O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo é parental, e este passa seus genes aos seus descendentes. Ela não envolve o encontro de gametas e, desse modo, não ocorre variabilidade genética, sendo o descendente, caso não haja mutações, cópias genéticas iguais ao indivíduo que o formou.

A falta de variabilidade genética é pouco favorável do ponto de vista evolutivo, pois a presença de características desfavoráveis em uma população pode levá-la ao declínio. Alguns dos principais tipos de reprodução assexuada são a divisão binária, fragmentação, brotamento, partenogênese e propagação vegetativa.

Leia também: O que é variabilidade genética?

O que é a reprodução assexuada?

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que acontece sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético. Com isso, os indivíduos gerados são, em quase todos os casos, geneticamente idênticos àqueles que os formaram. Por essa razão, podemos dizer que a reprodução assexuada é responsável pela formação de clones. Vale salientar, no entanto, que diferenças podem ocorrer ocasionalmente devido a processos de mutação.

Esse tipo de reprodução pode ocorrer em diferentes organismos, sendo observada tanto em seres unicelulares como em seres multicelulares. Como exemplo de seres unicelulares que se reproduzem dessa forma, podemos citar as bactérias. Já como exemplo de seres multicelulares, podemos citar as abelhas, que dão origem aos zangões por processos de partenogênese.

Leia também: Características gerais dos seres vivos

Tipos de reprodução assexuada

Existem diferentes tipos de reprodução assexuada. Vejamos a seguir as principais características de algumas delas.

  • Divisão binária: também conhecida como bipartição e cissiparidade, indivíduos dividem-se ao meio, dando origem a dois indivíduos de aproximadamente o mesmo tamanho. Esse processo pode ser observado, por exemplo, em protozoários e bactérias.

O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de
A figura acima ilustra a divisão binária, um tipo de reprodução em que um indivíduo se divide ao meio, dando origem a dois.
  • Divisão múltipla: a célula divide-se e origina três ou mais células-filhas. Inicialmente o núcleo sofre uma série de divisões, que são seguidas pela divisão do citoplasma. Esse tipo de reprodução pode ser observado, por exemplo, no protozoário causador da malária (gênero Plasmodium).

  • Esporulação: observa-se a formação de estruturas chamadas de esporos, que consistem em uma célula envolta por uma parede celular resistente, que a protege de condições desfavoráveis no meio. Ao encontrar condições adequadas, o esporo divide-se e dá origem a um novo indivíduo, sem necessidade de junção com outra célula. A esporulação é observada em plantas, algas e fungos.

  • Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários. Também pode ser observada quando cortamos uma planária em várias partes. Cada uma dessas partes é capaz de se regenerar e originar outras planárias. Vale salientar que a planária pode dividir seu corpo de maneira espontânea em um processo chamado de esquizogênese.

O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de
Quando cortamos a planária em várias partes, cada uma dessas partes é capaz de originar uma nova planária.
  • Brotamento: há o surgimento de um broto no corpo de um indivíduo já existente. Esse broto pode soltar-se do indivíduo que o originou ou permanecer ligado a ele. Esse último caso pode ser observado, por exemplo, nos corais, nos quais os brotos permanecem aderidos, formando colônias.

O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de
As hidras são animais que se reproduzem por brotamento.
  • Partenogênese: há o desenvolvimento do gameta feminino, o qual origina um novo ser sem que este tenha sido fertilizado. Um dos exemplos clássicos de partenogênese ocorre em abelhas, processo em que o zangão é formado. Vale salientar que, em animais vertebrados, também já foi observada a partenogênese em tubarões, por exemplo.

O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de
Na propagação vegetativa, partes vegetativas de uma planta são usadas com a finalidade de propagação.
  • Propagação vegetativa: é uma reprodução assexuada típica dos vegetais. Nesse caso, estruturas vegetativas (raiz, caule e folha) são capazes de gerar uma nova planta. A mandioca e a cana-de-açúcar, por exemplo, podem ser propagadas dessa forma.

