Clama a mim e te responderei estudo

3 Cla­me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece".

Leia o capítulo completo: Jeremias 33

Clama a mim e te responderei estudo

3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

Versão Almeida Revista e Atualizada

Clama a mim e te responderei estudo

3 Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.

Versão Almeida Revista e Corrigida

Clama a mim e te responderei estudo

Em Jeremias 33, o Senhor Deus fala com o profeta enquanto ele ainda está preso no palácio. A direção do Senhor é que Jeremias clame em busca de respostas, porque ele será ouvido.

Que MARAVILHA!

O nosso Deus tem prazer em falar conosco. Jeremias não estava sozinho, abandonado na prisão. O Senhor o orientou: “Clame a mim…”.

É isso que devemos fazer. Não importa em que momento da vida estamos. Devemos clamar ao nosso Deus. Contar para ele as nossas dores e angústias, Ele certamente nos ouve.

33.1 – 9: Clama a mim!

33.10 – 18: Vozes de júbilo e de alegria

33.19 – 26: Deus garante fidelidade

Jeremias 33.1 – 9: Clama a mim!

1 ainda estava preso no pátio da guarda quando o Senhor lhe dirigiu a palavra pela segunda vez:

2 Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor:

3 Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.

4 Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a respeito das casas desta cidade e dos palácios reais de Judá, que foram derrubados para servirem de defesa contra as rampas de cerco e a espada,

5 na luta contra os babilônios: Elas ficarão cheias de cadáveres dos homens que matarei no meu furor. Ocultarei desta cidade o meu rosto por causa de toda a sua maldade.

6 Todavia, trarei restauração e cura para ela; curarei o meu povo e lhe darei muita prosperidade e segurança.

7 Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente.

8 Eu os purificarei de todo o pecado que cometeram contra mim e perdoarei todos os seus pecados de rebelião contra mim.

9 Então Jerusalém será para mim uma fonte de alegria, de louvor e de glória, diante de todas as nações da terra que ouvirem acerca de todos os benefícios que faço por ela. Elas temerão e tremerão diante da paz e da prosperidade que eu lhe concedo.

Jeremias 33.10 – 18: Vozes de júbilo e de alegria

10 Assim diz o Senhor: Vocês dizem que este lugar está devastado, e ficará sem homens nem animais. Contudo, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão devastadas, desabitadas, sem homens nem animais, mais uma vez se ouvirão

11 as vozes de júbilo e de alegria, do noivo e da noiva, e as vozes daqueles que trazem ofertas de ação de graças para o templo do Senhor, dizendo: “Deem graças ao Senhor dos Exércitos, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre”. “Porque eu mudarei a sorte desta terra como antigamente”, declara o Senhor.

12 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Neste lugar desolado, sem homens nem animais, haverá novamente pastagens onde os pastores farão descansar os seus rebanhos, em todas as suas cidades.

13 Tanto nas cidades dos montes, da Sefelá, do Neguebe e do território de Benjamim, como nos povoados ao redor de Jerusalém e nas cidades de Judá, novamente passarão ovelhas sob as mãos daquele que as conta, diz o Senhor.

14 “Dias virão”, declara o Senhor, “em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá.

15 Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra.

16 Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça.

17 Porque assim diz o Senhor: Davi jamais deixará de ter um descendente que se assente no trono de Israel,

18 nem os sacerdotes, que são levitas, deixarão de ter descendente que esteja diante de mim para oferecer, continuamente, holocaustos, queimar ofertas de cereal e apresentar sacrifícios.

Jeremias 33.19 – 26: Deus garante fidelidade

19 O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:

20 Assim diz o Senhor: Se vocês puderem romper a minha aliança com o dia e a minha aliança com a noite, de modo que nem o dia nem a noite aconteçam no tempo que lhes está determinado,

21 então poderá ser quebrada a minha aliança com o meu servo Davi, e neste caso ele não mais terá um descendente que reine no seu trono; e também será quebrada a minha aliança com os levitas que são sacerdotes e que me servem.

22 Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar.

23 O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias:

24 “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o consideram como nação”.

