Usuários da contabilidade é seus interesses

Os usuários da contabilidade são todas as pessoas ou entidades, por razões diferentes, precisa de usar a informação financeira de uma empresa. Embora os departamentos de gerenciamento sejam usuários importantes das informações contábeis, eles não são os únicos que as exigem.

Existem outras partes interessadas, dentro e fora da empresa, que precisam usar esses dados para tomar importantes decisões financeiras. Há muitas razões pelas quais as informações contábeis são relevantes para seus usuários. Alguns o utilizam para medir o desempenho de ativos, passivos, receitas e despesas.

Usuários da contabilidade é seus interesses

Outros o utilizam para tomar as decisões financeiras mais precisas em relação a investimentos, créditos ou aspectos operacionais. Os dados contábeis refletem a realidade econômica da empresa e são apresentados nas demonstrações financeiras. Eles estão disponíveis para usuários de contabilidade, a fim de atender às suas necessidades nesta área.

No entanto, as informações contábeis são realmente úteis apenas quando são interpretadas por meio de uma análise financeira bem-sucedida, na qual os dados são avaliados considerando todos os fatores que os influenciam. Os resultados permitirão a tomada de decisões nas diferentes áreas da empresa.

Tipos

Os usuários de contabilidade podem ser divididos em dois grandes grupos: usuários internos, associados à chamada contabilidade gerencial; e usuários externos, relacionados à contabilidade financeira.

Usuários internos

Usuários internos são todos aqueles que compõem a empresa em cada um de seus níveis.

Eles geralmente têm acesso ilimitado às informações contábeis da empresa e alguns deles podem tomar decisões econômicas relacionadas ao gerenciamento da organização. Este grupo é composto por:

Proprietários e acionistas

São os que contribuíram com o capital para a operação da empresa.

Relacionado:  Documentos a Pagar: Recursos e Exemplos

Administrador

É a pessoa responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos de uma organização.

Trabalhadores

Composto pelo grupo de pessoas que compõem o grupo de trabalho da empresa.

Usuários Externos

São aqueles que, sem pertencer à empresa, usam suas demonstrações financeiras para diversos fins. Seu acesso aos dados contábeis é limitado e você não pode participar de nenhum aspecto relacionado à gestão financeira da agência. Entre eles estão:

Credores

São aquelas pessoas ou instituições a quem a empresa deve dinheiro, devido a um serviço prestado ou pela aquisição de um bem.

Instituições financeiras

São todas as organizações que fornecem a seus clientes serviços no campo financeiro.

Investidores

Isso inclui investidores atualmente vinculados à empresa e aqueles que poderiam investir nela.

Consultores financeiros

Eles são responsáveis ​​por conduzir investigações financeiras de uma agência, emitir um relatório sobre sua situação financeira e econômica e avaliar a gestão realizada.

Sindicatos

O grupo de trabalhadores é organizado por meio de um sindicato que os representa perante a administração da empresa. Essa união é responsável por garantir seus interesses dentro e fora dela.

Meios de comunicação

Eles são os diferentes canais usados ​​para transmitir informações ao público.

Fornecedores

Eles são responsáveis ​​por fornecer bens ou serviços relacionados ao ramo comercial.

Clientes

São todas as pessoas ou empresas que recebem um serviço ou um bem em troca de uma remuneração monetária. Inclui produtores, atacadistas, varejistas e consumidores finais.

Administração pública

É constituído pelo conjunto de organismos dedicados à administração do governo nos assuntos do Estado.

Concorrentes

Refere-se a empresas que possuem uma rivalidade comercial no mercado.

Público em geral

Refere-se a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, estão relacionadas à empresa.

Exemplos

Usuários internos

Proprietários e acionistas

É através da análise financeira dos dados contábeis que os acionistas ou proprietários da empresa podem obter informações sobre os benefícios obtidos ou as perdas que a organização teve.

Administrador

Para executar seu trabalho, o administrador utiliza os dados contábeis para avaliar o desempenho e a posição real do negócio. Isso ajuda a determinar custos, estipular possíveis investimentos e identificar possíveis sinais de alerta econômico.

Trabalhadores

Eles estão interessados ​​em conhecer os detalhes financeiros da empresa, pois têm um impacto direto em sua remuneração contratual e segurança no emprego.

Utilizadores externos

Investidores

Eles usam as informações contábeis para saber como o dinheiro que contribuíram ou poderia contribuir está sendo usado, ajudando-os a tomar decisões sobre a redução, aumento ou manutenção de seus investimentos.

