Diferencie cidade e município descrevendo os seus respectivos conceitos

memorycardmb Cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal.

município é a corporação estatal que tem como função administrar uma cidade ou uma população, a definição precisa de município depende de cada país, já que o mesmo se termo pode usar para designar entidades diferentes de acordo com a divisão política e administrativa do território em questão.

1 votes Thanks 2

Qual a diferença entre cidade e município?

Uma cidade é uma aglomeração de pessoas, unidas em um perímetro urbano. É formada por casas, geralmente próximas umas às outras, e outros edifícios. As cidades contam com serviços que atendem as necessidades básicas da população, como saneamento e distribuição de eletricidade.

Já o município engloba não apenas o perímetro urbano, mas territórios rurais e devem contar com uma administração pública.

Uma cidade e/ou região passa a ser um município se tiver governo e jurisdição próprios, esferas da sociedade então gerenciadas pela prefeitura.

CidadeMunicípio
Definição

Aglomeração de pessoas em perímetro urbano. É formada por casas e outros edifícios e contam com serviços que atendem necessidades básicas, como saneamento e eletricidade.

O município engloba o perímetro urbano e territórios rurais, contando com administração pública e jurisdição própria.

Tipos / Subdivisões
  • Natural ou planejada
  • Industrial e/ou portuária, universitária
  • Histórica, religiosa e/ou turística
  • Bairros
  • Distritos

O que é uma cidade?

Apesar de não haver uma definição clara do termo “cidade”, para ser considerada uma, a área urbana precisa levar em consideração uma série de requisitos. Entre estes, encontram-se a densidade populacional e o estatuto legal.

Uma cidade também precisa proporcionar uma série de ações para que a população tenha acesso à água, esgoto e eletricidade.

Além destes serviços de necessidade básica, há vários outros, como comércio e atividades culturais, que mantêm vivas as tradições da população.

No entanto e mais recentemente, uma série de requisitos mais específicos também são levados em conta ao definir um aglomeramento humano como cidade. Entre estes, é preciso certa organização das propriedades e padrões de convivência, que incluem o modo vida.

Diferencie cidade e município descrevendo os seus respectivos conceitos
Vista aérea da cidade de São Paulo

Tipos de cidade

A definição de cidade varia de acordo com o país. Muitos consideram cidade um aglomeramento humano com determinado número de habitantes, enquanto outros definem cidades puramente pelo âmbito administrativo.

Vale destacar, entretanto, que uma cidade pode ser a sede de um município, definindo o aglomeramento humano em dada região.

Assim, a cidade pode ser dividida entre vários tipos. Entre eles estão as naturais, que surgem sem planejamento, e as planejadas, que passaram pela elaboração de um projeto antes de serem construídas.

Como exemplos de cidades naturais, podemos citar o Rio de Janeiro e São Paulo.

A cidade planejada mais famosa do Brasil é a capital, Brasília. Mas Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju também são exemplos de cidades brasileiras planejadas.

Há ainda a cidade industrial, que tem uma população e economia voltada a indústrias em determinadas regiões, que giram o fluxo de capital na cidade. Existem cidades que também se destacam pelas atividades comerciais. No Brasil, o maior é exemplo é Manaus e seu polo industrial, localizado em uma zona franca.

Neste sentido ainda temos as cidades portuárias, que tem uma economia baseada no comércio, importação e exportação de produtos. Existem ainda cidades históricas, religiosas e turísticas.

Em resumo, atualmente, pode-se identificar os seguintes tipos de cidade:

  • Cidades naturais, que surgiram sem planejamento;
  • Cidades planejadas, que nasceram de um projeto previamente elaborado;
  • Cidades industriais, desenvolvidas ao redor de grandes indústrias, que movimentam a economia local;
  • Cidades portuárias, situadas em costas e rios e que se baseiam em atividades de comércio, importação e exportação no fluxo econômico;
  • Cidades universitárias, conhecidas por serem sedes de universidades e faculdades, atraindo pessoas para estudarem e trabalharem nesses polos de conhecimento;
  • Cidades comerciais, que tem a economia baseada na venda de bens e serviços e/ou outras transações comerciais;
  • Cidades históricas, locais de valioso patrimônio para a humanidade, seja arquitetônico, cultural, etc.;
  • Cidades religiosas, que atraem fiéis de várias religiões para culto a divindades;
  • Cidades turísticas, que têm a maior parte da economia ancorada no turismo.

O que é um município?

A palavra município faz referência a uma região que conta com administração e jurisdição próprios. Os anseios da população de um município devem ser supridos pela prefeitura, que encabeça a hierarquia governamental da região municipal.

Além de certa autonomia, com a criação de leis próprias, o município é muitas vezes designado como a união de espaços urbanos e rurais. Isto tudo debaixo de um único governo.

Com exceção de Brasília e do arquipélago de Fernando de Noronha, todo o Brasil é subdividido em municípios.

Um município é liderado pela prefeitura e pela câmara municipal, onde são debatidos assuntos referentes à jurisdição e organização da região administrada.

Diferencie cidade e município descrevendo os seus respectivos conceitos
Atualmente, o Brasil tem 5.570 municípios, vistos no mapa acima

Subdivisões de um município

Um município pode ter dois tipos de subdivisões. Os bairros delimitam locais dentro do perímetro urbano. Já os distritos podem ser reconhecidos pela prefeitura dependendo de alguns critérios, como a densidade populacional.

  • Bairros: é a menor unidade de uma área urbana, sendo comum em praticamente todo o mundo.
  • Distritos: formados por grupos de residentes que moram afastados da área urbanizada (cidade) do município. Caso o crescimento natural da cidade não os englobe com o tempo, podem requerer se tornar novos municípios.

O poder político de um município é centrado no papel do prefeito. Ele representa os habitantes e indica pessoas de sua confiança para cargos administrativos.

Veja também a diferença entre:

  • Microeconomia e macroeconomia
  • Países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Qual é a diferença entre uma cidade ou município?

Um município, como já dissemos, pode ter várias cidades ou distritos. A cidade principal é chamada de distrito-sede, enquanto as menores não possuem autonomia municipal, ou seja, não são emancipadas. Resumindo: o município é um território composto por uma área rural e algumas áreas urbanizadas, que chamamos de cidades.

O que é considerado uma cidade?

A palavra cidade significa um espaço geográfico caracterizado por uma concentração populacional que se dedica a atividades econômicas (comércio, indústria, mercado financeiro, atividades culturais, etc) não rurais (agricultura, pecuária, etc).

Como costuma ser a cidade em um município?

Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Qual a diferença entre os conceitos de cidade e metrópole?

Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.