25 Assim diz o Senhor: Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra,

26 então eu rejeitaria os descendentes de Jacó e do meu servo Davi, e não escolheria um dos seus descendentes para que governasse os descendentes de Abraão, de Isaque e de Jacó. Mas eu restaurarei a sorte deles e lhes manifestarei a minha compaixão.

invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.
Jeremias 33:3

Comentário de Albert Barnes

Coisas poderosas – Ou, como na margem. As palavras são provavelmente uma citação de Isaías 48: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 33: 3 . Chame-me O espírito de profecia geralmente vinha sobre os profetas de tal maneira que eles não podiam resistir a suas impressões. Em outras ocasiões, eles oraram, pediram sinceramente a influência do Espírito: Daniel interveio o Senhor para lhe dar a explicação de suas visões. Ver Daniel 9: 2-4 ; Daniel 10: 3-11 . Houbigant lê: Me pergunte, e eu te responderei.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 33: 3 . Chame-me, e eu te responderei – Uma expressão que manifesta o favor de Deus e a bondade amorosa; que ele estava pronto para cumprir as primeiras sugestões dos desejos de seu servo. Compare Jeremias 29:12 . Deus, dirigindo assim seu discurso a Jeremias, não apenas significou sua bondade para com ele, mas também a afeição que ele ainda trazia ao seu povo, por quem esse profeta tão sinceramente intercedeu e cujo bem-estar ele tinha tanto no coração. E te mostre coisas grandes e poderosas – isto é, te dê uma perspectiva clara e completa delas. Hebraico, ????? ?????? , grande e abstruso, ou coisas ocultas, como alguns traduzem as palavras; que você não conhece – E não pode saber sem revelação adicional, significando, provavelmente, não apenas o que estava relacionado ao retorno dos judeus do cativeiro babilônico, mas também as bênçãos a serem conferidas a eles nos tempos do Messias.

Comentário de Adam Clarke

Chame às vésperas, e eu te responderei – Somente para mim pertence revelar o que é futuro; e as coisas estupendas que agora estão chegando são conhecidas apenas por mim. Esses idólatras procuram seus deuses para obter informações relativas à questão das presentes comoções; mas não há luz neles. Pergunta tu, ó Jeremias, e eu te direi as grandes e poderosas coisas que nem tu sabes.

Comentário de John Calvin

Depois, acrescenta: Clama a mim, e eu te responderei e anunciarei coisas magníficas e recônditas, que você não conheceu. Não foi tanto por causa do Profeta como por outros que isso foi dito. Pois o Profeta, sem dúvida, orou sinceramente, e sua prisão deve ter inflamado seu ardor, de modo a interceder constantemente com Deus. Deus, então, aqui não reprova seu torpor ou sua preguiça, dizendo: Clame para mim; mas como eu disse, a palavra é tão dirigida ao Profeta, que Deus excita todos os piedosos a orar. De fato, há aqui uma reprovação implícita, como se ele tivesse dito que era culpa deles que Deus não alegrasse suas mentes com uma mensagem alegre e feliz, pois eles haviam fechado a porta contra si mesmos, de modo a impedir que Deus lhes oferecesse isso. conforto que eles ainda desejavam; mas os homens, enquanto esperam que Deus seja propício a eles, ainda não dão entrada à Sua graça, porque eles fecham seus corações com incredulidade. Portanto, vemos por que foi dito: clama por mim e eu te responderei

Mas essa passagem deve ser notada especialmente; pois podemos concluir que, sempre que nos afligimos pela tristeza ou somos desgastados pela aflição, é nossa própria culpa, porque estamos atrasados ??e lentos em orar: pois todo aquele que chora reconhece que Deus está sempre próximo, como ele promessas nos Salmos, para aqueles que realmente o invocam. Que, às vezes, estamos cansados ??de muito sofrimento, e sem nenhum conforto que nos é dado, isso acontece, avise-nos, através de nossa negligência e preguiça, porque não clamamos a Deus, que está sempre pronto para nos responder, como ele promete aqui .

E ele diz: Eu te declararei grandes coisas e coisas ocultas que você não conhece. Assim são as palavras literalmente; mas elas não podem ser assim traduzidas adequadamente: então podemos ler: “e coisas ocultas que você não conhece” ou “Vou familiarizá-lo com coisas ocultas que são desconhecidas para você”. Pode-se perguntar, no entanto, por que Deus chamou aquelas coisas ocultas, das quais Jeremias já havia profetizado? A resposta é óbvia – que eles, por assim dizer, anularam todas as promessas de Deus, e o homem santo pode até ter sido confundido, quando viu que o favor de Deus era assim rejeitado; pois era razoável concluir que, como as pessoas rejeitavam obstinadamente a esperança de libertação, tudo acabara com elas e que suas condições eram, por assim dizer, sem esperança. Vemos, portanto, que essas coisas muitas vezes estão ocultas para nós, que Deus repetidamente nos fez conhecer; pois ou eles não penetram imediatamente em nossas mentes, ou a memória deles se apaga, ou a fé não é tão vigorosa em nós quanto deveria ser, ou somos perturbados e confundidos por obstáculos lançados em nosso caminho.

Comentário de E.W. Bullinger

poderoso = inacessível: ou seja, alto demais para Jeremias saber, além da revelação.