O que vc entende por poluição do ar

Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de ação ou obra humana capaz de provocar danos ao meio ambiente. É a introdução na natureza de substâncias nocivas à saúde humana, aos outros animais e ao próprio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.

Alguns dos "vilões" da saúde humana e principais causadores da poluição ambiental são: a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis, degradação do solo e das águas, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, etc); a poluição sonora; a poluição visual; a radiação nuclear (liberada pelas usinas), entre outras.

A poluição ambiental representa a degradação do solo, das águas e do ar, o que compromete a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades.

A humanidade depende da disponibilidade dos recursos naturais do planeta, e essa difícil conciliação entre o desenvolvimento e a sustentabilidade tem despertado o mundo para a progressiva redução da poluição ambiental.

Poluição atmosférica

A poluição da atmosfera é um dos problemas mais sérios das grandes cidades e também um dos que mais causam danos à saúde humana. A poluição do ar é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e partículas na atmosfera, causando o desequilíbrio dos já existentes.

Os principais poluentes lançados na atmosfera são:

  • Monóxido de carbono: produto da queima dos combustíveis;
  • Dióxido de enxofre: produto da combustão do enxofre presente nos combustíveis tóxicos;
  • Monóxido de nitrogênio e dióxido de nitrogênio: resultantes de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico;
  • Chumbo: que costuma ser adicionado à gasolina para aumentar a octanagem;
  • Dióxido de carbono (CO2): produto de qualquer matéria orgânica. Embora encontrado naturalmente na atmosfera, quando lançado em excesso provoca desequilíbrios.

A chuva ácida, o efeito estufa, a inversão térmica, a ilha de calor, a destruição da camada de ozônio, são algumas das consequências da poluição do ar atmosférico.

Saiba mais sobre a poluição atmosférica e outros tipos de poluição.

Poluição das águas

A poluição das águas é a contaminação dos recursos hídricos do planeta, uma verdadeira ameaça à vida. As fontes de água doce, as mais vitais para os seres humanos, são as que mais recebem poluentes. Muitos lugares do planeta correm o risco de ficar definitivamente sem água.

Nas grandes aglomerações urbanas, o problema da poluição das águas atinge proporções catastróficas, onde uma infinidade de fontes poluidoras, tanto na forma de esgotos domésticos como de efluentes industriais, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos são despejados nos rios, lagos e oceanos.

A poluição do lençol freático, que são as águas subterrâneas, com pesticidas usados na agricultura e com o chorume dos lixões é também uma tragédia ecológica, que causa a poluição dos mananciais.

Ver também

  • Poluição
  • Dióxido de carbono
  • Licenciamento ambiental

A poluição do ar é um dos grandes males da atualidade, e embora a natureza também polua, é a atuação humana que pesa no equilíbrio do planeta.

A poluição do ar ou poluição atmosférica é o envio de poluentes ao sistema atmosférico do planeta. Isso pode se dar por fontes naturais ou então provocada pelo ser humano.

As consequências da poluição atmosférica são terríveis, tanto para a natureza, quando para o próprio homem.

Nas ações da natureza podemos destacar a erupção dos vulcões e a poeira que é levantada nos desertos. Mas o maior poluidor continua a ser, sem dúvida alguma, o ser humano, que age danosamente no planeta.

O que vc entende por poluição do ar

O que provoca?

A poluição do ar pode ser provocada por fontes naturais, como também pela atividade humana. Certas ocorrências naturais liberam gases que poluem a atmosfera. Pode-se citar a erupção vulcânica, a decomposição dos corpos, assim como a poeira dos desertos.

Quanto às ações do homem, mencionam-se os rejeitos da industrialização ou da mineração. Mas há também as queimadas provocadas, assim como a queima de combustíveis fósseis. O spray de alguns aerossóis e o gás do ar-condicionado são igualmente grandes poluentes.

