A casa e sua por que bao chega agora

por Leonardo Filomeno

Com a idade, gostos e prioridades mudam. Algumas coisas são positivas, outras nem tanto

Publicidade - Texto continua abaixo

Quando você tinha 20 e poucos anos, provavelmente fazia um monte de planos de como seria sua vida pessoal e profissional quando completasse 30 anos, e você provavelmente pensou que as pessoas acima desta idade foram realmente muito mais velhas do que são.

Publicidade - Texto continua abaixo


+ 30 Lições valiosas que tive com 30 anos

Na real, é que apesar do tempo ter passado depressa demais e você não se sentir como se tivesse 30 anos, essa idade chegou. Embora você não sinta toda essa transição, vai perceber que muitas coisas mudaram na sua vida.

Publicidade - Texto continua abaixo


Até pouco tempo, seu lema a respeito dos eventos era “ir no fluxo”, e planejamento era basicamente falar onde você estava ou seguir onde alguém ia. A fórmula mais comum para qualquer evento era: comprar bebidas, um pouco de comida, o lugar não importa, quanto mais gente, melhor. Isso não faz mais parte da sua vida.

Agora, para marcar um simples encontro na sua casa, você faz um planejamento cuidadoso certificando que vai ter bebidas, boas opções para comer (e até harmonizar) e, em vez de um ‘cola aí’, você realmente vai enviar convites e esperar a confirmação.

Quando você era jovem, você não conseguia entender por que as pessoas fizeram uma grande confusão com o planejamento de um casamento. Agora, você não está apenas planejando cada detalhe de seu casamento, mas também passando por uma pilha de revistas e sites na diária.

Publicidade - Texto continua abaixo


Antes, você podia comer qualquer hora do dia, o que você queria, e não tinha problema nenhum (lembra como passou a faculdade inteira sobrevivendo a enroladinho de salsicha e coca-cola?).

Agora, seu metabolismo é mais lento que uma tartaruga e qualquer coisa que você consumir diferente ou não saudável, seu corpo vai te mostrar. Você nunca ganhou peso tão fácil e entrar em forma nunca foi tão custoso. Agora, você PRECISA começar a se exercitar e comer saudável – e isso significa não ir ao McDonalds 2 da manhã.

Publicidade - Texto continua abaixo


Hotéis baratos, dividir quartos em albergues apertados, dormir no carro para economizar uma grana porque você fez uma viagem não planejada. No alto dos seus 30 anos você vai evitar isso ao máximo e até vai curtir menos, mais melhor.

Além disso, viajar se expandiu para além viagens para grandes destinos. Agora inclui trips de fim de semana curtos para o campo ou praia, onde você vai recarregar as baterias.

Publicidade - Texto continua abaixo


Quando você tinha vinte e poucos anos, você se gabava de beber bastante e não ter aquele inesquecível mal-estar no dia seguinte. Você podia tranquilamente emendar dois ou três dias consumindo álcool de boa. Se você atingiu os 30, sabe que esse mundo não te pertence mais, porque as ressacas se tornaram verdadeiras torturas que duram 2 dias. Isso inclui náuseas, dores de cabeça, vômitos e a mais famosa citação. “Estou velho demais para isto”.

Agora, você vai ter que escolher bem aquele dia de colocar o pé na jaca, sabendo de antemão que seu trabalho na manhã seguinte será drasticamente afetado.

Como tudo na vida tem seu lado positivo, neste período você finalmente vai aprender a desfrutar de bebidas e, ao invés de tomar um porre de Corote, vai preferir apreciar boas cervejas, vinho e, porque não whisky. O lema “beba menos, beba melhor” vai fazer muito sentido na sua vida.

Publicidade - Texto continua abaixo


Você até pode ter sido um cara positivo e confiante, mas estava um pouco perdido na vida caótica, no processo de encontrar um trampo que goste, um salário razoável e descobrir onde você gostaria de estar. Chegou os 30 anos e você ainda não descobriu todas essas coisas, mas pelo menos você já tem uma ideia do que você quer e como correr atrás.

