Por que o bem estar acabou

Estadão Conteúdo

24.07.2019, 16:11:17

(Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo)

O apresentador Fernando Rocha falou sobre sua saída da Globo, onde apresentou o programa Bem Estar, e fez críticas à emissora em entrevista ao canal do YouTube Pingue Pongue com Bonfá nesta quarta-feira, 24.

Fernando Rocha foi questionado pelo apresentador: "Por que você deixou o comando do Bem Estar? O que ocorreu de verdade? Alguém puxou o seu tapete?"

"Existem milhões de maneiras de administrar o problema que é a audiência na manhã brasileira. Foi dada a uma pessoa essa função Ela achou melhor tirar o programa. No programa existia eu e a Mariana [Ferrão]. Eu e a Mariana tivemos que sair. Eu e Mariana saindo, existia um tapete ali em baixo, a gente saiu junto com o tapete. Aí entra o prisma... A gente saiu, saiu o tapete também. De alguma forma, o tapete foi puxado pra gente sair", respondeu Fernando.

Na sequência, continuou: "Eu digo 'de alguma forma' porque se eu estivesse no lugar de quem estava administrando, talvez eu fizesse a mesma coisa. Hoje, passados já seis meses do episódio, talvez tivesse a mesma atitude, porque as funções deixam as pessoas com essas atribuições."

"O tempo que nos foi dado foi muito bem aproveitado. Não tenho mágoa. A instituição que me criou, que me fez ser quem eu sou, é muito maior que a pessoa que teve essa prerrogativa de chegar e me falar: 'Fernando, você não faz mais parte dos planos'. Ela só foi essa pessoa que teve essa função. Mas eu passei 30 anos na emissora. Aprendi muito, criei meus filhos, me tornei quem eu sou, sou muito grato à TV Globo", concluiu.

Demissão de Fernando Rocha 'demorou três minutos'
Sobre o anúncio de sua demissão, Fernando Rocha contou que "demorou pouco mais do que três minutos. 'Olha, é isso aí, acabou, o contrato não vai ser renovado e é vida que segue'."

"Foi um comunicado rápido, porque quem fez é uma pessoa muito objetiva, não é de muitos afagos e não tem muito contato comigo. Eu não esperava uma coisa muito demorada", explicou.

Fernando Rocha afirma que não se emocionou, apesar de ter sido surpreendido: "Não chorei. A emissora foi super justa comigo. Eu tinha mais seis meses de contrato, eu recebi esses seis meses, fiquei livre para fazer as atividades que eu tinha. Não tenho nada para dizer.

"Eu fui pego de surpresa. Mas dentro dessa surpresa, eu não estava mais nos planos. Se eu não estou dentro dos planos, a surpresa tem que ser assimilada, né?", prosseguiu.

"Eu não podia fazer nada. Não me foi dado o direito de escolha. Nem me foi dado a palavra. Só pude dizer: 'Ok, muito obrigado'. Recebi tudo que eu tinha que receber e obrigado, vida que segue. É isso. Agora sou dono da minha própria empresa, que se chama Fernando Rocha S. A. e é uma grande empresa!", disse.

Apesar dos desabafos, Fernando Rocha também fez questão de valorizar o trabalho realizado à frente do Bem Estar: "Tenho muito orgulho de ter feito parte, na manhã brasileira, da história e da vida de milhões de pessoas pelo Brasil afora".

Ele ainda garante que não se sente mal com a saída do programa: "Eu ficaria muito chateado se o programa tivesse no ar, bombando 'Pô, Bem Estar tá no ar, tem outro apresentador lá, fazendo as mesmas coisas que eu faço, um cara super bacana. O programa não tá no ar."

Fernando Rocha também relembrou a polêmica piada do "encontro da clara com o ovo dentro do bolo", que foi ao ar há exatamente um ano, no dia 24 de julho de 2018, e viralizou por conta da reação do Dr. Roberto Kalil, que participava do Bem Estar (relembre aqui).

"Eu já estava fazendo essas pensatas há três anos. Isso mostrou como a direção não estava prestando atenção no que eu estava fazendo. A diretora do programa me deu a prerrogativa de falar o que eu quisesse. Foi um mal entendido", afirmou.

