Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização

Um dos autores mais influentes no estudo do capitalismo e da burocracia, Max Weber, considerado o pai da sociologia moderna, buscou, embasando-se em teorias já existentes, complementar o estudo e a eficiência dos métodos de seus antecessores. Sua pretensão é a de desenvolver um método específico para as ciências sociais – o da sociologia compreensiva – e, conferir legitimidade às ciências sociais e elevá-las, diretamente, ao estatuto de ciência.

Foi ele o primeiro a observar uma subjetividade nas ações de cada sujeito, buscando compreender seu sentido, isto é, entender profundamente cada movimento isolado. Para ele, as ciências humanas seriam introspectivas, visto que a prática de uma ação é a reunião de um conjunto de escolhas de valores internos, seguindo, o observador, portanto sua própria consciência. Logo, o sociólogo atribui um aspecto subjetivo do indivíduo como origem da análise.

Para Weber, a ciência só é válida no momento em que o cientista abnega suas concepções pessoais, realizando uma análise precisa sem mediações e ideologias em sua conclusão. Apesar de não acreditar ser possível alcançar o ideal de neutralidade plena dos observadores, defendia a imparcialidade do observador em relação à análise e à conclusão.

Se para Weber a função do cientista é encontrar as causas que determinam as ações sociais, ele acha interessante classificar tais ações em quatro tipos possíveis, sendo divididos em dois racionais - a ação com relação a um objetivo (onde há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;) e ação com relação a um valor (na qual é o valor, seja este ético, religioso, político ou estético que norteia a ação) - e as ações irracionais: ação efetiva ou emocional (em que a conduta é movida por paixões) e ação tradicional (estimulado por hábitos, costumes, crenças).

Segundo Weber:

Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções (...) permitem-nos ver se, em traços particulares ou em seu caráter total, os fenômenos se aproximam de uma de nossas construções, determinar o grau de aproximação do fenômeno histórico e o tipo construído teoricamente. Sob esse aspecto, a construção é simplesmente um recurso técnico que facilita uma disposição e terminologia mais lúcidas.(WEBER, citado por BARBOSA; QUINTANEIRO, 2002: 113).

A crítica de Weber ao determinismo se baseia na ideia de que  há uma incompatibilidade da busca da verdade científica, em ciências sociais, com o sistema de leis que explicam os objetos, dado que este é histórico, mutável, dinâmico e imprevisível. A análise dos objetos deveria ser somente o primeiro passo do caminho à conclusão; seguido de uma análise de combinação de fatores; e posteriormente, as conexões anteriores, ou seja, a compreensão dos fatores que eram uma verdade anteriormente; e o quarto passo, que é a constatação de múltiplas possibilidades das leis para o futuro.

Sua crítica ao materialismo dialético parte da ideia de que, através da visão limitada de Marx, a essência do capitalismo teria origem meramente em um fator econômico, porém que na realidade, ela se basearia também em um elemento cultural.

            Conclui-se que Max Weber, apesar de basear-se em análises de seus cientistas sociais antecessores, foi capaz de construir um raciocínio diverso e inovador, contribuindo de forma relevante para a sociologia moderna.

Ana Luiza Felizardo

1° semestre - Direito Noturno

2610 palavras 11 páginas

Gestão em call center | Henrique ArmelindoDenis AlmeidaAnderson Gaspar | PROF° ODAIR | TRABALHO DE SOCIOLOGIA |

PROF° ODAIR | TRABALHO DE SOCIOLOGIA |

INTRODUÇÃO

A sociologia é um campo muito amplo e diverso no qual generalizar fica muito questionável, mas entre elas podemos destacar três concepções amplamente defendida sendo elas; Diagnosticar institucional da modernidade; Sociedade e conexões entre a sociologia. Entre eles se destacam três fundadores e pensadores como Émile Durkheim prof universitário de sociologia ele acreditava que as modificações da sociedade se davam somente a entender e explicar sem interferir, ele delimita como objetos da sociologia os fatos sócias e conceitos como, consciência coletiva, solidariedade orgânica e solidariedade mecânica. Durkheim consegue firmar base solidas e nítidas consistência para analise sociológica. Sendo que Max Weber é bem mais cuidadoso quanto a questão do juízo de valor aplicado a ciência, não acreditava em leis gerais sobre a sociedade de modo individual, o conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade sendo assim possível analisar diversos fatos reais como seus conceitos ação social, tipo ideal e sociedade perspectiva iluminista. Weber e a sociologia das múltiplas logicas das ações das ações e relações sócias e dominar suas próprios valores e opiniões. Karl Marx trabalha em suas obras com o conceito de dialético e a cadeia se auto cria a partir de uma ideia que é montada, aplicada, modificada e aplicada novamente. Marx acreditava ser o iniciador da cadeia não ideal mas pratico acreditava que o mundo é resultado de ações humanas, segunda Marx no capitalismo alienado pelo próprio processo de produção e reprodução, e propôs que os trabalhadores não alienados fariam a revolução do proletariado abrindo caminho para extinção das classes, estado e a implantação do consumismo. Por fim este trabalho tem como definir conceitos dos fundadores da sociologia e aplica-las no filme


Relacionados

  • A fuga das galinhas-Sociologia

    1113 palavras | 5 páginas

    UNIVERSIDADE FEEVALE Thaís Schmitz SOCIOLOGIA 25/09/2014 Filme: A Fuga das Galinhas A Sra. Tweedy é a dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas quando Rocky, um galo vindo dos Estados Unidos surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger, que sonha com uma vida melhor….

