Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?
Camila

Para sair da água e conquistar o ambiente terrestre os animais sofreram importantes adaptações. Chegou a hora de conhecer os quatro passos fundamentais para emancipar os vertebrados da sua origem aquática.

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

1. Pele impermeável

Ao contrário de animais aquáticos como peixes e anfíbios, os répteis desenvolveram uma pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal. A impermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma molécula protéica chamada de queratina, (forma as penas das aves e os pelos dos mamíferos). Essa adaptação permitiu aos primeiros vertebrados terrestres evitar a perda de água pela pele, possibilitando a vida nos habitats mais inóspitos, inclusive nos desertos.

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

A pele deve ser trocada para permitir o crescimento das serpentes

2. Pulmões parenquimatosos

A pele impermeável e a quantidade extra de queratina, impediram que acontecessem trocas gasosas através da epiderme. Para compensar, os répteis foram os primeiros a desenvolver pulmões parenquimatosos com maior superfície relativa interna, o que fez desses pulmões os mais eficientes para a respiração aérea. A entrada e a saída do ar também se tornaram mais eficientes, graças ao auxílio de músculos presentes nas costelas.

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

São necessários bons pulmões para realizar atividades mais intensas

3. Ovo aminiota

Se reproduzir longe da água foi um grande desafio, mas os répteis conseguiram resolver essa questão com fecundação interna e o ovo amniota: esse tipo de ovo possui anexos embrionários, cório, âmnio, alantoide e saco vitelínico, além de uma casca grossa que impede o dessecamento do embrião. No entanto, a casca é porosa, permitindo as trocas gasosas entre o embrião e o meio externo.

As aves e mesmo os mamíferos monotremados ainda apresentam esse tipo de ovo em sua reprodução.

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

4. Excretas nitrogenados menos solúveis em água

O metabolismo de proteínas produz as excretas nitrogenadas, e os ancestrais aquáticos eliminavam amônia, um composto muito sólido e muito solúvel em água. A vida na terra exigiu um tipo de excreta que em sua eliminação houvesse a mínima perda de água possível. Nos répteis e nas aves o produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico, eliminado pela cloaca, juntamente com as fezes, na forma de uma pasta semi-sólida. No embrião esse excreta insolúvel em água pode ser armazenado dentro do ovo até o momento do nascimento. Os mamíferos eliminam uréia.

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?

As vezes parece que as aves fazem isso de propósito

Tenho certeza que essa lista te adiantou mais um quatro passos em direção à Universidade, hein? Gostou? Não esqueça de comentar! =)

Os répteis são animais vertebrados que pertencem à classe Reptilia. São representados pelos lagartos, serpentes, jacarés e tartarugas. Neste texto, vamos aprender mais sobre esse grupo de animais e suas características.

Publicidade

Répteis são animais que evoluíram dos anfíbios e é o primeiro grupo a conquistar o ambiente terrestre. Ou seja, seu desenvolvimento é totalmente independente da água. Isso foi possível graças ao seu ovo amniótico, considerado a sua principal vantagem evolutiva. Além disso, desenvolveram outras características que permitiram habitar os ambientes terrestres, como pele grossa e com escamas queratinizadas para evitar a perda de água.

Características dos répteis

Como estes foram os primeiros animais a se independerem da água, algumas de suas características foram muito importantes para que isso ocorresse. Veja:

Relacionadas

  • Corpo impermeável: o corpo é revestido por uma camada espessa e impermeável por conta das escamas queratinizadas.
  • Ectodérmicos: não possuem temperatura corporal constante. Por esse motivo, sempre estão mudando de lugar para se aquecer ou resfriar. A temperatura é regulada por meio de adaptações comportamentais.
  • Possuem ovo amniótico: dentro dos ovos há água e nutrientes suficientes para garantir o desenvolvimento embrionário.
  • Desenvolvimento direto: não possuem estágio larval.
  • Sistema digestório: é completo e possuem fígado e pâncreas. A maioria dos répteis são carnívoros.
  • Sistema circulatório: possuem circulação fechada, dupla e completa. O coração de alguns répteis ainda é incompletamente separado, mas de outros, como crocodilos, apresentam átrios e ventrículos bem definidos.
  • Sistema respiratório: apresentam respiração pulmonar.
  • Sistema sensorial: apresentam órgãos do sentido bem desenvolvidos, como o olfato. A visão não é muito boa, entretanto possuem uma membrana que protege os olhos quando ficam submersos.

