Uma moeda é lançada 7 vezes qual é a probabilidade de se obter exatamente 5 caras nesses lançamentos

Nada mais intuitivo do que admitir como 50% a probabilidade de obter cara no lançamento de uma moeda, correto? Pois bem, em certa ocasião, o matemático inglês John Kerrich teve a paciência de lançar uma moeda 10 mil vezes e anotar todas as ocorrências.

Ao final do experimento, ele registrou um total de 5.067 caras e 4.933 coroas, ou seja, uma probabilidade de ocorrência de cara igual a 50,67%. Como a probabilidade era calculada a cada novo lançamento, Kerrich observou ainda que os registros indicaram exatamente 50% de caras apenas três vezes ao longo dos 10 mil lançamentos. Será que os resultados de Kerrich contrariam nossa expectativa inicial de 50%?

Em estatística, dizemos que um fenômeno é randômico se sua ocorrência é incerta em casos individuais, mas segue um padrão para um número muito grande de registros. Um fenômeno randômico expressa, portanto, um certo tipo de ordem, que emerge de um número muito grande de observações.

O lançamento de uma moeda é um exemplo de fenômeno randômico: não podemos dizer o que ocorrerá em um só lançamento, mas podemos detectar um padrão se fizermos um número muito grande de lançamentos. Analisando o experimento de Kerrich em um gráfico, é fácil observar que o aumento do número de registros aproxima a probabilidade de ocorrência de cara do valor apontado pela nossa intuição.

Essa aproximação poderia ser ainda melhor, não fosse o fato de uma moeda usual não constituir um objeto idealmente honesto (a massa de uma face não é idêntica à da outra). Quando nos referimos à moeda ou a um dado "honesto" em problemas de probabilidade, admitimos uma situação ideal para conduzir o estudo de um fenômeno randômico.

Os dados usados nos cassinos são um bom exemplo de refinamento na busca desse objeto "honesto". Nesses dados, os furos feitos para a marcação dos números são preenchidos com material da mesma densidade do dado (e cor diferente) para que não haja diferença de massa entre as seis faces. Enquanto em um modelo ideal de dado honesto a probabilidade de ocorrência de qualquer face é 16,6%, em um dado com furos, a face do número 1 (mais leve que a do número 6) tem probabilidade de 15,9% contra 17,5% do número 6, segundo dados experimentais. *José Luiz Pastore Mello é mestre em ensino de matemática pela USP e professor do Colégio Santa Cruz

Em um grupo de trabalho da Apex-Brasil, formado por 40 colaboradores, 32 deles têm proficiência em inglês, 28 têm proficiência em francês e 2 não têm proficiência nesses idiomas. Deseja-se escolher, ao acaso, um colaborador para representar a agência em um evento. Considerando que alguns colaboradores têm proficiência nos dois idiomas, qual a probabilidade de o escolhido ser proficiente em somente um desses idiomas?

  • A. 0,8
  • B. 0,5
  • C. 0,4
  • D. 0,7
  • E. 0,6

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Professor de Matemática e Física

Teste seus conhecimentos sobre probabilidade com questões divididas por nível de dificuldade, que são úteis para o ensino fundamental e médio.

Aproveite as resoluções comentadas dos exercícios para tirar suas dúvidas.

Questões nível fácil

Questão 1

Ao jogar um dado, qual a probabilidade de obtermos um número ímpar voltado para cima?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 0,5 ou 50% de chances.

Um dado possui seis lados, logo, a quantidade de números que podem ficar voltados para cima é 6.

Há três possibilidades de termos um número ímpar: caso ocorra o número 1, 3 ou 5. Sendo assim, o número de casos favoráveis é igual a 3.

Calculamos então a probabilidade utilizando a seguinte fórmula:

Substituindo os números na fórmula acima, encontramos o resultado.

As chances de ocorrer um número ímpar são 3 em 6, que corresponde a 0,5 ou 50%.

Se lançarmos dois dados ao mesmo tempo, qual a probabilidade de dois números iguais ficarem voltados para cima?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 0,1666 ou 16,66%.

1º passo: determinar o número de eventos possíveis.

Como são dois dados jogados, cada face de um dos dados tem a possibilidade de ter um dos seis lados do outro dado como par, ou seja, cada dado tem 6 combinações possíveis para cada um de seus 6 lados.

Sendo assim, o número de eventos possíveis é:

U = 6 x 6 = 36 possibilidades

2º passo: determinar o número de eventos favoráveis.

