O que é um comprovante de escolaridade

O que é um comprovante de escolaridade

O comprovante de escolaridade é um documento que declara o grau de instrução de um indivíduo. Ele pode ser o histórico escolar com informação de conclusão, um diploma ou até mesmo uma declaração devidamente carimbada e assinada por uma instituição de ensino.

O que é uma declaração escolar?

Declaração: é o documento eventual que atesta o resultado final obtido pelo aluno para efeito de matrícula, até a emissão do Histórico Escolar. Pode servir também como atestado de matrícula, ou outra finalidade.

Como se faz um histórico escolar?

A solicitação do histórico escolar pode ser feita pelos pais dos alunos ou pelos próprios alunos. Para isso, devem procurar a escola onde concluíram o ensino e fazer um requerimento solicitando a confecção o documento.

Qual é o documento que comprova a escolaridade?

  • Assim, os documentos que comprovam a escolaridade de uma pessoa é justamente o histórico escolar ou o diploma de conclusão, sendo um documento oficial exigido pelas empresas, órgãos governamentais ou até mesmo o ingresso a alguma universidade!

Qual é a comprovação da escolaridade de alguém?

  • Comprovante utilizado para atestar a conclusão de determinado nível de escolaridade do interessado. A comprovação da escolaridade de alguém é exigida em diversas situações, como por exemplo para posse em concurso público ou mesmo em seleções de emprego.

Qual é a declaração de escolaridade?

  • O que é? A Declaração de Escolaridade é o documento emitido pela unidade escolar, que comprova o ano de escolaridade em curso ou concluído do discente, com validade de 30 (trinta) dias úteis. Acessar o serviço 1. Descrição do serviço

Como fazer a emissão da Declaração escolar de um aluno?

  • Para realizar a emissão da declaração escolar de um aluno você precisa ser funcionário de uma instituição de ensino, com acesso ao menu de Matriculas > Lista de matrículas no sistema. Caso você seja um aluno/responsável e precise desse documento, recomendamos que você que entre em contato diretamente com a sua instituição de ensino para solicitar!

Comprovante utilizado para atestar a conclusão de determinado nível de escolaridade do interessado.

A comprovação da escolaridade de alguém é exigida em diversas situações, como por exemplo para posse em concurso público ou mesmo em seleções de emprego.

Faz-se normalmente pelo diploma emitido pela instituição de ensino em que o interessado concluiu seus estudos.

Na falta, mesmo que temporária, deste documento, entretanto, a requerimento do interessado a instituição poderá emitir outro documento com tal finalidade.

E para isso fornecemos a seguir um modelo de comprovante de escolaridade.

COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE

O(a) Diretor(a) da (nome da instituição), no uso de suas atribuições legais, certifica para os devidos fins e efeitos legais que (nome), (nacionalidade), nascido(a) em (data de nascimento), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), concluiu o (informe o período ou curso realizado) nesta instituição em (ano de conclusão).

(município) - (UF), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)(nome do(a) responsável)(cargo)(nome da instituição de ensino)

(endereço)

Modelos relacionados

Temas relacionados

Outros modelos

Todos os modelos organizados por assunto

Ferramenta de busca

Modelo Simples

Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.

Política de Privacidade

Um certificado de educação é um documento que atesta o nível de educação de um indivíduo. Pode ser uma transcrição com informações de conclusão, um diploma ou até mesmo uma declaração carimbada e assinada por uma instituição de ensino. Você pode ter visto oportunidades de trabalho que exigem um nível mínimo de educação. É por isso que muitas pessoas perguntam o que pode ser usado como certificado de escolaridade e como emitir documentos, pois muitos processos seletivos exigem um certificado de escolaridade na contratação de funcionários.

Se você chegou até aqui e não sabe o que é um certificado de educação, ou mesmo como obter seu certificado de educação, não se preocupe, nós resolveremos todos os problemas para você.

O que é comprovante de escolaridade?

O certificado de educação é um documento oficial que comprova o nível de escolaridade de um indivíduo. Geralmente é emitido pela própria instituição de ensino após a conclusão do curso. De acordo com a Lei de Orientação da Educação Básica (LDB), o Brasil possui dois níveis de ensino escolar: ensino básico e ensino superior. Esses dois são divididos em fases e fases.

O que é um comprovante de escolaridade

O nível de educação básica inclui a educação básica (sistema de 9 anos) e o ensino médio (sistema de 3 anos). Para quem busca a especialização e a formação profissional em uma área específica, o próximo passo é o ensino superior, incluindo graduação, pós-graduação (incluindo mestrado e doutorado) e cursos extensivos. O ciclo do ensino básico continua dividido em fases ou anos iniciais e finais. Do 5º ao 6º ano, os alunos participam nos primeiros anos. Para cursos ministrados por professores, este é o período escolar para a alfabetização.

