Com a essa classificação, qual das características abaixo está presente apenas nas eucarióticas?

Resolva esta lista de exercícios sobre células eucarióticas para testar seus conhecimentos em Biologia Celular.

Questão 1

Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas:

a) não existem organelas membranosas.

b) o número de organelas membranosas é inferior ao número de organelas presente nas células procarióticas.

c) existem organelas membranosas e nas células procarióticas não.

d) não encontramos ribossomos.

e) encontramos apenas ribossomos.

Questão 2

A presença de núcleo bem definido caracteriza uma célula eucarionte, diferenciando-a de uma célula procarionte. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto da membrana que separa o material genético do citoplasma.

a) carioteca.

b) membrana plasmática.

c) parede celular.

d) tonoplasto.

e) plasmalema.

Questão 3

Sabemos que a célula eucariótica não é encontrada apenas em um grupo de seres vivos. Esse grupo está incluído no reino:

a) Protoctista.

b) Animalia.

c) Plantae.

d) Fungi.

e) Monera.

Questão 4

Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que está indicada uma organela presente em células eucarióticas e procarióticas.

a) Retículo endoplasmático rugoso.

b) Mitocôndrias.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Ribossomo.

Questão 5

Uma professora de biologia entregou duas figuras que representavam células de uma bactéria e de uma planta, respectivamente. Ela pediu então aos alunos que identificassem a célula eucariótica. Para que os alunos sejam capazes de identificar a célula, é fundamental que eles analisem:

a) a presença de membrana plasmática.

b) a presença de ribossomos.

c) a presença de núcleo definido.

d) a presença de material genético.

e) a presença de citoplasma.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. Apenas células eucarióticas apresentam organelas membranosas, sendo encontrados nas células procarióticas exclusivamente ribossomos.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”. A carioteca, também conhecida como envoltório nuclear, é a membrana responsável por separar o material genético do citoplasma.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. Os representantes do reino Monera (bactérias e cianobactérias) não apresentam células com núcleo delimitado por membrana, sendo, portanto, os únicos organismos que não apresentam célula eucariótica.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. A única organela encontrada em células procarióticas e eucarióticas é o ribossomo, estrutura responsável pela síntese de proteínas.

Resposta - Questão 5

Alternativa “c”. Para identificar se uma célula é ou não eucariótica, é fundamental verificar a presença de membrana delimitando o núcleo.

Célula eucarionte

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Aprenda mais sobre as diferenças entre as células bacterianas e as de outros organismos com estes exercícios sobre células procarióticas e eucarióticas.

Questão 1

As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

a) de parede celular.

b) de organelas celulares.

c) de carioteca.

d) de membrana plasmática.

e) de citoplasma.

Questão 2

Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:

a) bactérias e plantas.

b) bactérias e cianobactérias.

c) animais e plantas.

d) fungos e bactérias.

e) protozoários e bactérias.

Questão 3

Entre as organelas listadas a seguir, marque apenas aquela que é encontrada em uma célula procariótica:

a) retículo endoplasmático.

b) cloroplastos.

c) mitocôndria.

d) ribossomo.

e) complexo golgiense.

Questão 4

(UFPB) Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas

a) lisossomos e peroxissomos.

b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

c) retículo endoplasmático e ribossomos.

d) ribossomos e membrana plasmática.

e) ribossomos e centríolos.

Questão 5

(Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. A classificação em procarióticas e eucarióticas é baseada na ausência ou presença de carioteca, uma membrana que envolve o material nuclear. Nas células procarióticas, essa membrana está ausente e por isso dizemos que elas não apresentam núcleo definido.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. Cianobactérias e bactérias são seres que apresentam células procarióticas, ou seja, que não possuem membrana envolvendo o material nuclear.

Resposta - Questão 3

Alternativa “d”. Como essas células não apresentam estruturas membranosas em seu interior, a única organela encontrada em procariontes é o ribossomo.

Resposta - Questão 4

Alternativa “d”. As estruturas comuns às células vegetais, animais e aos procariontes são os ribossomos e a membrana plasmática. É importante lembrar que, no interior de células procarióticas, não são encontradas estruturas membranosas.

