Qual diferença entre Benzetacil e amoxicilina?

Da classe da antiga penicilina, o benzetacil é eficaz contra infecções bacterianas de vias aéreas e sexualmente transmissíveis, em administração injetável e intramuscular

Esta edição do Pílula Farmacêutica fala sobre o antibiótico benzilpenicilina benzatina ou penicilina G, mais conhecida como benzetacil, a temida injeção dolorida. O medicamento é da classe das penicilinas, substância descoberta pelo britânico Alexander Fleming em 1928 que marcou a história da medicina, tornando possível o tratamento de infecções bacterianas que até então representavam sentença de morte.

Apesar de antiga, essa classe de antibióticos continua eficaz e é utilizada, ainda hoje, para tratar infecções de vias aéreas e sexualmente transmissíveis, entre outras. Exemplo deste tipo de medicamento é a amoxicilina.

O que é, para que serve e quais os efeitos colaterais do benzetacil?

Informa a acadêmica Giovanna Bingre, orientada pela professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, que o benzetacil é um antibiótico de baixo custo e de alta eficácia. Tem ação relativamente rápida, sendo possível notar melhora no quadro infeccioso 24 horas após a administração injetável do medicamento, com concentração circulante “no sangue por até 30 dias, dependendo da dose”. É também seguro para uso em gestantes e usado como principal tratamento de sífilis congênita.

Entre os principais efeitos adversos, observam-se dor de cabeça, náuseas, candidíase e dor no local da injeção. Mas os profissionais de saúde também devem ficar atentos para possíveis alérgicos ao benzetacil que podem se tornar casos graves, apesar de raros (de 0,03 a 0,05% das pessoas).

Por que o benzetacil dói?

Primeiro, porque a via de administração é a intramuscular, “a agulha precisa atravessar o músculo, logo tem um tamanho considerável”, comenta a acadêmica. Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção.

Giovanna alerta que antes de ser aplicada a medicação deve ser bem agitada “para que a solubilização dos cristais seja completa” e não lesione a fibra muscular ou o vaso sanguíneo, causando dor. O médico pode ainda pedir a diluição do remédio ou a administração com lidocaína para diminuir o desconforto da aplicação.

A acadêmica diz que é compreensível não querer sentir a dor desta injeção, mesmo considerando seus rápidos resultados. Assim, o médico pode optar por outro antibiótico de administração oral para tratar amigdalites, faringites e outras infecções bacterianas sensíveis à penicilina. Se a indicação for pelo benzetacil, vale assegurar que os adultos recebam a injeção na nádega e as crianças, na perninha.


Pílula Farmacêutica

Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre

Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella

Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 

E-mail:
Coordenação: Rosemeire Talamone

Horário: segunda e quarta, às 10h40

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .

Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .


Qual diferença entre Benzetacil e amoxicilina?

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


Os antibióticos são uma classe de medicamentos utilizados para combater as infecções no organismo, que são causadas por bactérias. Esses remédios destroem as bactérias ou impedem que elas sejam reproduzidas.

Falando sobre eles é fácil lembrar do clássico Benzetacil, que é um medicamento exclusivamente administrado por uma injeção intramuscular que deve ser feito apenas em hospitais ou clínicas por médicos ou enfermeiros.
Infelizmente, a injeção de Benzetacil dói e geralmente a área onde foi aplicada fica dolorida por algumas horas ou até mesmo por mais de 24 horas, porém existem grandes vantagens nesse medicamento, o principal deles é o simples fato de que apenas uma dose é suficiente para manter o antibiótico em circulação pelo organismo por um período superior a 3 semanas.

Por causa disso, é uma opção bastante interessante para pacientes que não conseguem ou então não desejam tomar vários comprimidos de antibióticos por dia durante vários dias. Sem contar que os remédios via oral normalmente tem horários certos para ingestão, não podendo atrasar e muito menos esquecer, tornando assim a injeção de Benzetacil mais prática e eficaz.

Entretanto, vale lembrar que por se tratar de um medicamento antibiótico muito poderoso capaz de combater graves infecções bacterianas, o uso indiscriminado de benzetacil é totalmente desaconselhado, uma vez que pode causar o que médicos chamam de resistência bacteriana e se tornar totalmente ineficaz em tratamentos futuros.

Fonte: Blog da Saúde

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!