Leia também: Abelhas, animais invertebrados que podem se reproduzir assexuadamente

Diferença entre reprodução assexuada e sexuada

Na reprodução sexuada, há a participação de gametas, logo são gerados indivíduos com combinações únicas, os quais resultam dos genes herdados do pai e da mãe. Observa-se, portanto, variabilidade genética, a qual está ausente na reprodução assexuada. A reprodução sexuada é também considerada mais complexa do que a reprodução assexuada, mas possibilita a obtenção de menos descendentes e é mais lenta.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

O que você sabe sobre a reprodução sexuada? Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre o tema respondendo a esta lista de exercícios.

Questão 1

Quando falamos em reprodução sexuada, podemos afirmar com certeza que :

a) existem dois organismos envolvidos.

b) apenas um organismo é necessário.

c) existe o envolvimento de dois gametas.

d) existe um organismo hermafrodita envolvido.

e) não haverá variabilidade genética.

Questão 2

Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.

a) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.

b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.

c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.

d) Plantas também produzem gametas.

e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.

Questão 3

(UFMT) De modo geral, os animais formam-se por reprodução sexuada, a partir do zigoto. Em alguns casos, um óvulo pode desenvolver-se sem fecundação, originando um novo indivíduo. Esse processo é conhecido como:

a) Partenogênese.

b) Segmentação.

c) Organogênese.

d) Antropogênese.

e) Seleção gamética.

Questão 4

(UFRGS) Em uma comparação, sob o ponto de vista de favorecimento evolutivo e adaptação, a reprodução sexuada é mais importante que a assexuada. Qual das alternativas a seguir, com relação à reprodução sexuada, melhor justifica essa afirmativa?

a) Sempre se processa após a meiose que produz gametas.

b) É exclusiva de forma de vida evoluída.

c) Dá origem a um maior número de descendentes.

d) Permite uma maior constância no genoma dos descendentes.

e) Promove uma maior variabilidade genética na população.

Questão 5

Em uma conversa durante a aula sobre reprodução sexuada, um aluno disse que esse tipo de reprodução só ocorre quando dois indivíduos estão envolvidos. A afirmação do aluno está correta?

a) Sim, pois é necessária a produção de um gameta masculino e feminino, necessitando, portanto, de dois indivíduos.

b) Sim, pois é necessário o envolvimento de gametas masculinos e femininos e, mesmo que um mesmo indivíduo produza os dois tipos, ele não é capaz de se autofecundar.

c) Sim, pois indivíduos que se reproduzem sozinhos não produzem gametas, como é o caso das bactérias.

d) Não, pois encontramos indivíduos que são capazes de autofecundação.

e) Não, pois alguns indivíduos se reproduzem por divisão de seu corpo.

Questão 6

A reprodução sexuada envolve a mistura de material genético devido à fusão dos gametas. Essa mistura de material genético promove:

a) a geração de clones.

b) a redução da variabilidade genética.

c) o aumento da variabilidade genética.

d) o surgimento de novos alelos.

e) a formação de cópias genéticas idênticas a um dos pais.

Questão 7

Os gametas são estruturas essenciais para que ocorra a reprodução sexuada, sendo produzidos por todos os organismos que realizam esse tipo de reprodução. Os homens, por exemplo, produzem gametas chamados

a) anterozoides.

b) oosferas.

c) ovócitos secundários.

d) espermatozoides.

Questão 8

Diferentemente do que muitos pensam, as plantas também apresentam reprodução sexuada e, consequentemente, apresentam a formação de gametas. Indique corretamente a alternativa que apresenta o nome do gameta feminino das plantas.

a) Anterozoide

b) Oosfera

c) Ovócito secundário

d) Espermatozoide

e) Zigoto

Questão 9

Abaixo temos uma figura que representa a reprodução de peixes ósseos. Esses peixes, em sua maioria, são ovíparos e a fecundação ocorre no ambiente externo. Podemos afirmar que esses peixes apresentam, portanto:

O tipo de reprodução representado nessa imagem tem como característica o fato de
Observe o ciclo de vida de peixes ósseos.

a) reprodução assexuada com fecundação interna.

b) reprodução assexuada com fecundação externa.

c) reprodução assexuada por partenogênese.

d) reprodução sexuada com fecundação interna.

e) reprodução sexuada com fecundação externa.