O que vc entende por poluição do ar

Poluentes que se destacam

Muitos são os poluentes com potencial nocivo e que causam intensa poluição do ar. Podemos destacar o monóxido de carbono, que vem da queima dos combustíveis. O dióxido de enxofre, que resulta da combustão do enxofre nos combustíveis fósseis.

Já o dióxido de carbono, se emitido em quantidade exagerada na atmosfera, pode provocar o efeito estufa. Até o ozônio, tão crucial para a vida no planeta, se concentrado na troposfera, ativa a corrosiva chuva ácida.

Os danos da poluição do ar

A poluição do ar traz malefícios que reduzem a biodiversidade, além de comprometerem a saúde humana. Se precipita a chuva ácida, plantas, água e animais são intoxicados, além evidentemente do próprio homem.

Há também uma gradativa diminuição da camada de ozônio, que protege a Terra das radiações ultravioletas. Sem falar que os gases nocivos aceleram o esfeito estufa, o que contribui para o aquecimento global.

O que vc entende por poluição do ar

Os problemas de saúde

Tão sério quanto o impacto ambiental, a poluição do ar desencadeia muitos problemas de saúde humana. Nas cidades grandes, os gases nocivos provocam irritação na gargante e nos olhos, além de problemas dermatológicos.

Quando se respira muito monóxido de carbono, o gás se liga com a hemoglobina e diminui a oxigenação. Mas pode causar também vertigem, hipertensão, cefaleia e, em alguns casos, mata por asfixia.

O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto estão ligados às doenças pulmonares do tipo bronquite, asma e pneumonia. Já o chumbo traz anemia e perturbação no sistema nervoso.

O que vc entende por poluição do ar

Uma mudança de consciência

Todos os anos, por conta da poluição atmosférica, o mundo gasta milhões em tratamento de saúde. Por isso grande tem sido a campanha em todas as partes do planeta por um ar mais puro.

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é 5 de junho. Essa é uma campanha forte para sensibilizar governos e cidadãos a protegerem a natureza.

Você curtiu conhecer mais sobre a poluição do ar? Pois então leia sobre a o que é a chuva ácida.

Fonte: eCicle, Toda Matéria, Mundo Educação, Wikipédia, Indo Escola, Escola Kids, Toda Biologia, Educação, Stoodi, INCA, Reuters.

Fonte das imagens: Todo Estudo, eDestinos, Estudo Prático, Veja, Olinda.

Poluição é um termo com diferentes definições na literatura, entretanto, de maneira geral, podemos considerar como poluição a modificação prejudicial do meio ambiente, modificação essa que afeta diferentes formas de vida, inclusive os seres humanos. A poluição está relacionada, muitas vezes, com a ação humana e suas atividades, entretanto, eventos naturais, como o vulcanismo, podem também provocá-la.

Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual. A poluição pode ser bastante nociva para os seres vivos, incluindo o ser humano, que pode desenvolver problemas de saúde em consequência da degradação ambiental.

Leia mais: Ações antrópicas no meio ambiente

Resumo sobre poluição

  • Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem.

  • A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais.

  • Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

  • A poluição pode causar doenças, redução da biodiversidade e mudanças climáticas.

  • Pequenas atitudes, como reduzir o uso de automóveis e reciclar o lixo, são medidas que podem reduzir a poluição ambiental.

  • Educar a população a respeito da importância de se cuidar do meio ambiente é fundamental para que o problema da poluição não seja agravado.

Videoaula sobre poluição

O que é poluição?

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. De acordo com essa lei, entende-se por:

III - poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

c) afetem desfavoravelmente a biota;

d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

A poluição se refere, portanto, a uma modificação ambiental que afeta de maneira desfavorável os seres humanos e também outras formas de vida encontradas naquele local. A poluição é, geralmente, provocada pelo humano e suas atividades. O ser humano provoca poluição ambiental quando suas indústrias, por exemplo, lançam poluentes no ar, quando combustíveis fósseis são queimados, quando realizam queimadas, quando utilizam agrotóxicos na agricultura, entre várias outras situações.