Instituições financeiras

Os dados financeiros oferecem a essas organizações as informações para determinar a solvência da organização. Com base nisso, você pode estabelecer os termos e condições da concessão de créditos futuros.

Administração pública

Essas entidades garantem que as informações sejam governadas de acordo com os princípios, regras e regulamentos contábeis estabelecidos pelo governo. Além disso, eles verificam se a empresa faz o pagamento correto dos impostos correspondentes.

Clientes

Os clientes usam esses dados para avaliar a situação financeira de seus fornecedores, a fim de garantir um fluxo constante do produto ou seu pagamento pontual.

Fornecedores

Para os fornecedores, é importante avaliar a capacidade de amortização da organização, pois isso dependerá de qualquer forma de crédito a ser implementada.

Público em geral

O público em geral precisa ter uma visão global da economia em nível regional e nacional. Para obter essas informações, você usa as informações financeiras das empresas que estão no seu estado ou daquelas que são mais relevantes nacionalmente.

Relacionado:  Inventário inicial: o que é, como calculá-lo, exemplo

Sindicatos

Os sindicatos revisam as condições financeiras da empresa antes de exigir aumentos salariais, benefícios e outras questões trabalhistas.

Credores

Os credores usam as informações financeiras para conhecer a capacidade creditícia da empresa e, assim, tomam decisões, para estender o crédito concedido ou para restringir as despesas para pagar dívidas.

Consultores financeiros

Eles usam os dados contábeis da empresa para avaliá-los e os resultados para aconselhar seus clientes investidores.

Meios de comunicação

Esses meios de comunicação usam a contabilidade das empresas para disseminar informações econômicas relevantes, que influenciam a opinião pública nacional e internacionalmente.

Concorrentes

Muitas empresas realizam análises financeiras das empresas que compõem a concorrência, a fim de identificar os pontos fracos e fortes de seus rivais e realizar ações em diferentes áreas que lhes permitem se posicionar melhor no mercado.

Referências

  1. Accounting-simplified.com (2017). Introdução à contabilidade. Retirado de: accounting-simplified.com
  2. Capital contábil (2018). Quem são os usuários das informações contábeis? Retirado de: com.
  3. John DuBois (2018). Usuários principais de informações contábeis. Chron. Retirado de: smallbusiness.chron.com.
  4. Contabilidade inversa (2018). Usuários de demonstrações financeiras. Retirado de: accountingverse.com.
  5. Kaplan finance Knowledge Bank (2018). Usuários de demonstrações financeiras. Retirado de: kfknowledgebank.kaplan.co.uk.

Os grupos de pessoas que têm o interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa, sejam eles internos ou externos, são os usuários da contabilidade.

Assim sendo, o interesse que as pessoas têm nas atividades de uma empresa e os dados apresentados com a contabilidade  são definidos a partir do interesse das pessoas.

Por exemplo, os potenciais acionistas de uma sociedade utilizam os dados contábeis para saber se vale a pena adquirir as ações de uma determinada empresa.

Contabilidade: Usuários internos e externos

Dá para se considerar de maneiras distintas os grupos de interesse da contabilidade. Assim, eles há uma diferenciação entre usuários internos ou externos.

Os usuários internos são aqueles aqueles que possuem relação direta com as atividades de rotina de uma empresa. Além disso, utilizam os dados contábeis em sua tarefas. Por isso, pode-se considerar os seguintes:

  • Administradores;
  • Proprietários, acionistas ou investidores;
  • Contadores e Auditores internos;
  • Outros funcionários.

Enquanto isso, os usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis. Portanto, não participam ativamente dos processos da empresas. Veja alguns deles:

  • Governo;
  • Bancos;
  • Fornecedores;
  • Acionistas potenciais;
  • Outros interessados.

Os interesses pelos dados da empresa sofrem variações. O governo, por exemplo, utiliza os cálculos dos impostos devidos e também possuem o interesse em saber como a economia do país está andando. Juntando, assim, os dados de todas as empresas.

Já em outros casos, como dos bancos, é possível que se trate da concessão de um empréstimo. O que acontece quando a empresa está procurando capital de terceiros para se financiar.

Os usuários da contabilidade, em todos os casos, são formados por grupos de interesse, que se encontram ao redor dos projetos da empresa. Ou seja, afetando e sendo afetados pelo negócio. Assim sendo, estes grupos são conhecidos como Stakeholders.