Fernando afirma que está inclusive escrevendo um livro sobre aqueles pensamentos abordados por ele durante os programas: "Todas essas aberturas são muito engraçadas. A 'clara e o ovo' é apenas uma dessas aberturas - aliás, a última [risos]. Foi quando eles falaram: 'Poxa, para de falar isso!'."

"Eu falei: 'Agora que vocês prestaram atenção? Eu já tô falando tem um tempão! Vocês não tão prestando atenção no programa, tô fazendo isso há uns três anos!'. Eles não tão nem aí pro programa, não tão nem vendo o programa", desabafou.

Em seguida, Fernando Rocha explicou a reação do médico na ocasião: "O Dr. Kalil tinha passado uma noite cuidando de um paciente que até veio a falecer. Nós somos grandes amigos, depois ele até fez no Instagram dele uma cena reversa, ele contando a piada e eu bravo. Foi só um mal entendido. Tava num mal dia."

'Não tive tempo de me despedir', reclama Fernando Rocha
Sobre não ter tido uma oportunidade para se despedir do público, Fernando Rocha afirmou que o fato não foi uma exclusividade dele

"É a forma como eles [Globo] agem. Eu não tive tempo de me despedir. A Mariana [Ferrão] não teve tempo de se despedir. O Mauro Naves não teve tempo de se despedir, o Ivan Moré não teve tempo de se despedir... Eu não esperava que eu fosse voltar pra me despedir. Nem pensava em me despedir. Acho que eles têm medo dessas despedidas", afirmou.

'Tenho muita vontade de voltar pra TV aberta', admite Fernando Rocha
"Estou fazendo dois programas na internet. Tenho muita vontade de voltar pra TV aberta. Sou um bicho de televisão, a televisão faz parte da minha vida, da minha essência", afirmou Fernando Rocha.

O apresentador também disse que está preparando um programa voltado à área de saúde para ser negociado com uma emissora de rádio em breve. 

Assista à íntegra da entrevista em Fernando Rocha fala sobre sua saída da Rede Globo abaixo:

Por que o bem estar acabou
O apresentador Fernando Rocha deixou de participar do programa Bem Estar, da Rede Globo, nesta quarta-feira (27/2). Uma nota da emissora confirmou que ele não fará mais parte da empresa após o fim de seu contrato, em agosto, e que a atração seguirá apenas com Mariana Ferrão, como ocorreu nesta manhã.

Na noite de terça-feira, Rocha fez uma postagem no Instagram que parecia antecipar o que seus espectadores descobririam horas mais tarde, com sua ausência do programa. "Impreterível, inexorável, mais forte e adiante a vida vai caminhar; ;amanhã vai ser outro dia e depois de amanhã então... nem se fala; #eupassoelespassarinho", escreveu o apresentador na legenda de uma foto em que aparece com o livro de sua autoria, Na medida do possível (ou quase).

[VIDEO1]Há algum tempo já eram previstas mudanças no matutino, pois a audiência não estava rendendo o suficiente para manter a atração no ar. De acordo com o UOL, o fim do contrato ocorreu porque a emissora não aceitou o aumento salarial pedido pelo apresentador.

Rocha esteve à frente do programa desde o início, em 2011, e está na emissora desde 1990. Com um jeito irreverente de informar, conquistou o público com seu jeito desengonçado de dançar, o que o levou até a participar do quadro Dança dos famosos, do Domingo do Faustão.

A nota da Globo

"A Globo e Fernando Rocha encerrarão seu vínculo de trabalho ao fim do contrato do apresentador, em agosto. Fernando entra de férias e deixa, nesta quarta-feira, dia 27, a função de apresentador do Bem Estar. Ele não será substituído e Mariana Ferrão continua à frente do programa."


Nas redes sociais, as pessoas lamentaram a demissão de Fernando Rocha, um dos apresentadores do programa Bem estar que, por vezes, fazia danças engraçadas e piadas entre as reportagens apresentadas.

No ano passado, uma dancinha do apresentador viralizou nas redes e ele ganhou ainda mais simpatizantes. Antes, Rocha tinha chamado a atenção por uma piada sobre a despedida entre a clara e o ovo.

