O que é bairro residencial

Viver em uma cidade grande tem vantagens e desvantagens, por isso, escolher o bairro certo faz toda a diferença na hora de comprar um imóvel. Engana-se quem pensa que metrópoles possuem apenas regiões movimentadas. Se você procura por sossego, um bairro residencial é a escolha certa. 

Mas, afinal, como são as características desse tipo de bairro? Geralmente, dominado por residências mais amplas e comércios regionais, ele oferece maior tranquilidade para quem busca viver em locais seguros e sem tráfego intenso de carros, por exemplo. Em contrapartida, pode ficar afastado do centro. 

Você está procurando um imóvel, mas não conhece as diferenças entre bairro residencial, comercial e industrial? Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são as vantagens de morar nesse estilo de localização.

Quais são as características de um bairro residencial?

Para você entender o que é um bairro residencial, basta imaginar regiões onde prevalecem construções de casas e/ou condomínios — ao contrário dos bairros comerciais, por exemplo, que são dominados por empreendimentos empresariais e, quando possuem residências, são focados em prédios.

Morar em bairro residencial não significa estar afastado do comércio: ao financiar uma casa nesse tipo de região, provavelmente, se deparará com estabelecimentos voltados para a venda de produtos locais. Farmácias, mercearias e padarias são frequentemente vistos em bairros com essa característica.

Quando você se pergunta o que é bairro residencial e comercial, basta levar as palavras nos sentidos literais. Enquanto o primeiro é voltado para imóveis amplos e de maior personalidade, o segundo pode, sim, possuir residências, mas geralmente é focado em edifícios, estando numa região mais central e movimentada.

O que é bairro residencial

Quais são os benefícios de morar em um bairro residencial?

Se você está em busca de um imóvel para chamar de seu, é muito importante pesquisar sobre o mercado imobiliário, além de analisar o orçamento para garantir que o negócio seja fechado da melhor forma. Saiba o que encontramos num bairro residencial a seguir.

Menos movimento e mais tranquilidade

Uma das principais vantagens de viver em bairro residencial é que esse tipo de região costuma oferecer menos tráfego de veículos e uma vida mais tranquila — mesmo em grandes cidades. O comércio local atende à população de maneira eficaz. Dessa forma, torna-se menor a necessidade de locomoção até o centro.

Com menos edifícios empresariais, é natural que haja silêncio até em horário comercial. Se você procura por um lugar ameno para morar, esse tipo de bairro é perfeito para as suas necessidades. Outro ponto positivo é a segurança, que se destaca quando comparada a regiões de movimentação.

Vegetação e parques para a família

Passear pelo parque aos domingos é um dos seus programas preferidos? Então, um imóvel em uma região residencial também contribuirá para uma melhor qualidade de vida para você e sua família. Isso porque é nessas regiões onde se concentram os parques públicos, além de ruas mais arborizadas.

Porém, qual a importância das áreas verdes em um bairro residencial? Para quem deseja morar bem, elas fazem toda a diferença! Por serem dominados por casas e condomínios, os bairros residenciais se beneficiam da vegetação a partir do momento que as residências se tornam mais frescas e personalizadas. 

Valorização do imóvel

Por falar em imóveis bem avaliados por conta de ruas arborizadas, há outro fator que contribui para a valorização: bairros bem servidos, seguros e tranquilos. Nesse ponto, uma região residencial leva vantagem quando comparada a bairros comerciais e industriais, seja para casa ou apartamento.

Não podemos deixar de comentar que cresce a procura por famílias que desejam qualidade de vida em casas mais amplas, além de privacidade e maior metragem do imóvel. Aqui, há outro benefício para quem escolhe os bairros residenciais: o valor de um apartamento de 40 m² no centro de São Paulo, por exemplo, é maior que uma casa de 200 m² em uma residência de subúrbio.

Dicas sobre onde morar? Conte com a Melhortaxa

Agora que você conhece as principais características de um bairro residencial, fica mais fácil definir a melhor região para o seu próximo imóvel. Se ainda há dúvidas, e você deseja se informar sobre o mercado imobiliário, a Melhortaxa pode te ajudar!