Quando você estava em seus vinte anos, você se abalava e irritava por qualquer coisa, desde um cara que olhou feio para você na rua até uma indireta nas redes sociais. Você não tem mais tempo para as coisas negativas e sem importância. É por isso que você não fica facilmente ofendido como em tempos anteriores.

Publicidade - Texto continua abaixo


Sair com 10, 20 amigos é uma coisa do passado, você não precisa tolerar pessoas aleatórias que incomodam você e não acrescentam nada na sua vida. Com a idade, você vai finalmente aprender a apreciar aqueles poucos e verdadeiros amigos que você tem e amá-los incondicionalmente.

Aos 30 anos, você vai descobrir que para ter momentos felizes basta ter alguns amigos com quem você pode compartilhar tudo, em vez de perder tempo com pessoas tóxicas ou aqueles que apenas drenam a sua energia e não dão nada de volta. Seus melhores amigos são as pessoas que querem estar ao seu lado o resto de sua vida, nos bons e maus momentos.

Publicidade - Texto continua abaixo


Assim como você aprende a apreciar uma boa cerveja especial, terá dinheiro para comprar bebidas melhores nos lugares (do que aquele esquenta com refrigerante e vodka vagabunda) e vai deixar de tolerar ambientes tumultuados, para encher a cara (famoso open bar).

Eventos que tinham como maior desafio chegar ao bar e pedir bebida, são substituídos por uma noite com seus colegas e amigos, bebendo vinho, em um jantar na casa de alguém e assistindo filmes.

Alguns sábados você vai preferir ficar em casa ‘maratonando’ uma série no Netflix no seu sofá a ir para a balada.

Publicidade - Texto continua abaixo


Você provavelmente não sabe dizer exatamente quando as fotos que apareciam no seu feed de notícias mudou de baladas festas para casamentos e bebês. Você pode estar se queixando ou fazer comentários sarcásticos, mas no fundo você sabe que você gosta daqueles retratos do bebê bonito ou de ver aquele bróder cachorro louco que enfim encontrou alguém legal para ficar junto.

9. Um outro significado para a palavra ‘velho’

Quando eu era adolescente, imaginava chegar aos 30 anos casado, bem estabelecido profissionalmente, com filhos e morando em uma casa no interior. Principalmente, eu me via muito mais velho do que realmente sou agora.

Ainda bem que as minhas expectativas não se realizaram. No alto dos meus 30 anos, eu estou feliz por ter demorado a tomar grandes decisões em minha vida e adiado o projeto de ter filho. Assim, pude me reinventar no meu trabalho, iniciar um projeto pessoal e não ficar preso a uma carreira pelo resto da minha vida.

10. Amor e sexo são melhores

Você pode ter encontrado um, ter se decepcionado com alguns, ou ainda estar procurando, mas uma coisa é certa: você está muito mais preparado para ter um relacionamento e ficar com alguém que te faça feliz. Você esta muito mais consciente do que quer e maduro para fazer o amor acontecer.

Claro, sua vida sexual também se torna melhor aos seus trinta anos, já que você finalmente começa a conhecer melhor o seu corpo e entender o corpo do outro, tornando mais confiante e podendo ter e proporcionar mais prazer

No final nas contas, nossa vida é construída por fases e 30 anos é uma delas. Você pode ter ótimas experiências nesse momento da vida, basta querer e se permitir. Não tenha medo de novidades e mudanças, isso faz parte da sua história.

Publicidade - Veja mais abaixo

Posso pegar covid-19 ao ingerir alimentos? Como devo lavar a roupa agora? As tarefas domésticas mais simples se transformaram em uma fonte de incerteza e ansiedade à medida que as famílias lutam para fazer o básico enquanto mantêm seus entes queridos seguros e saudáveis. A desinformação generalizada sobre o vírus coloca todos em risco e aumenta o estresse de ter que filtrar os fatos da ficção.

Enquanto pesquisas sobre o novo coronavírus  estão em andamento, sabemos que o vírus é transmitido por meio do contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (pela tosse, pelo espirro e por gotículas de saliva) e do toque em superfícies contaminadas com o vírus. O vírus pode sobreviver em superfícies por algumas horas ou por até vários dias, dependendo do material. As boas notícias? Desinfetantes comuns podem matá-lo. Agora, o que isso significa para a sua casa?

Para ajudar mães, pais e cuidadores, compilamos as informações mais recentes de especialistas sobre o que é conhecido sobre a covid-19 e dicas para ajudar a mantê-la fora de sua casa.
 

Dicas de limpeza e higiene para proteger contra a covid-19


>> Veja mais informações sobre a covid-19

Medidas simples de higiene podem ajudar a proteger a saúde de sua família e de todo mundo.
 

Não toque no seu rosto

Evite tocar seus olhos, nariz e boca sem lavar bem as mãos. Caso toque-os com as mãos não higienizadas, primeiro lave bem as mãos e depois o rosto.


Não tussa ou espirre em suas mãos

Cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço de papel ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço usado imediatamente em um saco plástico, feche-o e descarte em lixo não reciclável.


Mantenha distância

Mantenha uma distância de pelo menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.


Lave, lave, lave as mãos

Sim, você está ouvindo isso em todos os lugares, porque é a melhor linha de defesa. Lave as mãos frequentemente com água e sabão por, pelo menos, 20-30 segundos.

Uma maneira fácil de cronometrar esses 30 segundos com suas crianças é cantando Parabéns pra Você duas vezes.

Lave as mãos depois de assoar o nariz, de espirrar em um lenço de papel e de usar o banheiro, quando sair e voltar para casa, antes de preparar os alimentos ou comer, de aplicar maquiagem, de manusear lentes de contato, etc.

Se estiver usando um desinfetante para as mãos, verifique se ele contém pelo menos 70% de álcool em gel, garanta cobertura em todas as partes das mãos e esfregue as mãos por 20 a 30 segundos até que as mãos fiquem secas. Se as mãos estiverem visivelmente sujas, melhor lavá-las com água e sabão.

Você sabia? Água fria e água morna são igualmente eficazes para matar germes e vírus – desde que você use sabão e lave as mãos da maneira certa!

>> Tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos para se proteger da covid-19

Limpar e desinfetar superfícies que são muito tocadas em sua casa regularmente é uma precaução importante para reduzir o risco de contaminação.

Siga as instruções do produto de limpeza para um uso seguro e eficaz, incluindo as precauções que você deve tomar ao aplicar o produto, como garantir uma boa ventilação do ambiente.

Algumas autoridades nacionais fizeram listas de produtos recomendados para uso contra o vírus da covid-19. [Leia nota técnica da Anvisa]


Superfícies muito tocadas para limpar e desinfetar

Cada casa é diferente, mas as superfícies muito tocadas mais comuns incluem: maçanetas, mesas, cadeiras, corrimãos, superfícies de cozinha e banheiro, torneiras, vasos sanitários, interruptores de luz, telefones celulares, computadores, tablets, teclados, controles remotos, controles de jogos e brinquedos favoritos. Se você usa óculos, não esqueça também de limpá-los.


O que usar para limpar e desinfetar

Se uma superfície estiver suja, limpe-a primeiro com sabão ou detergente e água. Em seguida, use um produto desinfetante contendo álcool (a 70%) ou água sanitária diluída (siga as instruções na embalagem do produto). Vinagre e outros produtos naturais não são eficientes contra coronavírus.

Em muitos lugares, pode ser difícil encontrar sprays e lenços desinfetantes. Nesses casos, continue a limpar com água e sabão. Soluções diluídas de alvejante doméstico também podem ser usadas em algumas superfícies. Verifique a concentração da água sanitária no rótulo do produto. O ideal é que a concentração da substância ativa seja de 2% a 2,5%. Dilua em 1 litro de água cerca de 25 ml da água sanitária (mais ou menos meio copo de cafezinho). Agite e aplique nas superfícies com um pano ou borrifador. Para banheiros e pisos, dobre a quantidade de água sanitária e, se puder, use luvas para não danificar a pele. Guarde a diluição em local fora do alcance das crianças. Não use essa substância em equipamentos eletroeletrônicos. [Com informações do Conselho Federal de Química]


Como desinfetar

É importante não enxugar as soluções de limpeza assim que você as aplicar em uma superfície. Muitos produtos desinfetantes, como lenços e sprays, precisam permanecer molhados na superfície por vários minutos para que sejam eficazes. Leia sempre as instruções para garantir a utilização dos produtos conforme recomendado e para evitar danos a itens sensíveis, como telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. Considere usar capas laváveis nos aparelhos eletrônicos.

Não está claro ainda quanto tempo o novo coronavírus pode sobreviver em tecidos, mas muitas peças de vestuário têm elementos de plástico e metal nos quais ele pode viver por algumas horas ou por vários dias.

Tenha cuidado e bom senso. As boas práticas que devem ser consideradas incluem remover os sapatos quando entrar em casa, lavar as mãos antes de tirar a máscara, tomar banho e trocar de roupa quando voltar para casa


Lavando roupa em casa

Lave lençóis, toalhas e roupas regularmente.

  • Não sacuda a roupa suja para minimizar a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar.
  • Lave os itens com sabão ou detergente. Depois de secos, se possível, passe o ferro.
  • Lave as mãos com água e sabão ou higienize as mão com álcool em gel a 70% imediatamente depois.
  • Lave ou desinfete também seu cesto de roupas sujas. Considere guardar a roupa suja em sacos descartáveis.

Embora, atualmente, não haja evidências de pessoas sendo contaminadas pelo novo coronavírus por meio de alimentos ou embalagens de alimentos, pode ser possível que as pessoas sejam infectadas ao tocar em uma superfície ou objeto contaminado pelo vírus e depois tocar seu rosto antes de lavar as mãos.

O maior risco vem de estar em contato próximo com outras pessoas enquanto estiver fora de casa, comprando alimentos no mercado ou recebendo uma entrega de comida (isso vale para qualquer entrega – não somente de refeições – em áreas com transmissão comunitária local). Como sempre, uma boa higiene é importante ao manusear os alimentos para evitar doenças transmitidas por eles.


Embalagem de alimentos e precauções de manuseio

  • Remova qualquer embalagem desnecessária e descarte-a em uma lixeira com tampa.
  • Em caso de refeições prontas, remova os alimentos dos recipientes, coloque-os em um prato limpo e descarte as embalagens.
  • Embalagens como latas, sacos plásticos (feijão, arroz, etc.) e caixas de leite podem ser limpas com um desinfetante antes de abertas ou armazenadas.
  • Lave bem os produtos não embalados, como frutas e legumes, em água corrente. Para garantir a higienização desses produtos, deixei-os de molho em 1 litro de água potável com uma colher de sopa e água sanitária por 20 minutos, escorra e enxugue.
  • Nunca coloque um alimento na geladeira antes de higienizar os alimentos ou embalagens.
  • Lave as mãos com água e sabão depois de higienizar as embalagens e os alimentos.


Dicas gerais de higiene alimentar

  • Lave bem as mãos com água e sabão por pelo menos 20 a 30 segundos antes de preparar qualquer alimento.
  • Se possível, use tábuas separadas para preparar carnes e peixes não cozidos.
  • Cozinhe os alimentos na temperatura recomendada.
  • Sempre que possível, mantenha os itens perecíveis refrigerados ou congelados e preste atenção às datas de validade do produto.
  • Procure reciclar ou descartar resíduos e embalagens de alimentos de maneira apropriada, evitando o acúmulo de lixo que poderia atrair pragas.
  • Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20-30 segundos antes de comer e certifique-se de que suas crianças façam o mesmo.
  • Sempre use utensílios e pratos limpos.
  • Evite compartilhar louças, copos e talheres.

>> Dicas de alimentação fácil, acessível e saudável