Considerando se os mitos como forma de expressão

Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.

Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia) por excelência, bem como os rapsodos (uma espécie de ator, cantor, recitador) eram tidos como portadores de uma verdade fundamental sobre a origem do universo, das leis etc., por reproduzirem as narrativas contidas nas obras daqueles autores.

Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso da palavra, bem como a publicidade das leis etc.) que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.

De Aristóteles a Descartes, a Filosofia ganhou uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível e essa noção perdurou até o século XIX, quando as bases do que chamamos Razão sofreu duras críticas com o desenvolvimento da técnica e do sistema capitalista de produção. A crença no domínio da natureza, da exploração do trabalho, bem como a descoberta do inconsciente como o grande motivador das ações humanas, evidenciaram o declínio de uma sociedade armamentista, excludente e sugadora desenfreada dos recursos naturais. A tendência racionalista fica, então, abalada e uma nova abordagem do mundo faz-se necessária.

O que era tido antes como pré-cientifico, primitivo, assistemático, ganha especial papel na formação das culturas. As noções de civilização, progresso e desenvolvimento vão sendo substituídas lentamente pela diversidade cultural, já que aquelas não mais se justificam. A releitura de um dos pensadores tidos como fundadores do idealismo racionalista preconiza que já na Grécia o mito não foi meramente substituído nem de forma radical, nem gradual pelo pensamento filosófico. Os textos de Platão, analisados não somente pela ótica conceitual, mas também dramática, nos proporciona compreender que um certo uso do mito é necessário onde o lógos (discurso, razão, palavra) não consegue atingir ainda seu objeto, ou seja, aquilo que era apenas fantasioso, imaginário, ganha destaque por seu valor prático na formação do homem.

Dito de outro modo, embora o homem deseje conhecer a fundo o mundo em que vive, ele sempre dependerá do aperfeiçoamento de métodos e técnicas de interpretação. A ciência é realmente um saber, mas que também é histórico e sua validade prática depende de como foi construído argumentativamente. Interessa perceber que Filosofia é amor ao saber, busca do conhecimento e nunca posse, como define Platão. Então, nunca devemos confundi-la com ciência, que é a posse de um saber construído historicamente, isto é, determinado pelas condições do seu tempo. Portanto, Mito, Filosofia e Ciência possuem entre si não uma relação de exclusão ou gradação, mas sim de intercomplementaridade, haja vista que um sempre sucede ao outro de forma cíclica no decorrer do tempo.

Por João Francisco P. Cabral Colaborador Brasil Escola Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Considerando se os mitos como forma de expressão