Nos últimos anos, anteriormente conhecido como “Ginásio”, os alunos podem ingressar em diferentes unidades curriculares, geralmente incluindo o ensino de línguas estrangeiras.

O que é um comprovante de escolaridade

Este ciclo encerra a educação básica. Os níveis de escolaridade incluem o ensino fundamental completo ou incompleto, o ensino médio completo ou incompleto e o ensino superior completo ou incompleto.

Alguns processos seletivos também dão ao candidato a oportunidade de informar se ainda está cursando algum nível de estudos ou se possui pós-graduação. Em qualquer caso, é possível obter um certificado de educação ao final de cada nível.

O que serve como comprovante de escolaridade?

De modo geral, os documentos utilizados como comprovante de escolaridade são:

  • Diploma;
  • Certificado de conclusão de curso;
  • Mostrar registros acadêmicos de cursos concluídos;
  • A declaração emitida pela instituição de ensino deve ser formalmente assinada e carimbada pela instituição.

Comprovantes de tempos e modelos redigidos por candidatos não são aceitos como comprovante de formação profissional, portanto, continue prestando atenção, pois muitos documentos mencionados na lista acima devem ser obtidos com antecedência.

Se você não sabe como obtê-lo ou quais informações estão incluídas em cada certificado educacional mencionado, não se preocupe, compilamos um guia de documento detalhado para você.

Histórico escolar

Os registros acadêmicos são arquivos que mostram o desempenho dos alunos e o índice de frequência.

Também pode registrar transferências entre instituições de ensino e até aprovações ou reprovações durante o ano letivo.

Para poder emitir uma transcrição, você deve obter o documento com antecedência na secretaria da escola que frequentou no ano letivo anterior.

É importante lembrar que para que o histórico escolar seja válido como comprovante de escolaridade, é necessário incluir a data de conclusão do curso.

O que é um comprovante de escolaridade

Em alguns estados, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, etc., cópias de históricos escolares podem ser deletadas por meio do site do Ministério da Educação.

Verifique a página do Ministério da Educação do seu estado para ver quais serviços estão disponíveis.

Diploma

Os diplomas só são concedidos após um determinado nível de escolaridade, seja o ensino fundamental, médio ou superior.

Dúvidas são levantadas pela secretaria da escola e encaminhadas aos alunos na formatura ou mesmo após a formatura.

Então, se você não sabe onde colocou seu diploma, ou se você nem mesmo excluiu o arquivo após a formatura, saiba que é possível obter uma cópia.

Se você pretende obter uma segunda cópia de um curso de graduação de nível superior, basta entrar em contato com a central de atendimento da sua universidade.

Para universidades públicas, você pode se inscrever para este documento por meio do site da sua universidade.

Para se candidatar a uma segunda cópia de um diploma em algumas universidades federais, além da inscrição escolar, você também deve pagar GRU e preparar seus documentos pessoais. Para obter uma cópia do diploma escolar, você precisa entrar em contato com a instituição educacional onde se formou. De um modo geral, as escolas costumam realizar esse processo apenas elas mesmas.

Certificado de conclusão de curso

Os certificados de conclusão de curso são os certificados mais comuns que certificam majors, pós-graduação e cursos estendidos. Eles podem ser somados em vários processos seletivos e podem até ser contados como um desempate entre os candidatos.

Portanto, se você concluiu um curso e precisa de uma cópia do certificado de conclusão do curso, não se desespere, também é possível obter uma cópia do certificado de educação.

Atualmente, algumas instituições de ensino fornecem certificados digitais, que podem ser enviados aos alunos por e-mail.

No entanto, se este não for o seu caso, contacte o secretariado da instituição onde concluiu o curso.

No caso de uma universidade, mesmo que o curso em questão não exista mais no curso da instituição de ensino, um diploma e um certificado de conclusão do curso devem ser emitidos.

Declaração emitida pela instituição de ensino

Na ausência de quaisquer documentos, ou em situações de emergência em que o certificado oficial de educação não pode ser esperado, a instituição de ensino responsável por seu certificado de educação pode ser solicitada a emitir uma declaração.

Vale lembrar que, em muitos casos, este não é um documento oficial e pode não ser aceito no concurso ou mesmo pelo gestor da empresa durante o processo seletivo. Esse tipo de declaração também não é utilizado para submeter o processo de seguro-desemprego, o que será visto no próximo tópico.

