Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

Olá iihsouza, Em primeiro lugar, tente entrar no Gmail no computador ou outro dispositivo no qual já abriu a caixa de entrada do Gmail. Google, vai assim, reconhecer você e abrir a conta. Assim você poderá alterar o número de celular no perfil e receber o código ´por SMS no novo celular e número. Se não conseguir entrar no computador ou tablet, você deverá tentar o suporte técnico do Gmail, para identificar o aparelho e conta por outro meio. Boa sorte

Ana Spadari

Community Manager - CCM Brasil

Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

Toda a história começa quando meu celular cai na água e eu perco o aparelho. Sem salvação, migrei de um Android para o iOS, perdi muitos dados que recuperei com muita paciência. A coisa mais chata foi ter de volta o acesso a contas de redes sociais e aplicativos em que eu cadastrei a verificação em duas etapas no Google Authenticator. No entanto, descobri que existem algumas alternativas para fazer essa recuperação. Então, continua aqui e confira como recuperar contas que usam o Google Authenticator mesmo após perder o celular.

Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
Como recuperar contas após perder o celular com Google Authenticator. (Imagem: Franck / Unsplash)

Índice

Se você perdeu seu celular, o smartphone foi roubado — ou o aparelho foi afogado, meu caso — o recomendado é, imediatamente, revogar suas “senhas de app” e alterar a senha da sua Conta do Google para quem ninguém use sua chave de segurança.

As senhas de app permitem que aplicativos ou dispositivos que não são compatíveis com códigos de verificação em duas etapas acessem sua Conta do Google. Ou seja, se você usa a verificação em duas etapas e acessou sua Conta do Google a partir de um app ou dispositivo, como o Gmail, provavelmente utilizou uma senha de app.

Para remover uma senha de app é bem tranquilo:

  1. Acesse a página senhas de app do Google;
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
  2. Você verá uma lista dos apps para os quais criou senhas de app;
  3. Ao lado do app do qual você quer remover o acesso, clique em “Remover”;
  4. Caso você não tenha nenhum, isso estará informado também nesta página.

Caso sejam contas de serviços Google, há algumas maneiras de voltar a acessar, dependendo das circunstâncias. Você pode testar cada uma delas:

  • login em computador confiável;
  • smartphone alternativo;
  • formulário de recuperação.

Recursos bastante semelhantes funcionaram com contas não-Google como Facebook, Twitter e Instagram.

Ao tentar fazer login, os aplicativos vão solicitar os códigos do Google Authenticator. Tudo o que você precisa fazer é clicar em botões como “obter ajuda para entrar” e seguir os passos do desenvolvedor, que pode ser confirmar sua identidade de várias formas.

O Instagram pede para você enviar uma foto sua segurando um código enviado para o seu e-mail de cadastro na plataforma.

Você pode solicitar que um código de verificação para seu telefone de recuperação adicionado na “Verificação em duas etapas” da sua Conta do Google:

  1. Acesse a página de login do serviço do Google
    Na página de login, digite o seu usuário e sua senha;
  2. Selecione “Tentar de outro jeito”
    Ao lado do botão “Próxima”, clique em “Tentar de outro jeito”;
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
  3. Selecione “Receber um código de verificação”
    Na definição de duas etapas você já deixa definido como quer receber esse código, por SMS ou chamada telefônica;
  4. Se você não receber um código, poderá selecionar “Mais opções” e ter outra ajuda.

Observação: se você recebeu vários códigos, só o mais recente funciona. Se solicitou vários em sequência, pode demorar um tempo para que o mais recente chegue.

Como recuperar utilizando um computador confiável

Se você já fez login antes em um computador e marcou a opção para o computador lembrar sua senha, é possível fazer login nesse computador sem precisar de um código de verificação. Quando estiver na sua conta, desative a verificação em duas etapas:

  1. Abra sua Conta do Google
  2. Clique em “Segurança”
    No painel de navegação à esquerda, clique na opção “Segurança” com um ícone de cadeado;
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
  3. Selecione “Verificação em duas etapas”
    Clique na opção ou na seta ao lado;
  4. Faça login novamente
    O Google vai pedir para você logar novamente na sua conta, faça isso;
  5. Clique em “Desativar”
    No botão azul que aparece logo no topo, clique em “Desativar”;
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
  6. Clique novamente em “Desativar”
    Uma janela de pop-up será exibida para confirmar, clique novamente em “Desativar”;
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail
  7. Destrua todos os códigos alternativos que você salvou para fazer login na conta.

