O que estudar para concurso da policia

Saiu o edital do aguardado concurso Polícia Militar SP ! São 2.700 vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFS), com oportunidades para os sexos masculino e feminino. A remuneração é de R$ 3.318,53.

As inscrições estão abertas e terminam em 25 de fevereiro. A taxa é de 57 reais e a banca organizadora é a Fundação Vunesp. A prova objetiva está agendada para 11 de abril, confira o que será cobrado no exame:

Conteúdo programático PM SP

Conhecimentos Gerais

1. História Geral

1.1. Primeira Guerra Mundial. 1.2. O nazifascismo e a Segunda Guerra Mundial 1.3. A Guerra Fria.

1.4. Globalização e as políticas neoliberais.

2. História do Brasil

2.1. A Revolução de 1930 e a Era Vargas. 2.2. As Constituições Republicanas. 2.3. A estrutura política e os movimentos sociais no período militar.

2.4. A abertura política e a redemocratização do Brasil.

3. Geografia Geral

3.1. A nova ordem mundial, o espaço geopolítico e a globalização.
3.2. Os principais problemas ambientais.

4. Geografia do Brasil

4.1. A natureza brasileira (relevo, hidrografia, clima e vegetação). 4.2. A população: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. 4.3. As atividades econômicas: industrialização e urbanização, fontes de energia e agropecuária.

4.4. Os impactos ambientais.

5. Atualidades

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir de 6 (seis) meses anteriores à publicação deste Edital, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Noções Básicas de Informática

1. MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.2. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.3. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.4. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.

6. Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Noções de Administração Pública

1. Constituição Federal

1.1. Título II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais:1.1.1. Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;1.1.2. Capítulo IV – Dos Direitos Políticos.1.2. Título III – Da Organização do Estado:1.2.1. Capítulo VII – Da Administração Pública:1.2.1.1. Seção I – Disposições Gerais;1.2.1.2. Seção III – Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.1.3. Título V – Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas:

1.3.1. Capítulo III – Da Segurança Pública.

2. Constituição do Estado de São Paulo

2.1. Título II – Da Organização e Poderes:2.1.1. Capítulo III – Do Poder Executivo;2.1.2. Capítulo IV – Do Poder Judiciário:2.1.2.1. Seção V – Do Tribunal de Justiça Militar e dos Conselhos de Justiça Militar.2.3. Título III – Da Organização do Estado:2.3.1. Capítulo I – Da Administração Pública:2.3.1.1. Seção I – Disposições Gerais;2.3.2. Capítulo II – Dos Servidores Públicos do Estado:2.3.2.1. Seção I – Dos Servidores Públicos Civis;2.3.2.2. Seção II – Dos Servidores Públicos Militares;2.3.3. Capítulo III – Da Segurança Pública:2.3.3.1. Seção I – Disposições Gerais;

2.3.3.2. Seção III – Da Polícia Militar.

3. Lei Federal Nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação

3.1. DECRETO nº 58.052/12 – Regulamenta a Lei nº 12.527/11, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.

Estudar para concursos da Polícia Militar exige não só disciplina, mas também organização e acesso a um bom material. O processo seletivo envolve prova objetiva, prova discursiva, teste psicológico, exame de saúde e teste de aptidão física.

A Polícia Militar é responsável por fazer o patrulhamento ostensivo e ações de prevenção de crimes. É uma força mantida pelo poder estadual, que assegura o bem-estar e a segurança da população, mas sem a obrigação de fazer investigações.

O que estudar para concurso da policia

Antes de se preparar para concursos da Polícia Militar, é muito importante conhecer as exigências para entrar na corporação. A lista inclui ser brasileiro, possuir altura mínima (1,60m para homens e 1,55m para mulheres), ter mais de 18 anos de idade, possuir CNH, estar em dia com as obrigações eleitorais e ter concluído o ensino médio.

Dicas de como estudar para concursos da Polícia Militar

Se você quer passar no concurso da PM, mas não sabe por onde começar, veja 10 dicas úteis para a sua aprovação:

Essa dica vale não só para o concurso da Polícia Militar, como também para todos os concursos públicos.  Através do edital, você obtém informações detalhadas sobre a prova e pode entender a complexidade de cada etapa.

O documento apresenta o conteúdo programático, ou seja, os assuntos que precisam ser estudados para ter um bom desempenho nos exames de conhecimento.

2 – Descubra as suas forças e fraquezas

A melhor forma de começar a estudar para concursos da Polícia Militar é saber em quais áreas você tem mais facilidade e dificuldade em aprender. Com essa informação, é possível criar um plano de estudos mais objetivo, com um tipo de atenção diferente para cada matéria.

