Truque para saber se o diu saiu do lugar

Uma mulher que utiliza o DIU como método contraceptivo pode, de fato, engravidar, porém essa é uma situação extremamente rara e que acontece principalmente quando o DIU se encontra fora da posição correta, o que facilita a gravidez.

Assim, é recomendado que a mulher verifique todos os meses se consegue sentir o fio do DIU na região íntima e, caso isso não aconteça, que consulte o ginecologista o mais rápido possível para avaliar se está bem posicionado.

Quando a gravidez acontece, é mais fácil de identificar quando o DIU é de cobre, pois nestes casos a menstruação, que continua descendo, fica atrasada. Já no DIU Mirena, por exemplo, como não existe menstruação, a mulher pode demorar até aos primeiros sintomas de gravidez para desconfiar que está grávida.

Como saber que o DIU saiu do lugar

Em alguns casos, o deslocamento do DIU pode causar alguns sinais e sintomas, como sangramento irregular, dor abdominal e pontadas na parede do útero, sendo importante que o médico seja consultado.

No entanto, os sintomas nem sempre estão presentes e, por isso, para saber se o DIU saiu do lugar, pode-se fazer o auto-exame, que consiste em perceber o comprimento do fio. Para isso, deve agachar e, com as mãos limpas, inserir um dedo na vagina até chegar ao colo do útero, que corresponde a uma superfície arredondada em que é possível notar a presença do fio, que costuma ter entre 1 a 2 centímetros. Durante o toque, caso seja notado aumento do comprimento do fio ou não seja possível encontrá-lo, pode ser indicativo de que o DIU saiu do lugar, sendo importante consultar o ginecologista.

Para confirmar a posição do DIU, o médico normalmente solicita a realização de um ultrassom transvaginal, pois dessa forma é possível identificar com maior precisão a localização do DIU e, assim, ser feita a recolocação, caso exista a necessidade.

Como identificar a gravidez com DIU

Os sintomas de uma gravidez com DIU são semelhantes a qualquer outra gestação e incluem:

  • Náuseas frequentes, especialmente após acordar;
  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Surgimento de cólicas e inchaço da barriga;
  • Aumento da vontade para urinar;
  • Cansaço excessivo;
  • Alterações de humor repentinas.

No entanto, o atraso de menstruação, que é um dos sinais mais clássicos, só acontece nos casos do DIU de cobre, pois no DIU que libera hormônios a mulher não tem a menstruação e, por isso, não existe atraso na menstruação.

Em alguns casos, porém, a mulher que tem um DIU hormonal, como Mirena ou Jaydess, pode ter um corrimento rosado, que pode ser um dos primeiros sinais de gravidez.

Saiba mais sobre os primeiros sinais de gravidez.

Riscos de engravidar com DIU

Uma das complicações mais comum de engravidar com o DIU é o risco de aborto, especialmente quando o dispositivo é mantido no útero até algumas semanas de gestação. No entanto, mesmo sendo retirado, o risco é muito superior ao de uma mulher que engravidou sem o DIU.

Além disso, o uso de DIU também pode provocar uma gravidez ectópica, na qual o embrião se desenvolve nas trompas, colocando em risco não só a gestação, mas também os órgão reprodutores da mulher. Entenda melhor o que é esta complicação.

Assim, para diminuir as chances de surgirem estas complicações é aconselhado consultar o mais rápido possível o ginecologista para confirmar as suspeitas de gravidez e remover o DIU, caso seja necessário.

De maneira geral, caso não se refira incômodo/desconforto ou não se perceba algo diferente, não existe qualquer protocolo ou recomendação oficial para solicitação de exame de imagem para checagem da correta localização do DIU. Sabemos que vários profissionais indicam ultrassonografia transvaginal todos os anos, mas não há evidência de benefício que sustente essa prática.

O risco de desposicionamento/expulsão do DIU é mais importante no primeiro mês de inserção e até o primeiro ano, diminuindo consideravelmente com o passar do tempo. Já não é comum que aconteça no primeiro mês e, após esse período, torna-se menos frequente ainda. Estima-se que a taxa de expulsão varie entre 3-10% fora do ciclo gravídico-puerperal e 9-15% se inserido pós parto. 

Caso a mulher queira sentir um pouco mais de controle e segurança, pode realizar a auto verificação através de toques vaginais para que ela mesma sinta o fio, conheça seu tamanho e padrão e consiga perceber possíveis alterações ou mudanças. Se ela não costuma se tocar e não conhece sua vagina e seu colo, pode ser uma ótima oportunidade para entender como seu corpo funciona. Ela pode se tocar mais amiúde no começo – semanalmente no primeiro mês – e depois conferir mensalmente. Um bom momento para isso é logo após a menstruação, pois o útero em geral se encontra mais baixo e costuma ser mais fácil sentir o colo e tocar a cordinha. Caso ela perceba alguma diferença como aumento no tamanho do fio ou não mais sentir o mesmo, deve procurar um profissional de saúde e investigar – com USG.

Se houver alguma mudança substancial no padrão menstrual, como hemorragia ou dor, especialmente após o período de adaptação, sangramento fora do período menstrual, dor durante a relação sexual ou cólicas excessivas fora do período menstrual, vale fazer um exame ultrassonográfico para verificar a posição do DIU. Especialmente se notar alguma mudança (cordinha aumentar de tamanho ou se sentir algo mais durinho no orifício externo do colo – que pode ser a pontinha do DIU).

Muito embora não exista uma recomendação formal, alguns profissionais solicitam (ou realizam) a USG imediatamente após a inserção e outros – como eu – preferem solicitar um mês depois, para confirmação de correto posicionamento e tranquilização da usuária. 

Quais os sinais que o DIU saiu do lugar?

Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta. Febre, cólicas intensas, sangramentos fortes e corrimento com cheiro anormal podem indicar problemas, como infecção, deslocamento ou outras situações.

Quais são as chances do DIU sair do lugar?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online A chance de falha do Diu de cobre é a mesma do anticoncepcional menos de 1% . Hoje em dia os trabalhos científicos mostram que não importa se está no fundo do útero . Em qualquer lugar que ele estiver irá liberar o cobre e impedir a gravidez.

É possível sentir o DIU com o dedo?

Sim. O fio do DIU Hormonal Mirena é feito com Nylon semelhante ao fio de pesca e poderá ser percebido com o dedo introduzido no fundo da vagina na direção do colo do útero.

O que faz o DIU se deslocar?

Nenhuma atividade física, independente do exercício praticado – Pilates, corrida, natação, musculação – é capaz de provocar expulsão do DIU. O DIU pode deslocar-se espontaneamente de lugar, mesmo em pacientes que não praticam atividade física.