Questão 10

(UPE) Existem diversas formas de reprodução encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:

I. O brotamento é um processo de reprodução assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energético menor, uma vez que dispensa o acasalamento.

II. A partenogênese, processo em que o óvulo não fecundado desenvolve um novo indivíduo diploide, é um mecanismo que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas e algumas espécies de vertebrados, como os peixes.

III. A reprodução sexuada, processo que requer a união de duas células haploides, é, de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade genética entre os indivíduos.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) I e III.

c) II.

d) II e III.

e) III.

Questão 11

Nos seres humanos, a reprodução sexuada é a única observada, sendo, portanto, verificada a produção de gametas. Os gametas femininos e masculinos na espécie humana são produzidos, respectivamente:

a) no útero e no saco escrotal.

b) no útero e no testículo.

c) no ovário e na próstata.

d) no ovário e no testículo.

e) no ovário e na vesícula seminal.

Questão 12

(Unitau) Com relação à reprodução dos seres vivos, afirma-se:

I. reprodução assexuada leva à produção de indivíduos geneticamente idênticos ao genitor.

II. partenogênese é um tipo de reprodução sexuada.

III. autofecundação é um fenômeno raro, mesmo nos hermafroditas.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I e III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, apenas.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. A principal característica da reprodução sexuada é o envolvimento de dois gametas.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”. Nem sempre a fecundação ocorre com a união de gametas de indivíduos diferentes. Existem casos de autofecundação em organismos que produzem os dois tipos de gameta.

Resposta - Questão 3

Alternativa “a”. Quando um indivíduo surge de um óvulo não fecundado, podemos dizer que ocorreu a partenogênese. Esse fenômeno é um tipo de reprodução assexuada. Observe que não se trata de um caso de reprodução sexuada por envolver apenas um gameta.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. Na reprodução sexuada, por causa da união de gametas, observa-se uma maior variabilidade genética. Na reprodução assexuada, temos a formação de indivíduos, em geral, idênticos a quem o gerou.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. A reprodução sexuada é a reprodução que envolve a união de gametas.  Alguns organismos são capazes de realizar a autofecundação, como é o caso da tênia. Sendo assim, a reprodução sexuada pode envolver apenas um indivíduo, quando ele é capaz de produzir os dois tipos de gameta e se autofecundar.

Resposta - Questão 6

Alternativa “c”. A reprodução sexuada promove diferentes combinações de genes provenientes do pai e da mãe, promovendo o aumento da variabilidade genética.

Resposta - Questão 7

Alternativa “d”. O gameta masculino da espécie humana recebe o nome de espermatozoide e é produzido nos testículos.

Resposta - Questão 8

Alternativa “b”. O gameta feminino das plantas é a chamado de oosfera e se caracteriza por ser imóvel e maior que o gameta masculino.

Resposta - Questão 9

Alternativa “e”.  Por envolver gametas, a reprodução é do tipo sexuada e a fecundação é externa, pois não ocorre no interior do corpo do animal.

Resposta - Questão 10

Alternativa “b”.  A alternativa II está incorreta, pois o óvulo não fecundado dá origem a um indivíduo haploide.

Resposta - Questão 11

Alternativa “d”. Os ovócitos secundários (gameta feminino) são produzidos no ovário, enquanto os espermatozoides (gameta masculino) são produzidos no testículo.

Resposta - Questão 12

Alternativa “b ”.  A alternativa II está incorreta, pois a partenogênese não é um tipo de reprodução sexuada, sendo ela resultado do desenvolvimento do óvulo não fecundado.