"Fernando Rocha é demitido da Globo e isso só confirma o fim do #BemEstar", reclamou um fã do programa em texto publicado numa rede social. "Demitiram o tiozão Fernando Rocha (...); dona Globo assim não dá pra te defender", disse outro.

Com Agência Estado

Por que o bem estar acabou
Por que o bem estar acabou

Fernando Rocha estava no comando do 'Bem Estar', junto com Mariana Ferrão, desde 2011. Foto: Ramón Vasconcelos/Globo

Fernando Rocha fala sobre saída da Globo e relembra queda do avião da TAM

O apresentador Fernando Rocha falou sobre sua saída da Globo, onde apresentou o programa Bem Estar, e fez críticas à emissora em entrevista ao canal do YouTube Pingue Pongue com Bonfá nesta quarta-feira, 24.

Fernando Rocha foi questionado pelo apresentador: "Por que você deixou o comando do Bem Estar? O que ocorreu de verdade? Alguém puxou o seu tapete?"

Continua após a publicidade

"Existem milhões de maneiras de administrar  o problema que é a audiência na manhã brasileira. Foi dada a uma pessoa essa função. Ela achou melhor tirar o programa. No programa existia eu e a Mariana [Ferrão]. Eu e a Mariana tivemos que sair. Eu e Mariana saindo, existia um tapete ali em baixo, a gente saiu junto com o tapete. Aí entra o prisma... A gente saiu, saiu o tapete também. De alguma forma, o tapete foi puxado pra gente sair", respondeu Fernando.

Na sequência, continuou: "Eu digo 'de alguma forma' porque se eu estivesse no lugar de quem estava administrando, talvez eu fizesse a mesma coisa. Hoje, passados já seis meses do episódio, talvez tivesse a mesma atitude, porque as funções deixam as pessoas com essas atribuições."

VEJA TAMBÉM: Personalidades que criticaram programas e emissoras nos quais trabalharam

1 | 10 Diversos artistas dão declarações criticando o programa ou a emissora no qual trabalharam após sua passagem por eles. Entre eles, está Pedro Cardoso. Após décadas na emissora, o ator deixou de trabalhar na Globo no ano de 2014, e não guardou as mágoas para si: "Tiveram o mais absoluto desprezo pelo meu trabalho lá dentro". Entre os motivos da desilusão, estava a negativa diante de algumas ideias para o 'Fantástico' entregues por ele à diretoria: "Era um quadro de improviso, mas não gostaram. Talvez porque brigava com o mundo do 'faz de conta' que a televisão propõe." Leia mais aqui.  Foto: J. F. Diorio / Estadão 2 | 10 Após alguns anos fazendo reportagens para as atrações do 'Pânico' na RedeTV! e na Band, o humorista criticou alguns excessos feitos pelo programa, como um quadro em que ia atrás de seu pai: "Eu particularmente nunca assisti. Foi uma das vezes que senti que estava me prostituindo para ter atenção. Foi muito difícil de fazer." Leia mais aqui.  Foto: Tiago Queiroz / Estadão 3 | 10 Conhecida como a 'Tiazinha' do 'Programa H', apresentado por Luciano Huck entre as décadas de 1990 e 2000, Suzana afirma que precisou buscar ajuda profissional após participar do programa: "Como eu poderia viver sendo uma personagem para o resto da vida? Aquilo ia me enlouquecer. Ou então eu ia morrer, me suicidar, me afundar nas drogas. Quanto mais distante você está de você mesmo, mais louco fica", contou, em entrevista ao 'Extra'. Foto: Eduardo Nicolau / Estadão 4 | 10 "Eu sou proibida de aparecer na RedeTV!", garante a apresentadora que passou pela emissora entre 2002 e 2008. Luisa afirma que, após o término de seu relacionamento com um dos donos do canal, passou a sofrer com uma "perseguição" ao seu programa. Leia mais aqui.  Foto: RedeTV! / Divulgação 5 | 10 Depois de concretizar sua saída da Globo, onde apresentava o 'Jornal Hoje', o jornalista não aparenta sentir falta do antigo emprego. Após um usuário do Twitter lhe enviar uma mensagem sugerindo que voltasse para a emissora, Evaristo respondeu: "Prefiro lavar louça aqui em casa". Leia mais aqui.  Foto: Instagram / @evaristocostaoficial 6 | 10 No ano de 2002, a atriz, conhecida por 'falar o que pensa', nem esperou sair do SBT para criticar a emissora, em entrevista ao apresentador Clodovil: "O Silvio Santos me afastou. Ele não me chama pra nada. Eu fico p*** da vida. Mas, tá bem. Como tô com 95 anos, é melhor ficar em casa. Me pagam um ordenadão, é um amor de pessoa. 'Coitadinha, ela vai morrer daqui a pouco', eles vão morrer antes do que eu!". Dercy morreu em julho de 2008, aos 101 anos de idade.  Foto: Sergio Moraes / Reuters 7 | 10 "Fui repreendido, censurado, xingado, boicotado. Aguentei o diretor-censor até o ponto em que se tornou insuportável. Por isso, resolvi sair", escreveu o ex-apresentador da Record TV em seu Twitter, referindo-se ao reality 'A Fazenda', após ter saído da emissora. Leia mais aqui.   Foto: Instagram / @brittojr_oficial 8 | 10 Conhecido por ser assistente de palco de programas da Globo durante 46 anos, Russo deu uma entrevista ao apresentador Geraldo Luís, da Record TV, em que demonstrou sua discordância com o fato de ter sido demitido aos 84 anos de idade. Quando a Globo comemorou 50 anos de sua fundação, também alfinetou sua antiga casa lamentando o fato de ter sido 'esquecido' pela emissora durante as comemorações. Russo morreu em 2017, aos 85 anos.  Foto: YouTube 9 | 10 Em entrevista ao 'Pânico', o músico relembrou seus tempos como jurado no 'Ídolos Kids', da Record TV, e deixou claro não sentir saudades: "Eu tinha vontade de mandar aquela molecada calar a boca. Aquelas músicas sertanejas horríveis, cara. Já tava meio que acabando meu tempo, não tinha mais esperança de estar ali [Record TV], queria mesmo é ir embora."  Foto: YouTube / @Cabelo Barba em Cia 10 | 10 Em entrevista ao canal de Rafael Cortez no YouTube, a ex-panicat revelou que chegava a chorar durante as gravações do 'Pânico na Band': "A pessoa que mais me fez chorar lá dentro tem que se tratar. Não sei se ele é machista, pensa que é um semi deus, briga e tal. É o Bolinha. [...] Me fez chorar várias vezes."  Foto: YouTube / @Love Treta com Rafael Cortez