Confira outros textos em nosso blog e fique por dentro de dicas sobre onde morar, quais são os principais bairros das capitais brasileiras e muito mais. Planejamento imobiliário é o primeiro passo para definir escolhas certeiras!

Quando você for escolher o seu primeiro imóvel, é preciso prestar atenção a pontos que interferem na sua rotina.

Por exemplo, você sabia que há diferenças entre um bairro residencial e um comercial? 

Apenas ao observar a região onde sua residência estará já muda toda a dinâmica do local.

Então, conheça agora os diferentes tipos de bairros e como escolher aquele que é melhor para você e sua família. 

Leia também:

A Bridge Imóveis possui empreendimentos nos melhores bairros de Porto Alegre. Conheça! 

Quais são os tipos de bairros?

Você viu duas modalidades existentes, mas podemos classificar os tipos de bairro em três categorias principais: residencial, comercial e industrial.

Ao conhecer mais sobre cada um fica fácil entender qual deles corresponde ao que você busca na área do seu imóvel. 

Bairro residencial

O bairro residencial é aquele que apresenta moradias como a maior parte de suas construções.

Nele, é fácil encontrar mais casas ou apartamentos novos. Além disso, também apresentam poucos comércios como: padarias, farmácias, mercadinhos e vendas. 

Bairro comercial

Em contrapartida, o bairro comercial é aquele que tem a presença forte de diversos prédios empresariais.

Nele também há muitos comércios e vias populares. Normalmente são localizados no centro das cidades com hipermercados, shoppings, restaurantes etc. 

Bairro industrial

Os bairros industriais são formados a partir do progresso e desenvolvimento da região. 

Ainda que tenham sido muito fortes no século XX, atualmente não existem tantos vestígios fabris nos bairros.

Em geral, a escolha por um desses bairros depende do objetivo de cada morador. Por isso, caso você procure um local mais calmo, os residenciais são indicados. 

Já se sua rotina é movimentada e o objetivo é morar perto do local de trabalho, os bairros comerciais podem ser uma boa opção.

Por isso, é importante pensar nos benefícios de cada tipo antes de fazer a sua escolha. 

Bairro residencial ou bairro comercial para morar: como escolher?

Depois de conhecer mais sobre os bairros, a sua grande dúvida pode ser entre qual deles escolher para morar.

Então, o primeiro ponto é que as áreas residenciais costumam ter vizinhanças mais tranquilas. Por outro lado, os comerciais apresentam infraestrutura. 

Dessa forma, a escolha entre eles depende de critérios como: facilidade de transporte, familiaridade com a região, presença de lojas, proximidade da família ou do trabalho, entre outros.

Sendo assim, veja mais sobre os pontos principais de cada tipo.

Quais são as características de um bairro residencial?

O que é bairro residencial

Se você quer paz no seu dia a dia, os bairros residenciais serão uma ótima escolha. Outra vantagem é estar mais perto dos amigos e dos familiares.

Por isso, o silêncio e o sossego são mais presentes. Já o movimento moderado de pessoas, permite ter mais privacidade.

No entanto, o deslocamento pode ser uma dificuldade, já que é preciso fazer um percurso maior para diversas atividades rotineiras.

Ou seja, para o trabalho, comércios maiores e para o lazer.

E as características de um bairro comercial?

O que é bairro residencial

Para quem tem um estilo de vida agitado, os locais comerciais podem ser mais atrativos. 

Então, ele é indicado para quem costuma passar mais tempo fora de casa e não se importa com a movimentação na vizinhança em dias úteis. 

Nesses bairros, é possível encontrar mais bancos, lotéricas, supermercados, farmácias e diversas lojas.

Já a desvantagem é o barulho durante a semana e os horários de trabalho.

Contudo, essa atividade costuma sumir em finais de semana e durante a noite, o que pode deixar o local potencialmente perigoso. 

Agora que você já conhece mais sobre o bairro residencial e o bairro comercial, é o momento de escolher entre eles. 

Conheça os principais bairros residenciais e comerciais de Porto Alegre para morar

Se você quer encontrar um local perfeito para morar, as opções entre os bairros nobres de Porto Alegre podem ajudar nessa tarefa.

Por isso, veja mais sobre cinco regiões populares na capital gaúcha para você viver. 