  • A fuga das galinhas

    1025 palavras | 5 páginas

    Faculdade do Vale do Juruena-AJES, como requisito da disciplina SOCIOLOGIA - A sociologia no filme a Fuga das Galinhas - CONCEITOS de Karl Marx pablo sousa de castro JuÍna – MT pablo sousa de castro A sociologia no filme a Fuga das Galinhas Trabalho apresentado à Faculdade do Vale do Juruena-AJES, como requisito da disciplina Sociologia - A sociologia no filme a Fuga das Galinhas - CONCEITOS de Karl Marx. Professora: CARLA FRANCENER CARGNELUTTI….

  • A fuga das Galinhas

    3656 palavras | 15 páginas

    ........................8 4.3 HISTÓRIA EM MARX...........................................................................................8 4.4 CONCEITOS DE TRABALHO, VALOR E LUCRO ............................................8 5. FILME: A FUGA DAS GALINHAS......................................................................9 5.1 EMILE DURKHEIM................................................................................................9 5.2 MAX WEBER.......................................….

  • A Fuga Das Galinhas Uma Teoria Marxista

    2150 palavras | 9 páginas

    Alexandre de Moura Paz Estudos de Mídia – UFF Sociologia e Comunicação Professora: Ana Lucia Enne A Fuga das Galinhas: uma teoria Marxista. Apenas um simples filme infantil, para muitos, pode parecer esta produção que retrata a vida de meras galinhas em uma granja dominada por uma família que visa acima de tudo o lucro explorando­as. Porem, na verdade trata­se de uma exemplificação de umas das mais famosas e complexas teorias produzidas pelo….

  • A fulga das galinhas e karl marx

    329 palavras | 2 páginas

    O filme Fuga das Galinhas (Chicken Run, ING, 2000) é um "prato cheio" para professores de Ciência Humanas e para quem deseja compreender as relações de opressão entre um grupo social e o patrão. Apesar de ser uma comédia britânica e aparentemente direcionado para o público infantil, aborda questões profundas das relações humanas. O filme é para todos que têm algum interesse por sociologia, pois mostra união entre comunidades, organização, repressão, serviços mecânicos, revolução industrial, movimentos….

  • O atendimento publicitário no filme "fuga das galinhas".

    821 palavras | 4 páginas

    O filme em questão pode ser fonte de debate e argumentação para várias áreas do campo das ciências humanas, como relação de pessoas e sociologia (onde a primeira é parte do estudo da segunda), e também para o curso acadêmico de administração, afinal o filme trata-se de gestão de pessoas e departamentos, onde correlaciona-se com nosso curso também : pois na estrutura de uma agência de propaganda/publicidade temos também(e obviamente) a administração e essa gestão de pessoas/departamentos, onde chegamos….

  • Gestão de grupos

    4656 palavras | 19 páginas

    Inês Madureira 10324 Docente: Paulo Barroso Índice Introdução 3 O que é um grupo? 4 Tipos de Grupos 4 Formação de grupos 6 Função dos grupos 7 Eficácia dos grupos 8 Vantagens e desvantagens 9 Caso Prático 12 “A Fuga Das Galinhas” 12 F32- Apollo13 (1995) 13 Conclusão 16 Bibliografia 17 Introdução No presente trabalho é abordada a temática “Gestão de Grupos”. O trabalho em grupo está presente nas diversas etapas da nossa vida, tanto a nível profissional….

  • resenha o elo perdido

    2137 palavras | 9 páginas

    porque uma “cidade planejada” é superior às mal traçadas ruas das caóticas cidades coloniais; mas certamente é fácil reconhecer que vivemos o “momento Piauí” -saibamos ou não o que tem dentro dele. O pé de galinha Quando a senhora destampa a panela de barro à mesa, exibindo com orgulho a galinha de capoeira (“caipira”) ao molho, o aroma invade o ambiente. Em meio ao caldo amarelado e os pedaços de carne destaca-se, como um monumento, o pé e os três dedos tesos do animal -último testemunho de que andou….

  • reijiane

    1290 palavras | 6 páginas

    coletiva e o seu impacto sobre o indivíduo. Graduada em Marketing e Propaganda e Ciências Sociais Mestre e Doutora em Antropologia Social Vídeo O que é sociologia? 1 19/05/2015 Sociologia a partir do Séc. XIX Karl Marx (1818-1883) – Materialismo-históricodialético Emile Durkheim (1858-1917) – Positivista Funcionalista Max Weber (1864-1920) – Sociologia compreensiva Karl Marx Historiador, filósofo, físico e economista Marx foi sempre um homem de ação. Para este autor a teoria e a prática devem andar….

  • ÉTICA,POLITICA E SOCIEDADE

    1350 palavras | 6 páginas

    Anthony. Teórica: Compreender a realidade Karl Marx, o teórico da praxis Práxis: Transformar a realidade Sociologia.4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005 p.31) ESSÊNCIA E APARÊNCIA “... o objetivo maior de Marx não era elaborar uma teoria geral sobre a sociedade, e sim estudar a sociedade do seu tempo – a sociedade capitalista”. (TOMAZI, N.D. Iniciação à sociologia. 2. ed. São Paulo: Atual, 2000. p. 21). Para além da miséria aparente, o que Marx percebeu ao olhar à sua volta foi que havia um….

Outros Trabalhos Populares

É normalmente uma simplificação e generalização da realidade?

Um conceito ideal é normalmente uma simplificação e generalização da realidade. Partindo desse modelo, é possível analisar diversos fatos reais como desvios do ideal: Tais construções (…)

Qual é o tipo ideal é o que ele corresponde?

O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um “todo tangível”, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo.