Como comparar uma expressao texto no excell

https://www.youtube.com/watch?v=oNcEPenr7HU

Há algum tempo eu fiz um artigo demonstrando o uso de coringas no Procv (Procv contém), Procv Excel com cláusula contém. Neste post você verá como  usar no procv cláusulas contém com o uso de coringas, que permitirão que sejam consultadas partes de texto e também partes de números.

No Excel existem alguns caracteres especiais que auxiliam na busca de valores de textos com apenas partes das palavras.

Vejamos como aplicar estes caracteres como um contém na função PROCV do Excel, apesar de eles poderem ser utilizados em várias outras funções.

Como comparar uma expressao texto no excell

Procv contém com *

O * em funções de texto pode ser usado para que o Excel localize qualquer texto que comece com uma determinada cadeia de caracteres, e termine com qualquer sequência, ou que comece com quaisquer caracteres e termine com uma determinada sequência de caracteres, ou ainda mesclar os dois, veja:

  • =PROCV(“Liu*”;B:D;2;0) : Procurar um texto que comece com Liu e possua quaisquer cadeia de caracteres após estes.
  • =PROCV(“*kang”;B:D;2;0) : Buscar um texto que comece com quaisquer quantidade e sequência de caracteres e termine com kang.
  • =PROCV(“liu*”&”ka”&”*”;B:D;2;0) : Retornar a posição da célula que contenha um texto começando como liu, possua ka na sua composição e termine com qualquer texto.
  • =PROCV(F9&”*”&”ka”&”*”;B:D;2;0) : Também podem ser feitas composições utilizando células como variáveis, como neste exemplo, aonde a F9 possui o valor liu

Cabe ressaltar que as buscas não são case sensitive, ou seja, não importa se o texto a ser buscado está em maiúsculo ou minúsculo o Excel não irá levar em consideração isso para a busca, retornando independente disto.

Procv contém com ?

O coringa ? tem por finalidade identificar que há um caracter desconhecido naquela posição, mas somente um, e não uma quantidade qualquer como é o *.

O coringa pode ser utilizado em cadeia em várias posições, identificando letras desconhecidas em posições diferentes ou ainda em sequência como nos exemplos.

  • =PROCV(“Sub-Zer?”;B:D;2;0) : Neste caso busca um texto que comece com sub-zer e qualquer outra letra após este texto, mas somente este texto, ou seja, uma busca exata.
  • =PROCV(“Shang T????”;B:D;2;0) : Busca um texto que comece com Shang T e tenha mais 4 caracteres. Conforme descrito o ? pode ser usado em várias posições diferentes na mesma palavra e também em sequência.

Procv de partes de números

É possível buscar por partes de números no PROCV, mas para isso, estes valores devem ser compreendidos nas células como texto.

Neste caso usamos uma função matricial que transforma os dados das colunas de consulta em texto na fórmula para poder realizar esta busca.

  • {=PROCV(“*7582*”;TEXTO($C$8:$D$80;”@”);2;0)} : A fórmula busca o valor 7582 em qualquer lugar dos textos, seja no começo ou no final, conforme vimos no coringa *, no caso ele retornou a posição do número 82758212, veja que a cadeia de caracteres aparece ao meio.
    Isso só é possível porque foram convertidas as colunas de consulta em texto utilizando a função TEXTO e o formato @ que os converteu. Além disso, é necessário pressionar as teclas CTRL+SHIFT+ENTER para que seja entendida a função como matricial. Veja estes posts para entender mais sobre fórmulas matriciais: http://www.guiadoexcel.com.br/?s=matricial

Por fim…

Caso você tenha um caracter e por coincidência é um coringa e você deve usar o ~ antes dele, assim ele não será interpretado como um texto. Por exemplo:

  • =PROCV(“Liu~*”;B:D;2;0) : Será realizada uma busca pela palavra Liu* ao invés de interpretar o coringa e retornar qualquer palavra que comece com Liu.

Abraço

Baixe a planilha

Marcos Rieper

Curso Excel Completo – Do Básico ao VBA

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Como comparar uma expressao texto no excell

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Como comparar uma expressao texto no excell

No Microsoft Excel, a função SE é usada para comparar valores e determinar resultados a partir de condições pré-definidas, sempre seguindo a lógica: SE algo é verdadeiro, o resultado é A, SE falso, B. Há duas formas de usá-la: da maneira simples e da maneira composta, em que uma série de funções SE, ou mesmo diferentes, podem ser escritas uma dentro da outra. A seguir, você vai conhecer cada um desses métodos, com exemplos e explicações sobre cada elemento presente nas fórmulas do Microsoft Office.

Fórmulas quebradas no Excel? 14 coisas que você está fazendo errado

A primeira forma de uso que veremos é a simples. Para isso, é legal conhecer a sintaxe correta da função: =SE(teste lógico, [valor se verdadeiro],[valor se falso])

Como comparar uma expressao texto no excell
1 de 4 Função SE é uma das mais usadas do Microsoft Excel (Foto: Divulgação/Microsoft) — Foto: TechTudo Função SE é uma das mais usadas do Microsoft Excel (Foto: Divulgação/Microsoft) — Foto: TechTudo

Não se assuste, a tradução para isso é:

“teste lógico”: aqui você vai explicitar uma condição para a sua análise. Você pode pedir para a função comparar valores, por exemplo: se encontrar um valor acima de X, o resultado será um, se encontrar um valor abaixo de X, o resultado será outro.

“valor se verdadeiro”: caso a função encontre um valor maior que X, ela vai considerar o cálculo verdadeiro, e vai exibir o que quer que você coloque entre os [].

“valor se falso”: pelo contrário, se o valor encontrado for inferior a X, ela exibe o texto compreendido entre esses dois [].

Comparando valores

Uma atribuição comum da função SE é estabelecer comparações entre valores de células, ou para construir gatilhos que apresentam informações e resultados de uma operação, ou situação. Por exemplo, você pode usar a função SE numa planilha de orçamento doméstico para que ela exiba a mensagem “Atenção, valores acima do orçamento!”, em caso de estouro, ou “Valores dentro do limite”, em caso de orçamento controlado.

Como comparar uma expressao texto no excell
2 de 4 Função SE analisa valores em células e determina resultados de acordo com essas condições (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo Função SE analisa valores em células e determina resultados de acordo com essas condições (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

No nosso exemplo, qualquer total de despesas que superar 5000 por mês será considerado acima do limite o que nos deixa com a seguinte formulação: =SE(D15>5000;”Acima do orçamento!”;”Dentro do limite”)

Traduzindo: D15 é a célula em que será observado o resultado. “>5000” determina que a função procura valores maiores que 5000. Se encontrar algo maior que 5000, nosso orçamento estourou e o resultado exibido será: “Acima do orçamento!”. Se a função encontrar um valor inferior à 5000, retorna com “Dentro do limite”.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

Usando SE com outras funções

Outra forma de aplicar a função SE é utilizando-a em conjunto com outras funções. Um exemplo dessa aplicação seria a aplicação num boletim escolar, por exemplo: usando a função SE para determinar se um aluno alcançou média de aprovação numa disciplina requer compor uma fórmula que use as funções SE e MÉDIA.

Como comparar uma expressao texto no excell
3 de 4 Nesse exemplo, a função SE chama o cálculo da MÉDIA e, caso essa média seja maior ou igual a 7, o aluno está aprovado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo Nesse exemplo, a função SE chama o cálculo da MÉDIA e, caso essa média seja maior ou igual a 7, o aluno está aprovado (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

O nosso exemplo conta com uma lista de disciplinas e as notas obtidas em cada bimestre. Para ser considerado aprovado, o aluno precisa atingir 7,0 em cada uma delas, ao fim do ano. Para gerar esse resultado, a função fica assim: =SE(MÉDIA(B2:E2)>=$H$2;”APROVADO”;”REPROVADO”)

Como você já sabe o primeiro elemento da função SE estabelece a condição. Nesse caso, a condição é o cálculo da função MÉDIA entre as células B2 e E2. Se o valor obtido pela MÉDIA for maior ou igual ao número presente na célula H2, o aluno está APROVADO. Se o número não for maior ou igual a 7,0, contido em H2, o resultado é REPROVADO.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Função SE composta

É possível colocar várias funções SE dentro uma das outras para a realização de análises mais complexas. Na prática não muda muita coisa na mecânica da função e nem na sintaxe, a única exigência é que você tenha atenção com a formulação da função para que os cálculos funcionem corretamente.

Como comparar uma expressao texto no excell
4 de 4 Exemplo mostra uma função SE que aplica uma série de outras funções SE para determinar valores de comissão de acordo com o volume de vendas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo Exemplo mostra uma função SE que aplica uma série de outras funções SE para determinar valores de comissão de acordo com o volume de vendas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) — Foto: TechTudo

Nosso exemplo vai servir para calcular as comissões a que um grupo de vendedores têm direito ao fim de um mês de trabalho. E as regras são as seguintes:

SE o volume for menor do que 1000, a comissão é de 7%;SE o menor que 1500, a comissão sobe para 10%;SE o volume de vendas for menor que 2200, comissão de 12,5%;SE o volume é maior que 2200, a comissão fica em 15%.

Ou seja, vamos usar uma função SE no Excel com quatro regras, que resulta na seguinte expressão: =SE(B2<1000;B2*7%;SE(B2<1500;B2*10%;SE(B22200;B2*15%))))