Auxiliadora

Auxiliadora é um bairro que foi criado em 07 de dezembro de 1959.

Sua origem está ligada ao desenvolvimento da Estrada da Aldeia, que atualmente é a Rua Vinte e Quatro de Outubro.

Assim, a implantação de uma linha de bonde trouxe mais valorização para a área. 

Hoje o bairro apresenta ruas planejadas, em um equilíbrio entre edifícios modernos e casas antigas.

Por isso, tem comércios variados, boates e restaurantes, apresentando uma boa infraestrutura. 

Assim é ideal para famílias com filhos que desejam estar perto de serviços essenciais e escolas.

Além disso, a tranquilidade e segurança também são marcantes em Auxiliadora. 

Praia de Belas

A criação de Praia de Belas também aconteceu em 07 de dezembro de 1959. Existem mais versões para a origem de seu nome.

Já a opção mais aceita é a que relaciona Praia de Belas a Antônio Rodrigues de Belas, antigo dono de uma chácara na região. 

Sua grande diferença entre os outros bairros é o seu planejamento. Entre suas características atuais estão grandes espaços verdes convivendo com prédios comerciais e públicos.

Em consequência, o número de residências é limitado, explicando a baixa população. 

Com isso, a Praia de Belas traz boa segurança e conta com muitas opções de lazer ao ar livre. Além disso, o comércio da área também é desenvolvido.

Então, é um bairro indicado para quem deseja boa infraestrutura ou montar um novo empreendimento.

Bela Vista

O Bela Vista teve sua criação oficial em 1959. Sua história está ligada ao desmembramento de uma área antiga em Porto Alegre, o bairro de Petrópolis.

Logo, em seu início foi essencialmente um bairro residencial, o que mudou anos depois. 

Dessa forma, apresenta em torno de 10 mil habitantes, sendo 0,74% da densidade populacional do município.

Com isso, ele é considerado um local elegante, trazendo imóveis sofisticados e com o maior nível de renda da cidade.

Ainda assim, também conta com segurança em suas ruas e construções luxuosas.

Com isso, o bairro é indicado para quem valoriza uma ótima educação para os filhos, já que há um grande volume de colégios e cursos de idiomas ao redor. 

Boa Vista

Esse bairro nobre foi criado da mesma forma em 07 de dezembro de 1959, tendo a atualização em 22 de agosto de 2016, pela Lei de 12.112.

Foi em 1960 que Boa Vista começou a ser considerado um bairro residencial. 

A educação também é muito presente no local, tendo bom policiamento.

Seu estilo une perfeitamente o design contemporâneo e urbano, mas mantendo a tranquilidade dos moradores da região. 

Sendo assim, ele é indicado para famílias que desejem opções de educação infantil, ensino fundamental e médio em uma mesma área. 

Moinhos de Vento

Para quem tem interesse em Moinhos de Vento, o bairro foi criado também em 07 de dezembro de 1959.

Já seu nome tem origem nos Caminhos dos Moinhos de Vento, apresentando diversas dessas estruturas trazidas pelas famílias de açorianos que moíam trigo e plantavam no local. 

O bairro tem alto padrão e foi muito modificado no decorrer dos anos, assim conta com a construção de edifícios residenciais e expansão comercial.

Logo, devido a sua atração por investimentos, há diversos debates sobre a preservação de casarões antigos em Moinho dos Ventos.

Dessa forma, para quem quer acesso fácil a áreas estratégicas de Porto Alegre, esse bairro é ideal.

Além disso, também tem opções para atividade física em meio à natureza, bares, cafés, restaurantes e alternativas para agitação noturna.

Conclusão

Após todas essas informações, fica bem mais simples optar por um dos tipos de bairro para morar, não é?

Por isso, analise o seu estilo de vida e a região que pode atender melhor às suas demandas cotidianas.

Sendo assim, observar o momento atual de sua carreira, visão de futuro e planejamento para aumentar a família também devem estar em pauta.

Dessa forma, escolher por um bairro residencial ou comercial dependerá do que você procura na sua vizinhança. Se você quer conhecer mais casas ou apartamentos tanto em áreas residenciais quanto em áreas comerciais, confira as opções de imóveis em Porto Alegre na Imobiliária Bridge.