com isso. E é ainda mais frequente se os pelos são mais grossos e encaracolados.

Como evitar?

Esfoliar e hidratar a pele são duas das maneiras mais eficazes de prevenir os pelos encravados.

O esfoliante ajuda na remoção de células mortas e libera o caminho pro fio crescer. E a hidratação evita o ressecamento da pele, já que pele ressecada também é mais propensa a lesões.

Por isso que um bom esfoliante e um bom balm hidratante para o rosto são essenciais se você sofre com pelos encravados na barba.

O melhor jeito de fazer a esfoliação

Foi ouvindo muitos barbudos que sofrem com pelos encravados que a gente lançou o nosso Esfoliante Sobrebarba, feito só com ingredientes de origem vegetal. E com uma esfoliação natural feita com Semente de Damasco, que tem ação adstringente e anti-oxidante. Nada daquelas micro-esferas de plástico.

Você só precisa usar o esfoliante uma ou duas vezes por semana, de preferência no banho com água morna.


É bem simples: com a pele limpa e molhada aplique o esfoliante na região do rosto e pescoço fazendo movimentos circulares. Depois enxágue bem.

Daí é só secar e aplicar um balm hidratante. Uma dica é o Balm Sobrebarba que, além de hidratar os fios, acalma e protege a pele. Como ele é feito com extrato de algas marinhas e Aloe Vera, ele ainda tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, ideal pra ser usado depois de raspar os pelos ou depois de uma esfoliação.

Criamos também alguns kits pra quem tem pelos encravados na barba. ;)

Outras dicas para evitar os pelos encravados

Além de fazer a esfoliação semanal, tem outras medidas que você pode tomar pra se ver sempre livre de pelos encravados, especialmente se você é daqueles que raspa o pescoço com frequência:

2 pelos nascendo no mesmo lugar

  • Lave sempre o rosto com água morna e sabonete neutro ou Shampoo de Barba, que evita o ressecamento da pele. A água morna abre os poros.
  • Nunca passe a lâmina sobre a pele seca. Use sempre uma espuma ou Gel de Barbear. Assim a lâmina desliza melhor e evita que o pelo arrebente e acabe encravando.
  • Evite ao máximo passar a lâmina no sentido contrário dos fios. A gente sabe que o corte fica mais rente, é fato, mas isso aumenta o risco do pelo encravar e causar aquelas bolinhas, também conhecidas como “pseudofoliculite”.
  • Evite também esticar a pele na hora de se barbear. É que quando você solta a pele, o pelo barbeado já está mais curto e recolhe pra dentro da pele. Facinho de encravar assim.
  • Sempre enxágue o rosto com água fria pra fechar os poros e, em seguida, aplique um Balm Hidratante pra ajudar na cicatrização.

Todas as dicas acima são ótimas para você evitar os pelos encravados e, consequentemente, a inflamação gerada por eles.

Mas se você já está com inflamações no rosto, é muito importante que você consulte dermatologista.

Dependendo do grau da inflamação pode ser preciso um tratamento mais específico e só um profissional pode prescrever a medicação adequada para o seu caso.

E se tiver alguma outra dica para os pelos crescerem livremente, sem encravar, divide com a gente aí nos comentários! 👇

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Se você é um leitor frequente do site Segredos do Mundo, nossos parabéns. Você deve ser um cara muito inteligente! Aliás, como você já deve ter aprendido por aqui, o corpo humano é tão interessantes que até as partes mais improváveis dele, como o umbigo, podem ser muito curiosas. E, se é assim com esse furinho no meio de sua barriga, não é diferente com os pelos que você tem espalhados da cabeça aos pés, não é mesmo?

Claro que dizer que os pelos do seu corpo e do corpo de todo mundo, aliás, pode esconder segredos interessantes e até mesmo bizarros parece um exagero, mas é a pura verdade. Como você vai ver na lista, logo abaixo, existem muito mais coisas para saber sobre seus pelos que um dia você poderia imaginar.

Inclusive, muitas das informações que você vai ter acesso, em segundos, são coisas que você realmente não gostaria nem de imaginar. Um bom exemplo disso é a novidade de que hóspedes indesejados vivem nos pelos de seu rosto e têm sua pele como prato principal todos os dias; sem contar o fato dos pelos poderem se tornar tão excessivos ao ponto de serem considerados uma doença! Já pensou, que coisa mais bizarra?

Difícil de entender tudo isso, não é mesmo? Mas, com jeitinho e muitas imagens engraçadas, e explicativas também, você vai acabar descobrindo tudo que precisa descobrir sobre esses seus “amiguinhos” que estão em seus braços, na barriga e nos lugares mais improváveis possíveis: seus pelos. Preparado?

Confira, abaixo, alguns segredos BIZARROS sobre pelos que você não sabia:

1. Sabia que tem um bichinho que se alimenta de você? Os ácaros microscópicos vivem nos pelinhos de seus cílio e comem as células mortas de sua pele

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Mas ele também podem ser encontrados nos folículos de seu rosto, como nariz, testa e assim por diante. O óleo de sua pele também é um banquete para essas pequenas criaturas bizarras. A boa notícia, ou nem tão boa assim, é que TODOS nós, sem exceção, temos esses bichinhos no rosto.

2. Penteados apertados, como rabo de cavalo ou tranças, podem causar calvície feminina

Esse mal, que existe de verdade (vale o alerta!), é chamado de alopecia por tração. Ele acontece porque os cabelos puxados para trás podem ser arrancados e nascer novamente ou não. Daí, com o tempo, a coisa pode ficar feia, literalmente!

3. Mesmo se a depilação for com cera, os pelos nascem novamente em 1 ou 2 semanas

2 pelos nascendo no mesmo lugar

4. Depilações íntimas, com lâmina de barbear, costuma levar muita gente para o Pronto Socorro

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Por serem locais muito sensíveis, ferimentos nas genitálias podem causar sérios sangramentos. Um estudo sobre casos de Pronto Socorros, realizado em 2002 e 2010, mostrou, por exemplo, que incidentes com lâmina de barbear são a causa mais comum de ferimentos durante a higienização de pelos pubianos.

5. O recordista, que detém o título do pelo de peito mais comprido do mundo exibe, orgulhosamente, 23,5 centímetros de comprimento

2 pelos nascendo no mesmo lugar

O título pertence ao chinês Zhao Jingtao, de Harbin, Heilongjiang. Seu recorde foi confirmado pelo Livro dos Recordes, o Guinness Book, em 13 de setembro de 2014.

6. Com exceção da medula óssea, os pelos são os tecidos do seu corpo que nascem mais rápido

É por isso, aliás, que o mercado de depilação é tão próspero mundo à fora. Somente nos Estados Unidos, por exemplo, o segmento rende mais de 1 bilhão de dólares.

7. Ainda é uma dúvida para a Ciência se seu cabelo continua crescendo ou não depois da morte

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Há que diga que os pelos só parecem maiores devido à desidratação do corpo, que faz a pele ressecar e murchar, fazendo com que os pelos que já estavam ali fiquem mais aparentes. Mas, nem isso pode ser provado.

8. Sabia que existe um transtorno que faz com que as pessoas arranquem os próprios pelos e cabelos? O noem é tricotilomania

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Estima-se que de 2% a 4% da população mundial seja afetada por esse mal. Além disso, de 80% a 90% das vezes, as afetadas são as mulheres. Os dados são do Trichotillomania Learning Center, instituto estrangeiro especializado no estudo da doença.

9. Para que servem as sobrancelhas? Esses pelos estão no seu rosto para impedir que o suor e os óleos de sua pele e couro cabeludo escorram para seus olhos
10. Unhas ao invés de cabelos. Uma doença ainda nova para a Ciência faz com que unhas nasçam do folículos capilares na pele, ao invés dos costumeiros pelos

2 pelos nascendo no mesmo lugar

O caso mais conhecido da doença é o de Shayna Isom. Ela começou a apresentar os sintomas depois de um terrível ataque de asma. Os médicos acreditam que a doença possa ter alguma ligação com o fato da mulher ter consumido esteroides.

2 pelos nascendo no mesmo lugar

11. Pelos em mamilos femininos é muito mais comum que você poderia imaginar

2 pelos nascendo no mesmo lugar

12. Os pelos do corpo têm vida extremamente curta, se comparados com seu cabelo

Enquanto, na fase de crescimento, seu cabelo dura entre 2 e 6 anos, seus pelos duram em entre 30 e 45 dias, apenas. O problema, claro, é que nascem outros no lugar.

13. Os pelos do nariz funcionam como uma proteção contra doenças virais

2 pelos nascendo no mesmo lugar

Os seres humanos ficariam muito mais doentes ou, pelo menos, suscetíveis à elas se partículas maiores entrassem em contato com nosso pulmão. Bloquear essas partículas e manter você livre de doenças virais é a real função dos pelinhos de seu nariz.

14. Hipertricose é uma doença genética que faz com que os pelos do corpo cresçam excessivamente pelo corpo. Quem sobre disso, fica assim:

Fala sério, você não tinha nem ideia de que seus pelos poderiam ser tão curiosos assim, não é mesmo?

Fonte: BuzzFeed

Por que nasce mais de um pelo no mesmo lugar?

Esse excesso de pelos é relacionado à genética, como características familiares e de raça. Eles não constituem uma doença, de modo geral, quando os pelos aparecem em áreas comuns, como braços, pernas e costas.

Como tirar pelos duplos?

Use cera ou açúcar na barriga. O método da cera envolve a aplicação de uma camada fina de cera quente e derretida ou fria na pele. Em seguida, puxa-se a cera na direção oposta ao crescimento dos pelos, o que os desenraiza do folículo.

Qual a diferença entre foliculite e pelos encravados?

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias.

Qual a função dos pelos nas partes íntimas?

Reduz atrito A pele da região genital é delicada. Nesse sentido, os pelos pubianos atuam como um amortecedor protetor, reduzindo o atrito durante o sexo e outras atividades.