Ao conseguir fazer login em um computador confiável, você também pode fazer a recuperação a partir de um conjunto de códigos alternativos, em que você pode acessá-los ou criá-los para fazer a recuperação completa:

  1. Acesse sua Conta do Google
  2. Clique em “Segurança”
    No painel de navegação à esquerda, clique na opção “Segurança” com um ícone de cadeado;
  3. Clique em “Verificação em duas etapas”
    Em “Como fazer login no Google” clique na opção “Verificação em duas etapas”. Após clicar, será necessário fazer login novamente;
  4. Clique em “Códigos de backup”
    Na opção com o ícone de avião, clique em “Códigos de backup”. Mais uma vez o Google vai pedir o seu login.
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

Nessa página, você pode:

◦ Receber códigos de backup: para adicionar códigos de backup, clique em Receber códigos de backup.◦ Criar um novo conjunto de códigos de backup e desativar códigos antigos: para criar novos códigos, clique em Atualizar .◦ Excluir seus códigos de backup: para excluir e desativar automaticamente seus códigos de backup, clique em Excluir .◦ Fazer o download dos códigos de backup: clique em Fazer o download dos códigos .

◦ Imprimir códigos de backup: clique em Imprimir .

Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

Dicas:

  • Se você acredita que seus códigos alternativos foram roubados ou acabaram, crie um novo conjunto. Para criar um novo conjunto de códigos, clique em Atualizar .
  • Quando você cria novos códigos, o conjunto anterior fica automaticamente inativo.

Aproveite para configurar uma segunda etapa alternativa. Configure pelo menos uma opção de backup para que você ainda consiga fazer login quando as outras não estiverem disponíveis, como o Google Authenticator (use SMS ou chave física U2F/FIDO 2).

Se você tem certeza que salvou os código em algum lugar… No computador, procure “Backup-codes-nomedeusuário.txt” usando seu nome de usuário o final. Por exemplo, se seu nome de usuário for google123, procure por “Backup-codes-google123.txt”.

Caso você tenha baixado, esse é o nome do arquivo o que torna mais fácil encontrá-lo.

Cadastre dispositivos seguros

É possível ignorar a validação de segunda etapa em dispositivos nos quais você confia, como seu computador pessoal. Na opção “Dispositivos nos quais você confia”, revogue o status de confiável de todos os dispositivos caso você tenha perdido um.

Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

Última cartada: formulário de recuperação

Se absolutamente nada disso der certo, você ainda pode pedir socorro para o Google.

O Google recomenda que use a opção somente se não for possível acessar sua conta de nenhuma outra maneira. O processo pode demorar vários dias até ser concluído:

  1. Faça login na sua conta
    Usando seu nome de usuário e sua senha, clique para entrar;
  2. Clique em “Tentar de outro jeito”
    Na página em que colocaria o código de verificação, clique na opção “Tentar de outro jeito”;
  3. Clique em “Receber ajuda”
    Na última opção que aparece, clique em “Receber ajuda”.
    Como burlar autenticação de dois fatores Gmail

O Google vai fazer uma série de perguntas para confirmar que você tem autorização para acessar a conta. O formulário foi elaborado para garantir que somente você tenha acesso à sua conta e isso pode ser complicado se você não lembrar das informações.

O Google pode perguntar quando a conta foi criada, quais serviços você usa e a quem você envia e-mails com mais frequência (no Gmail). Sem as respostas, nada feito.

Depois de recuperar acesso à sua conta Google e de revogar senhas e confirmar sua identidade para outros aplicativos não-Google, você poderá voltar a usar o Google Authenticator ou outro aplicativo de verificação em duas etapas cadastrando todos os logins novamente, um por um, escaneando QR Codes ou incluindo manualmente.

Não use o Google Voice para receber códigos

De acordo com o Google, se você usa o serviço do Google Voice (fora do Brasil) para receber códigos de verificação, pode acontecer de você ficar sem acesso à sua conta.

Por exemplo: se você sair do Google Voice (fizer logoff), poderá precisar de um código de verificação para voltar. No entanto, você não poderá receber um novo código de verificação, porque ele será enviado ao seu Google Voice, ao qual você não tem acesso.

Aposte no backup criptografado com o app Authy

Em resumo, não é possível recuperar o Google Autehticator como era antes. Você vai precisar cadastrar todos os seus logins de novo no aplicativo (e torcer para não perder).

Já o Authy — outro app de verificação em duas etapa — permite fazer backup criptografado na nuvem. Se você perder um telefone, ainda pode acessar as contas de outros dispositivos (usando o recurso multidispositivo). Ao comprar um novo telefone, você pode instalar o aplicativo do Authy, verificar sua identidade e acessar tudo novamente. Há, inclusive, uma extensão para receber os códigos no Google Chrome.

Com informações: Conta do Google.