Se os dados possuem 6 lados com números de 1 a 6, logo, o número de possibilidades do evento é 6.

Evento A =

3º passo: aplicar os valores na fórmula de probabilidade.

Para termos o resultado em porcentagem basta apenas multiplicar o resultado por 100. Logo, a probabilidade de se obter dois números iguais voltados para cima é de 16,66%.

Questão 3

Um saco contém 8 bolas idênticas, mas com cores diferentes: três bolas azuis, quatro vermelhas e uma amarela. Retira-se ao acaso uma bola. Qual a probabilidade da bola retirada ser azul?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 0,375 ou 37,5%.

A probabilidade é dada pela razão entre o número de possibilidades e de eventos favoráveis.

Se existem 8 bolas idênticas, esse é o número de possibilidades que vamos ter. Mas apenas 3 delas são azuis e, por isso, a chance de retirar uma bola azul é dada por.

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de retirar uma bola azul é de 37,5%.

Questão 4

Qual a probabilidade de tirar um ás ao retirar ao acaso uma carta de um baralho com 52 cartas, que possui quatro naipes (copas, paus, ouros e espadas) sendo 1 ás em cada naipe?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 7,7%

O evento de interesse é tirar um ás do baralho. Se há quatro naipes e cada naipe possui um ás, logo, o número de possibilidades de retirar um ás é igual a 4.

O número de casos possíveis corresponde ao número total de cartas, que é 52.

Substituindo na fórmula de probabilidade, temos:

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de retirar uma bola azul é de 7,7%.

Questão 5

Sorteando-se um número de 1 a 20, qual a probabilidade de que esse número seja múltiplo de 2?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 0,5 ou 50%.

A quantidade de número total que podem ser sorteados é 20.

A quantidade de números múltiplos de dois são:

A =

Substituindo os valores na fórmula de probabilidade, temos:

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de sortear um número múltiplo de 2 é de 50%.

Para mais questões, veja também: Exercícios de Probabilidade (fáceis)

Questões nível médio

Questão 6

Se uma moeda é lançada 5 vezes, qual a probabilidade de sair "cara" 3 vezes?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 0,3125 ou 31,25%.

1º passo: determinar o número de possibilidades.

Há duas possibilidades existentes ao lançar uma moeda: cara ou coroa. Se há duas possibilidades de resultado e a moeda é lançada 5 vezes, o espaço amostral é:

2º passo: determinar o número de possibilidades de ocorrer o evento de interesse.

O evento coroa será chamado de O e o evento cara de C para facilitar a compreensão.

O evento de interesse é apenas cara (C) e em 5 lançamentos, as possibilidades de combinações para que o evento ocorra são:

  1. CCCOO
  2. OOCCC
  3. CCOOC
  4. COOCC
  5. CCOCO
  6. COCOC
  7. OCCOC
  8. OCOCC
  9. OCCCO
  10. COCCO

Sendo assim, existem 10 possibilidades de resultados com 3 caras.

3º passo: determinar a probabilidade de ocorrência.

Substituindo os valores na fórmula, temos que:

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de "sair" cara 3 vezes é de 31,25%.

Veja também: Probabilidade Condicional

Questão 7

Em uma experiência aleatória foi lançado duas vezes um dado. Considerando que o dado é equilibrado, qual a probabilidade de:

a) A probabilidade de conseguir no primeiro lançamento o número 5 e no segundo o número 4. b) A probabilidade de obter em pelo menos um dos lançamentos o número 5. c) A probabilidade de obter a soma dos lançamentos igual a 5.

d) A probabilidade de obter a soma dos lançamentos igual ou menor que 3.

Esconder RespostaVer Resposta

Respostas corretas: a) 1/36, b) 11/36, c) 1/9 e d) 1/12.

Para resolver o exercício devemos considerar que a probabilidade da ocorrência de um determinado evento, é dada por:

Na tabela 1 indicamos os pares resultantes dos lançamentos consecutivos do dado. Note que temos 36 casos possíveis.