Porém, vale a pena tentar, pois o arquivo deve conter informações como nome do diretor e da instituição, nome do aluno, nacionalidade / naturalidade, data de nascimento, CPF, data de conclusão dos estudos e ano de graduação. Por fim, bastam a data e o local de emissão do documento, a assinatura e carimbo do responsável pela agência.

Posso emitir meu próprio certificado de escolaridade?

Se você quiser saber como fazer um certificado de ensino, por favor, note que você pode até encontrar alguns modelos de documentos na Internet, mas de modo geral, você não pode criar ou emitir seu próprio certificado de ensino.

Além de incluir informações sobre o aluno, o certificado escolar só é válido com a assinatura e carimbo da instituição de ensino, por exemplo:

  • o nome completo;
  • CPF;
  • naturalidade; e
  • data de nascimento.

Embora seja impossível produzir seu próprio certificado de escolaridade, existem outras formas menos burocráticas de solicitar o documento.

Como emitir comprovante de escolaridade?

Para quem deseja saber como obter um certificado de educação, saiba que normalmente é possível postar seu certificado de educação online.

Algumas escolas, especialmente instituições privadas, têm uma secretaria online.

Você também pode verificar se o seu estado oferece um serviço de comprovante de segunda escola para instituições de ensino públicas por meio do site oficial.

Por exemplo, para quem concluiu o ensino médio em São Paulo, o site do Ministério da Educação Nacional oferece uma forma rápida e fácil de emitir certificados de conclusão do ensino médio. Basta acessar o site, clicar em “Concluinntes-Consulta Pública” no canto superior direito, preencher os dados solicitados e emitir cópia do certificado de conclusão do ensino médio.

O que é um comprovante de escolaridade
Alunos da Escola Estadual Professor Demosthenes Marques. Data: 03/06/2016. Local: São Paulo/SP
Foto: Daniel Guimarães/A2IMG

Lembre-se de trazer sua carteira de identidade. Para aqueles que receberam educação primária e secundária em instituições militares, eles ainda podem emitir certificados escolares por meio de sites do governo.

Além disso, se você estiver estudando em uma instituição pública, verifique o site do governo do seu estado para obter mais informações, pois alguns departamentos de educação oferecem serviços para a emissão de certificados de educação online.

Se este não for o seu caso, você deve obter uma cópia do seu certificado de educação na secretaria da escola onde fez o ensino fundamental ou médio. Vale lembrar que o comprovante de escolaridade não serve apenas para comprovar o nível de escolaridade em processo seletivo ou concurso público. Você sabia que precisa apresentar comprovante de escolaridade para ter direito ao seguro-desemprego?

Por que comprovante de escolaridade para seguro desemprego?

Para evitar fraudes, desde 2013, o certificado de escolaridade é um documento necessário para a candidatura ao subsídio de desemprego. Isso porque não há necessidade de certificação oficial antes, e muitos candidatos afirmam ter o ensino superior do que o necessário para conseguir alternativas melhores no mercado e trabalhar posteriormente.

Portanto, após a Portaria Interministerial nº 17 MTE-MEC / 13, cada estado pode solicitar documentos adicionais, mas, em geral, os seguintes documentos são necessários para iniciar o processo de recebimento do seguro-desemprego:

  • documento de identidade (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);
  • comprovante PIS/PASEP ativo (cartão do cidadão);
  • CPF;
  • comprovante de residência, podendo estar no nome do cônjuge ou familiar (original e cópia);
  • comprovante de escolaridade (original e cópia);
  • três últimos contracheques recebidos;
  • comprovante de vínculo empregatício;
  • termo de rescisão de contrato; e
  • guias de requerimento do seguro-desemprego.

Certifique-se de verificar os documentos necessários para se candidatar aos benefícios do seguro-desemprego em seu estado, pois alguns documentos podem variar de estado para estado. Essas informações podem ser encontradas no site do seu governo estadual. E não se esqueça: o prazo para envio do processo de candidatura ao seguro-desemprego é de 7 a 120 dias corridos a partir do primeiro dia de férias.

Já os analfabetos ou que não conseguem obter o certificado de escolaridade podem preencher o extrato no órgão responsável pela abertura do processo do seguro-desemprego. Esta é outra opção para provar que nenhum certificado escolar é o último recurso.

Lembre-se: se você tem um emprego de 12 meses, só pode se inscrever no seguro-desemprego pela primeira vez. Para aqueles que solicitam o benefício pela segunda vez, é necessário ter trabalhado 9 meses no ano anterior, e aqueles que solicitam o benefício pela terceira vez devem ter trabalhado 6 meses.