Resposta - Questão 5

Alternativa “b”. Os organismos procariontes são seres que apresentam células com material genético disperso no citoplasma em virtude da ausência de uma membrana nuclear (carioteca).

Diferença entre células procarióticas e eucarióticas

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.

As eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias, cianobactérias e arqueas.

Leia também: Células animais e vegetais — características e diferenças

Com a essa classificação, qual das características abaixo está presente apenas nas eucarióticas?
A maioria dos seres vivos apresenta célula do tipo eucariótica.

Características gerais das células

É muito comum ouvirmos dizer que as células apresentam três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa afirmação, no entanto, não é correta. As células das bactérias, por exemplo, apresentam material genético distribuído no citoplasma, sem estar organizado em um núcleo definido. Podemos concluir, portanto, que todos os tipos celulares apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não organizado no núcleo.

A membrana plasmática, independentemente do tipo celular em questão, é constituída por uma dupla camada de fosfolipídeos, com várias proteínas incrustadas ou ligadas a ela. Ela atua como uma barreira seletiva, selecionando o que entra e o que sai da célula. Devido a essa capacidade, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.

Com a essa classificação, qual das características abaixo está presente apenas nas eucarióticas?
A célula verde representa uma célula procariótica, enquanto a azul é uma célula eucariótica.

O citoplasma, por sua vez, diz respeito ao interior da célula. Naquelas células que possuem núcleo, o citoplasma corresponde à região entre o núcleo e a membrana plasmática. No citoplasma, várias reações químicas ocorrem e é nesse local também que encontramos, em células eucarióticas, as chamadas organelas celulares.

Como exemplos de organelas celulares, podemos citar:

  • mitocôndria (responsável pelo processo de respiração celular);

  • cloroplasto (local onde ocorre a fotossíntese em células vegetais);

  • retículo endoplasmático liso (envolvido com a produção de lipídios e desintoxicação);

  • retículo endoplasmático rugoso (relacionado com a produção de proteínas);

  • complexo golgiense (envolvido com a secreção celular);

  • lisossomo (organela que atua na digestão intracelular).

Os ribossomos são estruturas celulares presentes no citoplasma de todos os tipos celulares. Eles são responsáveis por realizar a síntese de proteínas e não são considerados organelas por muitos autores, devido à ausência de membranas. Alguns autores se referem a essas estruturas como organelas não membranosas. Para saber mais sobre as organelas, leia: Organelas celulares.

Células procarióticas

O termo procariótico vem do grego pro, que significa antes, e karyon, que significa cerne, uma referência ao núcleo. Uma célula procariótica seria, dessa forma, uma célula que surgiu “antes do núcleo”.

Nessas células, observa-se a presença de material genético disperso, sendo essa dispersão resultante da ausência do envoltório nuclear, que delimita o núcleo em outras células. O local onde se localiza o material genético nesse tipo de célula é chamado de nucleoide.

Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células. As células procarióticas são geralmente pequenas. As células bacterianas, por exemplo, apresentam entre 1 µm e 5 µm de diâmetro.

Células eucarióticas

O termo eucariótico vem do grego eu, que significa verdadeiro, e karyon, que significa cerne, uma referência ao núcleo. As células que possuem núcleo delimitado pelo envoltório nuclear são chamadas, portanto, de eucarióticas e são muito mais complexas do que as células procarióticas.

Nesse tipo de célula, encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas celulares. Os ribossomos, assim como nas células procarióticas, também estão presentes. De maneira geral, as células eucarióticas são maiores que as células procarióticas, apresentando entre 10 µm e 100 µm de diâmetro.

Leia também: Células-tronco — células que desempenham importantíssimo papel no nosso organismo

Diferenças entre células procarióticas e eucarióticas

As células procarióticas e eucarióticas apresentam algumas diferenças básicas.

  • Células eucarióticas apresentam a maior parte do seu material genético envolto por uma membrana dupla, chamada de envoltório nuclear. Nas células procarióticas, por sua vez, o material genético não está envolvido pelo envoltório, estando concentrado em uma região chamada de nucleoide.

  • Células procarióticas não apresentam organelas celulares, diferentemente das células eucarióticas.

  • As células eucarióticas, de maneira geral, são maiores que as células procarióticas.