"O tempo que nos foi dado foi muito bem aproveitado. Não tenho mágoa. A instituição que me criou, que me fez ser quem eu sou, é muito maior que a pessoa que teve essa prerrogativa de chegar e me falar: 'Fernando, você não faz mais parte dos planos'. Ela só foi essa pessoa que teve essa função. Mas eu passei 30 anos na emissora. Aprendi muito, criei meus filhos, me tornei quem eu sou, sou muito grato à TV Globo", concluiu.

Demissão de Fernando Rocha 'demorou três minutos'

Sobre o anúncio de sua demissão, Fernando Rocha contou que "demorou pouco mais do que três minutos. 'Olha, é isso aí, acabou, o contrato não vai ser renovado e é vida que segue'."

"Foi um comunicado rápido, porque quem fez é uma pessoa muito objetiva, não é de muitos afagos e não tem muito contato comigo. Eu não esperava uma coisa muito demorada", explicou.

Fernando Rocha afirma que não se emocionou, apesar de ter sido surpreendido: "Não chorei. A emissora foi super justa comigo. Eu tinha mais seis meses de contrato, eu recebi esses seis meses, fiquei livre para fazer as atividades que eu tinha. Não tenho nada para dizer.

"Eu fui pego de surpresa. Mas dentro dessa surpresa, eu não estava mais nos planos. Se eu não estou dentro dos planos, a surpresa tem que ser assimilada, né?", prosseguiu.

"Eu não podia fazer nada. Não me foi dado o direito de escolha. Nem me foi dado a palavra. Só pude dizer: 'Ok, muito obrigado'. Recebi tudo que eu tinha que receber e obrigado, vida que segue. É isso. Agora sou dono da minha própria empresa, que se chama Fernando Rocha S. A. e é uma grande empresa!", disse.

