1. EXPLIQUE COMO A LIBERDADE É UMA CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DA ÉTICA? A liberdade é uma característica essencial da ética porque sem ela, escolhas morais significativas são impossíveis. Mesmo que se acredite que não existe livre arbítrio, é absolutamente essencial para o bem-estar e a estabilidade da sociedade que as pessoas sejam tratadas como se tivessem a liberdade de fazer escolhas morais. 2. EXISTE ALGUM CONHECIMENTO QUE NÃO DEVE SER PASSADO? Todo conhecimento que é valioso deve ser compartilhado. Deve-se ter cuidado com o seu uso. 3. QUAL A DIFERENÇA ENTRE MORALIDADE E ÉTICA? Os termos “moralidade” e “ética” são frequentemente vistos como intercambiáveis, e os dois estão frequentemente em acordo. No entanto, “moralidade” refere-se principalmente a ideias e sentimentos pessoais sobre o comportamento normativo, enquanto “ética” é um código de conduta mais estruturado, geralmente aceito coletivamente. 4. COMO O INDIVÍDUO CONSEGUE TOMAR DECISÕES MORAIS? Compreendendo os motivos que o levaram a isso, compreendendo as consequências das suas ações e compreendendo os meios adotados para tal decisão. 5. COMENTE SOBRE MORALIDADE A moralidade é uma forma de atitude. Ela se reflete em sentimentos positivos no grupo ao redor das pessoas. Através da moralidade é possível inspirar confiança de que os objetivos mais difíceis podem ser alcançados por todos. 6. QUAL É A REGRA DE OURO DA ÉTICA? Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você 7. QUAL É O OPOSTO DE ÉTICA NORMATIVA? Meta ética 8. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TEORIAS ÉTICAS NORMATIVAS? São 4. O contratualismo, o consequencialismo, a deontologia e a teoria da virtude. 9. O QUE É UM PROBLEMA DE AÇÃO COLETIVA? Um problema de ação coletiva é quando cada membro de uma sociedade busca objetivos individuais próprios. 10. QUAL A DIFERENÇA ENTRE BEM E MAL? O bem e o mal referem-se à avaliação de objetos, desejos e comportamentos através de um espectro dualístico, onde, numa dada direção, estão aqueles aspectos considerados moralmente positivos e, na outra, os moralmente negativos. O bem é, Academia.edu no longer supports Internet Explorer. To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Lista de 08 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Ética e Moral com questões do Enem. Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ética e Moral. Trocar Tema Estética Ética e Moral Filosofia Antiga Filosofia Contemporânea Filosofia da Ciência Filosofia Medieval Filosofia Moderna I Filosofia Moderna II Filosofia Moderna III Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens
1. (Enem PPL 2010) A ética exige um governo que amplie a igualdade entre os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem “em casa”, experimentam-se como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento. SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.) Segurança & defesa nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado). Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e integração de indivíduos em uma sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a
2. (Enem PPL 2010) No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de universalização em vários campos – por exemplo, na globalização da economia, no armamentismo nuclear, na manipulação genética, entre outros. HABERMAS, J. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001 (adaptado). Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme Descritos no texto, podem ser analisados do ponto de vista moral, o que leva à defesa da criação de normas universais que estejam de acordo com
3. (Enem 2010) A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política. CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado). O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser
4. (Enem 2010) Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito históricosocial. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. (SEVERINO. A. J. Filosofia) O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta
5. (Enem 2009) Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bemestar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”. TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado). Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norteamericanos do seu tempo
6. (Enem 2017) Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá. KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980. De acordo com a moral kantiana, a “falsa promessa de pagamento” representada no texto
7. (Enem 2017) A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados. RACHELS, J. Os elementos dafilosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006. Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
8. (Enem 2017) Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Pauto: Nova Cultural, 1991 (adaptado). Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que
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