Dentro do grupo dos répteis, há uma divisão de 4 ordens em que os répteis são classificados. Veja quais são:

Squamata

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?
iStock

A ordem Squamata é a mais diversa e abundante. É representado pelos lagartos, serpentes e anfisbenas. A principal característica dessa ordem é possuir o corpo recoberto por escamas.

Testudines

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?
iStock

Essa ordem possui instabilidade nomenclatural. Entretanto, pode ser chamada de Testudines/Testudinatas ou ainda Chelonia/Quelônios. Esse grupo tem como principal característica o corpo revestido por duas carapaças: a dorsal, localizada na parte superior do corpo, e o plastrão, localizada na região inferior. As carapaças são unidas e apresentam aberturas de saída para a cabeça e membros dianteiros e posteriores. Os testudines são representados por tartarugas, cágados e jabutis. Confira a baixo a diferença entre cada um dos indivíduos.

  • Tartarugas: podem ser marinhas ou de água doce, seus membros têm formato de nadadeiras que facilitam a locomoção na água. Esses animais saem da água apenas para desovar ou tomar sol.
  • Cágados: são animais semiaquáticos e de água doce. Possuem dedos ligados por membranas que auxiliam na natação.
  • Jabutis: são animais terrestres e por isso apresentam dedos grossos.

Crocodylia

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?
iStock

A ordem Crocodylia é o grupo dos jacarés e crocodilos. Esses são animais de regiões quentes que vivem em rios e lagos de água doce. A principal característica desse grupo é o corpo alongado e revestido por placas córneas.

Publicidade

Por que dizemos que os répteis são vertebrados efeti-vamente adaptados ao ambiente terrestre?
iStock

Esse é um grupo com apenas uma espécie viva e restrita à Nova Zelândia, conhecida como tuatara, dizemos então que é uma espécie endêmica. Os demais representantes já foram extintos.

É importante lembrar que os répteis não são um grupo verdadeiro. Isso porque não engloba todos os descendentes do seu ancestral. Então para ser um grupo válido, os répteis deveriam incluir as aves, já que ambos foram formados pelo mesmo ancestral (um grupo de dinossauros). Uma definição mais correta dos répteis seriam “amniotas que não são aves nem mamíferos.”.

Conhecendo mais sobre os répteis

Selecionamos algumas vídeoaulas para te auxiliar na compreensão do conteúdo. Por isso, não deixe de conferir nossa lista.

Publicidade

Neste vídeo há uma aula completa sobre a classificação dos répteis e suas principais características. Com uma explicação didática, exemplos e desenhos, você terminará o vídeo especialista nesse grupo!

Características gerais dos répteis

Aqui, selecionamos uma aula sobre as características gerais dos répteis. Entenda todas suas particularidades e o que diferencia cada ordem.

Répteis

Publicidade

Entenda tudo dobre os répteis com esse vídeo! Você ainda verá uma aula específica sobre as serpentes.

Os répteis foram os primeiros animais a conquistar o ambiente terrestre. Dentre as suas características, o ovo amniótico e pele queratinizada possibilitaram essa evolução de habitat. Continue seus estudos de biologia e entenda mais sobre o desenvolvimento embrionário.

Referências

HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Répteis. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/repteis. Acesso em: 13 de June de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [UEMS (adaptado)]

Considerando os aspectos evolutivos de répteis e as principais características apresentadas pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre, pode-se afirmar que apresentam:

a) Endotermia e circulação sanguínea fechada. b) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo e endotermia. c) Respiração por pulmões, estrutura óssea porosa, com ossos menos densos que outros vertebrados.

d) Ovos com casca adaptados para o ambiente terrestre, pele corneificada mais resistente à abrasão e à perda de água.

A alternativa correta é d) Ovos com casca adaptados para o ambiente terrestre, pele corneificada mais resistente à abrasão e à perda de água.

2.

Quanto à classificação dos Répteis, assinale a alternativa que completa corretamente as frases abaixo.

I.A Ordem _____________ reúne animais endêmicos da Nova Zelândia: as tuataras. II. A Ordem _____________ reúne, dentre outros animais, os crocodilos e jacarés. III. A Ordem _____________ reúne espécies tanto aquáticas quanto terrestres.

IV. A Ordem _____________ reúne lagartos, serpentes e cobras-cegas.

a) Squamata, Testudines, Crocodylia e Rhyncocephalia b) Rhyncocephalia, Crocodylia, Testudines e Squamata c) Rhyncocephalia, Testudines, Squamata e Crocodylia

d) Crocodylia, Rhyncocephalia, Testudines, Squamata

A alternativa correta é b) Rhyncocephalia, Crocodylia, Testudines e Squamata.