Apesar dos desabafos, Fernando Rocha também fez questão de valorizar o trabalho realizado à frente do Bem Estar: "Tenho muito orgulho de ter feito parte, na manhã brasileira, da história e da vida de milhões de pessoas pelo Brasil afora".

Ele ainda garante que não se sente mal com a saída do programa: "Eu ficaria muito chateado se o programa tivesse no ar, bombando. 'Pô, Bem Estar tá no ar, tem outro apresentador lá, fazendo as mesmas coisas que eu faço, um cara super bacana. O programa não tá no ar."

O polêmico 'encontro da clara com o ovo'

Por que o bem estar acabou
Por que o bem estar acabou

O apresentador Fernando Rocha ao lado do Dr. Kalil. Foto: Reprodução de 'Bem-Estar' (2018) / TV Globo

https://https://emais.estadao.com.br/noticias/tv,reacao-de-medico-a-piada-no-bem-estar-viraliza-confira-o-video,70002415046, que foi ao ar há exatamente um ano, no dia 24 de julho de 2018, e viralizou por conta da reação do Dr. Roberto Kalil, que participava do Bem Estar (relembre aqui).

"Eu já estava fazendo essas pensatas há três anos. Isso mostrou como a direção não estava prestando atenção no que eu estava fazendo. A diretora do programa me deu a prerrogativa de falar o que eu quisesse. Foi um mal entendido", afirmou.

Fernando afirma que está inclusive escrevendo um livro sobre aqueles pensamentos abordados por ele durante os programas: "Todas essas aberturas são muito engraçadas. A 'clara e o ovo' é apenas uma dessas aberturas - aliás, a última [risos]. Foi quando eles falaram: 'Poxa, para de falar isso!'."

"Eu falei: 'Agora que vocês prestaram atenção? Eu já tô falando tem um tempão! Vocês não tão prestando atenção no programa, tô fazendo isso há uns três anos!'. Eles não tão nem aí pro programa, não tão nem vendo o programa", desabafou.

Em seguida, Fernando Rocha explicou a reação do médico na ocasião: "O Dr. Kalil tinha passado uma noite cuidando de um paciente que até veio a falecer. Nós somos grandes amigos, depois ele até fez no Instagram dele uma cena reversa, ele contando a piada e eu bravo. Foi só um mal entendido. Tava num mal dia."

'Não tive tempo de me despedir', reclama Fernando Rocha

Sobre não ter tido uma oportunidade para se despedir do público, Fernando Rocha afirmou que o fato não foi uma exclusividade dele.

"É a forma como eles [Globo] agem. Eu não tive tempo de me despedir. A Mariana [Ferrão] não teve tempo de se despedir. O Mauro Naves não teve tempo de se despedir, o Ivan Moré não teve tempo de se despedir... Eu não esperava que eu fosse voltar pra me despedir. Nem pensava em me despedir. Acho que eles têm medo dessas despedidas", afirmou.

