O que pode ser menstruar duas vezes no mês

Provavelmente não. Se você menstruou duas vezes em um mesmo mês, o mais comum é ser um efeito adverso do anticoncepcional, ou mesmo esquecimento de tomar o anticoncepcional.

O sangramento que ocorre no início da gravidez é percebido em apenas 20% das mulheres e se chama sangramento de nidação. A diferença é que ocorre no meio do ciclo, em pequena quantidade, apenas suja a roupa íntima, e dura de 2 a 3 dias. Corresponde à implantação do embrião na parede do útero.

Uma vez que você suspeite que está grávida e apresente duas menstruações em mesmo mês, procure um ginecologista para fazer exame de gravidez (Beta HCG) ou para investigar outras causas possíveis do sangramento.

6 causas de menstruação duas vezes ao mês

Algumas alterações psicológicas e emocionais ou doenças podem fazer com que a menstruação ocorra duas vezes ou mais em um mesmo mês. As mais comuns são:

  1. Estresse em excesso, distúrbios de humor e alterações emocionais,
  2. Problemas hormonais (síndrome do ovário policístico, endometriose),
  3. Uso de medicamentos como os anticoncepcionais,
  4. Problemas uterinos (pólios, miomas, cistos, câncer)
  5. Cirurgias e pós-operatórios (laqueadura, ressecção de miomas, cirurgias nos ovários),
  6. Gravidez (sangramento de nidação, embora mais raro).

Sangramento de nidação - sinal de gravidez

Quando o embrião se fixa na parede do útero, pode ocorrer um sangramento chamado de nidação. Este sangramento é considerado um dos primeiros sinais de gravidez, mas raramente é percebido pelas mulheres.

Tem cor rosada, mais clara que a menstruação e dura até 3 dias. Na maior parte das vezes ele apenas suja um pouco a calcinha ou a mulher só percebe ao secar-se com o papel higiênico.

Além do sangramento de nidação, é importante que você esteja atenta a outros sinais mais frequentes de gravidez:

  • Atraso menstrual (15 dias de atraso),
  • Enjoos, especialmente pela manhã,
  • Tonturas,
  • Sonolência.

Lembre-se que a menstruação tem duração de 3 a 7 dias, vem com maior quantidade de sangue, especialmente nos primeiros dias, sendo necessário o uso de absorventes. Além disso, a coloração é mais avermelhada ou mesmo marrom escuro.

Menstruar duas vezes ao mês é normal?

Depende. A menstruação duas vezes é normal em adolescentes, em mulheres na pré-menopausa e em mulheres com ciclo menstrual curto.

Nas adolescentes a menstruação duas vezes ao mês ocorre devido à imaturidade das glândulas reprodutivas. Com o tempo a produção dos hormônios (estrógeno e progesterona) se tornam regulares e a menstruação também.

As mulheres em pré-menopausa apresentam irregularidades menstruais. A menstruação passa a oscilar entre a frequência e volume de sangue. Pode vir duas ou três vezes no mesmo mês, ou vir em grande volume e ainda, mais escassa do que o habitual. Isto varia de mulher para mulher e acontece devido às variações hormonais próprias deste período. Outros sintomas incluem: fogachos, alterações do sono, humor e libido.

Já o ciclo menstrual curto, se caracteriza por ser inferior a 28 dias de duração e pode fazer com que a mulher menstrue duas vezes ao mês.

Por exemplo: Se uma mulher tem ciclo regular de 25 dias e ela menstruou no 1º dia do mês, a próxima menstruação ocorrerá novamente no 25º dia do mesmo mês e isto é considerado normal.

Fora destas condições é preciso perceber se há outros sintomas e comunicar-se com o ginecologista para investigar as possíveis causas.

Quando devo me preocupar?

Alguns sinais servem de alerta de que algo mais grave pode estar acontecendo no seu organismo. Por este motivo, fique atenta aos seguintes sintomas:

  • Sangramento anormal que dura mais de 3 dias,
  • Aumento da frequência do sangramento (3 a 4 vezes ao mês ou mais),
  • Presença de dores abdominais ou cólicas intensas,
  • Sangue com odor,
  • Coloração anormal do sangue, especialmente vermelho vivo e
  • Sangramento abundante.

Diante de qualquer um destes sintomas, você deve buscar atendimento médico em uma emergência hospitalar.

É importante que você acompanhe e conheça as características do seu ciclo menstrual como duração e volume do sangramento para saber identificar alterações que possam acontecer. Ao perceber qualquer irregularidade, busque um ginecologista para diagnóstico e tratamento adequados.

Para saber mais sobre sangramentos e gravidez, leia:

Referências

FEBRASGO. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Referências bibliográficas

Isso não é tão incomum quanto parece


Atualizado em:

Por: Criz Campos

Menstruar é um processo natural da vida da mulher. Pode começar ainda na infância e dura até o período da menopausa

A menstruação é a descamação do tecido que cobre a parte interna do útero, o endométrio. Esse processo acontece uma vez ao mês e faz parte do ciclo menstrual, quando a mulher não está grávida.

O normal é que a menstruação aconteça uma vez ao mês. Em geral, um ciclo médio deve ser a cada 21 à 35 dias e durar aproximadamente de dois à sete dias. "A duração entre os ciclos pode variar, naturalmente, entre 24 a 36 dias. Sendo assim, mulheres que possuem ciclos mais curtos podem menstruar duas vezes no mês e isso é normal para ela. Assim como mulheres que tem ciclos menstruais mais longos podem experimentar meses sem sangramento menstrual normalmente", explica a ginecologista Mayna Moura.

Menstruação

É a perda de sangue mensal periódica. A superfície do endométrio, tecido que reveste a parte interna o útero, se rompe e é eliminada pela vagina, por meio do fluxo sanguíneo.

Cada menstruação dura, em média, de 4 a 7 dias. O intervalo entre elas é de aproximadamente 28 dias

O ciclo menstrual é um processo fisiológico que acontece durante a idade reprodutiva da mulher e é dividido em 3 fases

Fases do ciclo menstrual

Folicular

Começa no primeiro dia da menstruação e dura de 5 à 12 dias. Nessa fase, o hormônio folículo-estimulante (FSH) é aumentado, causando o amadurecimento dos óvulos .

É comum sentir cólicas por causa das contrações do útero

Ovulatória

Acontece, em média, nos últimos 12 dias do ciclo. Durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo no ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, preparando o útero para uma possível gravidez.

Fase lútea

Período entre a ovulação e antes do início da menstruação. Começa depois da fase ovulatória. É quando não há fertilização do óvulo e o útero se prepara para a próxima menstruação.

Fique atento aos sinais de cólicas muito fortes ou dor durante a relação sexual e procure o médico

Principais alterações do ciclo menstrual

- Alteração hormonais

- Esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional

- Mudança de anticoncepcional

- Disfunção na tireóide

- Endometriose

- Ovário policístico

- Pólipos e mioma uterinos

- Cisto ovariano

- Início da menopausa

- Estresse

- Medicamentos

Lembre: manter uma rotina de vida saudável com alimentação adequada e prática de atividade física melhora o organismo como um todo!