é de A) 9% D) 81% B) 36% E) 91% C) 42% Questão 10 Observando-se o heredograma em destaque de uma determinada família, a possibilidade do indivíduo 8 ser heterozigoto é de A) 25% D) 75% B) 33% E) 100% C) 66,7% Biologia 3 Consultec - 24 anosUNICENTRO - Processo Seletivo - 2017 - VESTIBULAR Questão 11 A partir da figura em destaque e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar: A) Os nucleotídeos de um mesmo ácido nucleico são distintos, quando se observam seus glicídios. B) Diante de seu caráter ácido, o núcleo de uma célula eucariótica apresenta-se acidófilo. C) No DNA e no RNA, riboses e desoxirriboses se alternam ao longo da mesma molécula. D) Células de paramécios, leveduras, briófitas e lulas apresentam seu DNA linear. E) O DNA participa diretamente da tradução. Questão 12 Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta. Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só a partir do cruzamento entre si, mas também a partir da matéria bruta, de uma forma espontânea. Essa ideia, proposta há mais de 2 000 anos por Aristóteles, era conhecida por geração espontânea ou abiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais brutos conteriam um “princípio ativo”, isto é, uma “força” capaz de comandar uma série de reações que culminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos. Desmoralizada a teoria da abiogênese, confirmou-se a ideia de Prayer: Omne vivium ex vivo, que se traduz por “todo ser vivo é proveniente de outro ser vivo”. Isso criou a seguinte pergunta: se é preciso um ser vivo para originar outro ser vivo, de onde e como apareceu o primeiro ser vivo? Tentou-se, então, explicar o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra a partir dos cosmozoários, que seriam micro-organismos flutuantes no espaço cósmico. Mas existem provas concretas de que isso jamais poderia ter acontecido. Tais seres seriam destruidos pelos raios cósmicos e ultravioletas que varrem continuamente o espaço sideral. Em 1936, Alexander Oparin propõe uma nova explicação para a origem da vida a partir de uma grande evolução molecular. (BIOLOGIA origem..., 2016). Segundo o texto e com os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar: A) A partir de reações constantes, as moléculas orgânicas simples foram imediatamente formadas. B) Os primeiros seres vivos apresentavam reprodução, que é caracterizada pela presença de gametas. C) Uma organização interna no citoplasma, desde a gênese do primeiro ser vivo, possibilitou uma maior divisão de trabalho. D) O surgimento de uma membrana lipoproteica viabilizou a origem de uma estrutura celular com uma composição interna específica. Biologia 4 Consultec - 24 anosUNICENTRO - Processo Seletivo - 2017 - VESTIBULAR Questão 13 Observe a seguinte afirmação: “O tactismo dos anterozoides é substituído pelo tropismo do tubo polínico”. O vegetal que pertence ao grupo em que esse fenômeno de substituição se processou, pela primeira vez, é A) o musgo. B) a samambaia. C) o feijão. D) a avenca. E) o pinheiro. Questão 14 A imagem destacada representa a citocinese em duas células diferentes, 1 e 2. As células 1 e 2 poderiam corresponder, respectivamente, às células de A) macaco e alface. B) cenoura e camarão. C) pulgão e beterraba. D) babaçu e goiaba. E) camarão e lesma. Questão 15 Doença de Tay-Sachs em humanos. Anomalias genéticas frequentemente causam problemas graves de saúde, podemos citar, por exemplo, a Doença de Tay-Sachs. A descoberta dessa anormalidade deve-se a dois médicos, Warren Tay e Bernard Sachs, que estudaram, em anos diferentes, alguns sintomas da doença que hoje leva os seus nomes. Esse distúrbio incurável é uma herança autossômica recessiva que leva a uma deficiência na enzima conhecida por hexosaminidase A. Essa doença tem ocorrência relativamente alta na população de judeus Ashkenazi (judeus da Europa Central e do Leste). A falta da hexosaminidase A faz com que o gangliosídeo GM2 (componente da membrana do neurônio) não seja hidrolisado, ficando assim acumulado no tecido nervoso. A consequência desse acúmulo é uma degeneração contínua desse tecido. (DOENÇA DE TAY SACHS..., 2016). A partir do texto acima e com os conhecimentos sobre hereditariedade, pode-se afirmar: A) A homozigose, para a idiotia amaurótica infantil, é condição necessária para manifestação da doença. B) Os alelos envolvidos no caráter observado não apresentam dominância completa. C) Os recém-nascidos com Tay-Sachs são filhos de pais que expressam integralmente este caráter. D) A permanência do gene da idiotia amaurótica infantil não depende da seleção natural. E) O gene que condiciona essa doença está ligado ao sexo. * * * Biologia 5 Consultec - 24 anosUNICENTRO - Processo Seletivo - 2017 - VESTIBULAR Filosofia Questões de 1 a 15 Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas. Questão 1 Considerando-se a Filosofia como um constructo da cultura grega na antiguidade, é correto afirmar: A) A teogonia compreende um estudo sistemático e válido por critérios de cientificidade sobre a origem do mundo. B) A mitologia representa um conjunto de conhecimentos válidos e comprovados pelos critérios científicos. C) A filosofia em sua trajetória histórico-social é caracterizada por ser um conhecimento absoluto. D) A cosmologia é o estudo racional que tem em seu escopo investigar a ordem do mundo. E) A ciência grega, em suas manifestações epistemológicas, defendia a perspectiva criacionista. Questão 2 Quando, perante certas ações cotidianas, se questiona: “Será?” ou “Por quê?”, fica-se a colocar essa ação ou pensamento sob o crivo da dúvida. Nesse sentido, pode-se afirmar: A) No pensamento filosófico, a dúvida evidencia uma postura vacilante e desprovida de sentido. B) Enquanto atividade filosofante, o sujeito deve afastar-se substancialmente das dúvidas essenciais. C) A atitude filosofante é inerente ao sujeito que, em suas manifestações existenciais, promove a dúvida. D) A dúvida metódica consiste no impedimento gnosiológico, uma vez que dificulta o processo de conhecimento. E) A dúvida metódica representa o cerne da reflexão dogmática, na direção de conquistas de mudanças de paradigmas. Questão 3 A concepção mitológica compreende um conjunto de histórias/ narrativas que envolve elementos sobrenaturais, transmitidos por uma tradição oral cuja finalidade era promover, na Pólis, uma sensação de tranquilidade e justificativa em relação aos fenômenos sociais e naturais. Acerca desse conceito, é correto afirmar: A) Os mitos figuram na contemporaneidade como construções simbólicas representativas de dada parcela da sociedade. B) A representação mitológica, no âmago da sociedade contemporânea, é visto e concebido como verdades apodíticas. C) As concepções mitológicas contemporâneas explicam, de forma válida e comprovada, os fenômenos sociais e naturais. D) Na antiguidade grega e na contemporaneidade, os mitos figuram como uma forma indubitável de aquisição de verdades absolutas. E) Os mitos compreendem construções reais, nas quais e pelas quais, as verdades eram validadas cientificamente. Questão 4 Considerando-se os mitos como forma de expressão e produção de conhecimentos, pode-se afirmar: A) O conhecimento, produzido pelas representações mitológicas, é decorrente de uma exaustiva verificação lógica analítica. Questão 5 A filosofia grega está dividida em dois períodos, antes e depois de Sócrates. Embora ele não tenha deixado nenhum escrito, seus ensinamentos são estudados até os tempos atuais. A alternativa em que se registra uma afirmativa referente a esse filósofo é a A) A ironia desenvolvida pelo filósofo grego tem em seu escopo a parturição de ideias metafisicas e irreais. B) A maiêutica representa na filosofia socrática um conjunto de argumentos falaciosos e desprovidos da intencionalidade da verdade.

Considerando se os mitos como forma de expressão
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