Uma ferramenta muito utilizada para estudar é a SWOT (Strenghts, Weaknesses Opportunities Threats). Com ela, você pode levantar dados relevantes para que o seu plano de estudo seja mais prático. Exemplo:

  • Forças: Quais as minhas potencialidades em relação às matérias da prova? Tenho mais facilidade em provas objetivas ou dissertativas?
  • Oportunidades: O que pode ajudar na minha preparação? Qual é a possibilidade de conseguir pagar um cursinho preparatório? Quais recursos sem gastos eu posso utilizar?
  • Fraquezas: O que me distrai com facilidade? Quais são as matérias que tenho mais dificuldade? Quais tipos de questão eu poderia errar com facilidade?
  • Ameaças: O que pode dificultar a minha aprovação? Quais fatores diários impedem o meu estudo? O que eu tenho que mudar para ser mais disciplinado?

Além de contar com um bom plano de estudo, você deve colocar em prática uma técnica de preparação, como é o caso da metodologia do Pomodoro. Essa estratégia é interessante porque mantém o foco por mais tempo e evita o esgotamento mental.

Os cursos preparatórios podem ser uma ótima escolha para quem vai prestar um concurso público pela primeira vez. Eles contam com aulas, exercícios e simulados, conforme as especificações do edital. Além disso, oferecem a oportunidade de tirar dúvidas com professor.

4- Preste atenção nas matérias específicas

As matérias que envolvem questões como Administração pública, Constituição Federal, Leis Complementares e a Constituição do Estado possuem maior peso. Procure estuda-las com mais atenção e crie as suas fichas de resumo.

5- Língua Portuguesa em dia!

Estar com a língua portuguesa em dia faz toda a diferença para a sua aprovação. Para se dar bem no concurso da Polícia Militar, é muito importante estudar temas como Leitura e interpretação de texto, classes de palavras, crase, colocação pronominal, regência verbal e nominal e pontuação.

A prova dissertativa é uma redação, que deve atender o tema e o tipo de texto proposto. Você deve escrever o texto respeitando a norma culta da língua portuguesa, além das regras de coesão e coerência textual.

Para se dar bem nessa etapa do concurso, é muito importante criar o hábito de ler e escrever. Faça uma redação por semana e suas chances de tirar uma boa nota vão aumentar.

7- Estude Matemática

Revise os principais temas de Matemática e resolva alguns exercícios para relembrar as fórmulas. Temas como regra de três, média aritmética simples, equações de 1º grau, geometria, sistema métrico e raciocínio lógico caem na prova.

8 – Tenha uma boa base de conhecimentos gerais

Estude os principais tópicos sobre História Geral, História do Brasil, Geografia Geral e Geografia do Brasil. Além disso, também é muito importante estudar atualidades, pois a prova pode cobrar conhecimentos sobre fatos políticos, econômicos, sociais e culturais.

9 – Estude informática

Ao estudar para concursos da Polícia Militar, não se esqueça das questões de informática. Você precisa ter noções básicas sobre o sistema operacional Windows 10, além de conhecer as funcionalidades dos principais aplicativos do Pacote Office (Word, Excel e Power Point).

10 – Monte um cantinho de estudo

Estudar é uma tarefa que toma tempo e requer atenção. Portanto, monte um ambiente de estudos que seja confortável e livre de interrupções.

Você vai precisar de uma mesa ou escrivaninha, além de uma cadeira confortável e um mural de anotações. Quanto a iluminação, a dica é contar com uma boa iluminação direta no cômodo e uma luminária de mesa.

Depois de conhecer os assuntos que caem na prova, você pode estudar através de videoaulas. Na plataforma Youtube Edu, há vários vídeos confiáveis que passaram por uma cuidadosa curadoria de professores especialistas.

12 – Descanse

Não adianta você se matar de estudar e prejudicar a sua saúde. Quando for descansar, tente se desligar de tudo. Assim, a sua cabeça fica livre dos picos de ansiedade e as chances de aprovação no concurso da Polícia Militar aumentam.

13 – Esteja preparado para o teste de aptidão física

Não adianta se sair bem na prova objetiva e ter um desempenho ruim no teste físico. Se você for reprovado nessa etapa do processo seletivo, será eliminado.

Nos testes de aptidão física, geralmente são cobrados exercícios como: flexão de braço, corrida, teste de resistência abdominal, entre outros. Crie uma rotina de treinos, considerando as atividades que são exigidas no edital. Desse modo, você melhora o seu preparo físico e aumenta as chances de ser aprovado no teste de aptidão física.

14 – Resolva as provas anteriores

Para conhecer o estilo de prova e os assuntos que caem com frequência, a dica é resolver as provas anteriores do mesmo concurso.

Quem vai prestar o próximo concurso da PM-SP, por exemplo, deve baixar as provas anteriores e os respectivos gabaritos. A Fundação Vunesp, banca organizadora, disponibiliza esse material para download.

15 – Não se esqueça do psicoteste

A avaliação psicológica é uma das etapas que mais reprovam nos concursos militares. Para se sair bem nessa fase, você precisa agir com naturalidade e demonstrar algumas características valorizadas pela PM, como controle emocional, autoconfiança, domínio psicomotor, inteligência, ausência de fobias, sociabilidade, capacidade de se comunicar e espírito de liderança.

José RondinaGraduado em Publicidade e Propaganda, com experiência em redação, roteiros para TV e spot de rádios.