VEJA TAMBÉM: Relembre apresentadores e jornalistas que saíram da Globo em 2019

1 | 13 A Globo tem passado por diversas mudanças entre os apresentadores e repórteres à frente das câmeras no ano de 2019. Entre demissões, contratos não renovados e aposentadorias, relembre os profissionais que deixaram a emissora neste ano. Foto: Reprodução de 'Fantástico' (2018) / Globo | Reprodução de 'Bem Estar' (2018) / Globo | Reprodução de 'Globo Esporte' (2018) / Globo 2 | 13 Em 1º de agosto de 2019, Dony de Nuccio, apresentador do 'Jornal Hoje', pediu demissão da emissora. A Globo tornou pública uma troca de mensagens entre Dony e Ali Kamel, diretor de jornalismo, em que ele expõe os motivos de seu pedido. "Não tinha conhecimento de que os tipos de serviços prestados pela empresa à qual estava ligado contrariavam normas da Globo", esclareceu. Clique aqui e leia a íntegra das mensagens trocadas entre Dony de Nuccio e Ali Kamel divulgadas pela comunicação da Globo. Foto: Reprodução de 'Jornal Hoje' (2019) / Globo 3 | 13 Em 3 de setembro de 2019, Monalisa Perrone apresentou o 'Hora 1' pela última vez na Globo. No mesmo dia, a CNN Brasil anunciou a sua contratação (leia mais aqui). Foto: Reprodução de 'Hora 1' (2019) / Globo 4 | 13 Em 12 de julho de 2019, a Globo anunciou que o repórter Márcio Canuto, que trabalha há mais de duas décadas na emissora, está se aposentando da televisão. Leia mais aqui.  Foto: Reprodução de 'SPTV' (2017) / TV Globo 5 | 13 Após 31 anos na Rede Globo, Mauro Naves deixou a emissora em 8 de julho de 2019, após estar afastado de suas funções desde 5 de junho do mesmo ano. O afastamento de Mauro Naves, segundo informado em carta aberta lida por William Bonner durante o 'Jornal Nacional', após Mauro ter passado o telefone do pai de Neymar ao advogado José Edgar Cunha Bueno, que cuidava do caso da mulher que acusava o atacante Neymar Jr. de estupro, na ocasião. Segundo a emissora, havia "evidências de que suas atitudes neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas". Leia mais sobre a saída de Mauro Naves da Globo aqui.  Foto: Silvana Garzaro / Estadão 6 | 13 Em agosto, a Globo anunciou a saída de Sergio Chapelin do 'Globo Repórter'. O jornalista se aposentará. Leia mais detalhes aqui. Foto: Estevam Avellar / Globo / Divulgação 7 | 13 Em fevereiro de 2019, a Globo demitiu o jornalista Fernando Rocha, um dos apresentadores do 'Bem Estar'. À época, ele reclamou de não ter tipo 'tempo para se despedir'. Leia mais aqui. Foto: Ramón Vasconcelos / Globo / Divulgação 8 | 13 Fernando Rocha e Mariana FerrãoPouco depois de Fernando Rocha, foi a vez de sua colega de 'Bem Estar', Mariana Ferrão, se despedir da emissora. Em março, após seu contrato com a Globo chegar ao fim, o vínculo não foi renovado. "Sou muito grata por tudo que aprendi e cresci", afirmou Mariana, que passou 11 anos na emissora. Leia mais aqui. Foto: Ramón Vasconcellos / Globo / Divulgação 9 | 13 Em 27 de março de 2019, a Globo emitiu um comunicado afirmando que em junho, quando o contrato da jornalista chegaria ao fim, seu vínculo de trabalho com a emissora seria encerrado. Por isso, ela deixou de apresentar a parte esportiva do 'Bom Dia Brasil' desde então. Cris Dias também ficou conhecida por seu trabalho à frente de programas como o 'Globo Esporte' e o 'Esporte Espetacular'. Leia mais aqui.  Foto: Instagram / @crisdiass 10 | 13 Phelipe Siani pediu demissão da Globo em julho de 2019. Leia mais aqui.  Foto: Reprodução de 'Fantástico' (2018) / Globo 11 | 13 A apresentadora Rafa Brites, que passou por programas como o 'Mais Vocês', o 'Superstar' e 'Os Melhores Anos de Nossas Vidas' anunciou, em março de 2019, que não teve seu contrato renovado com a Globo. "Nesses quase cinco anos eu cresci muito como profissional e como mulher", disse, à época. Leia mais aqui.  Foto: Paulo Belote / Globo / Divulgação 12 | 13 Em março, o repórter André Azeredo despediu-se da Globo para se transferir para a Record TV, onde trabalha atualmente como apresentador.  Foto: Instagram / @amrazeredo 13 | 13 A jornalista Taís Lopes, da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, foi contratada pela CNN Brasil. O anúncio de sua ida ao canal foi feito em 4 de novembro de 2019. Taís chegou a apresentar o 'Jornal Nacional' pouco antes, em 19 de outubro (clique aqui para ler mais). Foto: Reprodução de 'Jornal Nacional' (2019) / Globo

'Tenho muita vontade de voltar pra TV aberta', admite Fernando Rocha

"Estou fazendo dois programas na internet. Tenho muita vontade de voltar pra TV aberta. Sou um bicho de televisão, a televisão faz parte da minha vida, da minha essência", afirmou Fernando Rocha.

O apresentador também disse que está preparando um programa voltado à área de saúde para ser negociado com uma emissora de rádio em breve. 

Assista à íntegra da entrevista em Fernando Rocha fala sobre sua saída da Rede Globo abaixo: