A importância dos anos iniciais do ensino Fundamental

Por Kátia Fiúza e Luciana Gerhard  |  12 de julho de 2021

O Ensino Fundamental é uma das etapas que compõem a educação básica. Ele é dividido em dois segmentos: Fundamental I, anos iniciais (1º ao 5º),  e Fundamental II, anos finais (6º ao 9º).

O Ensino Fundamental do Grupo Balão Vermelho apresenta uma organização de um currículo integrado que se dá a partir de três eixos temáticos. São eles: Sustentabilidade, Cultura/saberes e Cidadania, que dialogam com as áreas do conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências sociais/humanidades, Linguagens/Códigos. Essa abordagem favorece a aprendizagem a partir de situações e vivências que vão além dos conteúdos formais, possibilitando a integração  do aluno à realidade social.  

Nos anos iniciais, o trabalho pedagógico é estruturado tendo como foco a  instrumentalização básica da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, os conteúdos das áreas das ciências sociais e natureza são organizados através de sequências didáticas e projetos nos quais os alunos são instigados a questionar e refletir sobre o mundo, a partir de indagações e pesquisas guiadas pelo professor referência.  

Já nos anos finais, são apresentados aos estudantes desafios mais complexos de aprendizagem, além de aumentar o repertório de conhecimento e abordar novos conteúdos. Nessa etapa, também é trabalhada, de forma mais sistematizada, a construção do compromisso e da autonomia com o próprio processo de aprendizagem. 

A execução desse currículo, dentro de uma proposta pedagógica construtivista, possibilita que os(as) estudantes tenham uma visão de mundo mais ampla e conectada com a realidade. O Ensino Fundamental do Grupo Balão Vermelho prioriza práticas inter e multidisciplinares que estimulam a construção do pensamento crítico, da investigação, da autonomia, do protagonismo individual e coletivo do(a) estudante. Tais práticas levam em consideração os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), o que possibilita, portanto, a atuação do professor estimulando reflexões que provoquem conflitos cognitivos.

Esse contexto pedagógico é fundamental para a construção do processo de aprendizagem, além de incentivar o(a) estudante a aprender a pensar e a buscar informações, aprender a aprender e também a desenvolver habilidades socioemocionais, que envolvem a comunicação, a cooperação, a convivência com as diferenças e o diálogo com a sociedade. 

Gostou de entender melhor sobre a importância do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental I e II? Então aproveite para entender melhor sobre Onde tudo começa? Navegando entre livros e conhecendo o mundo a partir da Educação Infantil.

A importância dos anos iniciais do ensino Fundamental

Os anos iniciais do ensino fundamental compõem a segunda etapa da educação básica, em que são analisados e estimulados diversos aspectos dos desenvolvimentos cognitivo e socioemocional das crianças.

Neste texto, nós explicamos um pouco sobre a organização dessa etapa, seus principais conteúdos e sua importância na trajetória escolar dos estudantes. Além disso, comentamos sobre alguns pontos de atenção na hora de escolher a instituição de ensino para seu filho. Continue a leitura e confira!

O que são os anos iniciais do ensino fundamental?

Formam o chamado Fundamental 1. Essa etapa tem duração de 5 anos e atende a crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Dentro da organização da Educação Básica, essa fase se insere entre a Educação Infantil e o Fundamental 2, englobando o 1º a 5º anos do Ensino Fundamental.

Qual é a importância na formação dos pequenos?

Além de ter bastante foco no desenvolvimento linguístico e lógico-matemático, os anos iniciais do ensino fundamental são muito importantes para que a criança chegue ao Fundamental 2 com as bases para lidar com os conteúdos científicos tradicionais.

Esse momento também valoriza a formação integral dos estudantes, incluindo aspectos sociais, éticos, cognitivos e emocionais. Essa é uma fase importante para trabalhar as bases da cidadania, através da parceria entre escola e família. Por exemplo, os pequenos têm contato com:

  • responsabilidades relacionadas à escola, à família e à comunidade;
  • normas de convívio existentes em diferentes círculos sociais;
  • principais conceitos relacionados à ecologia e à sustentabilidade;
  • noções das regras de trânsito e respeito ao próximo etc.

Desse modo, os anos iniciais do ensino fundamental são muito relevantes no projeto de educação, não apenas visando avaliações futuras, mas principalmente trazendo o olhar para a vida em sociedade. O sucesso dessa etapa de ensino contribui para a formação de futuros cidadãos conscientes, críticos e com potencial transformador.

A importância dos anos iniciais do ensino Fundamental

Quais são os principais componentes do ciclo?

Os conteúdos abordados no Fundamental 1 seguem as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com o referido documento, devem ser trabalhadas as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens — competências de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Língua Inglesa;
  • Matemática — competências de Matemática, incluindo noções de formas e espaço, além da aprendizagem das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, entre outros conceitos;
  • Ciências da Natureza — competências básicas das ciências naturais, incluindo noções sobre materiais, seus usos e propriedades, conceitos de ecologia, clima, formas de energia, entre outros pontos;
  • Ciências Humanas — competências de História e Geografia, incluindo noções de registro e acontecimentos, de modo que os estudantes reflitam sobre a relação entre o ambiente e as ações do ser humano;
  • Ensino Religioso — competências que contribuam com o conhecimento de diferentes perspectivas religiosas a partir de pressupostos éticos e culturais, sem privilégio de nenhuma crença específica.

Por que prezar por uma instituição de ensino de excelência?

Como você viu, os anos iniciais do ensino fundamental têm uma grande importância na formação dos pequenos, tanto no sentido acadêmico quanto social. Portanto, é importante prezar por uma instituição de ensino de qualidade e preocupada com o futuro da educação.

Para essa escolha, leve em conta os diferenciais oferecidos pela escola para o aprendizado dos pequenos, além de observar se a instituição está antenada em relação às transformações ocorridas na sociedade e o papel da educação para atender a essas demandas.

Nas Escolas SEB, temos uma série de soluções educacionais orientadas para essas questões, além de uma metodologia de ensino diferenciada. Assim, valorizamos o papel ativo de nossos alunos na construção de sua base de conhecimento. Veja só alguns de nossos diferenciais:

  • professores altamente capacitados e com atuação focada no desenvolvimento humano;
  • educação integral de qualidade, com contraturno flexível dedicado à realização de atividades extracurriculares e complementares que permitem a formação dos estudantes de modo amplo;
  • programa de educação infantil bilíngue, com trilhas de aprendizagem que garantem a personalização do ensino e o aprendizado do Inglês articulado com o desenvolvimento sociocognitivo e emocional das crianças;
  • infraestrutura de ponta, incluindo salas de aula com inúmeros recursos, salas de estudo, orientação educacional, laboratórios e outros departamentos pedagógicos destinados a oferecer uma experiência educacional completa;
  • metodologia de ensino inovadora, a qual oferece condições para que o aluno seja protagonista no processo de construção de seu conhecimento de forma personalizada;
  • valorização das tendências educacionais que proporcionam um desenvolvimento personalizado dos alunos, como plataformas digitais interativas.

Diante desta leitura, você já conhece os principais objetivos dos anos iniciais do ensino fundamental na formação das crianças, além de ter conferido a organização dessa etapa da Educação Básica. Como você viu, trata-se de uma fase dedicada à alfabetização dos pequenos, ao desenvolvimento socioemocional, ao desenvolvimento cognitivo e à apresentação de importantes conceitos e reflexões para a vida em sociedade e a prática cidadã.

Por isso, invista em uma instituição de ensino de qualidade para essa etapa. Entre em contato com a Escola SEB mais próxima de você e conheça mais de perto nossos diferenciais!

A importância dos anos iniciais do ensino Fundamental