Vale salientar, no entanto, que a poluição nem sempre é desencadeada pela humanidade. Os vulcões, por exemplo, são uma fonte natural de poluição, e, ao entrarem em erupção, são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de gases.

Leia também: Revolução Industrial - entenda como esse processo agravou o problema da poluição no mundo

Tipos de poluição

Existem diferentes tipos de poluição, sendo alguns:

  • Poluição atmosférica: consiste no lançamento de substâncias que afetam a composição do ar. A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, pode levar ao lançamento de várias substâncias no ar. Materiais particulados, gás carbônico e dióxido de enxofre são alguns dos poluentes do ar conhecidos.

    A poluição do ar pode desencadear problemas graves ao nosso organismo, aumentando a incidência de problemas como asma, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com a OMS, a poluição do ar mata cerca de sete milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano.

  • Poluição hídrica: é provocada por substâncias que entram em contato com o ambiente aquático, causando modificações. Lançamento de esgoto sem devido tratamento, derramamento de petróleo e liberação de mercúrio na água são algumas das situações que provocam poluição hídrica.

    A poluição da água pode causar a morte dos organismos que ali vivem, causar doenças em seres humanos que se alimentam desses seres vivos, e provocar até mesmo impactos econômicos, prejudicando a pesca e o turismo, por exemplo.

  • Poluição do solo: afeta a camada superficial da crosta terrestre. Agrotóxicos utilizados na agriculta são um exemplo de substâncias que podem provocar esse tipo de poluição. O descarte inadequado do lixo, como o lixo depositado em lixões, também pode provocar a poluição do solo.

O que vc entende por poluição do ar
O descarte inadequado de lixo pode ser responsável pela poluição do solo.
  • Poluição sonora: caracteriza-se pelo excesso de ruídos. Esses ruídos podem ser causados pelo trânsito, máquinas, shows musicais e festas, por exemplo. Esse excesso pode desencadear estresse, dificuldade de concentração, dores de cabeça, dificuldades para dormir e problemas auditivos.

  • Poluição visual: caracteriza-se pelo excesso de comunicação visual em um local. O excesso de placas, de outdoors, banners e propagandas pode provocar poluição visual. Esse tipo de poluição afeta o aspecto visual das cidades, ofuscando, por exemplo, as belezas históricas do local.

    Além disso, pode promover impactos negativos aos seres humanos. Além do desconforto visual causado pelo excesso de informações, a grande quantidade de placas e outdoors, por exemplo, pode ser responsável por acidentes de trânsito devido ao fato de distraírem condutores.

Leia mais: Despoluição dos rios – é possível, porém necessita-se investir em estrutura e campanhas de conscientização

Videoaula sobre poluição do solo

Consequências da poluição

A poluição é responsável por provocar diversos danos aos ecossistemas, provocando alterações que afetam diretamente todos os seres vivos que ali se desenvolvem. Dentre algumas das consequências da poluição, podemos citar:

O que vc entende por poluição do ar
A poluição não causa impacto negativo apenas aos seres humanos, sendo responsável por afetar todos os seres vivos de uma região.

Como reduzir a poluição ambiental?

É muito importante a conscientização a respeito dos problemas causados pela poluição. Quando enxergamos como a poluição nos afeta, fica mais fácil compreendermos a necessidade de medidas urgentes para frear esse problema. Atitudes simples do dia a dia podem ser responsáveis por frear a poluição, a qual é responsável pela morte de seres humanos e outros animais todos os anos.

Dentre as medidas que podemos tomar para reduzir a poluição, destacam-se:

  • Reduzir o uso de automóveis;

  • Reciclar, reaproveitar e reutilizar sempre que possível;

  • Repensar nosso hábitos de consumo;

  • Separar o lixo e não descartá-lo em locais impróprios;

  • Não realizar queimadas;

  • Ensinar outras pessoas a respeito de se combater a poluição do meio ambiente.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Professora de Biologia