Tabela 1:

1.º lançamento->

2.º lançamento

123456
1 (1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (1,5) (1,6)
2 (2,1) (2,2) (2,3) (2,4) (2,5) (2,6)
3 (3,1) (3,2) (3,3) (3,4) (3,5) (3,6)
4 (4,1) (4,2) (4,4) (4,4) (4,5) (4,6)
5 (5,1) (5,2) (5,3) (5,4) (5,5) (5,6)
6 (6,1) (6,2) (6,3) (6,4) (6,5) (6,6)

a) Na tabela 1 observamos que existe apenas 1 resultado que cumpre a condição indicada (5,4). Assim, temos que em um total de 36 casos possíveis, apenas 1 é um caso favorável.

b) Os pares que atendem a condição de pelo menos um número 5 são: (1,5);(2,5);(3,5);(4,5);(5,1);(5,2);(5,3);(5,4);(5,5);(5,6);(6,5). Assim, temos 11 casos favoráveis.

c) Na tabela 2 representamos a soma dos valores encontrados.

Tabela 2:

1.º lançamento->

2.º lançamento

123456
1 2 3 4 5 6 7
2 3 4 5 6 7

8

3 4 5 6 7 8 9
4 5 6 7 8 9 10
5 6 7 8 9 10 11
6 7 8 9 10 11 12

Observando os valores da soma na tabela 2 vemos que temos 4 casos favoráveis da soma ser igual a 5. Assim a probabilidade será dada por:

d) Usando ainda a tabela 2 observamos que temos 3 casos em que a soma é igual ou menor que 3. A probabilidade neste caso será dada por:

Veja também: Probabilidade

Questão 8

Qual a probabilidade de lançar um dado sete vezes e sair 3 vezes o número 5?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: 7,8%.

Para encontrar o resultado podemos usar o método binomial, visto que cada lançamento do dado é um evento independente.
No método binomial, a probabilidade de um evento acontecer em k das n vezes é dado por:

onde:

n: número de vezes que ocorrerá a experiência k: número de vezes de acontecer um evento p: probabilidade do evento acontecer

q: probabilidade do evento não acontecer

Vamos agora substituir os valores para a situação indicada.
Para ocorrer 3 vezes o número 5 temos:

n = 7 k = 3

(em cada jogada temos 1 caso favorável entre 6 possíveis)

Substituindo os dados na fórmula:

Logo, a probabilidade de jogar o dado 7 vezes e sair 3 vezes o número 5 é de 7,8%.

Questão 9

Um casal planeja ter cinco filhos e deseja saber a probabilidade de serem 3 meninos e 2 meninas. Calcule esta probabilidade.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta: 31,25%

A probabilidade do evento A nascer menina é: P(A) = 1/2
A probabilidade do evento B nascer menino é: P(B) = 1/2

A ocorrência destes eventos é independente e uma das possibilidades seria:

A . A . B . B . B

Desta forma, em probabilidades

Ainda, é preciso verificar que os eventos podem ocorrer em diversas ordens. Para resolver calculamos uma permutação de 5 elementos, com 2 repetições de A e 3 repetições de B.

Repare que este é o mesmo resultado de realizarmos uma combinação:

A probabilidade final será calculada como:

Questão 10

Uma pesquisa realizada com 800 pessoas sobre a preferência pelos telejornais de uma cidade, evidenciou que 200 entrevistados assistem o apenas o telejornal A, 250 apenas o telejornal B e 50 assistem A e B. Das pessoas entrevistadas, qual a probabilidade de sortear ao acaso uma pessoa que assiste o telejornal A ou o telejornal B?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta: 62,5%

Seja o evento A, sortear uma pessoa que assiste o telejornal A,

O evento B, sortear uma pessoa que assiste B,

A interseção são as pessoas que assistem os dois telejornais, 50 pessoas.

Desta forma, temos que

A probabilidade de sortear alguém que assista A ou O é de 62,5%.

Veja também: Análise Combinatória

Questões de probabilidade no Enem

Questão 11

(Enem/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa.

O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido. Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta.

As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.

O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:

a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

1º passo: determinar o número total de possibilidades utilizando o princípio multiplicativo.

2º passo: interpretar o resultado.

Se cada aluno deve ter uma resposta e foram selecionados 280 alunos, entende-se que o diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há 10 alunos a mais do que a quantidade de respostas possíveis.

(Enem/2012) Em um jogo há duas urnas com dez bolas de mesmo tamanho em cada urna. A tabela a seguir indica as quantidades de bolas de cada cor em cada urna.

CorUrna 1Urna 2
Amarela 4 0
Azul 3 1
Branca 2 2
Verde 1 3
Vermelha 0 4

Uma jogada consiste em:

  • 1.º: o jogador apresenta um palpite sobre a cor da bola que será retirada por ele da urna 2
  • 2.º: ele retira, aleatoriamente, uma bola da urna 1 e a coloca na urna 2, misturando-a com as que lá estão
  • 3.º: em seguida ele retira, também aleatoriamente, uma bola da urna 2
  • 4.º: se a cor da última bola retirada for a mesma do palpite inicial, ele ganha o jogo

Qual cor deve ser escolhida pelo jogador para que ele tenha a maior probabilidade de ganhar?

a) Azul b) Amarela c) Branca d) Verde

e) Vermelha

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) Vermelha.

Analisando os dados da questão, temos:

  • Como a urna 2 não tinha nenhuma bola amarela, se ele pegar uma amarela da urna 1 e colocar na urna 2, o máximo que terá de bolas amarelas é 1.
  • Como tinha apenas uma bola azul na urna 2, se ele pegar mais uma bola azul, o máximo que terá de bolas azuis na urna é 2.
  • Como tinha duas bolas brancas na urna 2, se ele adicionar mais uma dessa cor, o máximo de bolas brancas na urna será 3.
  • Como já tinha 3 bolas verdes na urna 2, se ele pegar mais uma dessa cor, o máximo de bolas vermelhas na urna será 4.
  • Já há quatro bolas vermelhas na urna 2 e nenhuma na urna 1. Logo, esse é o maior número de bolas dessa cor.

Pela análise de cada uma das cores, vimos que a maior probabilidade é de pegar uma bola vermelha, já que é a cor que está em maior quantidade.

Questão 13

(Enem/2013) Numa escola com 1.200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras: inglês e espanhol.

Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas.

Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?

a) 1/2 b) 5/8 c) 1/4 d) 5/6

e) 5/14

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) 1/2.

1º passo: determinar o número de alunos que falam pelo menos uma língua.

2º passo: determinar o número de alunos que falam inglês e espanhol.

3º passo: calcular a probabilidade do aluno falar espanhol e não falar inglês.

Questão 14

(Enem/2013) Considere o seguinte jogo de apostas:

Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números disponíveis, serão sorteados apenas 6.

O apostador será premiado caso os 6 números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele numa mesma cartela.

O quadro apresenta o preço de cada cartela, de acordo com a quantidade de números escolhidos.

Quantidade de números

escolhidos em uma cartela

Preço da Cartela
6 2,00
7 12,00
8 40,00
9 125,00
10 250,00

Cinco apostadores, cada um com R$ 500,00 para apostar, fizeram as seguintes opções:

  • Arthur: 250 cartelas com 6 números escolhidos
  • Bruno: 41 cartelas com 7 números escolhidos e 4 cartelas com 6 números escolhidos
  • Caio: 12 cartelas com 8 números escolhidos e 10 cartelas com 6 números escolhidos
  • Douglas: 4 cartelas com 9 números escolhidos
  • Eduardo: 2 cartelas com 10 números escolhidos

Os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados são:

a) Caio e Eduardo b) Arthur e Eduardo c) Bruno e Caio d) Arthur e Bruno

e) Douglas e Eduardo

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) Caio e Eduardo.

Nessa questão de análise combinatória, devemos utilizar a fórmula de combinação para interpretar os dados.

Como são sorteados apenas 6 números, então o valor de p é 6. O que vai variar para cada apostador é o número de elementos tomados (n).

Multiplicando o número de apostas pela quantidade de combinações, temos:

Arthur: 250 x C(6,6)

Bruno: 41 x C(7,6) + 4 x C(6,6)

Caio: 12 x C(8,6) + 10 x C(6,6)

Douglas: 4 x C(9,6)

Eduardo: 2 x C(10,6)

De acordo com as possibilidades de combinações, Caio e Eduardo são os apostadores com mais chances de serem premiados.

Vídeo sobre Probabilidade

Leia também:

Tem uma moeda é lançada 5 vezes qual a probabilidade de sair cara 3 vezes?

Se uma moeda é lançada 5 vezes, qual a probabilidade de sair "cara" 3 vezes? Resposta correta: 0,3125 ou 31,25%.

Qual a probabilidade de sair coroa 7 vezes?

A probabilidade é de 5/36, aproximadamente 13,88% de chance.

Qual é o número total de possibilidades de resultado no lançamento de cinco moedas?

Qual é o número total de possibilidades de resultado no lançamento de 5 moedas? Portanto, são 32 possibilidades diferentes.

Qual é a probabilidade de se obter exatamente 5 coroas em 6 lances de uma moeda não viciada?

Qual a probabilidade de se obter, exatamente, 5 coroas em 6 lances de uma moeda não viciada? Utilize a distribuição binomial. A 9,375% Você acertou!